Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cariri Agora na Rádio Araripe AM




No próximo sábado, no programa Cariri Agora, na Rádio Araripe AM, além da entrevista com o professor Flávio Queiroz, um debate sobre educação. Não perca, o programa começa ao meio-dia de sábado, na 1.440 Khz.

JC com novo site



Uma boa notícia para os internautas. Já está na rede o site do Jornal do Cariri. O site será alimentado todos os dias com informações da região, e na terça-feira, todo o conteúdo do jornal. O blog Cariri Agora, parceiro do JC, continuará postando notícias do semanário mais badalado do Cariri nas terças-feiras. O site do JC: www.jornaldocariri.com.br

Notícias do Crato



CASA DO CIDADÃO DO CRATO É MODELO
NO REPASSE EM TEMPO HÁBIL DE DOCUMENTOS

A Casa do Cidadão do Crato, através da Ouvidoria do Município, recebeu recentemente, inúmeros elogios por parte do Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), por ser o único município do interior do Estado a realizar, em tempo hábil, o serviço de repasse das solicitações do RG, junto ao órgão. Isto tem possibilitado a entrega da carteira de Identidade ao cidadão, dentro do prazo previsto, que é de trinta dias ou até antes, evitando o acúmulo, afirmou a Ouvidora Maria Tereza Vilar Costa. Ele informou, ainda, que está sendo preparada a estatística dos serviços prestados pela Casa do Cidadão do Crato, referente ao mês de janeiro, que será divulgada, em breve.

DEMUTRAN INICIA PLANEJAMENTO PARA
ESQUEMA DURANTE O CARNAVAL DO CRATO

O Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, do Crato, começa, a partir da próxima semana, a traçar o esquema para Operação Carnaval 2009. O órgão tem tido uma participação relevante, no combate aos exageros no trânsito, durante os festejos de Momo dentro do Município. Ano passado a comunidade ficou satisfeita com o trabalho do Demutran durante o Desfile das Virgens. Considerado um dos pontos fortes do carnaval de rua do Crato, acontece no final da tarde da sexta-feira. Não foi registrado nenhum acidente antes, durante e nem depois do desfile, informou o órgão. No momento o Demutran continua realizando, em conjunto com a Polícia Militar, operação diária, com o objetivo de combater as irregularidades no trânsito e evitar acidentes.

AGENTES DE SAÚDE RECÉM-CHAMADOS PASSAM
POR CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE EPIDEMIOLOGIA

Agentes de saúde que recentemente integraram os quadros de funcionários da Secretaria de Saúde estão participando de capacitações com noções básicas de epidemiologia. A Dra. Lídia Feitosa Guedes – coordenadora do setor de Epidemiologia, está ministrando as palestras. A primeira delas aconteceu no último dia 19, enquanto que a segunda foi realizada na manhã de ontem.

NÚCLEO DE ENDEMIAS REALIZA
LIMPEZA EM TERRENOS BALDIOS

Com o objetivo de eliminar depósitos com possíveis focos do mosquito da dengue e de outras doenças, o Núcleo de Endemias da Secretaria de Saúde do Crato, através do Projeto Boa Noite, está realizando trabalho de limpeza dos terrenos baldios, desde o início de dezembro de 2008. De acordo com as informações de Luciana dos Santos Callou – coordenadora de Mobilização Social da Secretaria, no período de 19 a 24 de dezembro passado, foram percorridas 33 ruas, sendo realizada limpeza em 90 terrenos baldios e foram eliminados 5.450 depósitos. Já no período de 05 a 13 de janeiro de 2009 foram visitadas 27 ruas, 124 terrenos baldios trabalhados e 6.756 depósitos, possíveis criadouros do mosquito, também eliminados.

Notícais da URCA



COMITIVA DA URCA PARTICIPA DO GOVERNO ITINERANTE
E ENTREGA PROJETOS AO GOVERNADOR CID GOMES

Uma comitiva da Universidade Regional do Cariri (URCA) estará participando, hoje, no município de Tarrafas, do Governo Itinerante. A finalidade do encontro com o governador Cid Gomes, naquele município, em primeiro lugar, é viabilizar o evento que irá marcar os 35 anos de funcionamento do Curso de Direito da URCA. O Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, ressalta que o evento será voltado para a área do Direito e várias homenagens estão previstas durante as comemorações. O Curso de Direito foi criado no dia 7 de março, mas o período previsto para comemoração acontecerá no dia 11 de agosto, Dia do Advogado.
Outro ponto importante no encontro do Reitor e Pró-Reitores da URCA com o governador será a confirmação da gratuidade dos cursos da URCA na Unidade Descentralizada de Campos Sales. Serão 312 alunos beneficiados, nos cursos de Letras, Biologia e Matemática. Representa R$ 707.310, 78 investidos, por ano, para que isso ocorra, sendo mais uma conquista da administração da URCA, além dos mais de 1.200 alunos beneficiados no Município de Iguatu, que desde o semestre passado estão sendo contemplados com a gratuidade dos cursos, um investimento de mais de R$ 2 milhões. Atualmente, mais uma conquista com a compra das edificações da CIDAO, antiga indústria de beneficiamento, para ser sediado o Campus de Iguatu. Os cursos do município de Campos Sales estão funcionando no prédio da Escola Tabelião Vicente Alexandrino de Alencar, no Centro da cidade. A aula inaugural, para o lançamento da gratuidade está prevista para o dia 4 de fevereiro.

CONCURSO PREVÊ 45 VAGAS PARA
PROFESSORES EFETIVOS NA URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está viabilizando a realização de mais um concurso, desta vez para professores efetivos da Instituição. Estão previstas 45 vagas para reposição dos docentes que faleceram ou pediram exoneração dos cargos na Universidade. A previsão é que no próximo semestre os novos professores já estejam em sala de aula. Em breve a URCA estará lançando edital. O Reitor Plácido Cidade Nuvens afirma que só estão sendo feitos alguns ajustes para lançamento do edital do concurso.

URCA RUMO À MODERNIZAÇÃO: UNIVERSIDADE RECEBERÁ 195 NOVOS COMPUTADORES
E VÁRIOS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Todos os setores da Universidade Regional do Cariri (URCA) passarão por um processo de modernização. Um carregamento de computadores, ao todo 195, além de notebooks, impressoras, e vários outros equipamentos de informática estarão sendo repassados para URCA nos próximos dias, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE). Todo o planejamento para distribuição dos equipamentos por setores estará a cargo do Centro de Processamento de Dados (CPD) e Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário. Áreas que ainda não estavam informatizadas na URCA estarão recebendo os novos equipamentos. O projeto de modernização representa um dos maiores passos nesse sentido já dado pela URCA, demonstrando todo o trabalho empreendido pela administração superior no sentido de possibilitar um crescimento qualitativo e quantitativo junto à Instituição.


AULA INAUGURAL DA 5ª TURMA DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ACONTECE DIA 13
Será realizada no próximo dia 13 de fevereiro, às 18 horas, aula inaugural da 5ª turma de Educação Ambiental da Universidade Regional do Cariri (URCA). A Coordenação do Curso de Especialização em Educação Ambiental informa que a aula acontecerá na sala do VII Semestre de Enfermagem. Maiores Informações entrar em contato com a secretaria do curso. No Departamento de Ciências Biológicas, contatar a secretária Laura Gonçalves pelos telefones: (088) 3102.1212 Ramal: 2785/ 9639 4640/ 9255 5274.

URCA TEM NOVO DIRETOR FINANCEIRO

Tomou posse na Universidade Regional do Cariri, (URCA), como novo diretor financeiro da Instituição, o Professor Francisco do Ó Lima Júnior, do curso de Economia da Instituição. Ele foi empossado pelo Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, no último dia 26.

ESPORTE PELO BRASIL



Teve início na noite de ontem (27), a terceira rodada do Paulistão com três partidas.No Parque Antarctica, em São Paulo, o Palmeiras com um time misto, venceu facilmente o Marília por 3 X 0.Os gols do Palmeiras foram assinalados por Evandro, Cleyton Xavier e Lenny, este último marqua seu primeiro gol pelo Palmeiras desde a sua estréia. O Palmeiras continua na liderança da competição com tres jogos e tres vitórias.Outra partida que movimentou o Paulistão, o Santto André venceu a Ponte Preta, com um gol do veterano Marcelinho Carioca. Cinco jogos dão continuidade ao Campeonato Paulista nesta quarta feira:

19h30 São Caetano x Grêmio Barueri
19h30 Oeste x Ituano
19h30 Mogi Mirim x Paulista
22h00 Corinthians x Botafogo-SP
22h00 Guarani x São Paulo

Apenas uma partida movimentou o Estadual do Rio de Janeiro, pelo Grupo A, O Americano venceu o Duque de Caxias por 3 X 0 , no estádio Godofredo Cruz em Campos.Com a vitória o Americano assume a liderança do seu grupo com 6 PG.

O campeonato Cearense na sua sexta rodada, será movimentado neste meio de semana com os jogos:

DATA HORA EQUIPE EQUIPE ESTÁDIO
28/01/2009 20:30h FERROVIÁRIO X ITAPIPOCA ELZIR CABRAL
28/01/2009 20:30h BOA VIAGEM X QUIXADÁ SERJÃO
28/01/2009 20:30h GUARANY X ICASA JUNCO
28/01/2009 20:45h HORIZONTE X CEARÁ DOMINGÃO
29/01/2009 20:30h MARANGUAPE X FORTALEZA MORAIZÃO

Colaboração
Amilton Som

EDITAL SINDURCA

DE: COMISSÃO ELEITORAL
PARA: Docentes sindicalizados no SINDURCA
OFÍCIO N°: 01/2009

Prezados/as colegas,
A Comissão Eleitoral da eleição da Diretoria do SINDURCA, gestão 2009/11, no gozo de suas atribuições, vem tornar pública retificação do Edital de Convocação no que se refere à data da votação. Consta no Edital que será dia 30, no entanto, o que havia ficado definido em reunião da Comissão Eleitoral era que seria dia 29, e no dia 30 a Assembléia de posse, como consta no item 10 do mesmo. Certa de vossa compreensão, reitera nossos votos de estima e apreço.

Atenciosamente,

Crato, 26 de janeiro de 2009


Evilásio Martins Vieira
Membro da Comissão Eleitoral
Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri
SEÇÃO SINDURCA SINDICAL - Filiado ao ANDES-SN/CONLUTAS

SINDURCA, 10 anos de história:
"Se muito vale o já feito,
mais vale o que

Cariri deverá sediar primeiro CUCA da UNE no Estado

A União Nacional dos Estudantes – UNE vem há cerca de 10 anos desenvolvendo a rede dos Centros Universitários de Cultura e Arte –Cuca´s. O objetivo dos Cucas é contribuir para circulação e fruição da produção artística nacional produzida dentro e fora do espaço universitário. No período de 17 a 18 de janeiro foi realizado em
Salvador – BA, o Encontro dos Cucas de diversos estados brasileiros e de 20 a 25 foi realizada a sexta edição da Bienal da UNE, na capital baiana, dentro deste processo a Universidade Regional do Cariri – URCA participou dos dois eventos e manteve contatos anteriores com a entidade, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. Os contatos que vem sendo mantido visam a criação do CUCA Cariri, que funcionará no espaço do estande da URCA no Parque de Exposições do Crato, juntamente
com o Conselho Municipal de Mulher, Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais que já estão em funcionamento.

Para o coordenador do Instituto Cuca Alexandre Santini, existe uma relação dialética sobre o papel do CUCA para dentro e para fora do Movimento Estudantil. Especialmente nesse momento com a opção de um trabalho mais voltado para as comunidades e para os Pontos de Cultura. Ele frisa que é importante para o Ceará está incluído no circuito dos Cucas e demonstrou interesse em viabilizar esse trabalho na região do Cariri.

Os Cucas são constituídos de artistas e estudantes e visam ultrapassar as barreiras existentes entre a academia e as comunidades contribuindo também para uma política de extensão universitária.

Para a professora Arlene Pessoa, Pró-reitora de Extensão, uma das entusiastas pela criação do Cineclube da URCA, ela acredita que o CUCA poderá contribuir para um processo de fomento a cultura e ressalta que a PROEX oferecerá como contrapartida aos alunos envolvidos no projeto uma certificação como atividade complementar.
A primeira reunião para discuti a criação do CUCA será nesta sexta-feira, dia 30, as 15 horas, na Sala da Proex, Campus Pimenta.


Por Alexandre Lucas
Fonte: Coletivo Camaradas (www.coletivocamaradas.blogspot.com)

O filho Ilustre do Crato é centro gravitacional espiritual de desenvolvimento do cariri cearense - Pe Cícero Romão Batista




O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista é centro de discussão na mídia caririense e assim perdurará por muitos anos, séculos (...), Ora a atuação contínua do padre Cícero dentro de parâmetros exclusivos foi responsável pela gravitação da diocese do Crato criada pela Bula “CATHOLICAE ECCESIAE” de sua santidade o papa Bento XV, do dia 20 de Outubro de 1914. Em 07 de março de 1875 o primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos abre o seminário do Crato. No dia 1º de janeiro de 1916, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva toma posse na diocese do Crato, primeiro bispo do Crato, criando o colégio diocesano, o colégio Santa Teresa de Jesus, o banco do Cariri os informativos da diocese a Região e o Boletim e muitas outros obras. Creio que o triângulo: Seminário, Diocese e Colégio Diocesano, foi a base do desenvolvimento motor primeiro, do Crato e por extensão o Cariri. O Que sem dúvidas foram manifestações desenvolvimentistas da igreja.

Com Relação ao cratense Cícero Romão Batista, ordenado sacerdote na Igreja da Prainha, em fortaleza, por Dom Luiz Antonio do Santos 1º bispo do Ceará, celebrando sua primeira missa por escolha própria no dia 24 de dezembro de 1871 em juazeiro, sendo entronizado capelão da Capela de N. Senhora das Dores, em Juazeiro no dia 26 de setembro de 1872. Por indicação do primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos Vez que somente no dia 13 de maio de 1881 D. Luiz Antonio do Santos deixou o Ceará onde foi preconizado arcebispo da Bahia.

Pelo que consta até esta data as relações com a Santa Igreja de Roma e o Padre Cícero Romão Batista foram transcorridas de forma natural e espontânea, inclusive no dia 28 de agosto de 1884, D. Joaquim Vieira, 2º bispo de Fortaleza, benze a nova igreja de N. Senhora das Dores e sagra a pedra do Altar-mor, em 22 de abril 1886 é feita a instalação do sacrário permanente da igreja Nossa Senhora das Dores.

“Considerando que a abolição da escravidão no Ceará foi antecipada em 04 anos a nacional, Considerando que não existia uma política estadual de inclusão dos “libertos” entra neste filão em defesa dos excluídos” escravos libertos” como o falecimento do primeiro patrono da Ordem Santa Cruz no Ceará, Padre José Antonio Maria Ibiapina, assume o patronato o Pe Cícero Romão Batista que, como segundo patrono da Ordem Santa Cruz assume toda sorte da problemática social o da exclusão do estado de uma política de integração do homem do campo e os Libertos a vagar em Canudos sob as diretriz de Antonio Vicente Mendes Maciel, que a pisada do Estado federal, os excluídos encontraram guarida em Juazeiro do Norte na pessoa do Patrono da Ordem Santa Cruz – Padre Cícero Romão Batista. A Omissão do Estado à época causou inúmeros problemas para a igreja Secular, principalmente para a diocese do Crato no cariri Cearense, como para a Ordem Santa Cruz – Penitentes - Santa Igreja de Roma.

O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista assumiu toda dor do nordestino desgarrado, inclusive dando guarida a todos os irmãos da ordem e afins.
Uma diocese recém criada no Crato que precisava de toda uma estrutura de hierarquia para o seu desenvolvimento e integração da região no caldeirão de uma sopa cultural social e religiosa com a cobrança de um estado que nada oferecia, mas tudo cobrava não uma cobrança normal mais uma cobrança opressora e repressiva.

O Que fez a Santa Igreja de Roma diante da opressão do estado brasileiro para com os desvalidos do nordeste brasileiro?

Creio que diante da inoperância do estado a igreja começou a punir os seus, não por vontade ou ódio, mas por força de um estado opressor, ameaçador e selvagem.
O Objetivo deste artigo não é de ser o dono da história ou da verdade, a pretensão única é analisar os fatos históricos, religiosos e sociais com fundamentação teórica para novas problematizações e questionamentos.

Luiz Domingos de Luna. Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz – Penitentes – Santa Igreja de Roma, forania de Aurora aos 27 dias do mês de Janeiro, 2009.

Bibliografia

O Padre Cícero por ele mesmo, Therezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulim, Editor Vozes, 1983, Petrópolis, Rj Brasil. Álbum Histórico do Seminário Episcopal do Crato, Em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação 1875 – 1925 Rio de Janeiro TVP Rvp dos Tribunes-Rua d Carmo, 55.Histórico da Diocese do Crato - Jubileu de Diamante da diocese Sob o governo de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Mons. Raimundo Augusto, 1988 Crato Ceará. Instruções Espirituais do Padre Ibiapina, José Comblin Edições Paulinas, 1984.


Por: Luiz Domingos de Luna - Procurar na web.

Enterro de Zé Sozinho



Um dos maiores divulgadores do cinema da região morre aos 67 anos, de parada cardíaca. Era um ex-agricultor, apaixonado pela sétima arte, que levou o nome do Cariri ao cenário nacional, recentemente, ao dar entrevista no Programa Jô Soares. José Raimundo Cavalcante, Zé Sozinho, o pernambucano de Pajeú das Flores, veio ainda menino para Caririaçu. O Cine Zé Sozinho trouxe alegria e fama. De bicicleta percorria o chão dos sertões com o seu projetor 16mm e suas latas de filmes pelo Interior, montando seu cinema ambulante e projetando clássicos da Cinédia e da Atlântida e títulos internacionais de aventura, faroeste e bíblicos.

No fim da tarde de ontem, seu corpo foi sepultado no cemitério local, cidade que por mais de quatro décadas teve a oportunidade de conhecer cinema. E, por esse ideal, Zé Sozinho percorreu cidades do Interior do Estado e do País. Mesmo com problemas de doença, não se dava ao direito de deixar sua grande paixão de lado. Há três semanas, fazia questão de levar seus filmes ao Centro Cultural de Caririaçu. Ele faleceu na manhã de segunda-feira.

A fama se espalhou. Zé Sozinho saia de casa sem data de voltar. O apelido de infância fez jus à sua profissão de fé. Filho de Maria Sozinha, a mãe recebeu a alcunha por chegar em Caririaçu com cinco filhos, viúva. Aos 12 anos, lembra o amigo de infância, Humberto Borges, Zé Sozinho já alimentava a sua grande paixão por cinema. “Ele chegava a ficar emendando a fita e quando não tinha mais o material para finalizar o filme, dava o seu final”, diz o amigo, ao ressaltar sempre o bom humor de Zé Sozinho.

“A cidade está triste. Ele era muito querido por todos”, diz Humberto Borges. Em casa, familiares e amigos davam o último adeus. À tarde o corpo foi levado para a igreja que Zé Sozinho freqüentava. Ele era evangélico. Humberto fala de outra paixão do amigo, que era a leitura. Livros que ele não chegava a entender, repassava para o amigo ler e explicar depois. O último deles o “Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec. “Ele me entregou e disse para eu ler, porque não estava entendendo”, diz o amigo, ao mostrar a página que fala do materialismo.

Em casa, amanhece o dia. Uma tristeza no salão. Embaixo do caixão, a cachorrinha Safira também revela ao seu modo a falta de Zé Sozinho. A noite inteira esteve velando pelo seu ex-dono. As crianças perguntam pelo homem que distribuía biscoitos e bombons. O ideal de vida de Zé Sozinho, segundo a sua viúva, Rita Ferreira Cavalcante, custou uma vida também muitas vezes solitária. Foram dez anos sem ter praticamente o marido em casa.

Um personagem que ganhou fama. Ocupou dois blocos do Programa Jô Soares, da Rede Globo, para falar um pouco de sua história. Esteve na emissora, por meio do contato de Adriano Lima, que em 2007 lançou um documentário sobre o “Cine Zé Sozinho”. Em 2006, uma grande alegria para o senhor do cinema do Cariri. Ele recebeu do Centro Cultural Banco do Nordeste equipamentos novos para continuar projetando os seus filmes, avaliados em R$ 18 mil. Uma de suas grandes alegrias na vida.

Ao mesmo tempo esperto e ingênuo, Zé Sozinho fazia proezas inesperadas, como editar um filme sobre a Paixão de Cristo com cenas de filmes de faroeste, para saciar a vontade por aventura do público de uma determinada cidade. Mesmo com uma estrutura precária de seus equipamentos, e da falta de filmes para projeção que o fim da Embrafilme acarretou, ele cumpria sua missão de levar cultura e diversão para localidades que nunca tinham visto uma tela de cinema. Projetou o seu sonho nas telas e na vida de milhares de pessoas.

Em 2001, o diretor Adriano Lima, que não pôde comparecer ao velório, encontrou seu personagem pela primeira vez. Com isso, deu início à pesquisa que resultou em Cine Zé Sozinho. Num pequeno quarto ao lado da casa onde estava sendo velado, guardava seus equipamentos de trabalho. Latas de negativo em deterioração e fitas VHS. Um megafone, a placa do Cine Paraíso. Na Praça Belizário Clementino, de frente, realizava as suas últimas exibições de filmes. A homenagem do Cine Ceará foi em 2003. Zé Sozinho foi presenteado com um projetor digital. A sua paixão por cinema era maior do que todas as dificuldades. Não mediu distância. Pegou carona no sonho e partiu.

Elizângela Santos
Repórter

PROTAGONISTA

Sonhador - Zé Sozinho
José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho, dedicou sua vida a exibir filmes no Interior do Estado. Durante anos, carregou seu projetor 16mm e suas latas de filmes, montando o cinema ambulante com clássicos

Diário do Nordeste

Rio Salgado



Em Icó, o Rio Salgado sofre agressões diariamente. Na margem esquerda, na área urbana, moradores depositam entulhos de construção, jogam lixo, derrubam a mata ciliar, fazem queimadas e ainda há o despejo de esgoto, ante a falta de saneamento. Esse é um problema antigo, que se repete com freqüência e não há fiscalização dos órgãos competentes. Também falta um projeto de proteção local ao meio ambiente.

Em março do ano passado, o Rio Salgado transbordou e a cheia inundou bairros da cidade e várias agrovilas, localizadas no Perímetro Irrigado Icó – Lima Campos, administrado pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). A população local sofreu as conseqüências das pesadas chuvas e do aterro do leito rio ao longo de vários anos de depósito irregular de entulho de construção.

Após a cheia da estação das chuvas do ano passado, o nível das águas voltou ao leito normal e com as margens livres, novas agressões ao Rio Salgado voltaram a ser registradas. Diariamente, donos de caminhões e de carroças depositam lixo e resto de material de construção. “A gente sempre vê o pessoal jogando entulho e alguns trazem lixo”, contou a lavadeira, Socorro Rodrigues. “O rio está cada vez mais aterrado”, disse a lavadeira Francisca Custódio, que há 15 anos lava roupa na margem do Salgado, três vezes por semana.

O lixo e o entulho que permanecem na margem do rio foram depositados após a última cheia. “Na enchente, muita coisa foi espalhada e o lixo desceu até o Rio Jaguaribe”, diz o agricultor, Antônio Lima. Esgotos que escorrem das casas e das lojas caem no Rio Salgado aumentando o quadro de poluição. Em alguns pontos, a situação agrava-se em face da presença de embalagens de agrotóxicos, da retirada de areia e do corte da mata ciliar.

Áreas como José Barreto e prainha do Rio Salgado há entulho colocado recentemente, quase dentro da água. “Falta fiscalização dos órgãos competentes”, observa o empresário Getúlio Oliveira. “Dessa forma, a prática delituosa contra o rio continua”. As agressões atingem com maior incidência a margem direita a partir da ponte Piquet Carneiro, na área urbana, até o encontro do Salgado com o Jaguaribe, na zona rural. O depósito de entulho e de lixo, a retirada de areia e o corte da mata ciliar fazem com que o rio amplie o seu leito, invadindo áreas que há pouco tempo eram agricultáveis.

"Falta fiscalização dos órgãos competentes. A prática delituosa contra o rio continua".
Getúlio Oliveira
Empresário


De acordo com Oliveira, não há fiscalização regular por parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do escritório regional do Ibama e da Prefeitura. “A sociedade local precisa tomar consciência sobre esse problema e agir em favor da preservação do rio Salgado”, defende.

O assessor da Prefeitura, Marcos Barreto, esclareceu que a atual administração assumiu há menos de um mês, mas que em breve vai discutir esse problema e adotar medidas, juntamente com os órgãos de fiscalização do meio ambiente, para evitar que a agressão ao Rio Salgado continue. “Essa é uma questão que nos preocupa”, disse Barreto. “Vamos discutir sobre a elaboração de um projeto de revitalização da margem do Salgado, limpeza e preservação do rio”.

Diário do Nordeste
HONÓRIO BARBOS
Repórter

Giro pelo mundo




CALIFÓRNIA -ESTADOS UNIDOS
Mulher dá à luz oito bebês em cinco minutos

Uma mulher californiana surpreendeu os médicos ao dar à luz oito bebês. As crianças nasceram em cinco minutos, de cesariana, nove semanas antes do previsto.

Os seis meninos e duas meninas passam bem e estão estáveis na UTI pré-natal, informou a Dra. Karen Maples, do Centro Médico Permanente, no subúrbio de Belflower, em Los Angeles. Dois dos bebês, no entanto, estão respirando com a ajuda de aparelhos.

Pesando entre 680 gramas e 1,47 quilo, os bebês foram inicialmente identificados pelos médicos com as letras A a H.

´Decidimos fazer o parto, mas esperávamos sete bebês. Nós tínhamos treinado, tínhamos praticado antes´, afirmou Karen Maples.

Maples disse que acompanha a mãe, que não foi identificada, desde o terceiro trimestre da gravidez.

Citando regras de confidencialidade com os pacientes, o hospital recusou-se a divulgar se a mãe passou por tratamento de fertilidade, o que aumenta a possibilidade de gravidez múltipla. A mãe planeja amamentar todos os bebês, disseram os médicos.

Os últimos óctuplos conhecidos a sobreviver nos EUA, nasceram em Houston em 1998 - naquele caso, foram seis meninas e dois meninos. Um dos bebês, uma menina, morreu uma semana depois de nascer.

Outras curtas nacionais...


Robinho é preso por alegação de estupro

Um escândalo envolvendo o jogador Robinho, do Manchester City, estourou na mídia inglesa. De acordo com jornais britânicos, o brasileiro foi detido pela polícia inglesa sob a acusação de estupro de uma jovem de 18 anos em uma boate. Ele teria passado o dia ontem na delegacia e só teria saído após pagar fiança.

Cerimônia de Posse
Bombeiro é suspenso por acenar para Obama

John Coleman, integrante da banda do Corpo de Bombeiros, foi suspenso por seis meses por acenar para o presidente dos EUA, Barack Obama, durante o desfile da cerimônia de posse. O líder da banda, Mike Engle, disse que Coleman violou as regras. O bombeiro diz que só retribuiu um aceno de Obama.

Loja de carros
Cabra é presa por tentativa de roubo

A Polícia da Nigéria prendeu uma cabra por tentar roubar uma loja de carros importados. Os seguranças da loja alegam que o animal é um ladrão armado que usou magia negra para se transformar em bicho para escapar da prisão. A cabra continuará detida.

DN

Giro pelo Brasil



Crise econômica


Preocupado com o freio causado pela crise mundial na economia e com a queda na arrecadação federal, que em dezembro já desacelerava quase 5% na comparação com 2007, o governo fez um corte provisório de R$ 37,2 bilhões nas despesas do Poder Executivo previstas para este ano. Esse valor equivale a mais de três vezes o que o governo federal destinou ao Ministério da Educação.

Em dezembro, a previsão era de um corte de R$ 20 bilhões. O impacto maior será nas verbas de investimento, onde o corte chegará a R$ 14,6 bilhões ou 30,5% do que estava previsto inicialmente. Os gastos para funcionamento da máquina pública serão reduzidos em R$ 22,6 bilhões, o equivalente a 22,5% da verba inicial.

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prioritárias para o governo, foram preservadas, e a maior parte dos cortes foi feita nos ministérios que concentram os R$ 17 bilhões de emendas que os parlamentares incluíram no Orçamento. Mas o governo não informou quais obras ficaram temporariamente sem verba.

O valor final do contingenciamento só será decidido no fim de março, quando os cortes também incluirão despesas do Legislativo e Judiciário. Até lá, o governo espera ter previsão mais clara sobre o comportamento da arrecadação.

´Vamos verificar o andamento da economia, rever necessidades de despesas à luz das perspectivas para a arrecadação, e só então faremos ajustes´, afirma o ministro do Planejamento Paulo Bernardo.

Segundo ele, o governo fará a programação de gastos com o objetivo de economizar o equivalente a 3,8% do PIB para pagar a dívida.

O chamado superávit primário, porém, pode ser reduzido se o governo conseguir executar obras prioritárias.

Entre os ministérios mais afetados com o corte, estão o do Turismo e o dos Esportes, que concentram emendas de deputados e senadores. O bloqueio de verbas nos dois casos é de 95,67% e 94,5% do Orçamento, respectivamente.

Parte dos cortes será renegociada até março. É que a proposta aprovada teve cortes, considerados ´inviáveis´ pelo governo, em áreas como merenda escolar, pagamento de bolsas de estudo e funcionamento de hospitais. Esses gastos terão de ser recompostos. Isso será feito por meio do cancelamento de emendas em alguns ministérios e repasse dos recursos aos órgãos considerados prioritários.

Diário do Nordeste