Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 4 de março de 2009

URCA comemora 22 anos com lançamento de material didático para professores do ensino fundamental

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, convida a sociedade caririense para o lançamento do Material Didático em Artes Visuais: “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, no contexto das comemorações dos 22 anos da Universidade. O livro a ser lançado enfoca as artes do Cariri como recurso didático para os estudantes do ensino fundamental.

O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido pelos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra e Marcos Aurélio Moreira Franco, especialistas em arte-educação. Inicialmente vai ser dada capacitação para 90, dos 200 professores, para os quais o material didático a ser oferecido já se encontra disponível. Três municípios serão contemplados inicialmente.

A imagem será utilizada em princípio como elemento de despertar para a história, com xilogravuras de José Lourenço, enfocando situações que envolvem a formação do Cariri, com a colonização. Para isso, é utilizada uma xilo dos antigos engenhos. Outro ponto é a religiosidade popular. Também o reisado, demonstrando a rica formação do povo caririense.

Estarão disponíveis 200 pastas bem regionais, feitas em madeira por João da Mala, daquelas vendidas nas feiras da região, consumidas pelos romeiros do Padre Cícero, e junto o livro, que traz o título do projeto, três xilogravuras e imagens em esculturas de madeira, do Centro de Cultura Mestre Noza, do escultor Manoel Graciano e uma imagem referente aos grafismos encontrados em brinquedos de flandres da região, produzida pelo professor Titus Riedl. Isso como um despertar também para as artes, além de divulgar os artistas da região.

Parcerias com as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, por meio das secretarias de Educação, já estão sendo firmadas. O material está sendo financiando pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio de edital de Incentivo às Artes. O trabalho vem sendo executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Urca. Segundo Sandra Nancy, nem todo o material será usado, inicialmente, já que os próprios professores estarão realizando a capacitação e acompanhamento dos docentes.

Se nesta primeira edição está sendo utilizada a imagem, a música virá como recurso para os próximos passos dos professores. Levar a educação patrimonial para as salas de aula não será possível sem o apoio das prefeituras, conforme destaca o professor, Marcos Aurélio. Os docentes decidiram utilizar o material por não existir um trabalho que valorize essa fonte de conhecimento, tendo como enfoque os recursos visuais da arte caririense. “Uma linguagem diferenciada e de fácil acesso, que está ao nosso alcance”, diz a professora Sandra.

“Temos a pretensão também de formar leitores visuais a partir de imagens da produção artística local, desenvolvendo o olhar e o senso estético, além do reconhecimento da cultura local”, explica o docente. Outro ponto importante destacado por Marcos Aurélio é o estímulo à criação de um banco de imagens com produções de outros artistas locais nas próprias escolas.

O material “O Cariri nas tramas da arte, da imagem e da cultura tem a finalidade de colocar-se como veículo para a ação educacional e cultural tanto nas escolas como em outros espaços, tornando-se um referencial de apoio didático”, destaca Marcos Aurélio, ao acrescentar a iniciativa como ponto de partida para uma série que será desenvolvida com o decorrer do tempo, apontando para outros territórios a serem conquistados. Pelo menos 10 escolas de cada município serão beneficiadas



VIII Semana de Geografia será aberta hoje, com conferência

Com o tema Um Olhar Geográfico sobre o Ceará, será aberta na noite de hoje, a partir das 19 horas, a VIII Semana de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a

Conferência de abertura proferida pelo professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José da Silva Borzacchielo. O evento será aberto no Salão de Atos da Instituição e tem como objetivo fomentar o debate sobre a ciência geográfica, instigar o debate entre membros diversos da academia e com militantes dos movimentos sociais, visando maior entendimento dos eixos propostos. Além disso, debater sobre o processo de produção do espaço cearense, as relações contraditórias que fazem desse espaço tão estudado e tão pouco transformado.



A VIII Semana de Geografia contará com debates, oficinas, mesas redondas, com a presença de ministrantes de palestras da região, da própria URCA, e de outras universidades, envolvendo temas diferenciados como Espaço Agrário, Intervenções do Estado Brasileiro para o desenvolvimento do Nordeste, Produção e (re) produção do espaço caririense. Um processo de reestruturação no campo e na cidade e Geoambientes do Espaço Geográfico cearense: Potencialidades, limitações e impactos. Hoje pela manhã será feito o credenciamento dos participantes. O evento tem continuidade até o dia 7 de março.



Projeto Leituras Negras será realizado nas Escolas

O Projeto Leituras Negras, desenvolvido desde o início de 2008 pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, em parceria com o movimento de negritude como é o caso do Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e a 18ª. Coordenaria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE realizarão suas atividades nas escolas públicas visando atender a um número maior de participantes entre professores, estudantes e militantes do movimento negro. Anteriormente, as ações eram realizadas na URCA para os coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual. Visando sensibilizar da importância do Projeto no processo de formação cidadã, será realizado um Encontro no dia 23 de abril para os Núcleos Gestores e educadores das escolas da rede estadual, no auditório do 18ª Crede. O Projeto tem como finalidade contribuir para a formação política em torno da temática do movimento negro e a efetivação da lei que torna obrigatório a História e a Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Básico



Doutor em Sociologia abordará arte e marxismo na URCA

O Coletivo Camaradas realizará no dia 26 de março, na Sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, uma Roda de Conversa sobre “Arte e Marxismo” que será mediada pelo doutor em Sociologia, Prof. Dr. Roberto Siebra. O objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos integrantes do Coletivo na teoria desenvolvida por Karl Marx – O Marxismo e desenvolvida por outros teóricos de diversas áreas do conhecimento. O Marxismo é a compreensão teórica que orienta os trabalhos de analise sobre arte desenvolvidos pelos Camaradas. O prof. Dr. Roberto Siebra tem doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e vem ao longo de sua carreira acadêmica ministrando palestras em diversas partes do país e conheceu de perto a experiência socialista do povo cubano, em visita acadêmica em Cuba.

A Roda de Conversa sobre Arte e Marxismo será destinada aos integrantes do Coletivo Camaradas, mas poderá ser aberta para pessoas que desejam ingressar no grupo. Os interessados deverão entrar em contato pelo E-mail: coletivocamaradas@gmail.com

Cadê os mecenas dos blogs?

A indústria Cultural Brasileira, alimentada pelo capitalismo selvagem e direcionador, está diariamente bombardeando a sociedade com uma massificação cultural alienante, no incentivo constante ao consumismo desenfreado, a uma cultura alheia a realidade do espaço tempo das manifestações artísticas e regionais, do talento, da arte, da literatura, da música, e da relação histórico raízes, por um modelo que prioriza um modismo falso e enganoso na sede insaciável pelo lucro fácil, tendo como ferramenta basilar uma mídia cordata que projeta no universo social o lixo, do vazio navegando eternamente nas ondas do nada.

Praza Deus que a Internet, à luz da civilidade possa direcionar e resgatar estas riquezas regionais do cariri cearense, do patrimônio imaterial de nossa gente, bem como o fomento por parte de blogs qualidade primorosa, inclusive, porém sem patrocinadores, sem financiadores ou mesmo anunciantes, este manancial da epistemologia genética regional no repasse para o mundo on-line, passando para os olhos das futuras gerações o legado das preciosidades destiladas ao longo da história do homem, numa tentativa de regatar a identidade cultural do caririense para buscar compreensão da nossa presença e da nossa atuação no espaço social.
Creio que desta forma estaremos contribuindo para a formação de uma juventude consciente, responsável, globalizada nos conhecimentos, na visão de mundo, na liberdade de expressão, na compreensão da heterogenia social.

Este fluir do conhecimento no incentivo às manifestações regionais com certeza, é o antídoto para a idiotização da juventude, quando da aplicação do veneno destruidor da luz da vida no convívio social é a cultura massificada do nada para chegar a lugar algum.



Por Luiz Domingos de Luna

Em funcionamento o site de Juazeiro do Norte

Disponibilizando links de fácil acesso e informações de interesse de professores, pesquisadores e a população, já está em pleno funcionamento o site da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte.

Notícias, enfoques e um link direto com a ouvidoria, são opções de comunicação entre o executivo e a população. A manutenção é feita pelo Deptº de mídia digital, criado por determinação do prefeito Santana, como forma de ligar o Juazeiro ao mundo.

O departamento de mídia digital trabalha em consonância com a Assessoria de Comunicação do município, colhendo informações e gerando notícias, através dos assessores de cada secretaria.


Eis o endereço:

www.juazeiro.ce.gov.br.

Sensacional!!! Icasa vence Portuguesa e passa para próxima fase da Copa do Brasil


Parabéns ao presidente do Icasa Zacarias Silva, que tem feito das tripas coração para manter o Verdão, e agora, tá com a bola toda, pois já volta de São Paulo com novas contratações.


Incrível. Inacreditável. Sensacional! O Icasa venceu o jogo contra a Portuguesa de Desportos, no Canindé, em São Paulo, e ficou com a vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. A vitória por 4 a 3, nos pênaltis, coroou as duas partidas feitas pelo Verdão contra a Lusa. É bom lembrar que nas duas partidas, o Icasa saiu na frente. No Castelão, na primeira partida, o time juazeirense levou o gol do empate, aos 47 minutos do segundo tempo.

A vitória é um verdadeiro alívio, para o momento complicado do Verdão no Campeonato Cearense. Agora, é pensar na frente e se recuperar na primeirona do estadual. O Verdão foi heróico. Representou com louvor o futebol cearense. Um fato inédito: é a primeira vez que um time do Cariri venceu um time do futebol paulista em uma competição oficial nacional.


Crato vence e assume ponta da tabela




Uma noite para torcedor nenhum botar defeito. Assim foi a de ontem na qual o Crato Esporte Clube fez valer o fator campo e massacrou oTrairiense em partida válida pela primeira fase do Campeonato Cearense de Futebol - 2ª divisão. Depois da decepção do último domingo, os jogadores cratenses sentiram que estavam devendo uma boa apresentação diante da sua apaixonada torcida e, de preferência, com uma vitória.

Apesar do gramado pesado em virtude da forte chuva caída na cidade no final da tarde e início de noite, os atletas mostraram raça e disposição durante toda a partida.
A pressão exercida sobre o adversário nos quinze minutos iniciais sem a marcação do gol fez o torcedor se desesperar nas arquibancadas. Muitos foram os lances de gol desperdiçados. Aos 26 minutos do primeiro, o valente Assisinho aproveitou uma sobra de bola de um verdadeiro bombardeio na área adversária e marcou o primeiro gol cratense.

Perdendo por um, perdendo por dez? A velha máxima do futebol foi adotada pelo Trairiense que quatro minutos depois de sofrer o gol quase empatou numa cabeça à queima roupa de Sidney defendida por Carlos Luna. Ato contínuo, Tita aproveitou o rebote e o goleiro cratense tirou com o bico da chuteira. O Crato tentou ampliar, mas o primeiro tempo terminou somente de um a zero.

No segundo, o gol de número dois do Crato veio rapidinho. Aos dois minutos, Paulo Sérgio cobrou uma falta e fez o segundo gol. Mais uma vez o Trairiense esboçou uma reação, porém os atletas cratenses não estavam dispostos a reviver o pesadelo do jogo anterior quando vencia por 2 a 0 e permitiu que o Aracati empatasse. O terceiro gol foi marcado aos 21 minutos por Wesley que acabara de entrar. Ele aproveitou a cobrança de escanteio de Davi e subiu de cabeça fazendo um belíssimo gol. Foi Wesley quatro minutos depois fechou a goleada do time cratense. Ele recebeu livre de Wiliam, partiu em velocidade e tocou a bola no contra pé do goleiro Nilson.

A partir daí, o Crato diminuiu o ritmo, desperdiçando algumas oportunidades de gol. Raniel e Maciel foram penalizados com um cartão amarelo, cada, pelo time cratense. Breno, Tita e Leonardo, também receberam amarelo do árbitro Antonio Socrates. Não foram divulgados público e renda.

Por Lucion Oliveira
Repórter
Rádio Princesa FM