Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 23 de outubro de 2010

CONVITE:


A SOCIEDADE DOS AMIGOS DO MUSEU DO CRATO convida você a se fazer presente no VI SALÃO DE OUTUBRO que acontecerá no dia 30 de outubro de 2010, às 20h, no hall do Teatro Salviano Arraes Saraiva, na cidade do Crato. A mostra se estenderá até o dia 6 de novembro.

Durante o evento, acontecerá a exposição dos trabalhos inscritos, com premiações para a categoria iniciantes assim como para artistas de outros estados brasileiros, incluindo alguns de renome internacional.
...............................
Não perca esta oportunidade!
Venha conferir o maior acontecimento das Artes Plásticas na Capital da Cultura

– Crato - Ceará -
****

Eleição pegada - Emerson Monteiro

Afinal, nesta madrugada de 22 de outubro de 2010, veio a esperada chuva do caju, em forma de neblina grossa, que sustentará a florada dos cajueiros e mangueiras, alento bem recebido pelo mundo sertanejo. Acordar ao som das águas caindo nas biqueiras envolve os sonhos, traz alegria e alívio às temperaturas elevadas, acomoda o pó nas estradas, alimentando plantas e bichos. Estiagem desde março, tudo muda com as chuvas. A quadra seca dos últimos meses do ano costuma levantar os olhares dos caboclos às nuvens, acompanhando de perto os confortos da natureza.
Enquanto isto, a vida civil segue seu curso nas várias frentes e ações. Ano eleitoral. Será o segundo turno para presidente no País, e governador em alguns estados. Movimento por demais intenso, acrescenta calor à expectativa, sobretudo com relação ao destino das políticas públicas iniciadas no atual governo. A relativa proximidade nos números do candidato José Serra, do PSDB, com relação aos da primeira situada, Dilma Rousseff, do PT, sugere um pleito pegado até a hora da apuração.
A menos de dez dias da votação, recrudesceram os ânimos das militâncias e opiniões vêm à tona com maior intensidade. Nestas eleições, a Rede Internacional de Computadores (Internet) revelou face antes encoberta da informação, apresentando aspectos diferentes de vídeos, declarações e artigos, numa proporção maior do que nas outras eleições.
O aguçamento das paixões transborda nas atitudes escapam ao domínio tradicional das eleições anteriores, quero crer, porém os riscos da liberdade na escolha dos representantes guardam estreita relação com a verdade e o amadurecimento dos costumes. No caso brasileiro, quase ainda só percorremos o período da adolescência institucional, devido às interrupções sucessivas no curso dos acontecimentos, quase vivendo a fase da experimentação inicial das práticas necessárias. Países mais antigos contam mais de 500 anos de maturidade constitucional, e assim buscam a todo preço garantir valores por vezes ameaçados e sacudidos nos turnos eleitorais.
Querem-se melhorar as escolhas, porém, no dizer do povo, ninguém traz estrela na testa para mostrar o que fará no futuro e quais atitudes adotarão no exercício do poder. Projetos sociais merecem destaques nos programas dos candidatos, sem garantia de certezas absolutas na hora do exercício do mandato. Áreas essenciais, saúde, educação, trabalho, moradia, segurança, significam respeito pela população, paz e desenvolvimento.
Estas lições, se aprendidas e demonstradas, exigem honestidade dos governantes e manutenção das promessas, na vida comunitária. Autoridades devem agir com correção, sobretudo no uso do dinheiro do povo, bem sagrado e escasso. Um homem público se acha, portanto, sob os olhos da multidão. Ninguém vive isolado acima do bem e do mal. Este mundo contraditório reclama de coerência e sabedoria na seleção dos comandos, para a conquista real da justiça em épocas de aprimoramento.

Centro Cultural BNB Cariri: Programação Diária

Dia 23, sábado


Literatura/Biblioteca - ESPECIAL
14h30 GINCANA CULTURAL
Um intercâmbio entre as escolas públicas na construção de idéias voltadas para o conhecimento de autores nacionais e regionais e iniciativa de estimular a leitura. Produção: André de Andrade. 240min.

Atividades Infantis - CRIANÇA E ARTE

14h Bibliotequinha Virtual. Instrutor: Gilvan de Sousa. 240min.

14h Teatro Infantil: Tio G. (Juazeiro do Norte) - Num encontro inusitado o Clown Magic (Tio G ) encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça. Por meio de um show de ilusionismo e humor misturando atrapalhadas, mágicas clássicas com criações próprias. 50min.

15h Oficina de Arte: Arte com Dedoches com Francisco Teixeira (Juazeiro do Norte -CE) A oficina consiste na criação de personagens que ganham vida a partir da imaginação e movimentação dos dedos. 90min.

16h Sessão Curumim: Curta Criança. Uma viagem pelas muitas paisagens do Brasil, das praias do litoral cearense ao interior do país e também à Floresta Amazônica. Este programa reúne curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores. Personagens fascinantes como Jesus Cristo, o Curupira, Saci Pererê, o menino São João e a menina Tampinha ganham destaque junto às historinhas. Cor. Classificação indicativa: 10 anos. 66min.

