Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Relíquias de Dom Bosco virão a Juazeiro do Norte


Postado por Armando Lopes Rafael no Blog do Crato

Crato não foi incluído no roteiro da peregrinação. A urna contém uma escultura do santo, uma réplica de seu corpo incorrupto que repousa na basílica Maria Auxiliadora na cidade de Turim, norte da Itália. Também jaz neste relicário a mão direita de Dom Bosco.

A Congregação Salesiana, em Juazeiro do Norte, divulgou a programação da peregrinação da urna contendo as relíquias de Dom Bosco naquela cidade, no próximo dia 1º de fevereiro de 2010:

–7h: Acolhida da urna na Capela Laura Vicuña, procedente de Cajazeiras-PB. Subida ao Horto pela estrada asfaltada. Missa na igreja nova do Bom Jesus do Horto;
–12h: Chegada da urna à Capela do Socorro;
–12h30min: Chegada da urna com as relíquias de São João Bosco à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, sede da Paróquia São João Bosco, no bairro Triângulo Crajubar;
–15 h. Chegada da urna com as relíquias de São João Bosco no Santuário do Coração de Jesus, no bairro Salesianos, onde haverá missa de despedida e vigília animada pelo Conselho Paroquial. A urna está percorrendo o mundo como homenagem ao sesquicentenário de fundação da Congregação Salesiana, em 2009.

Quem foi Dom Bosco
Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi",no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em 1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.



Fonte: sites: Juazeiro do Norte on line e Salesianos no Brasil