Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Teatro de rua busca conscientizar a população no combate ao Aedes Aegypti




Como forma de conscientizar a população no combate ao mosquito da Dengue, a Cia Harpa de Teatro lançará mais uma vez, em Juazeiro do Norte, o Projeto “Teatro de Rua Contra a Dengue”. O projeto já tem cinco anos e busca incentivo das prefeituras do Cariri no intuito de locomover o grupo a diversos lugares da Região.

O teatro é um veículo formador de opinião e sua linguagem de fácil acesso consegue transmitir a mensagem aos mais diversos expectadores. Pensando nisso, os atores se dedicaram neste projeto, pois a dengue é um problema que pode atingir toda sociedade, principalmente as periferias, considerada área de fácil acesso para o mosquito.

A proposta do projeto é apresentar o espetáculo “Maria e Dorotéia: Uma com Dengue, a Outra Dengosa”, com direção de André de Andrade, seguido pelos atores Emanoel de Oliveira Paiva e Cícero Pimentel.

A iniciativa da Cia Harpas é inovadora, visto que a luta contra Dengue, na maioria das vezes, se restringe a cartazes e palestras nos bairros e nas escolas. Com o espetáculo, a população tem a oportunidade de absorver as informações do que é preciso ser feito para combater a dengue de uma forma fácil e divertida.

A Cia Harpas de teatro há vinte anos atua em Juazeiro do Norte e tem demonstrado inúmeras realizações de projetos de cunho social e educacional no desenvolvimento da cultura e na produção artística, revelando nomes e dando grandes exemplos de cidadania.

“Este meio que encontramos de conscientizar a população sobre como se prevenir da dengue é viável a partir do momento em que o teatro está presente”, afirma Emanoel de Oliveira Paiva, ator da Cia.

Em 2009 o Projeto pretende expandir e visitar inúmeros municípios caririenses levando mensagens de combate à dengue. “Com a intensa participação da população, pretendemos levar comédia, o autêntico humor cearense, a força do teatro e os recursos do teatro de rua para manter viva em cada um a idéia que só se é possível acabar com a dengue através da participação de todos”, avalia Emanoel.

“É uma forma eficaz de se trabalhar um tema que envolve a sociedade em geral. O teatro tem este poder e sabe disseminar com força estas informações. Sabemos que é evidentemente confiável acreditar no teatro para este fim”, conclui o ator, ressaltando a força do teatro no projeto de prevenção à dengue.


Serviço
Projeto Teatro de Rua Contra a AIDS
Espetáculo cênico “Maria e Dorotéia: Um com Dengue, a Outra Dengosa
Destinado às Secretarias de Saúde dos Municípios
Autor e coordenador: Assislan de Oliveira Paiva

Nenhum comentário: