Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Cariri parece viver as eleições do medo e do escapismo

O Brasil profundo, aquele do espaço real em que as pessoas vivem, trabalham e criam novas gerações, vive eleição e apenas falam de Daniel Dantas. O Brasil que pode ter jeito, no qual se podem discutir outros modos de convivência, novas maneiras de valorizar as expressões culturais e artísticas reais, pois emanadas do dia-a-dia, disputa representantes do povo e falam do noticiário em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e todas as cidades da região discutem a sucessão dos seus poderes Executivos e Legislativos e os nossos blogs não aprontam uma nota ao menos sobre o assunto. A compra de votos, o uso da máquina da administração, as verbas de última hora, a demagogia que engana, pois não pode mostrar a verdadeira face. Os vícios de políticas e políticos, antigos e mofados de tanto se repetirem, existem claro como o céu destas manhãs amenas do mês de julho e temos nuvens no debate das cidades.

A educação pública capenga, o sistema de saúde vacilante, a segurança pública que assusta, as ruas que derrubam, a iluminação que não se enxerga, os transportes que estalam e nós aqui falando da EXPOCRATO como assunto único. A convivência desgastada entre vizinhos, os jovens com fantasia de Chantecler, pensando que o sol nasce porque disparam os seus decibéis numa sanha de surdez e nós falando para dentro de nós mesmo e não trazendo o assunto para a campanha eleitoral.

Uma anomalia ditatorial parece ter descido sobre o Vale do Cariri, calando de medo, em portas e janelas fechadas, o debate eleitoral. Alguma ordem pervertida turvou as águas da liberdade, quando as pessoas mais precisam de sua consciência em teste público, a mudez se abateu na alma corajosa do caririense. E este medo é a alma de toda a corrupção seja do caráter, seja esta material.

A voz que não se manifesta no ano eleitoral é a omissão do principal instrumento da vida no presente e no futuro. Quem quer que seja que esteja por trás de tal clima deve à história da região uma expiação de séculos. Estamos vivendo momentos de grandes transições, emerge uma massa demográfica nunca antes experimentada, uma população de natureza urbana, sequiosa por novos meios de vida, sem mais tempo a perder e não é possível que justamente no ano eleitoral nada mais se possa dizer.

O Rio Batateira apodreceu, as Favelas brotam em todas as encostas, a classe média corrói as vertentes da chapada, o desmatamento continua célere, a exploração do solo em larga escala, a questão fundiária deixa terra improdutivas e ninguém pode dizer nada. É uma surde por demais eloqüente para que se esconda a realidade local.

O futuro não é amanhã e nem depois, o futuro é agora e nestas eleições municipais. Voltemos ao debate. Achemos novos modos, nossos meios para suplantar o dragão negro da maldade.

INFORMAÇÕES DAS PASTORAIS SOCIAIS

*************************************************************
AnotE - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ESPERANÇA
*************************************************************
Um serviço de comunicação das pastorais sociais, Comunidades
Eclesiais de Base (Ceb's) e organismos da Igreja Católica do
Ceará
*************************************************************

-------------------------------------------------------------
AGENDA
-------------------------------------------------------------

-> Plenária de Articulação para o 14º Grito dos(as) Excluídos(as) em Fortaleza (Dia 19 de JUL/2008)



Os/as articuladores/as do 14º Grito dos Excluídos e Excluídas de Fortaleza realizarão no próximo sábado, dia 19 de julho, às 8h30min, na Faculdade da Prainha, na Rua Tenente Benévolo, n.° 201, mais uma plenária em preparação ao evento em Fortaleza. O principal ponto de pauta é a escolha do local e da metodologia dos trabalhos para o dia 7 de setembro. O lema do Grito este ano será "Vida em primeiro lugar - Direito e participação popular".

CONTATO: Assis Memória 9944 3315 e Rejane Nascimento 8816 3867.
-------------------------------------------------------------

-> Tradições Afro-Descendentes se reúnem em festival (Dia 20 de JUL/2008)



Do dia 20 a 27 de julho, o Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Cecab) realizará o I Festival Internacional de Capoeira e Tradições Afro-Descendentes. No dia 20 de julho, às 16h, haverá um cortejo de berimbau saindo do aterro na Praia de Iracema até a Praça Verde do Dragão do Mar. O encerramento será no dia 27, na Praia de Parajuru, município de Beberibe, distante a 120 km de Fortaleza. Seminários, oficinas, feira gastronômica e apresentações culturais reunirão estudiosos, pesquisadores, artistas e capoeiristas da América Latina e Europa. Durante os primeiros cinco dias do evento, oficinas de dança, percussão, capoeira e outras manifestações de arte e religiosidade acontecem pela manhã, tarde e noite. Os interessados nas oficinas podem inscrever-se até o dia 18, sexta-feira, na sede do Cecab, Avenida Pessoa Anta, 218, Centro. No dia 24, quinta-feira, realizar-se-á a festa de integração, que reúne experiências culturais de vários grupos. Os ingressos podem ser adquiridos no dia do evento, no mesmo local. Os shows culturais, que acontecem no Palco Quilombo e no Mercado dos Pinhões, assim como a feira gastronômica, serão abertos ao público. O objetivo dessa atividade é contribuir para o estudo aprofundado sobre a herança africana na América, através de conferências, espetáculos musicais, exposições, culinária e outras atividades. Para Robério Batista, Mestre Rato, membro da organização do evento, essa atividade marca um grande salto da capoeira no Brasil, reconhecida recentemente como patrimônio imaterial brasileiro.

CONTATO: Robério Batista - Mestre Ratto (85) 3254 7817 e (85) 8866 5835.
-------------------------------------------------------------

-> Pastoral do Povo da Rua realiza seminário. (Dia 22 de JUL/2008)



A Pastoral do Povo da Rua (PPR) e parceiros realizarão no dia 22 de julho, às 8h no Auditório do Centro de Referência do Professor, na Rua Conde d'Eu, 560, Centro, o Seminário "Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua". As temáticas abordadas serão: Habitação e Urbanismo; Assistência Social; Saúde; Educação, Arte e Cultura; Trabalho e Renda; Qualidade de Vida e Questão Ambiental; Violência Urbana. O objetivo é fortalecer a Política Nacional para população de rua e discutir eixos que possam nortear e contribuir para a construção de uma política de direitos efetivos para esse segmento. Em novembro de 2006 foi criado o Grupo de Trabalho Interministerial com representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério das Cidades, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Especial de Direitos Humanos, além da sociedade civil organizada representada pela Pastoral Nacional do Povo da Rua e pelo Movimento Nacional da População de Rua. No seminário estarão presentes Jorge Luiz da Silva e Milena Medeiros, do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcelo Sabóia e Valéria Gonelli, do Ministério do Desenvolvimento Social.

CONTATO: Fernanda Gonçalves (85) 8872 6947.
-------------------------------------------------------------

-> " Criança não é de Rua" será tema de seminário (Dia 23 de JUL/2008)



No próximo dia 23 de julho, quarta-feira, das 8h às 12h30, no Conselho Regional de Contabilidade, Avenida da Universidade, n°. 3057, Benfica, acontecerá o Seminário "Criança não é de Rua" que faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento à situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes. Estarão presentes representantes do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGB) de Fortaleza, Bernd Rosemeyer Coordenador Geral da Campanha Nacional Criança não é de rua e candidatos a Prefeitura de Fortaleza que apresentarão suas propostas de como enfrentar a situação de moradia nas ruas de crianças e adolescentes. No final do evento será assinada uma carta compromisso com as crianças pelos prefeituráveis. Essa atividade está sendo promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento a Situação de Moradia nas ruas de Crianças e Adolescentes. Essa atividade é parte das comemorações dos 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha já foi lançada em 17 capitais brasileiras com o objetivo de promover um amplo diálogo entre sociedade civil e poder público para o enfrentamento da situação e que resultará na realização do Seminário Nacional que acontecerá em 2009.

CONTATO: Adriano Ribeiro - 3212 5727, 8829 1122.
-------------------------------------------------------------

-> "Juventude consciente é semente de transformação" será tema da 8ª Semana Cultural da Juventude na Barra do Ceará (Dia 21 de JUL/2008)



De 21 a 26 de julho, das 19h às 21h acontecerá na Escola Estado de Alagoas, Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Barra do Ceará, a 8ª edição da Semana Cultural da Juventude do bairro. O tema da atividade será "Juventude consciente é semente de transformação". Durante uma semana os jovens do bairro poderão participar de várias oficinas, como capoeira, teatro, música, fantoche, contação de histórias, cordel, pintura e de torneios esportivos, como vôlei e futebol. No dia 23, quarta-feira, haverá uma palestra sobre dependência química. O objetivo é promover uma maior integração e convivência com os jovens do bairro, conscientizando-os para a importância da cidadania e coletividade. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Área Pastoral, na Rua Larga, n°. 32, Barra do Ceará, ou pelo telefone (85) 3485 3607.

CONTATO: Hildebrando Maciel (85) 8630 0172 ou Elves Alan (85) 8885 3016.
-------------------------------------------------------------

-> Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Ceará abre inscrições para curso de radialistas comunitários (Dia 29 de JUL/2008)



Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Ceará (Abraço-Ce), realizará de 29 de julho a 02 de agosto, a o curso de capacitação de radialistas comunitários na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, n.° 1395, Luciano Cavalcante. Até o dia 21 de julho cada emissora poderá fazer a inscrição de, no máximo, dois participantes enviando a ficha em anexo, devidamente preenchida, para ismarcapistrano@yahoo.com.br ou para o fax (85) 3277 2972. Os participantes deverão trabalhar diretamente com rádio comunitária e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. O curso terá 60 horas com certificado expedido pela referida Instituição. As temáticas do curso envolverão Introdução ao Rádio, Radiojornalismo e Comunicação Comunitária. O curso será ministrado por Sérgio Lira, radialista, formado pela Arcos-Cepoca; Elder Aguiar, bacharel em Direito pela Unifor; Marcelo Inácio, bacharel em Jornalismo pela UFC e pós-graduando em Teorias da Comunicação e Imagem, e Ismar Capistrano, bacharel em Jornalismo pela UFC e mestre em Comunicação pela UFPE. O curso é gratuito, mas a Abraço-CE não arcará com despesas de transporte, alimentação nem hospedagem e será restrito apenas a radialistas de emissoras comunitárias.

CONTATO: Ismar Capistrano Costa Filho, Coordenador de Formação (85) 9602 3946.
-------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------
MANCHETES
-------------------------------------------------------------

-> Piauí será sede do Seminário Latino-Americano de comunicação


Do dia 24 até o dia 26 de julho, Terezina - Piauí será sede do Seminário Latino-Americano de Comunicação. Compreendemos que para falar em desenvolvimento é necessário falar em uma comunicação capaz de gerar processo, identidade e que reflita com a comunidade seus problemas e busque soluções.

Estamos com o passar do tempo, descobrindo não só a importância estratégica da comunicação, como também que resulta dela um componente substancial de qualquer intervenção ou projeto de desenvolvimento: a capacidade de transformar o problema de poucos em problema de todos.

Por isso, é fundamental refletir sobre a proposta de desenvolvimento local e envolver a comunicação nessa reflexão. Ela pode ser utilizada como mediadora/veículo motivador da sociedade para que as pessoas participem ativamente do processo de desenvolvimento da sua região.

Envolver, informar, debater, inconformar... São papéis de uma comunicação cidadã que se propõe a promover o desenvolvimento local. E é com essa proposta que nasce o Seminário Latino-americano de Comunicação, cujo tema é Comunicação e Rádio para o Desenvolvimento Local, com o objetivo de tratar a comunicação, sobretudo o rádio, como ferramenta fundamental para a promoção do desenvolvimento.

A realização do Seminário marcará ainda o fechamento do projeto 'Comunicação e Rádio para o Desenvolvimento Local' que capacitou 500 comunicadores/as piauienses que trabalham no rádio com cursos de extensão universitária, atendendo aos 11 territórios de desenvolvimento do Estado do Piauí. Os cursos foram ministrados no período de setembro de 2007 a junho de 2008 com carga horária de 30horas/aula.

O objetivo geral do Seminário é debater e aprofundar as temáticas relacionadas ao rádio e ao desenvolvimento local, estimulando a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania, bem como para a construção de políticas públicas.

Ponto de partida ::
A conclusão do projeto Comunicação para Desenvolvimento Local - cursos de extensão Universitária, chancelado pela Universidade Estadual do Piauí, que capacitou 550 comunicadores (as) populares.

A necessidade de aprofundar e discutir a temática comunicação e rádio para o desenvolvimento local com perspectivas de políticas públicas efetivas em comunicação, visando estimular a radiodifusão comunitária, como chave da educação para cidadania critica, bem como democratização da comunicação.

Ponto de chegada ::
O Seminário irá oferecer aos comunicadores populares, jornalistas, radialistas, professores, estudantes de comunicação social e gestores (as) públicos um documento capaz de orientar a prática da comunicação voltada para a promoção da cidadania e construção de políticas públicas adequadas que atendam as demandas.

As discussões realizadas no Seminário deverão promover uma reflexão consistente sobre o papel do rádio no desenvolvimento local e sugerir práticas que possam instigar e valorizar o encontro, construindo assim, propostas concretas de estimulo a radiodifusão comunitária, numa perspectiva de democratização da comunicação que resulte na melhoria da educação e da cidadania. O prazo para envio das inscrições será até o dia 21 de julho, e podem ser feitas pelo site http://www.seminariodecomunicacao.com.br/br/br.html

CONTATO: Rosa Rocha, Jornalista/ Assessora de Comunicação, Ícone Comunicação, Setre - Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, DRT - 1.387 / MT - PI
-------------------------------------------------------------


-------------------------------------------------------------
DESTAQUES
-------------------------------------------------------------

-> Que futuro nos espera?
por Leonardo Boff*


Muitos analistas fazem prognósticos sombrios sobre o futuro que nos espera como James Lovelock, Martin Rees, Samuel P. Huntington, Jacque Attali e outros. É certo que a história não tem leis, pois ela se move no reino das liberdades que estão submetidas ao princípio de indeterminação de Bohr/Heisenberg e das surpreendentes emergências, próprias do processo evolucionário. No entanto, um olhar de longo prazo, nos permite constatar constantes que podem nos ajudar a entender, por exemplo, o surgimento, a floração e a queda dos impérios e de inteiras civilizações. Quem se deteve mais acuradamente sobre esta questão foi o historiador inglês Arnold Toynbee (+1976), o último a escrever dez tomos sobre as civilizações historicamente conhecidas: A Study of History. Ai ele maneja uma categoria-chave, verdadeira constante sócio-histórica, que traz alguma luz ao tema em tela. Trata-se da correlação desafio-resposta (challenge-response). Assinala ele que uma civilização se mantém e se renova na media em que consegue equilibrar o potencial de desafios com o potencial de respostas que ela lhes pode dar. Quando os desafios são de tal monta que ultrapassam a capacidade de resposta, a civilização começa seu ocaso, entra em crise e desaparece.

Estimo que nos confrontamos atualmente com semelhante fenômeno. Nosso paradigma civilizacional elaborado no Ocidente e difundido por todo o globo, está dando água por todos os lados. Os desafios (challanges) globais são de tal gravidade, especialmente os de natureza ecológica, energética, alimentar e populacional que perdemos a capacidade de lhe dar uma resposta (response) coletiva e includente. Este tipo de civilização vai se dissolver.

O que vem depois? Há só conjeturas. O conhecido historiador Eric Hobsbawn vaticina: ou ingressamos num outro paradigma ou vamos ao encontro da escuridão.

Quero me deter nos prognósticos de Jacques Attali, economista, ex-assessor de F. Mitterand e pensador francês em seu livro Une brève histoire de l'avenir (2006), pois me parecem verossímeis, embora dramáticos. Ele pinta três cenários prováveis que resumirei brevemente.

O primeiro e do superimpério. Trata-se dos EUA e de seus aliados. Eles conferem um rosto ocidental à globalização e lhe imprimem direção que atende seus interesses. Sua força é de toda ordem, mas principalmente militar: pode exterminar toda a espécie humana. Mas está decadente, com muitas de contradições internas que se mostram na inexorável desvalorização do dólar.

O segundo é o superconflito. É o que segue à quebra da ordem imperial. Entra-se num processo coletivo de caos (não necessariamente generativo). A globalização continua mas predomina a balcanização com domínios regionais que podem gerar conflitos de grande devastação. A anomia internacional abre espaço para que surjam grupos de piratas e corsários que cruzarão os ares e os oceanos, saqueando grandes empresas e gestando um clima de insegurança global. Estas forças podem ter acesso a armas de destruição em massa e, no limite, ameaçar a espécie humana. Esta situação extrema clama por uma solução também extrema.

É o terceiro cenário, da superdemocracia. A humanidade, se não quiser se auto-destruir, deverá elaborar um contrato social mundial com a criação de instancias de governabilidade global com a gestão coletiva e eqüitativa dos escassos recursos da natureza. Se ela triunfar, inaugurar-se-á uma etapa nova da civilização humana, possivelmente com menor conflitividade e mais cooperação.

Só nos resta rezar para que este último cenário aconteça.

* Leonardo Boff é teólogo, escritor, professor emérito de ética da UERJ e membro da Comissão da Carta da Terra.