Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 7 de março de 2009

Corrida de São José



Estão abertos as inscrições para a 10ª Corrida e a VI Caminhada de São José, em Juazeiro do Norte. De acordo com Cícero Sales, coordenador da corrida, são ao todo 21 categorias. Os organizadores aguardam superar as 400 inscrições. A corrida acontece dia 15 de março, um domingo, com saída da Juartes, na rua das Flores, em Juazeiro.

A caminhada começa às 7h30min e a corrida às 8 horas. O percurso passará pelas principais avendias e ruas de Juazeiro. Serão dados prêmios em dinheiro, além de troféus e medalhas.


As inscrições podem ser feitas pelo telefone (88) 3511 0270, ou pelo site: www.juartes.com.br.

Três emissoras na transmissão da semana de Padre Cícero



Continua repercutindo de forma positiva o anúncio da parceria formalizada entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a empresa Riller May Max, de Recife, representante da Rede Vida, Canção Nova e RBTV, para transmissão e cobertura jornalística das festividades da semana do Padre Cícero.

Por ocasião da celebração da missa do domingo na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, o padre Joaquim Cláudio destacou a iniciativa do prefeito Manoel Santana (PT), de transmissão ,via satélite, de toda a programação da semana do Padre Cícero no mês de março, pelas três emissoras.

Centenário de Juazeiro do Norte



A criação de um blog para divulgação dos eventos e a forma como será feita e escolhida a logomarca e o hino do centenário foram os principais assuntos debatidos pela comissão que organiza a festa dos 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte. O encontro foi no auditório do Memorial Padre Cícero e teve a participação da pesquisadora e mestra em ciências da religião, Maria do Carmo Pagan Forti, que veio ao município proferir palestra sobre os 120 anos da transformação da hóstia em s angue na boca da beata Maria de Araújo.

Logo após a abertura pelo presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa, foram discutidas as ações realizadas, metodologias de trabalho e a apresentação de um esboço do plano de 2009. Segundo o coordenador executivo e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, está confirmado para o dia 18 de julho, o início da programação por coincidir com o lançamento do Jornal O Rebate e, conseqüentemente, o centenário da Imprensa juazeirense. Haverá ainda os 100 anos da xilogravura no município uma proposta do professor Gilmar de Carvalho.

Site Miséria

Prefeituras serão beneficiadas com o Fundo Estadual de Cultura de 2009



Gestores municipais de cultura do Ceará estiveram reunidos em Fortaleza e ouviram do secretário estadual da Cultura, Auto Filho, a liberação de R$ 16 milhões para o Fundo Estadual de Cultura, em 2009. Dois milhões a mais que no ano passado. Metade desse valor deve ser destinado ao interior cearense. O montante será investido nos editais de apoio aos projetos oriundos da sociedade civil e em diversas áreas culturais como teatro, dança, cinema, música e artes plásticas.

Durante a reunião, foi elaborado um calendário regional turístico cultural para todo o Estado que envolverá eventos promovidos pelos Municípios, Estado e União. O calendário vai ser implantado parcialmente no segundo semestre deste ano e integralmente a partir de 2010. Tem por finalidade evitar choques e superposições de acontecimentos culturais, justificou o secretário Auto Filho.

Para ter acesso aos recursos, as prefeituras são obrigadas a criar a Fundação Municipal de Cultura, o Conselho ou mesmo a Secretaria de Cultura. Em todo o Ceará, dos 184 municípios apenas 90 possuem esses órgãos culturais.

As cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha, no Cariri, já têm o sistema implantado. Para a secretária de Cultura do município cratense, Danielle Esmeraldo, a parceria com o Estado ajudará a fortalecer a cultura regional, notadamente. Mas segundo ela, o valor precisa ser bem distribuído em todas as regiões cearenses e não beneficiar somente a Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com a secretária de Cultura de Juazeiro do Norte, Glória Maria, todo valor direcionado à cultura é importante. Entretanto, ela afirma que o valor ainda não é suficiente para cidades como Juazeiro do Norte, que é considerada uma referência quando se trata de manifestações culturais.

Já o secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro, considera a iniciativa é importante porque favorece o crescimento das manifestações culturais em todo o estado. “As ações ficavam muito centralizada na região metropolitana e este incentivo vai possibilitar que a cultura do estado cresça de forma igual, tendo em vista que a região do Cariri é muito rica culturalmente”, afirmou o secretário.

Por Wilson Rodrigues
Jornal do Cariri

Cinema perto de você...




Acompanhe a programação do cinema no Cariri Shopping



Foi apenas um sonho

Duração: 120 min.
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
Sinopse: April (Kate Winslet) e Frank Wheeler (Leonardo DiCaprio) são um casal jovem que vive no subúrbio de Connecticut com seus dois filhos na década de 1950. A máscara da auto-segurança esconde a enorme frustração que sentem por não serem completos em seu relacionamento ou na carreira. Determinados a conhecerem a si mesmos, eles decidem se mudar para a França. Mas o relacionamento começa a corroer em um ciclo infinito de brigas, ciúmes e recriminações, e a viagem e seus sonhos correm grandes riscos. Horário: 17h55 min.


Coração de Tinta

Duração: 105 min.
Gênero: Fantasia
Classificação: 10 anos
Sinopse: Meggie (Eliza Bennett) é uma garota encantada pelas histórias de aventuras que lê nos livros. Até que um dia descobre que seu pai Mo (Brendan Fraser), com quem mora sozinha desde o desaparecimento de sua mãe, tem poderes mágicos de trazer os personagens dos livros à vida quando lê trechos em voz alta... Horário: 15h45min.

O menino da porteira

Duração:
Gênero: Drama
Classificação: Livre
Sinopse: Ambientado no sudeste brasileiro, em 1954, “O menino da porteira” conta a história da região em volta da Fazenda Ouro Fino, onde o major Batista (interpretado por José de Abreu) controla tudo a ferro e fogo – incluindo os sitiantes que vivem em volta de sua propriedade. Quando o pequeno proprietário Otacílio (Eucir de Souza), pai do menino da porteira Rodrigo, tenta driblar o cerco do major, a tragédia está armada. Se envolve no conflito o boiadeiro Diogo (Daniel), que ainda por cima está apaixonado pela enteada de Batista, Juliana.

Homenagem a dona Cleyde Correia Oliveria

No natalício dos noventa anos de Dona Cleyde Correia de Oliveira, que transcorre neste dia 7 de março de 2009, com a celebração de uma missa presidida pelo Padre José Adauto de Alencar, às 18:30 horas no Bairro Vilalta- Crato-CE, na Igreja da Sagrada Família, inicio a História da Mestra, com as palavras do Jornalista J. Lindemberg de Aquino, quando homenageou Dona Cleyde, há vinte anos.

“Na marcha inexorável do tempo, assinala-se neste dia 7 o aniversário natalício de uma das mais queridas e estimadas mestras do Crato, a professora Dona Cleyde Correia de Oliveira... Anos bem vividos e impregnados de muita luta e muita emoção, com uma história rica de sentimentos e de doação, porque Dona Cleyde é uma criatura de sensibilidade e beleza interior como poucas existem em nosso meio.” J. Lindemberg de Aquino (Jornalista).

Cleyde Correia de Oliveira (Quedinha), filha de Antônio Correia de Oliveira (proprietário de uma das Padarias mais conhecidas do Crato antigo) e Carmina Correia Lima, nasceu em 7 de março de 1919 na Cidade do Crato-CE na Travessa Araripe nº 20. Nascia, portanto, a primeira neta de José Correia de Lira Cirilo e Ana Maria da Conceição, a primogênita do casal. Batizada na Igreja de Nossa Senhora da Penha - Sé Catedral - pelo Monsenhor Juviniano Barreto, o qual lhe deu nome de Cleyde. Fez suas primeiras letras com a Professora Mundinha e em seguida na Escola de Vicência Garrido, tendo recebido, a educação nos melhores colégios da cidade, tais como: Escola Santa Inês, Colégio Santa Teresa de Jesus: Curso Secundário Diplomada em 15 de Dezembro de 1936 e o Curso Normal em 18 de Novembro de 1939, sendo Inspetor o Padre Antonio Gomes de Araújo e a Diretora Madre Ana Couto.

Desde pequena tinha muitas habilidades. Gostava de pinturas em telas, bordados e artesanatos em geral. Para tanto, obteve Certificado de Habilitação em Confecção de Flores pela professora Cacilda N. da Silva, em 9 de setembro de 1945 e em 1º de dezembro de 1957 recebeu o diploma com o prêmio de Menção Honrosa – Pintura de Gênero Óleo do 1º Salão Cratense de Belas Artes, tendo como Presidente de Honra do 1º Salão Cratense de Belas Artes, o Prefeito Municipal Ossian de Alencar Araripe e Presidente da Comissão Organizadora do Salão o Sr. Amadeu Acioly. Cleyde foi educada em um ambiente de pessoas religiosas e ouvindo de suas tias, Histórias da Bíblia Sagrada todas as noites e com a idade de 11 anos teve a idéia de comemorar o natal em família, fazendo todos os anos uma lapinha (presépio), que até hoje mantém a tradição e cada ano se torna maior e mais bonita, preservando as mesmas imagens religiosas. São seus irmãos: José de Oliveira Lima (Zé Cirilo - in memorian); Cirilo Cardoso de Oliveira (Cirilo - in memorian); Zenilda Cardoso de Oliveira, (in memorian); Zenaide Cardoso de Oliveira, Zilberto Cardoso de Oliveira; Zenilce Cardoso de Oliveira; Zildenir Cardoso de Oliveira e Francisco José Cardoso de Oliveira.

“Dona Cleyde optou desde sua mocidade pelo magistério e a ele se dedicou de corpo e alma com verdadeiro devotamento e doação. Foram muitos anos em nossas escolas, alfabetizando, formando, educando, orientando com aprumo as sucessivas gerações, que lhe passaram pelas mãos e que hoje muito lhe devem.” J. Lindemberg de Aquino (Jornalista).

