Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 14 de março de 2010

Resultados dos jogos da quinta rodada do 2º turno do campeonato cearense

Crato vence e é o segundo colocado. Confira os resultados:

Boa Viagem 2x2 Guarany de Sobral
Ceará 2x0 Ferroviário
Itapipoca 1x2 Quixadá
Crato 2x0 Horizonte
Limoeiro 1x0 Guarani de Juazeiro
Maranguape 0 x1 Fortaleza

Classificação (time/pontos ganhos)
1. Guarany de Sobral: 10
2. Crato: 9
3. Fortaleza: 9
4. Ceará: 9
4. Horizonte: 8
5. Ferroviário: 8
6. Boa Viagem: 7
8. Limoeiro: 6
9. Maranguape: 5
10. Quixadá: 5
11. Itapipoca: 3
12. Guarani de Juazeiro: 3
Fonte: globoesporte.com

Coluna Cariri (Jornal O Povo de hoje)



Tarso Araújo

AURORA
Aconteceu nesta semana, no Sítio São Miguel, em Aurora, reunião para discutir a situação dos agricultores do município. O encontro contou com a participação da Prefeitura, Defesa Civil, trabalhadores rurais, comunidade e entidades civis. Com a falta de chuva, o problema vem se agravando. A última chuva caiu em fevereiro. Trabalhadores reivindicam ação enérgica do poder público.

NOVOS MUNICÍPIOS
Lideranças de Ponta da Serra, localidade do município de Crato, enviaram à Assembléia Legislativa pedido de emancipação. Ponta da Serra fica a 13 quilômetros da cidade de Crato e é cortada pela rodovia CE-386. Sua área é de 116 km2, com uma população estimada de aproximadamente dez mil habitantes. Além de Ponta da Serra, o Cariri poderá ganhar ainda mais dois novos municípios: Jamacaru (pertencente a Missão Velha) e Palestina do Cariri (pertencente a Mauriti).

MISSÃO VELHA
A Secretaria de Saúde de Missão Velha organiza a realização da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1). De acordo com a secretária Elisian Fechine, o Ministério da Saúde, por meio das coordenações estaduais e municipais de imunização, operacionaliza a estratégia em todo o Brasil visando proteger a população de maior vulnerabilidade a contrair o vírus.

SANTUÁRIO EUCARÍSTICO
Será no próximo dia 23 de maio (festa de Pentecoste) a solenidade de transformação da igreja-matriz de São Vicente Ferrer, de Crato, em Santuário Eucarístico Diocesano. Naquele templo haverá adoração eucarística 24 horas/dia. Esta semana chegaram a Crato seis freiras contemplativas da fraternidade missionária “O Caminho” que se encarregarão dessa adoração. Elas se instalaram em Crato atendendo a convite feito por dom Fernando Panico. O bispo já trouxe várias congregações religiosas para o Cariri e as espalhou por Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Lavras da Mangabeira e Campos Sales.

QUASE CRATENSE
Ronaldo Correia de Brito, cearense radicado em Pernambuco, é um dos contistas mais admirados da literatura contemporânea. Conquistou em 2008 o Prêmio São Paulo de Literatura, do governo paulista, com seu romance “Galiléia”. Ronaldo não nasceu em Crato, embora tenha morado na cidade até os 17 anos. Ele veio ao mundo em Saboeiro, nos Inhamuns. Médico, mora em Recife e já havia publicado outros livros: “As noites e os dias”, “Livro dos homens” e “Faca” (todos de contos). Ronaldo sempre vem a Crato, utilizando os voos que gastam apenas 50 minutos entre Recife e o Cariri. Mas é em Saboeiro que busca inspiração para a sua respeitável obra.

O CARIRI VISTO POR OUTROS
Está no site da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife: “o Cariri cearense costuma ser visto como um tipo de oásis no Sertão, tanto do ponto de vista ecológico quanto climático e hidrográfico. Mas também por critérios culturais ele geralmente é classificado como uma região especial, diferente do ambiente cultural sertanejo. Até há regionalistas apaixonados que vêem nele o maior reduto da cultura popular nordestina do interior ou do Nordeste em geral, sem achar isto exagerado”.

SANEAMENTO
O presidente da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), engenheiro Procópio da Silveira, apresentou na quinta-feira, os projetos de saneamento básico e abastecimento d-água a que o Crato terá direito, com recursos oriundos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I). Serão R$ 9 milhões em investimentos beneficiando milhares de cratenses. Procópio da Silveira fez a apresentação dos projetos e sua abrangência na cidade, já preparando a própria população para as intervenções que serão feitas nas ruas, por conta das escavações. Ele considera que é um momento em que a população terá de compreender a necessidade de ter que modificar, muitas vezes, o tráfego na cidade, mesmo em áreas mais movimentadas, mudando um pouco a rotina a população.

CURTAS
> O Campus da UFC-Cariri realizará de 6 a 8 de abril próximo a I Semana de Filosofia. A coordenação do evento está recebendo propostas de comunicações e de mini-cursos para compor a programação da I Semana de Filosofia

> Já está marcado o 2º encontro dos ex-alunos do Seminário São José de Crato: será em março de 2012. O primeiro foi encerrado no último domingo, com presença de centenas de ex-seminaristas espalhados por todo o Brasil.

> Será no próximo dia 17 o lançamento, em Crato, do livro "Salve Maria", de Ana Esmeraldo de Melo (Aninha Callou). Trata-se de uma obra mariana, onde a figura da Virgem Maria é analisada sob diversos ângulos.

> A opinião é do escritor Ronaldo Correia de Brito: "o cratense Everardo Norões é um dos melhores poetas que conheço, entre os milhares de poetas brasileiros que apenas imagino". Tem razão. Everardo Norões é um homem do mundo: viveu na França, Argélia e Moçambique e hoje está radicado em Recife, onde publicou vários livros e vem sendo lembrado para integrar a Academia Pernambucana de Letras.
Fonte: O Povo Online