Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Festejos em Homenagem à Virgem de Fátima

Convite

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra os seus 40 anos de criação e nós temos a alegria de convida-lo a fazer parte desta festa. De 03 a 13 de maio de 2008 serão realizados os festejos em honra à nossa excelsa padroeira – Nossa Senhora de Fátima – e desejamos contar com sua presença no novenário, nas caminhadas e no convívio fraterno que nos reúne em torno da mesma fé em Cristo. Todos os paroquianos e devotos de Nossa Senhora de Fátima sintam-se parte desta caminhada e participem da alegria dos Missionários de Jesus que aprendem de Maria o jeito de testemunhar o Evangelho.
Contamos com sua presença.
Que Deus abençoe a todos!

Pe. Manuel A. Feitosa (Pároco)
Pe. Antonio Edson Bantim Oliveira ( Vigário Paroquial)

Horário para todos os dias

Dia 03 de maio
18:00h – Carreata de abertura da festa, Bênção dos Automóveis e hasteamento da bandeira.

De 04 a 12 de maio
5:30h - Liturgia das horas
6:00h - Caminhada seguida de celebração nos setores.
19:00h – Novena e Celebração Eucarística
Obs.: Nos domingos não haverá caminhada e a liturgia das horas será rezada às 7:30h seguida de missa na matriz.

Dia 13 de maio
6:30h – Missa e exposição do Santíssimo para adoração.
12:00h – Bênção com o Santíssimo e Missa
18:00h – Missa Solene seguida de Procissão

Programação diária

Dia 03
Noitários: Todos os Paroquianos
Animação: Equipe de Liturgia
Pregador: Pe. Manuel
Coordenadores: ECC

Dia 04
Noitários: Juventude e Crismandos
Animação: Juventude
Pregador: Pe. Manuel
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 05
Noitários:Terço dos Homens, das mulheres e oratórios de Nossa Senhora.
Animação: Nossa Voz
Pregador: D. Fernando
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 06
Noitários:Apostolado, Esc. Teodorico Teles, Setor III
Animação: Coral do Coração de Jesus
Pregador: Pe. Ivo
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 07
Noitários: Legião de Maria, MECE, Mãe Rainha, Col. Estadual, Col. Estado da Paraíba e setor II
Animação: Cantores de Maria
Pregador: Pe. Rocildo
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 08
Noitários: Esc. Fé e Vida, Col. Objetivo, Círculos Bíblicos, Tiro de Guerra e Setor V
Animação: Sandra e Isabela
Pregador: Pe. Ronaldo
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 09
Noitários: Missionários da Paróquia, Esc. Semear, setor I
Animação:Heloim
Pregador: Pe. Antonio Luiz
Coordenadores: Representantes dos noitários

Dia 10
Noitários: Rotary, ECC, Pastoral do Dízimo e Catequese Batismal.
Animação: Bandinha do ECC
Pregador: Pe. Diego Arfuch
Coordenadores: Representantes dos Noitários

Dia 11
Noitários: Catequese infantil, Infância Missionária, coroinhas e todas as Crianças.
Animação: Grupo da Missa com Crianças
Pregador: Pe. Edson Bantim
Coordenadores: Representantes dos noitários e animadores da Missa com Crianças.

Dia 12
Noitários: Comerciantes do território da paróquia e Setor IV.
Animação: Nossa Voz
Pregador: Pe. Edimilson
Coordenadores: Socorro Rodrigues, Zildenir, Guadalupe e Salete Callou

Dia 13
Noitários: Todos os paroquianos e devotos.
Animação:
6:30h: Toca de Assis
12:00h: Heloim
18:00h: Nossa Voz
Pregador: Pe. Edson

OBS.: Dia 10 de maio haverá vigília de Pentecostes a partir das 16:30h encerrando com a novena e missa às 19:00h.Após a novena haverá a noite cultural com a participação de grupos folclóricos, venda de comidas típicas e bingo

"O domador de palavras"




Arquiteto por profissão, poeta por vocação, matuto por convicção. Apareceu na folhinha no ano de 1954 na cidade de Campina Grande, Paraíba e é filho adotivo de Itabaiana também na Paraíba, onde reside desde 1983.

Filho de Antonio Quirino de Melo e Maria Pompéia de Araújo Melo e irmão mais novo de Lamarck Quirino, Leonam Quirino, Quirinus Quirino e irmão mais velho Vitória Regina Quirino.

Dono de um estilo próprio "domador de palavras" - até discutido em sala de aula - de uma verve apurada e de um extremo preciosismo no manejo da métrica e da rima, o poeta, ao contrário dos repentistas que se apresentam em duplas, mostra-se sozinho feito boi de arado e sabe como prender a atenção do distinto público.

O Sesc Crato apresenta o recital de Jessier Quirino no dia 9 de Maio, no Auditório da Rádio Educadora do Crato, às 21h.

Paisagem de interior.

Matuto no mêi da pista
menino chorando nu
rolo de fumo e beiju
colchão de palha listrado
um par de bêbo agarrado
preto véio rezador
jumento jipe e trator
lençol voando estendido
isso é cagado e cuspido
paisagem de interior...

Carimbo comemorativo será lançado durante ENCOMEX



Em comemoração ao fomento da cultura exportadora que será vivenciado na região do Cariri durante o ENCOMEX, dia 15 de maio, será lançado um carimbo comemorativo dos correios com objetivo de marcar historicamente a data e o evento. Durante o período de 15 dias todas as correspondências postadas de Juazeiro do Norte receberão o carimbo, posteriormente o carimbo será enviado ao museu dos correios em Brasília.

O 125º. ENCOMEX será realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, e em parceria com diversas entidades e órgãos fomentadores do comércio e do desenvolvimento do Cariri e do Nordeste.

O evento tem como objetivo estimular a participação do micro, pequeno e médio empresário brasileiro no comércio exterior, através da divulgação de informações sobre o funcionamento do intercâmbio comercial, assim como as oportunidades de negócios e mecanismos de apoio à exportações existentes no país.

XIII Semana de Pedagogia com inscrições abertas

O Centro Acadêmico Paulo Freire convida toda a comunidade acadêmica a participar da XIII Semana de Pedagogia, com tema: As Múltiplas Faces Contemporâneas da Pedagogia, que será realizada no período de 9 a 13 de junho de 2008 no Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Na programação estão previstas palestras, oficinas, mini-cursos, apresentação em painéis e mostras culturais. Alunos e professores estão convidados a participarem desse evento enviando resumos de trabalhos, assistindo palestras, fazendo mini-cursos, debatendo propostas de trabalhos e projetos.

Crato: militares se engajam no combate à dengue




A 5ª Companhia da Polícia Militar, com sede nesse município, está participando da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, bem como de atividades de orientação às crianças de jovens no combate às drogas. Os militares já realizaram atividade conjunta com o Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, Hemoce, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa da Mulher, com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas preventivas de combate à dengue. A cavalaria, ciclopatrulhamento e ronda escolar participaram da campanha.

A operação foi aberta com a instalação do Comando na Escola de Ensino Fundamental Francisco José de Brito, no bairro do Seminário. Em seguida foram desenvolvidas ações educativas, entre as quais palestras para os alunos das escolas do bairro, visitas domiciliares e distribuição de panfletos.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde continua com o trabalho permanente de combate à dengue. Os agentes de endemias se encontram em campo. São feitas diariamente visitas domiciliares no intuito de combate ao Aedes aegypti na fase larval. Também é feito um trabalho de mobilização junto às comunidades e na área educacional, no intuito de conscientizar a população para se integrar ao combate do mosquito, principalmente nos bairros de maior infestação.

Combate às drogas

Uma das ações mais concorridas feitas pelos policiais militares são as palestras de esclarecimento e conscientização sobre os perigos do uso de drogas. O soldado Aurélio desenvolve na região o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O major Antônio José Souza Santos, comandante da 5ª Companhia, informou que este programa foi implantado para preencher um espaço que é atribuído às Polícias Militares pela própria Constituição Federal, ensinando as crianças a como resistirem à pressão da oferta de drogas.