Cinema - 100 Canal
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h25 Mostra de Quadrinhos Cariri Mostrando a 9ª Arte de Quadrinhos e Animação - Reunião dos amantes da revista em quadrinhos e animação. O evento reuniu média de 800 apreciadores de todo Brasil, e com convidados de Canadá e Portugal. 04'25"min Colorido Livre

Cinema - IMAGEM EM MOVIMENTO
CineCafé/Mediador: Elvis Pinheiro
18h30 O Conformista (Il Conformista, Itália, 1970), de Bernardo Bertoluicci, com Jean-Louis Trintgnant. A trajetória de um rapaz que trai a todos em seu conformismo com o fascismo. Drama. Cor. Legendado. 115 minutos. 14 anos.

Música - V FESTIVAL BNB DA MÚSICA INSTRUMENTAL
18h30 Gustavo Patinõ (Argentina) 60min
19h50 Fábio Leal Quarteto (SP) 60min

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - CARIRI
Rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - Ceará - CEP: 63030-210
Tel: 88- 3512 2855 fax: 88 3511 4582

Convite

Serra afirma que há uma crise nas pesquisas de intenção de voto

O candidato à Presidência José Serra (PSDB) afirmou que há "uma crise nas pesquisas" de intenção de voto no país.

O tucano está em Porto Alegre, onde recebeu o apoio da recém-eleita senadora Ana Amélia Lemos (PP).

Perguntado sobre o resultado da pesquisa Datafolha, que dá a adversária petista, Dilma Rousseff 12 pontos à frente nos votos válidos, Serra afirmou que as pesquisas têm errado "fragorosamente".

"Elas [pesquisas] erraram incrivelmente no primeiro turno, o Ibope errou até na pesquisa de boca de urna. Há institutos sérios, como o Datafolha, e institutos menos sérios, que são mais alugados por partidos e por governos, como o Vox Populi. Mas hoje tá todo mundo meio perdido nessa matéria", afirmou Serra.

Mais uma vez perguntado se poderia, nos nove dias que restam para a eleição, "virar" a tendência, mostrada por pesquisas de intenção de voto, que apontam a vitória de Dilma, o tucano disse que "não se vira resultado das pesquisas", mas "ganha-se o voto das pessoas".

"No primeiro turno davam a Dilma como vencedora. Não é que a Marina e eu viramos os resultados das pesquisas, é que o resultado das pesquisas era fantasioso",a firmou. Ele fez um alerta para sua militância: "Tá voltando [no segundo turno] o mesmo esquema de ilusão das pesquisas", afirmou, defendendo mobilização porque "o que resolve é o voto no dia [31]".

Sobre as declarações do presidente Lula, que chamou de mentira a agressão sofrida por Serra, de militantes petistas, o candidato tucano se disse "decepcionado".

Ele rebateu ainda as críticas de Dilma sobre a "falta de consistência" de suas propostas econômicas. "Parece brincadeira, ela que uma hora diz que o juro alto tá bom, uma hora o juro baixo, ela não tem propriamente posições, ela tem o que os marqueteiros instruem", afirmou o tucano.

Serra dá uma entrevista para jornais e TVs locais. À noite, ele faz um trajeto entre estações do Trensurb, o trem intermunicipal, encontra representantes do PV em Canoas e vai a Gravataí para um jantar com apoiadores.

Fonte: Folha.com

Popularidade recorde de Lula alavanca Dilma, diz Datafolha

A melhora de Dilma Rousseff (PT) teve como alavanca principal o seu desempenho no Nordeste, combinado com um novo recorde de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No Nordeste (cerca de 27% dos eleitores do país), Dilma cresceu cinco pontos em uma semana, indo de 60% a 65% das intenções de voto.

Já Lula registrou nesta semana 82% de aprovação para o seu mandato (respostas "bom" e "ótimo"), a maior taxa desde quando assumiu o Planalto, em janeiro de 2003.

Essa é também a melhor marca já apurada pelo Datafolha para todos os presidentes civis desde 1985.

Ao mesmo tempo, Dilma oscilou positivamente entre os que acham o governo Lula bom ou ótimo. Ela tinha 56% na semana passada e foi a 58%. Esse movimento coincide com a presença mais frequente do presidente na propaganda de TV da petista.

Já José Serra (PSDB) continua estável com 33% de intenção de votos entre os que aprovam o governo Lula.

Quando se consideram as regiões do país, o tucano só lidera no Sul, com 50% (tinha 48% semana passada) contra 39% da petista (cujo percentual era de 40%).

No Nordeste, a vantagem de Dilma é de 37 pontos, pois Serra pontua 28% na região. No Norte e no Centro-Oeste combinados, a petista tem 49% contra 42% do tucano.

No Sudeste, região com o maior eleitorado do país (cerca de 43% do total), continua a vigorar um empate técnico --mas nota-se uma gradual melhora de Dilma e uma estagnação de Serra.

Logo depois do primeiro turno, a petista tinha 41% no Sudeste. Na semana passada, foi a 43%. Agora, está com 44% e numericamente à frente de Serra, cujo percentual é de 43% (o tucano começou o mês com 44%).

RELIGIÃO
Há sinais de que aos poucos Dilma foi também estancando sua perda de votos entre certos grupos religiosos.

No estrato de eleitores que se declaram católicos (62% do total do país), tinha 51% na semana passada e foi a 54% agora. Serra manteve-se estável em 38%.

No segmento de espíritas kadercistas (3% do total), Dilma foi de 36% para 46% em uma semana. Serra desceu de 53% para 42%.

No segmento de eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (46% da população), Dilma melhorou quatro pontos: de 51% para 55%, e Serra oscilou de 36% para 34%.

Fonte: Folha.com