Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pequi tem molho que pode ser consumido durante todo o ano

A região do Cariri é uma das maiores produtoras nacionais do pequi. O fruto, nativo do cerrado brasileiro também pode ser encontrado em grande escala na Chapada de Araripe. Nos primeiros quatro meses do ano, a produção do pequi torna-se a principal fonte de renda de muitas famílias que moram no entorno da serra.

A importância da espécie para a economia do Cariri motivou o desenvolvimento de projetos para melhor aproveitamento do fruto. É o caso da produção do molho de pequi, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Tecnologia do Cariri, (Fatec), em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A novidade ajuda na sustentabilidade econômica da região, além de proporcionar a comercialização da polpa do pequi durante todo o ano. Segundo Isana Maria Brito, graduada em Tecnologia de Alimentos e responsável pelo Projeto Beneficiamento da Polpa do Pequi, a novidade é uma forma de estimular o consumo nos outros meses do ano, tendo em vista que a safra é muito curta, ”Devido à demanda muito boa, resolvemos aproveitar o fruto de todas as forma, já que ele é muito nutritivo, rico em vitamina A e ácido fólico. Vamos contribuir para o desenvolvimento sustentável da espécie e ajudar na renda de muitas famílias”, confirmou Isana.

O molho de pequi não é vendido pelos articuladores do projeto. Os produtos podem ser encontrados em algumas exposições regionais. No entanto, os elaboradores disponibilizam a assistência técnica para associações comunitárias que se interessam na fabricação. Assim acontece com a Associação de Produtores Rurais do Sítio São José, no município do Crato, que, com o auxílio dos pesquisadores, esperam ansiosos a chegada das chuvas para começar a produção do molho de pequi. A comunidade foi beneficiada pelo Governo Federal através do Projeto São José que custeou a construção de um galpão e a compra de maquinários para beneficiamento do pequi. O Projeto de Beneficiamento da Polpa do Pequi é desenvolvido desde 2007, e estimula ainda a produção da farinha e do licor de pequi.

Jornal do Cariri
Editoria de Cidades

Nenhum comentário: