Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nascer do dia - Por Emerson Monteiro

Pensamento para o Dia 02/12/2009


“Você deve se tornar como a flauta nas mãos do Senhor. Deixe o sopro do Senhor atravessá-lo, produzindo a música deliciosa que derrete o coração de todos. Renda-se a Ele, torne-se vazio, ou seja, sem ego, então Ele mesmo virá buscá-lo carinhosamente e acomodá-lo, a flauta, em Seus lábios e soprar Seu hálito doce através de você. Permita que Ele toque a canção que Ele preferir.”
Sathya Sai Baba

Mapeamento de poços profundos

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura (SEDETA) Eraldo Oliveira, esteve reunido na manhã de ontem na sede da SEDETA com os 37 agentes administrativos de abastecimento de água da área rural do município. No encontro, o secretário pediu a colaboração de todos para que possa ser feito um diagnóstico e mapeamento dos poços profundos, muitos deles cavados de forma irregular. A intenção também é identificar todos os poços, apontando quais são de responsabilidade do poder público e particular que servem a população. De acordo com Eraldo Oliveira, depois de realizado este mapeamento, os projetistas e os topógrafos farão os projetos para que a SEDETA possa partir a busca de recursos, após esta fase passará todo abastecimento da área rural para o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR).

Obras em Juazeiro do Norte

Atendendo ao pedido do prefeito Dr. Santana a Secretária de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Fátima Bandeira esteve em Fortaleza mantendo contatos junto à Caixa Econômica Federal (CEF), sobre o andamento do Projeto de Macrodrenagem no valor de R$ 30 milhões, que visa beneficiar os bairros Lagoa Seca, Timbaúbas e adjacências. Aproveitando a viagem e em concordância com o prefeito, a secretária esteve na Secretaria de Saúde do Estado, tratando de assuntos relacionados à construção de três postos de PSF’s (Programa de Saúde da Família), na zona urbana de Juazeiro do Norte.

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 02/12, quarta-feira

14 h Especiais - Cinema - ARTE RETIRANTE
Local: SESC Crato

14h Programa de rádio

BLUES (com Michel Macedo)

Programa de Rádio semanal que divulga a programação do CCBNB Cariri em meio a muita música e informações culturais diversas. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

Sessão Curumim

14h T'Choupi.

T'Choupi, maravilhado com a pequena e nova cidade na qual vai morar, encontra a liberdade com os belos dias de verão, a praia, as férias e os amigos que começa a fazer. Mas, há um mistério que assusta as crianças: o roubo de suas bicicletas. T'choupi começa a investigar o caso junto com os novos amigos Pilou e Lalou, passando por momentos de emoções e perigos. Animação. Cor. Dublado. Livre. França, 2004. 70min.

16h As Aventuras de Azur e Asmar.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados. Amar cresceu ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos, mas como rivais na busca da Fada. Animação. Cor. Dublado. Livre. 2006. 109min.

Local: Caririaçu (Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges. Av. Francisco Barros Sobrinho, 40)

Literatura/Biblioteca- Troca de Idéias

19h Lançamento do livro Padre Cícero, de Lira Neto. 60min.

Padre Cícero é o resultado de dez anos de pesquisa de Lira Neto, autor de livros como O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar e Maysa: só numa multidão de amores, que deu origem à minissérie da tv Globo. NestaItálico biografia, uma das mais aguardadas do ano, o autor se debruça sobre a vida do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve: Cícero Romão Batista, o Padim Ciço dos romeiros e fiéis, baseado em documentos raros e inéditos, o autor reconta, com riqueza de detalhes, os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. 60min.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte).

Fonte: CCBNB

A corrupção do dia de hoje - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Quando alguém nos diz para reconstruir a casa toda por causa de um vazamento sempre desconfiamos da solução. Sabemos que a troca de alguns canos pode ser a solução. Eis que a corrupção vaza por todos os canos da República.

As imagens da corrupção no Distrito Federal, ampla, geral e irrestrita a todos os poderes bem diz de tantos canos oxidados. Aliás, quando do “escândalo” do mensalão, tanta “sangria” que o PSDB e o DEM conseguiram do PT e do próprio presidente da República. Maior foi o exangue uma vez que o Partido dos Trabalhadores fazia política exatamente na fenda da corrupção. A corporação da Deputação e da Senatoria jamais se esquecera dos trezentos picaretas que o Lula denunciara.

Especialmente no olimpo do Senado em que os filhos bem criados da elite nacional se julgam acima do bem e do mal. Legislam e comissionam para si e ainda acham que atendem ao coletivo da multidão do território pátrio. Os “contrabandos” em artigos da legislação para atender a lobbies, as pressões sobre os órgãos de fomento para financiarem a empresa dos amigos, a grana dos fornecedores do Estado numa cadeia que apenas sustenta o mesmo modelo concentrador da renda nacional. E sem renda familiar não existe nem mercado interno e nem transparência democrática.

Por vezes há que se enfrentarem os graves problemas. Ninguém pode se acovardar apenas por que existe um gigante morando na ponta do enorme pé de feijão. E os juros nacionais pagos e a pagar? Não se encontra na mesma matriz da corrupção? Mas enfrentar o capital volátil internacional, predador e falso, olhar as contas evasivas das famílias de sucesso financeiro cá dentro, é uma missão de união de todos. Pois todos sofreremos juntos e igualmente juntos estaremos no outro lado confiando em nós mesmos e na defesa de todos os brasileiros. Ou seja, de sua economia nacional.

Então não vamos cair na patetice do médico que joga fora o bebê junto com a água da bacia. Ao contrário do que os “catões” da república cospem apenas das papilas gustativas para fora ou destas “vestais” que lembram o velho provérbio do “sepulcro caiado”. Ao contrário, repito, vamos fazer mais política. Vamos exercer mais democracia direta, relativizar um pouco a instituição da representação. E relativizar ainda pode não ser a superação desta representatividade, mas subordiná-la ao cotidiano de cada manhã ao invés destas visitas eventuais de quatro em quatro anos.

E os corruptores? Mamando nas tetas do Estado, ou tentando salvar seu “negócio” de “fornecedor eterno”, se tornam irmão siamês, necessário e inarredável da “instituição” da corrupção. Lembram das empresas de propaganda e marketing que serviam de fachada para os financiamentos do “mensalão”, o do PT e o mineiro do PSDB? Olhem para as empresas de informática que aí tem. Olhem para os fornecedores de material didático, para as empresas de comunicação, para os materiais de saúde e, claro, como é velha a república, para os empreiteiros.