Dona Cleyde, como professora estadual e municipal, ensinou na época do Crato antigo nos seguintes estabelecimentos: Grupo Escolar do Crato, Circulo Operário do Crato e Grupo Escolar Dom Quintino e, dentre centenas de alunos, podemos citar: Dr. Raimundo Bezerra de Farias (in memorian), Luiz Sarmento (in memorian), Francisco José Pierre (Chico Pierre), Geraldo Saraiva Ribeiro e Dr. Egberto. Posteriormente, foi professora de Artes na Casa de Saúde Santa Teresa e SESC.

Viúva do Ex-vereador, “Seu” Mário Correia de Oliveira (proprietário de um dos primeiros postos de gasolina do Crato – Posto Regente - Texaco), Cleyde criou seus filhos dentro dos princípios morais e éticos com amor e dedicação, sendo os seguintes: Djalma Correia Matos (in memorian) - Técnico eletromecânico; Rômulo Correia de Oliveira (in memorian) – Artista Plástico; Antônio Correia de Oliveira Neto – Economista, Geógrafo e Funcionário Público Estadual; Mário

Maria Correia de Oliveira Júnior- Economiário, Advogado, Corretor de Imóveis e Professor Universitário e Cleide Correia de Oliveira - Enfermeira e Professora Universitária.

Dona Cleyde tem os seguintes netos: Mário Correia de Oliveira Neto - Odontólogo, funcionário Público Municipal e professor da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará; Ana Hirlene de Brito Correia Oliveira – Psicóloga e professora Universitária; Hirlana Hévila de Brito Correia Oliveira –Acadêmica de Direito; José Hercules Gomes Rocha Filho – Músico e Pré-universitário; Herson Correia de Oliveira Rocha – Músico e estudante; Antônio Liebert Correia de Oliveira - Músico e Pré-Universitário; Salomé Silva de Oliveira – Funcionária Pública do Distrito Federal e Laura Silvana Correia Matos Costa – Comerciária e acadêmica de Ciências Contábeis. Bisnetos: Mirna Dielle Matos Alves – Comerciária e acadêmica de Ciências Contábeis; Laryssa Matos Alves – Comerciaria e Pré-univesitária; Moanna Matos de Brito - Pré-univesitária e André Silva de Oliveira – Estudante - Distrito Federal.

Dona Cleyde! Eis, portanto, seu grande legado; ou seja: uma bela família!
Parabéns pelos seus 90 anos de vida... Vida vivida de lucidez, altivez, fibra, meiguice, bondade e formação Cristã arraigada no seio de seu coração!

Por Mário Correia de Oliveira Júnior
Advogado

Feijoada emancipalista




Venha ! Coma feijão.
Ouça uma canção
E recebe informação,


Com este mote, o Grupo de Eventos da Associação do Movimento Emancipalista de Ponta da Serra (AMEPS), distribuiu convites a 100 pessoas para participarem do primeiro evento sob sua organização, que terá por objetivo sensibilizar a nossa população quanto ao nosso movimento emancipatório, que teve início há quase vinte anos , agora, oxigenado com a aprovação do Substitutivo ao Projeto de Lei do Senado nº 98, de 2002- Complementar, que regulamenta o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e desmembramento de municípios. O evento se dará neste domingo, dia 08, a partir das 10 horas, nas dependências do Pólo de atendimento Vereador Edvardo Ribeiro da Silva, em Ponta da Serra.

Crato luta para se manter na liderança




O Crato Esporte Clube seguiu para a cidade de São Benedito levando na bagagem a liderança da Segunda Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. O time vive um bom momento e a expectativa é voltar também na liderança.

A semana foi de treinamentos voltados para um futebol moderno com jogadas rápidas e objetivas. "Não corre com ela, deixe a bola correr", indicava à beira do gramado do Mirandão o treinador João Francisco Marçal, na tarde da última quinta-feira, durante o treino preparativo do time para o jogo contra o São Benedito, neste domingo.

Ele obrigou os jogadores a repetirem por inúmeras vezes as jogadas de ataque, posicionando cada um deles e ensinando como devem se comportar quando o time estiver de posse com a bola. Advertiu que no futebol moderno ganha quem mostrar garra, disposição e inteligência.

A delegação que seguiu para São Benedito conta com 18 jogadores e a surpresa foi a ausência do experiente ala esquerdo Jiqueta. O treinador disse que ele não vive um bom momento por isso ficou fora da relação. O time vai adotar o esquema 3 - 5 - 2, com Carlos Luna; Everaldo, Daniel e Lau; Davi, Carlos Antonio, Edmar, André e Paulo Sérgio; Marciel e Assisinho. O jogo terá início às 15:30, no estádio capitão Tarcísio de Araújo, com transmissão das rádios Araripe e Educadora Am, ambas do Crato.

Por Lucion Oliveira
Repórter
Rádio Pirncesa FM