Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FIM DE FÉRIAS - No Terraçus Bar e Petiscaria




Desfilando sucessos do rock das décadas de 60 a 90, as bandas "HOLYWOOD" e "REI BULLDOG" prometem festejar o final das férias no seu melhor estilo nessa sexta-feira, dia 5 de agosto, no TERRAÇUS BAR E PETISCARIA. A Holywood com o seu repertório voltado para as músicas que fizeram parte das trilhas sonoras dos comerciais do Cigarro Holywood e que já tem uma fantástica legião de fãs pelo Cariri afora, vai abrir a noitada. É a hora de esquentar o friozinho gostoso do sopé da Chapada do Araripe para ouvir as belas canções que a banda nos apresenta, para, em seguida, curtir o maravilhoso som da nova banda caririense que já conquistou o coração da moçada: a REI BULLDOG. Formada por roqueiros que veneram os Beatles, a banda cover dos garotos de Liverpool deverão completar a noitada, com sucessos inesquecíveis e muito som nessa noite que promete ser maravilhosa.

Atenção Beatlesmaníacos! Vamos viver esse fim de férias com toda a alegria e energia que essa noite de sexta-feira promete!

Vamos nessa Cariri!

INFORMAÇÕES:

SERTÃO POP PRODUÇÕES
KAIKA LUIZ
(88) 3521.5398 / 9666.9666 / 88242131

URCA coordena maior escavação paleontológica do Nordeste

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está à frente de um projeto de três anos, que se inicia esta semana na região. Trata-se da maior escavação paleontológica controlada do Nordeste brasileiro, com a participação de cerca de 20 pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e docentes, além da presença do cientista renomado, internacionalmente, Alex Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este projeto ainda conta com estudantes e docentes de universidades de estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco e do Cariri. O trabalho vem sendo coordenador pelo professor doutor da URCA, Álamo Feitosa.

Alex Kellner explica que a escavação controlada significa procura dos fósseis de acordo com os níveis das rochas, em que se consegue documentar em qual deles foi encontrado o tipo de fóssil.

Essa é a primeira etapa dos trabalhos, iniciada pela parte leste da Chapada do Araripe, área pouco pesquisada na área da paleontologia. O projeto conta com a parceria da URCA e Museu Nacional, e a participação da UFPE e UFRJ. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio de projeto aprovado pelo CNPq, no valor de R$ 130 mil.

As escavações começaram no final se semana e terão continuidade, na localidade de Baixa Grande, no Distrito de Brejinho, em Araripe, até o próximo sábado. Os próximos municípios a serem visitados são Salitre e Campos Sales, até a proximidade do Ceará com o Piauí. A perspectiva é encontrar, além de fósseis comuns aos que já vêm sendo estudados há vários anos na região, pterossauros e dinossauros, que são os de maior porte.

Segundo o chefe da equipe, Álamo Feitosa, também coordenador do Geopark Araripe, que vem apoiando os trabalhos, nesta primeira semana de escavações deverão ser encontradas cerca de 4 mil peças de fósseis, que serão repassados para instituições da região, como o laboratório do Museu de Paleontologia, o Município de Araripe e Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM).

A escavação está sendo registrada pela National Geographic e acompanhada pela cineasta Lara Velho, que já produziu documentários na Antártida, Mato Grosso, Minas Gerais e várias outras regiões sobre Paleontologia.

Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação e Edital do FIT serão lançados dia 10, na URCA

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Otonite Cortez, convidam para a apresentação do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará 2011-2020 e do Edital do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará – FIT, destinado a apoiar empresas provadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores. O evento acontece dia 10 de agosto, às 9 horas, no Salão de Atos da URCA. Mais informações pelo telefone (88) 3102.1292. Falar com Manuela – Gabinete do Vice-Reitor da URCA.

Pesquisadores e brincantes conversam sobre Cultura Popular na URCA

Será realizada no dia 3 de agosto, às 19 horas, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri a roda de conversa do projeto “No Terreiro dos Brincantes”, que abordará o tema ‘O que é cultura popular?’. O trabalho é desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC.

A roda de conversa contará com a participação da Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais da URCA, atuando nas áreas de Religião, Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, Renata Marinho Paz; do dramaturgo, folclorista e pesquisador de cultura popular, Cacá Araújo; do pesquisador, artista/educador e integrante da União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, Jean Alex, e da Mestra Mazé , do Reisado Dedé de Luna.

O objetivo do evento é propiciar uma aproximação entre os pesquisadores e os brincantes, além de possibilitar que o público tenha a oportunidade de escutar os próprios feitores da cultura popular. O trabalho faz parte das ações de formação/vivência dos monitores do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, além deste momento que é aberto aos interessados no assunto. Os monitores terão ainda oficinas sobre noções de fotografia, filmagem, roteiro e produção cultural.

Essas são etapas preparatórias para a segunda edição do Projeto, que visa produzir documentários de curta duração sobre cultura popular, os quais são disponibilizados na Internet e as escolas, pesquisadores e brincantes. De acordo com a monitora do Projeto No Terreiro dos Brincantes, Alyne Feitosa, esse é momento para aprofundar o conhecimento sobre cultura popular e ressalta a importância de reunir no evento o erudito e o popular para compreensão estética, artística e cultural do povo do Cariri.

Para o professor doutor Roberto Siebra, atual diretor do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, essa roda de conversa possibilita que a universidade se aproxime do conhecimento valoroso das manifestações populares. Ele enfatiza que esse conhecimento é na maioria das vezes desprezado por uma elite intelectual.

Fonte: Assessoria de Imprensa da URCA