Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Crato: militares se engajam no combate à dengue




A 5ª Companhia da Polícia Militar, com sede nesse município, está participando da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, bem como de atividades de orientação às crianças de jovens no combate às drogas. Os militares já realizaram atividade conjunta com o Corpo de Bombeiros, secretarias municipais, Hemoce, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa da Mulher, com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas preventivas de combate à dengue. A cavalaria, ciclopatrulhamento e ronda escolar participaram da campanha.

A operação foi aberta com a instalação do Comando na Escola de Ensino Fundamental Francisco José de Brito, no bairro do Seminário. Em seguida foram desenvolvidas ações educativas, entre as quais palestras para os alunos das escolas do bairro, visitas domiciliares e distribuição de panfletos.

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde continua com o trabalho permanente de combate à dengue. Os agentes de endemias se encontram em campo. São feitas diariamente visitas domiciliares no intuito de combate ao Aedes aegypti na fase larval. Também é feito um trabalho de mobilização junto às comunidades e na área educacional, no intuito de conscientizar a população para se integrar ao combate do mosquito, principalmente nos bairros de maior infestação.

Combate às drogas

Uma das ações mais concorridas feitas pelos policiais militares são as palestras de esclarecimento e conscientização sobre os perigos do uso de drogas. O soldado Aurélio desenvolve na região o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O major Antônio José Souza Santos, comandante da 5ª Companhia, informou que este programa foi implantado para preencher um espaço que é atribuído às Polícias Militares pela própria Constituição Federal, ensinando as crianças a como resistirem à pressão da oferta de drogas.

O Proerd, segundo o soldado Aurélio, é de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar. Objetiva oferecer atividades educacionais em sala de aula. Somente no Crato há mais de 1.000 alunos matriculados no Proerd. O militar destaca que as lições objetivam desenvolver a auto-estima, a felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

A campanha tem em vista o aumento do consumo de drogas, principalmente, por parte dos adolescentes. Também há registro do aumento no consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: