Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Notícias do Cariri

JUAZEIRO RECEBE 14 MILHÕES DO PAC - O Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC) irá repassar para o município de Juazeiro do Norte 14 milhões de reais. De acordo com prefeito Manoel Santana,o recurso federal será destinado as melhorias urbanas,entre elas, o assentamento de famílias em áreas de risco, obras de drenagens e pavimentação nos bairros Timbaúba e Pio XII.

PRESO É ASSASSINADO AO SAIR DA CADEIA EM JUAZEIRO DO NORTE - Por volta das 18 horas desta quinta feira, Paulo Edson Lopes Diniz, de 20 anos foi assassinado com dois tiros de revólver.O crime ocorreu nas proximidades de sua residência no bairro Antonio Vieira seis horas após o mesmo ter saído da prisão. De acordo com testemunhas, o homicídio foi praticado por dois homens que trafegavam em uma motocicleta de cor azul. Paulo cumpria pena por furto e era viciado em drogas

II MOSTRA DE ART NAIF - Artistas cearenses estão tendo uma boa oportunidade para mostrar seus trabalhos, desde esta quinta feira , 3 de setembro, galerias do Sesc de várias cidades estão expondo a II Mostra de Arte Naif. A arte Naif é caracterizada pela produção autodidata do artista que não possui formação erudita no campo das artes. Vinte artistas visuais estarão expondo suas obras nas unidades do Sesc de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral e Fortaleza. A exposição será realizada durante o período de um mês.

CRATO COMEMORA SEMANA DA PÁTRIA - A secretaria de Educação do município de Crato e o Tiro de Guerra está promovendo na cidade,a semana da Pátria. O acontecimento tem o intuito de resgatar o civismo e o patriotismo entre os cidadãos. Foram relaizadas a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, corrida dos atiradores e hasteamento das bandeiras na praça da Sé. Na ocasião ainda ocorre durante esta semana,o desfile das escolas dos bairros, e no dia 7 de setembro, Dia da Independência, o desfile com os contingentes militares, Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal e escolas da rede municipal, estadual e particular. Cerca de 22 escolas devem participar da parada cívica que este ano também incluirá a 14ª edição do Grito dos Excluídos tem como lema principal: " Vida em primeiro lugar, direitos e participação popular".

PROJETO UNIVERSITÁRIO BENEFICIA COMUNIDADES CARENTES DO CRATO - A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da URCA, Universidade Regional do Cariri, iniciou esta semana o Projeto Brincando e Aprendendo Esportes. A ação acadêmica pretende dar oportunidade aos universitários, dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Enfermagem de praticar experiências acadêmicas em comunidades da cidade do Crato. 20 alunos de Educação Física, 04 de Pedagogia e 04 de Enfermagem foram selecionados para receber uma bolsa ajuda, no valor de R$150,00 mensais. As atividades serão realizadas nas comunidades do Alto da Penha, Vitória Nossa, Lameiro e Vila Lobo. Serão realizadas práticas esportivas, orientação para saúde da infância e adolescência e oficinas para os participantes. O projeto encerrará em janeiro de 2010 com a realização de uma colônia de férias em cada núcleo de trabalho.

TOPIQUEIROS FAZEM PARALISAÇÃO EM MISSÃO VELHA - A situação irregular dos condutores de transporte alternativo continua gerando problemas para a população no Cariri. Esta semana, os topiqueiros paralisaram o trânsito na CE 293 na estrada de Missão Velha. O protesto se deve a fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito - DER que cobra dos motoristas o licenciamento dos veículos. A fileira de carros, caminhões e vans se estendeu por mais de dois quilômetros ao longo da rodovia e provocou grande tumulto da estrada. Segundo a Agência Reguladora de Trânsito, a fiscalização obedece a procedimentos de rotina e visa oferecer segurança no trânsito do interior.

Fonte: Site do Jornal do Cariri

ONDE VOCÊ COLOCA O SAL?

O velho monge pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.

- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim - disse o aprendiz.

O monge sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:

- Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:

- Qual é o gosto?
- Normal! disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? perguntou o Mestre.
- Não... - disse o jovem.

