Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Coluna Cariri, de Tarso Araújo (Jornal O Povo)

Cabeças queimadas

Juntar palitos de fósforos e depois colar de forma aleatória é o propósito do novo trabalho do artista e arte-educador, Alexandre Lucas. O trabalho será desenvolvido na Comunidade do Gesso, com jovens do Projeto Nova Vida. Para o artista, a localidade tem um valor simbólico, tendo em vista que, no período da sua infância e adolescência, residiu nas proximidades da antiga zona de prostituição do Crato. Como a denominação “Cabeças Queimadas”, o projeto desenvolverá experiência em Arte Processo com jovens da periferia. O inicio dos trabalho começará na terça-feira, dia 1 de setembro.

CONSELHEIROS
O município de Juazeiro do Norte deu posse aos novos conselheiros locais de saúde. O evento acontecerá às 15 horas, no Ginásio Poliesportivo. Os Conselhos Locais de Saúde estão previstos na lei que criou o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por objetivo criar em cada área do Programa Saúde da Família. Ao todo serão empossados 928 conselheiros locais, representando 58 unidades de saúde. O processo para formação dos conselhos teve início em maio deste ano, com a realização de encontros e reuniões em diversas comunidades. Os conselheiros locais participarão periodicamente de capacitações e poderão apresentar sugestões e ideias para melhorar o sistema único de saúde.

AURORA
Na próxima segunda-feira, 31, em Aurora, 644 famílias de pequenos produtores receberão seus títulos de propriedade de terra. A entrega faz parte do programa de regularização fundiária feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A regularização fundiária é um programa de inclusão social, que está transformando o agricultor familiar em empreendedor rural, por facilitar o acesso aos agentes públicos de financiamento da produção agrícola.

CENTENÁRIO DE JUAZEIRO
A comissão organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte e a Associação dos Filhos e Afilhados de Juazeiro (AFAJ) realizam, na próxima segunda-feira, um encontro da colônia juazeirense em Fortaleza. O evento, que acontecerá no hotel Sonata de Iracema, na avenida Beira Mar, promoverá um debate sobre as festividades de comemoração dos 100 anos da terra de Padre Cícero. Na oportunidade, os juazeirenses residentes na capital poderão apresentar sugestões que serão incorporadas à programação oficial da festa.

CHEGOU A TV GLOBO CARIRI
Confirmadíssimo. Começa a operar no próximo dia 1º de outubro a TV Cariri, canal 9, de Juazeiro do Norte. É a segunda retransmissora da Rede Globo do Ceará e a 122ª do Brasil. O sinal da Rede Globo atingirá mais de 60 municípios, chegando até Crateús, ultrapassando, assim, metade do estado. A partir de outubro, a Região Metropolitana do Cariri ficará, portanto, mais presente em diversas regiões do Ceará. Bom lembrar que Juazeiro do Norte já dispõe há quatro anos de outra emissora de televisão, a TV Verde Vale, pertencente ao deputado Manoel Salviano.

CAPITAL DA CULTURA
Está consolidado o Centro Cultural do Araripe, localizado em Crato. Trata-se de um espaço cultural surgido após a restauração - feita no governo Lúcio Alcântara - do conjunto da antiga Estação Ferroviária de Crato. Ali funciona a Secretaria de Cultura do Município e um mini-auditório. Ali funcionará o Museu de Arte Vicente Leite e o “Expresso do Mundo”, este ligado ao Instituto Lusofônico, entidade de Portugal que reúne os países de Língua Portuguesa, entre os quais, Guiné Bissau, Angola, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Portugal, Moçambique e Brasil. Também a Biblioteca Pública Municipal de Crato está funcionando agora em moderno prédio, dentro do Centro Cultural do Araripe, depois de dezenas de anos rolando de prédio em prédio. Todos, aliás, inadequados.

CURTAS

> A população do distrito de Ponta da Serra, pertencente ao município de Crato, aguarda com ansiedade sua emancipação política. Tudo está na dependência do Congresso Nacional aprovar a Proposta de Emenda à Constituição, que propõe devolver às Assembleias Legislativas dos estados a competência de legislarem sobre criação de novos municípios (...)

> Mas Ponta da Serra não seria o único município a ser criado no Cariri. Também almejam emancipação política os distritos de Jamacaru (pertencente à Missão Velha), Palestina do Cariri (em Mauriti) e Ingazeira, a ser desmembrado de Aurora (...)

> Inaugurada a pracinha interna, recém construída, no Seminário Diocesano São José de Crato, que recebeu o nome de Dom Luiz, primeiro bispo do Ceará e construtor daquele educandário. A sugestão do nome foi do jornalista Humberto Cabral (...)

> Existe no Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, um pequeno memorial que preserva a memória do primeiro bispo de Crato, dom Quintino. Um verdadeiro museu, pouco divulgado. Vale a pena conhecê-lo.

Fonte: Site do Jornal O Povo

Nenhum comentário: