Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Camelódromo de Crato fica para 2009 - matéria do "Diário do Nordeste", 14-07-2008


NA ESPERA
Camelódromo fica para 2009

Terreno para Shopping Popular do Crato não pode ser doado por causa das restrições da Legislação Eleitoral.

Crato. A construção do Shopping Popular do Crato, o chamado camelódromo, ficou para o início do próximo ano. O gerente do Banco do Nordeste nesta cidade, Raimundo Moreira de Almeida, Neto, informou que o banco tem o maior interesse na construção do centro comercial, que vai beneficiar principalmente os pequenos comerciantes que, em sua maioria, trabalham na informalidade. A liberação dos recursos, no entanto, está na dependência da doação do terreno por parte da prefeitura.O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Crato, José Gilson Ribeiro Parente, conhecido por “Duda”, justificou que, em razão do período eleitoral, não foi possível a doação do terreno por parte da prefeitura.

A Lei Eleitoral 11.300/2006 proíbe a doação de dinheiro ou “ajuda de qualquer espécie” à pessoa física ou jurídica três meses antes e três meses depois da eleição. O parecer do Banco do Nordeste, disponibilizando o financiamento, segundo Duda, só foi entregue à prefeitura no mês de abril.

O secretário acrescentou que o projeto está pronto. O camelódromo será construído na Rua Santos Dumont, vizinho ao prédio, em construção, das Lojas Americanas. A estrutura terá 335 boxes, quatro lojas âncoras, praça de alimentação e 16 banheiros, sendo oito para homens e os outros oito para mulheres. O camelódromo está avaliado em R$ 3 milhões. Serão dois andares oferecendo melhores condições ao consumidor e mais comodidade e segurança ao vendedor. A meta é que, até o começo do próximo ano, o novo prédio comece a ser construído. Entre os 335 permissionários do camelódromo, o clima é de expectativa. O presidente da Associação dos Comerciantes Informais do Crato, Francisco Pereira da Silva, garante que os trabalhos serão iniciados depois das eleições. Ele ressalta que a maior interessada na execução desse projeto é a prefeitura, que reconhece as péssimas condições de funcionamento atuais. A tesoureira da Associação, Edênia Maria Alves Bezerra, afirma que o mais complicado foi a formação da entidade para representar os comerciantes. “Agora que todos estão cadastrados, não tem mais problema”, acredita.

Reivindicação antiga

A construção do Camelódromo do Crato é uma velha reivindicação dos pequenos comerciantes que ocupam um espaço no centro da cidade no meio de um amontoado de bancas, lanchonetes e armarinhos, sem as mínimas condições de higiene. São quase 500 comerciantes que se comprimem num espaço de 2 mil metros quadrados, um antigo mercado entre as ruas Santos Dumont e José Carvalho, ao lado da Prefeitura. Para o superintendente do Banco do Nordeste, Isidro Moraes, a construção desse Shopping é uma questão de honra. Faz parte da linha de ação de ação do banco.

ANTONIO VICELMO
Repórter