O monge então sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:

- A dor na vida de uma pessoa não muda, mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.
Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.

Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se um lago.

(Pensamento Zen-Budista)

Coluna Cariri, de Tarso Araújo (Jornal O Povo)

Cabeças queimadas

Juntar palitos de fósforos e depois colar de forma aleatória é o propósito do novo trabalho do artista e arte-educador, Alexandre Lucas. O trabalho será desenvolvido na Comunidade do Gesso, com jovens do Projeto Nova Vida. Para o artista, a localidade tem um valor simbólico, tendo em vista que, no período da sua infância e adolescência, residiu nas proximidades da antiga zona de prostituição do Crato. Como a denominação “Cabeças Queimadas”, o projeto desenvolverá experiência em Arte Processo com jovens da periferia. O inicio dos trabalho começará na terça-feira, dia 1 de setembro.

CONSELHEIROS
O município de Juazeiro do Norte deu posse aos novos conselheiros locais de saúde. O evento acontecerá às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo. Os Conselhos Locais de Saúde estão previstos na lei que criou o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por objetivo criar em cada área do Programa Saúde da Família. Ao todo serão empossados 928 conselheiros locais, representando 58 unidades de saúde. O processo para formação dos conselhos teve início em maio deste ano, com a realização de encontros e reuniões em diversas comunidades. Os conselheiros locais participarão periodicamente de capacitações e poderão apresentar sugestões e ideias para melhorar o sistema único de saúde.

AURORA
Na próxima segunda-feira, 31, em Aurora, 644 famílias de pequenos produtores receberão seus títulos de propriedade de terra. A entrega faz parte do programa de regularização fundiária feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A regularização fundiária é um programa de inclusão social, que está transformando o agricultor familiar em empreendedor rural, por facilitar o acesso aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

CENTENÁRIO DE JUAZEIRO
A comissão organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte e a Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro (AFAJ) realizam, na próxima segunda-feira, um encontro da colônia juazeirense em Fortaleza. O evento, que acontecerá no hotel Sonata de Iracema, na avenida Beira Mar, promoverá um debate sobre as festividades de comemoração dos 100 anos da terra de Padre Cícero. Na oportunidade, os juazeirenses residentes na capital poderão apresentar sugestões que serão incorporadas à programação oficial da festa.

CHEGOU A TV GLOBO CARIRI
Confirmadíssimo. Começa a operar no próximo dia 1º de outubro a TV Cariri, canal 9, de Juazeiro do Norte. É a segunda retransmissora da Rede Globo do Ceará e a 122ª do Brasil. O sinal da Rede Globo atingirá mais de 60 municípios, chegando até Crateús, ultrapassando, assim, metade do estado. A partir de outubro, a Região Metropolitana do Cariri ficará, portanto, mais presente em diversas regiões do Ceará. Bom lembrar que Juazeiro do Norte já dispõe há quatro anos de outra emissora de televisão, a TV Verde Vale, pertencente ao deputado Manoel Salviano.

CAPITAL DA CULTURA
Está consolidado o Centro Cultural do Araripe, localizado em Crato. Trata-se de um espaço cultural surgido após a restauração - feita no governo Lúcio Alcântara - do conjunto da antiga Estação Ferroviária de Crato. Ali funciona a Secretaria de Cultura do Município e um mini-auditório. Ali funcionará o Museu de Arte Vicente Leite e o “Expresso do Mundo”, este ligado ao Instituto Lusofônico, entidade de Portugal que reúne os países de Língua Portuguesa, entre os quais, Guiné Bissau, Angola, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Portugal, Moçambique e Brasil. Também a Biblioteca Pública Municipal de Crato está funcionando agora em moderno prédio, dentro do Centro Cultural do Araripe, depois de dezenas de anos rolando de prédio em prédio. Todos, aliás, inadequados.

CURTAS

> A população do distrito de Ponta da Serra, pertencente ao município de Crato, aguarda com ansiedade sua emancipação política. Tudo está na dependência do Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição, que propõe devolver às Assembleias Legislativas dos estados a competência de legislarem sobre criação de novos municípios (...)

> Mas Ponta da Serra não seria o único município a ser criado no Cariri. Também almejam emancipação política os distritos de Jamacaru (pertencente à Missão Velha), Palestina do Cariri (em Mauriti) e Ingazeira, a ser desmembrado de Aurora (...)

> Inaugurada a pracinha interna, recém construída, no Seminário Diocesano São José de Crato, que recebeu o nome de Dom Luiz, primeiro bispo do Ceará e construtor daquele educandário. A sugestão do nome foi do jornalista Humberto Cabral (...)

> Existe no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, um pequeno memorial que preserva a memória do primeiro bispo de Crato, dom Quintino. Um verdadeiro museu, pouco divulgado. Vale a pena conhecê-lo.

Fonte: Site do Jornal O Povo

Prisão de italiano repercute


Delegada Ivana Timbó, titular da Dececa, é agora a responsável pela investigação do caso envolvendo o italiano


A notícia, publicada, com exclusividade pelo Diário do Nordeste, teve destaque na Imprensa nacional e estrangeira
FERNANDO RIBEIRO e EMERSON RODRIGUES (EDITOR/REPÓRTER)

Dois dias depois da prisão do turista italiano acusado de ter praticado "estupro a vulnerável" contra a própria filha, em uma barraca de praia na orla marítima de Fortaleza, o acusado permanece detido e a Polícia afirma que as testemunhas foram categóricas em acusar o estrangeiro de praticar atos libidinosos contra a garota de 8 anos de idade. O fato foi publicado com exclusividade pelo Diário do Nordeste e ganhou repercussão nacional e internacional.

Segundo a Polícia, o turista (identidade preservada) foi preso depois de flagrado beijando na boca a criança. "O delegado estava com duas testemunhas que afirmavam, com veemência, o acontecimento do fato", declarou ao Diário a delegada Ivana Timbó, titular da Delegacia de Combate aos Crimes de Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), agora responsável pela presidência do inquérito que apura o caso.

O flagrante foi baseado na nova lei que trata dos Crimes Contra a Dignidade Sexual (de número 12.015), que entrou em vigor no dia 7 de agosto último, ampliando o conceito jurídico do crime de estupro.

Na manhã de ontem, Ivana Timbó tomou o depoimento da criança - de nacionalidade italiana. A menina, que segunda a delegada estava tranquila, foi ouvida na companhia da mãe - brasileira - e na presença de uma psicóloga e de uma assistente social. "Foi uma conversa rápida e a criança não acrescenta nada que possa incriminar o pai", afirma Ivana.

A delegada acrescentou que "não houve necessidade" de ouvir a mãe da criança, mas que, em uma conversa informal, demonstrou tranqüilidade. "Ela disse que jamais imagina que ele possa ter feito isso de forma libidinosa. Não acredita nisso".

De acordo com a titular da Dececa, não será necessário um novo depoimento do acusado, "até porque ele já foi ouvido pelo delegado que lavrou o flagrante e utilizou do direito constitucional de só falar em juízo".

Para Ivana Timbó, o objetivo agora é concluir, o mais rápido possível, o inquérito policial e remetê-lo para o Poder Judiciário. "Dentro desses dez dias que temos de prazo, vamos trabalhar com muita responsabilidade. O objetivo aqui da delegacia é ouvir as pessoas que ainda faltam e dar condição de ser buscada a verdade". A delegada poderá solicitar ainda as imagens do circuito de segurança da barraca onde ocorreu a prisão do turista.

Sobre a questão da interpretação da Nova Lei, Ivana Timbó foi categórica. "Estamos trabalhando com muita cautela para evitar excessos. Dizem que no meio está a virtude, então nós estamos procurando agir de forma virtuosa para não deturpar a lei. Cada procedimento que chega, a equipe se organiza para não resolver nada sozinho".

Com relação à decisão do delegado plantonista que autuou o italiano em flagrante, a titular da Dececa afirmou que existiam duas testemunhas, dois turistas de 70 e 75 anos, na presença do delegado, convictas de que o fato havia ocorrido. "Elas são veementes em afirmar que a criança foi abusada. O delegado não podia se deixar levar pela afirmação da mãe, que contradizia as testemunhas. Ele agiu com base nos depoimentos. E as testemunhas são advertidas de que falso testemunho é crime".

Sozinho
Na tarde de ontem, a equipe de reportagem do Diário do Nordeste conversou rapidamente com o acusado. Sozinho em um corredor, na entrada dos xadrezes, o estrangeiro andava de um lado para o outro, mas quando percebeu a presença dos jornalistas, sentou no chão para não ser visto. Ele se limitou a dizer que estava bem.

Segundo o inspetor-chefe do 2º DP, Eli Miranda, o italiano está abatido, mas conversa com os policiais. Ele teria dito que há seis anos frequenta a barraca onde foi preso com a família.

O policial informou ainda que, os parentes do italiano têm levado a alimentação do acusado todos os dias. Segundo o advogado da família, Flávio Jacinto, a mulher dele não quer falar com a Imprensa. O advogado reiterou que seu cliente foi vítima de um mal entendido.

Mundial
A prisão do estrangeiro foi motivo de comentários e discussões no Brasil e no Mundo. Sites de notícias de jornais estrangeiros e brasileiros noticiaram o ocorrido. Além disso, dezenas de e-mails chegaram à Redação do Diário do Nordeste com comentários de leitores sobre a matéria publicada na edição de ontem.

O leitor Marcos Kedrick enviou comentário de Toronto, no Canadá, expressando a sua opinião sobre a polêmica. Para Kedrick, "há necessidade de leis que protejam menores em situações vulneráveis, o que é preciso é evitar a histeria com relação a esse tipo de situação", disse.

Em outro trecho de seu e-mail, Kedrick afirma que "é necessário que se considere o fator cultural de comportamento e evite-se a islamização social ou o puritanismo fanático religioso nos costumes sociais. Para tal, a definição jurídica de atos libidinosos é extremamente importante", assinalou.

"A sociedade está doente. Não é possível que um pai não possa ser carinhoso com a própria filha. Vivemos em estado terminal", o desabafo é do leitor Adriano Moneta, de São Paulo. Segundo ele, "não sabemos mais separar o sujo do limpo. A sociedade brasileira está cega. Precisa acordar logo".

Ontem, na sede do Vice-Consulado italiano em Fortaleza, não houve atendimento. Uma funcionária informou que o vice-cônsul, Roberto Misici, está viajando e só retorna na próxima semana. Apenas ele poderia se pronunciar sobre o caso.

DESTAQUE INTERNACIONAL

Corrierie della Sera
Brasil: turista italiano beija sua filha na boca e é preso

Ansa (Itália)
Brasil: beijou filha, foi preso

Estadão
Turista é preso em Fortaleza por beijar filha de 8 anos

O Globo
Italiano beija filha de 8 anos em praia de Fortaleza e é preso em flagrante

O QUE ELES PENSAM
Estudiosos discordam da prisão do turista

Achei esse episódio um absurdo. As autoridades policiais deveriam ter agido com uma cautela maior, no sentido de verificar se realmente houve o crime. A cultura do outro país pode permitir este tipo de comportamento. Esta é uma nova lei no Brasil e o turista estrangeiro não tem a obrigação de saber dela, até porque, faltam mais esclarecimentos. Considero que foi, no mínimo, uma decisão abrupta. É preciso ter respeito com todas as culturas.

Francisco Moreira Ribeiro
Sociólogo


Na minha opinião, estão fazendo um escarcéu de um fato para, na verdade, não tratar dos verdadeiros e graves problemas dessa cidade, que são a prostituição infantil e o consumo de drogas entre crianças e adolescentes nas ruas da Capital. Essa é a grande verdade. O grave nesta cidade são as crianças e jovens se prostituindo e se drogando nas ruas. Todos sabem disso e vêem isso. Mas, este é um assunto desagradável para as autoridades.

Ismael Pordeus
Antropólogo


Fonte: Diário do Nordeste