O Proerd, segundo o soldado Aurélio, é de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar. Objetiva oferecer atividades educacionais em sala de aula. Somente no Crato há mais de 1.000 alunos matriculados no Proerd. O militar destaca que as lições objetivam desenvolver a auto-estima, a felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

A campanha tem em vista o aumento do consumo de drogas, principalmente, por parte dos adolescentes. Também há registro do aumento no consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Diário do Nordeste

Casa de Rodolfo Teófilo deve abrigar museu

Patrimônio histórico, restaurado e tombado. A casa onde morou o escritor Rodolfo Teófilo sediou ontem a comemoração pelos seus 155 anos de nascimento. O imóvel, localizado na Pajuçara, distrito de Maracanaú, encontrava-se em estado precário de conservação, mas foi recuperado há três anos e deve abrigar projetos culturais. Cerca de 100 habitantes da Pajuçara e integrantes de movimentos artísticos deram as mãos para abraçar a casa, clamando pela preservação do monumento e da memória do escritor. Uma série de melhorias vem sendo executada e deve ser concluída com a instalação de um museu.

A casa é abraçada anualmente desde 2008, em alusão ao nascimento do escritor. A iniciativa partiu da Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú (Sopoema). "É uma casa do século XIX. Estava totalmente em ruínas. Houve a restauração em 2005 e, em 2007, o tombamento", diz a presidente da sociedade, Edna Martiniano. A casa ganhou, nos últimos dias, iluminação externa, eletricidade e abastecimento d'água. Além disso, um monumento simbolizando uma garrafa de cajuína. "Ele foi o inventor da cajuína. Essa garrafa, até no rótulo, é similar àquela que ele fabricou", acrescenta.

O prefeito Roberto Pessoa (PR) adianta que os projetos para a iluminação interna ainda estão sendo estudados. "Alguns arquitetos defendem que não deve ter, já que preservaria como era antigamente. Outros acham que não. A gente está estudando", afirma. Ele lembra que o Município quer transformar o imóvel num museu sobre o escritor, com espaço para o desenvolvimento de atividades culturais e turísticas. A idéia também está em fase de elaboração de projetos. A restauração, ele diz, custou cerca de R$ 40 mil. "Na época, a Prefeitura não tinha condições de custear. Fizemos eu e o Carlos Castelo (subprefeito da Pajuçara) do nosso bolso", completa.

"Preservar a casa é também preservar a memória de Rodolfo Teófilo", argumenta Barros Pinho, presidente da Fundação de Cultura e Esporte de Maracanaú (Funcut). "Aqui morou o Rodolfo Teófilo. Ele fez a cajuína e escrevia uns livros", arrisca a pequena Auriane Mikaele, 10 anos. "A casa estava velha, toda caindo. Parece que ficou boa agora", lembra. A casa encontra-se atualmente vazia. Uma das metas é construir uma rampa para viabilizar a visitação por parte de cadeirantes.


E-Mais

Rodolpho Marcos Teophilo nasceu em Salvador, em 6 de maio de 1853. Aos 45 dias de vida, veio para o Ceará. Morreu em 2 de julho de 1932.

Foi farmacêutico e participou do movimento literário Padaria Espiritual. O escritor também dirigiu farmácias e foi professor de ciências, além de ter desencadeado uma campanha para a vacinação contra a varíola.

Parte de suas obras abordava as secas e seus flagelados com riqueza de detalhes.

Fonte: Jornal O Povo

Mãe mata filho

Está virando moda. Mas, uma moda que incomoda a todos. Uma mãe, depressiva, joga uma criança em um rio e depois tenta suicídio O desespero humano chega ao limite, vivemos numa sociedade que não quer ter limites, quer tudo permite, não importa se prejudica alguém. As leis existem e devem ser cumpridas. O respeito deve ser mútuo. E os pais, devem zelar por suas filhos. Essa banalização da vida, mortes e assassinatos por motivos banais, deixa a sociedade perplexa. A sociedade é que produz esse tipo de comportamento

Veja matéria no O Povo de hoje..

Uma criança de apenas três meses de idade morreu na tarde de sábado após ser jogada pela mãe em um rio na cidade de Ponte Nova, município da Zona da Mata mineira. Testemunhas disseram que, depois de jogar a filha, a dona-de-casa Leonarda Perpétua Gomes, 32 anos, pulou no rio e tentou se suicidar. O crime aconteceu por volta de meio-dia. Um funcionário da Câmara Municipal chegou a resgatar o corpo da criança, mas ela já estava sem vida. A mãe foi socorrida por policiais militares e levada para a 12ª Delegacia Regional de Ponte Nova, onde foi presa em flagrante.