Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Realizada reunião preparatória para a Romaria das Candeias



Com o objetivo de discutir e definir ações voltadas para a romaria de Nossa Senhora das Candeias, de 29 deste mês a 2 de fevereiro, fechando o ciclo de romarias iniciado em setembro do ano passado, foi realizada no Círculo Operário São José, a primeira reunião com representantes dos órgãos envolvidos, Igreja, prefeitura, polícia militar, polícia civil, juizado de menores, empresários e imprensa.
A Operação Romeiro, tem por objetivo implementar uma série de ações para melhorar o trânsito na cidade, impedindo congestionamentos prolongados, além de preparar uma boa acolhida aos romeiros que chegarão à Juazeiro. Durante a Operação, será montado um esquema de segurança, a prefeitura irá instalar postos de orientação, atendimento médico e de saúde aos visitantes.

Na ocasião, o administrador da Basílica de Nossa Senhora das Dores, afirmou que a reunião foi proveitosa no sentido de ter uma melhor organização em torno da Basílica, destacando a questão do estacionamento para ônibus, caminhões e outros veículos, próximo ao Fórum Eleitoral, que irão desafogar o trânsito. Quanto a presença dos camelôs, disse que somente com a conclusão do Centro de apoio aos Romeiros, será resolvida. O Secretário de Turismo e Romaria José Carlos dos Santos, disse que "as romarias devem ser entendidas não como uma ação pontual, mas como ação integrada dos diversos segmentos da sociedade e do poder público, através de políticas públicas visando humanizá-las, melhorando hospedagem, alimentação, saúde e outros serviços prestados aos visitantes".

O prefeito Manoel Santana Neto, disse que para esta romaria, serão tomadas medidas emergenciais de acordo com as disponibilidades financeiras da prefeitura, para acolher os romeiros da melhor maneira possível. "Entretanto, a partir das próximas romarias, a gente vai tomar providências de maior impacto social de ordenamento dos espaços públicos para acolhermos deforma mais digna o grande número de pessoas que vem de fora", disse. Santana defendeu uma parceria com todos os setores organizados da cidade, requalificando determinadas áreas, principalmente, as que ficam nas proximidades da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, que apesar de ser considerada como coração da romaria, o seu espaço físico se tornou pequeno, para o grande volume de romeiros.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: