Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Perdão – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo.

Quem pratica o perdão tem mais condições de alcançar a paz e a felicidade. As pessoas não são perfeitas e se não soubermos aceitá-las com seus defeitos, não praticaremos o perdão e não aliviaremos o nosso coração do peso da mágoa. O coração de quem perdoa se torna mais leve. No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, 18, 21-35, quando Pedro pergunta a Jesus se devemos perdoar nosso irmão, até sete vezes, Jesus responde: “não lhe digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes sete.” O número sete na Bíblia significa a plenitude. Portanto, devemos perdoar infinitas vezes.

Depois que respondeu a Pedro, Jesus narrou uma parábola comparando o Reino do Céu com um rei que resolveu acertar a conta com seus empregados. Jesus contou que um servo devia uma quantia de dez mil talentos ao seu rei e não tinha condição de pagar a dívida. Era uma quantia muito grande, pois cada talento equivalia a 34 kg de ouro. O empregado pediu um prazo e implorou compaixão. O rei perdoou sua enorme dívida. Mas esse servo saiu e encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma pequena quantia e exigiu o pagamento, agarrando-o pelo pescoço. Mesmo que o companheiro de servidão lhe implorasse por compaixão, ele o entregou à prisão. O rei sabendo dos atos desse servo zangou-se, pois ele não teve a mesma compaixão com o seu companheiro. Por isso mandou entregá-lo aos torturadores, até que ele pagasse a dívida.

Não podemos comparar as ofensas que cometemos contra Deus àquelas que os outros cometem contra nós. Jesus observou que como o servo que não tinha misericórdia, o Pai não perdoará nossas faltas se não perdoarmos nosso próximo.

Sabemos que o ódio somente prejudica a pessoa que não sabe perdoar. O perdão é também a outra face do amor e o mundo seria muito melhor se todos nós soubéssemos praticar o amor e perdoássemos nosso irmão infinitas vezes.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

AS ÁRVORES - Por Emerson Monteiro

Limpam o ar.
Sombreiam o dia.
Frutificam.
Alimentam.
Fornecem madeira.
Medicamentos.
Alimentam os animais.
Controlam as águas das chuvas.
Amenizam a temperatura.
Verde é a cor da saúde.
Diminuem a radiação do Sol.
Reúnem os pássaros.
Seres vivos.
Sentem.
Floram.
Falam com o vento.
Falam com a gente.
Arvorejam os dias...
Assim,
Não devorem as árvores,
Meus irmãos!

Juazeirese Tiago Callou é selecionado para o II Concurso Nacional para Jovens Músicos


A Comissão Organizadora do II Concurso Jovens Músicos - Música no Museu tornou pública a lista dos candidatos selecionados para a etapa semifinal. Foram aprovados 21 instrumentistas, número expressivo que é indicativo do alto nível dos candidatos inscritos. O candidato Tiago Callou de Figueiredo, filho de Déborah Callou e Ricardo Figueiredo, foi o único nordestino selecionado para este concurso nacional.

Tiago é aluno de música do Curso de Bacharelado em Piano, na Universidade Estadual do Ceará. Membro da Orquestra de sopro da UECE e é membro da Associação dos Pianistas do Ceará e é o acompanhante da Camerata de Musica Contemporânea da UECE .

O II Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é uma iniciativa que tem por objetivo incentivar e promover oportunidades para estes promissores músicos, um verdadeiro investimento cujo resultado poderá ser a revelação de novos talentos. E continuamos com bons apoios, assegurando-se uma bolsa de estudos em uma centenária universidade americana, a JAMES MADISON UNIVERSITY, o que dá ao concurso uma dimensão internacional. Em 2008 o Premio Especial foi uma Bolsa de Mestrado da James Madison University no valor de U$ 93 Mil foi concedido a Ednaldo Camelo Borba Junior, 22 Anos, do Rio de Janeiro - Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ. Neste concurso de 2009, o mesmo prêmio especial será novamente concedido.

Os selecionados são jovens instrumentistas para violão(3), viola(1), violoncelo(2), contrabaixo(2), piano(9), flauta(1), clarinete(1), saxofone(1) e tuba(1).

Por estado, foram selecionados os seguintes números de candidatos: São Paulo (8); Rio de Janeiro (4); Minas Gerais (3); Espírito Santo (2); Pará (1); Ceará (1); Paraná (1) e Distrito Federal (1).

As provas semifinais serão realizadas em novembro de 2009. A competição terá seqüência nos dias 28 e 29 no Rio de Janeiro. A final será na Sala Cecília Meireles em data a ser comunicada.
Participaram da primeira seleção (semi-final) a seguinte Comissão Julgadora: Sérgio da Costa e Silva (Presidente e Diretor de Música no Museu); Israel Menezes (Regente titular da Orquestra Rio Camerata, regente convidado de orquestras no Brasil e em vários países); Kristina Augustin (Coordenadora do Centro de Estudo e Iniciação Musical da UFF e diretora do Quadro Antiquo); Maria Célia Machado (Harpista, mestre em Educação pela UFRJ, integra o Trio d’Ambrosio e a Orquestra Brasileira de Harpas); Maria Helena Andrade (Pianista, mestra em música pela UFRJ, professora dos Seminários de Música Pro Arte); Miriam Grosman (Pianista, professora e coordenadora dos cursos de extensão da Escola de Música da UFRJ) e Paulo Pedrassoli (Violonista, professor da Escola de Música da UFRJ, diretor da Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música).

Na lista, os nomes aparecem em ordem alfabética, e não em ordem de classificação.
• VIOLÃO: Diogo Vitor de Souza Oliveira (22 anos - São José dos Campos – SP); Franciel Monteiro (25 anos - São Paulo – SP); Renan Colombo Simões (21 anos - Vitória – ES)
• VIOLA: Jessé Máximo Pereira (23 anos - Duque de Caxias – RJ);
• VIOLONCELO: Lucas Martins de Barros Santos (13 anos - Belo Horizonte – MG); Rogério Shieh Barbosa (18 anos - São Paulo – SP)
• CONTRABAIXO: Caio Mesquita Xavier de Almeida (17 anos - Rio de Janeiro – RJ);
Natalia Cristina Pinheiro (25 anos - Vitória – ES)
• PIANO: André Pédico (26 anos, São Paulo – SP); André Signorelli (26 anos, Rio de Janeiro – RJ); Gabriel Madeira Casara (25 anos, Belo Horizonte – MG); Gian Matheus
(22 anos, Bragança Paulista – SP); Keli Chin (25 anos, Curitiba – PR); Lucas Thomazinho (14 anos, São Paulo – SP); Mariana Rodrigues (21 anos, Tatuí – SP); Patrik Marques (16 anos, Belém – PA); Tiago Callou de Figueiredo (23 anos – Juazeiro do Norte – CE)
• FLAUTA: Rafael Ribeiro Ferreira (21 anos - Belo Horizonte – MG);
• CLARINETA: Márcio Miguel Costa (26 anos - Rio de Janeiro – RJ);
• SAXOFONE: Carlos Augusto Gontijo dos Santos (28 anos - Brasília – DF);
• TUBA: Albert Savino Khattar (27 anos - São Paulo – SP).

Enviado por Renato Casimiro

Saudade da fonte luminosa - por Pedro Esmeraldo


Quando pequeno, não me lembro bem do ocorrido, argioso para conhecer a fonte luminosa, meu pai mandou uma mulherzinha de sua confiança para mostrar-me essa fonte localizada na Praça Francisco Sá, Nesta cidade. Vislumbrava-me com o farfalhar das águas multicoloridas, causava-me admiração ao ouvir o barulho, imaginando como o homem tem o poder de fazer tanta beleza desta arte que a todos deixavam embevecidos ao ver o espetáculo candente da natureza. Ficava entusiasmado e não podia imaginar que o Crato de antigamente houvesse tanta beleza técnica que viesse enaltecer o cidadão comum, através de uma administração sóbria e dardejante, do prefeito Alexandre Arraes.

Era uma fonte moderna que jorrava água e fazia vibrações sonoras com seus movimentos muito rápidos que fremia a mente humana com o movimento periódico das águas.

Em uma hora, entusiasmado, ouvia um vozerio falante dizendo que aquela fonte era semelhante à fonte existente na Praça Paris, no Rio de Janeiro. Fiquei perplexo pois não compreendia o significado desta palavra, até quando, estava em meu estudo mais adiantado, fiquei sabendo que no Rio de Janeiro havia uma fonte luminosa semelhante a essa, pois serviu de modelo para conclusão deste melhoramento aqui da cidade do Crato.

Muito tempo depois, após a morte do prefeito Alexandre Arraes, "o grande prefeito de outrora", desprezaram essa fonte para a tristeza dos cratenses.

Não se sabe porque motivo essa fonte foi abandonada. Talvez, devido ao seu elevado custo, pois a prefeitura não podia continuar conservando esse património turístico do Crato.

Tempos depois, em plena comemoração do Centenário da Criação do Município do Crato, o ex-prefeito Pedro Felício construiu outra fonte, não tão bonita quanto a primeira, mas serviu para atenuar o desejo do povo, pois todos almejavam que esta cidade fosse contemplada com obras primas e que viessem vislumbrar o anseio deste povo.

Infelizmente, não teve sucesso causado talvez pelos mesmos motivos citados acima, já que os ônus da prefeitura são muito elevados e o município é pobre e não tem fontes próprias para adquirir recursos suficientes para a manutenção de monumentos turísticos que venham contornar o ânimo do povo. Por isso, o Crato vem sofrendo as agruras do péssimo atendimento das autoridades do estado, visto que tem o interior como um símbolo de atraso e que não merece nenhum investimento para melhorar a qualidade de vida e o aperfeiçoamento turístico do nordeste.

Neste caso, devia haver uma reação de toda população interiorana, mostrando que tudo é Brasil e merece melhores atenções do comando administrativo do Crato.

Texto de Pedro Esmeraldo

CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO CARIRI CENTRO-SUL



A Conferência Regional de Comunicação do Cariri e Centro-sul será realizada no dia 6 de novembro em Juazeiro do Norte. A mudança ocorre em virtude de o Governo Federal ter adiado a Conferência Nacional de 1º a 3 de dezembro para 14 a 17 daquele mês por incompatibilidade com a agenda do Presidente. A conferência estadual do Ceará foi adiada para os dias 20, 21 e 22 de novembro, em Fortaleza. A CONFECOM regional do Cariri contará com a participação de 42 municípios da região Centro-Sul e de toda a região do Cariri. Os organizadores estimam que 200 pessoas participem desta Conferência Regional, a maior das quatro regionais quanto ao número de municípios contemplados e a densidade demográfica. Esses municípios somados contam com 1 milhão, 225 mil e 532 habitantes, representando 16,49% da população do estado.

Informações pelo telefone: (88) 3566.1020

COMPOSITORES DO BRASIL



Por Zé Nilton

A música de Lupicinio Rodrigues é autobiográfica. Tudo o que disse em versos e que se encaixava com rara perfeição na música que compunha, ele viveu em carne viva, sem metáforas. Nasceu para música ao abraçar a boêmia; ou o contrário ? Com isto se expôs e se assumiu como um homem fadado a padecer do sentimento da traição, das relações doidas, da culpa, da dor de cotovelo. Quando não retratava os seus padeceres, retratava os dos amigos, vividos sempre nas mesas de bar. Inclusive foi proprietário de muitas casas noturnas na capital gaúcha. Criou vários mundos e por eles circulou com mansidão, cantando versos duros sobre dissabores da vida a dois, os sentimentos e os resssentimentos de muitos, provocados por dilaceradas paixões e por amores não correspondidos.

Diz-se que Lupicínio era uma voz mansa e delicada entoando músicas de fúrias incontidas. A explicação para isto está na suposição de que ele era dois, sempre foi dois, anjo e demônio. Sem a menor culpa, diferençava a boêmia e a vida caseira. De um lado várias mulheres, do outro apenas uma. A questão era não misturar as éticas.

De um lado mulheres más, de preferência. As boazinhas nunca lhe deram dinheiro, só as que o traíram, costumava dizer, pois eram as que viravam música. O outro lado: "As esposas devem se sentir felizes quando os maridos voltam de suas noitadas, porque a volta é a maior prova de amor que um homem pode dar".

Diz-se também que muitas pessoas cometeram suicídio ao ouvir a música “Vingança”, o clássico samba-canção que tem por tema “traição, vingança e culpa”, de sua autoria, que encontrou em Linda Batista sua primeira grande intérprete, tendo gravado a composição em 29 de maio de 1951

Lupicínio Rodrigues foi o mais lídimo representante do estílo dor de cotovelo. Foi sobretudo um boêmio profissional e, sem nenhuma máscara, mostrou para o mundo que a dor das suas letras, foi muitas vezes, a dor do compositor.

Na última grande entrevista que deu à imprensa, para O Pasquim, em 1973, perguntado sobre o que estava achando do panorama musical brasileiro, Lupicínio saiu-se com uma resposta que diz bem do seu ser: "Não tenho nada com o ambiente musical brasileiro. Não sou músico, não sou compositor, não sou cantor, não sou nada. Eu sou um boêmio".

Vamos falar e tocar no programa de hoje, COMPOSITORES DO BRASIL, algumas de suas músicas:

Felicidade (LR), com o conjunto Quarteto Quitandinha Serenades
Se acaso você chegasse (LR), com Noite Ilustrada
Vingança (LR), Linda Batista
Ela disse-me assim (LR), com Jamelão
Nervos de aço (LR), com Pulinho da Viola
Esses moços, pobres moços ((LR), com Chico Alves
Volta (LR), Fafa de Belém.
Castigo, LR e Alcides Gonçalves, com Lupicínio Rodrigues, gravação de 1953
Meu pecado, de LR e Felisberto Martins, com Moreira da Silva, gravação de 1944
Brasa, de LR e Felisberto Martins, com Orlando Silva, gravação de 1945
Cadeira Vazia, LR e Alcides Gonçalves, com Noite Ilustrada,.
Nunca, de LR , com Zizi Possi.

Quem ouvir, verá !

Informação:
Compositores do Brasil
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Apoio Cultural: CCBN

Maioria dos bancários aprova nova proposta da Caixa e encerra greve


A maioria das assembléias dos sindicatos deliberou nesta quarta-feira, 21, pela aceitação da nova proposta da Caixa Econômica Federal e o encerramento da greve nacional dos empregados, deflagrada no dia 24 de setembro. Com isso, os bancários voltam ao trabalho nesta quinta-feira. Somente algumas assembléias decidiram manter o movimento, segundo informações dos sindicatos enviadas para a Contraf-CUT.

A nova proposta apresentada na noite de terça-feira traz avanços importantes para os empregados da Caixa, como a contratação de 5 mil trabalhadores em 2010, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, junto com a criação dos comitês regionais de mediação de conflito no trabalho, vinculados à Comissão de Ética da Caixa, para o combate ao assédio moral.

A Caixa também vai pagar um abono linear de R$ 700 para todos os empregados até o dia 20 de janeiro de 2010. A greve completou 28 dias nesta quarta e paralisou agências nos 26 estados e no Distrito Federal.

BNB: Bancários do Cariri voltam ao trabalho, mas greve continua em outros estados
Os bancários do BNB de Crato e Juazeiro do Norte, a exemplo do restanto do Estado, decidiram retornar ao trabalho, mas não aceitaram a proposta feita pelo banco. Ou seja, o retorno ao trabalho não implica no fim da mobilização para conseguir uma melhor proposta. No entanto, com exceção do Ceará, os outros estados onde o BNB tem agência, a greve continua forte, com participação massiva dos empregados.

Fonte: Contraf/CUT e SEEB Cariri

Abertas as inscrições do edital Tesouros Vivos da Cultura 2009

O Ceará pode completar o quadro de 60 mestres esse ano, número limite estipulado pela Lei dos Tesouros Vivos da Cultura. Atualmente, são 57 mestres registrados, sendo seis deles já falecidos.

A Secretaria da Cultura do Ceará – Secult abre inscrições para o edital Tesouros Vivos da Cultura 2009. O edital seleciona os portadores ativos de uma tradição da cultura cearense. São nove (9) vagas destinadas para o registro de pessoas naturais (os reconhecidos “Mestres da Cultura”), duas (2) vagas para registro de grupos e duas (2) vagas para registro de coletividade. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de novembro e devem ser remetidas à sede da Secult (localizada no Centro Administrativo Gov. Virgílio Távora à Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N, Ed. SEAD, Cambeba. CEP 60.839-900).

O edital dos “Mestres” titula pessoas, grupos e comunidades que guardam a memória um saber coletivo - mas não se trata apenas de um guardião mas de pessoas que a invetam e recriam – transmitindo às demais gerações. Um Mestre é um sujeito ativo das tradições culturais, é a um só tempo artífice e artista. São patrimônios vivos da cultura cearense.

Sendo assim, poderão ser reconhecidos como “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas naturais, os grupos e as coletividades dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais cuja produção, preservação e transmissão sejam consideradas representativas e referenciais da cultura do Estado. A seleção destes candidatos será realizada por Comissão Especial, formada por cinco (5) membros os quais serão designados pelo Secretário da Cultura.

A inscrição - Com recursos de R$ 63.156,00 oriundos do Tesouro Estadual, o edital tem inscrição gratuita e aberta a pessoas naturais, grupos e comunidades que atendam de forma cumulativa os seguintes requisitos: comprovar a existência e a relevância do saber ou do fazer; ter reconhecimento público; deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer; propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos; possuir residência, domicílio e atuação no Estado do Ceará há pelo menos 20 anos completos ou a serem completados em 2009.

A premiação - As pessoas físicas que receberão o título de “Mestres da Cultura”, além da diplomação solene, recebem auxílio financeiro a ser pago, mensalmente, pelo Estado do Ceará, em valor não inferior a um salário mínimo, que poderá ser vitalício ou temporário.

Para o registro de grupos cabe o diploma solene que concede o Título de “Tesouro Vivos da Cultura”, além do auxílio financeiro destinado à manutenção de suas atividades, a ser repassado pelo Estado do Ceará, durante o período de 02 (dois) anos, em cota única, em valor não inferior a R$ 4.200,00.

Por fim, ao registro das coletividades – que podem ser comunidades inteiras que tragam vivas a tradição do fazer e saber- o Estado do Ceará concede o título de “Tesouro Vivos da Cultura” Tradicional Popular do Estado do Ceará, além de dar prioridade na tramitação de projetos direcionados às Políticas Públicas Estaduais, no ano subseqüente ao de sua diplomação.

Mestres – Atualmente, o Ceará conta com 57 registros e possui seis mestres já falecidos (Mestres Juca do Balaio, Panteca, Joviniano, Walderêdo, Joaquim Mulato e Miguel). A Lei dos Tesouros Vivos prevê o limite máximo de 60 (sessenta) titulações para pessoas físicas, marco que se alcança neste ano de 2009. No caso de grupos e coletividades, o Ceará possui diplomados dois (2) grupos e ainda nenhuma coletividade (comunidade).

Legislação - O Ceará é referência quanto a legislação de Patrimônio Imaterial que reconhece e apóia os mestres, grupos e coletividades da cultura popular, sendo reconhecido nacionalmente através do Prêmio Culturas Populares 2007, do Ministério da Cultura.

Criada em 2003, a Lei nº 13.351 garante o registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular, apoiando e preservando a memória cultural do nosso povo, transmitindo às gerações futuras o saber e a arte sobre os quais construímos a nossa história. Em 2006, esta Lei foi revisada e ampliada, trazendo a manutenção dos grupos e coletividades. A Lei dos Tesouros Vivos da Cultura, de Nº 13.842, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará em 27 de novembro de 2006.

Leia o edital em www.secult.ce.gov.br/categoria1/edital-tesouros-vivos-da-cultura
Mais informações na Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural - COPAHC pelo telefone: (85) 3101-6786 e 3101-6787 ou através do e-mail: copahc@secult.ce.gov.br
Enviado por Renato Casimiro

Festival Cariri da Canção

Clique sobre a imagem para ampliar


2ª ELIMINATÓRIA (Hoje, quinta, 22, a partir das 19Hs, no Centro Cultural do Araripe)

1. Retalhos
Autor: Luiz Carlos Salatiel / J. Flavio Vieira
Intérprete: Luiz Carlos Salatiel
Local: Crato/CE

2. Passeio Vespertino
Autor: Ayrton Pessoa
Intérprete: Ayrton Pessoa
Local: Fortaleza/CE

3. Parabólica
Autor: Vanuzia Tavares
Intérprete: Vanuzia Tavares
Local: Crato/CE

4. Força, Facão e Fé
Autor: Ciço Lifrath
Intérprete: Ciço Lifrath
Local: Lavras da Mangabeira/CE

5. Solidão
Autor: João Bosco Lisboa de Morais
Intérprete: João Bosco L.de Morais
Local: Fortaleza/CE

6. A Pedra
Autor: Luiz Benuí Taveira
Intérprete: Luizinho Brega Star
Local: Crato/CE

7. Caldeirão do Desterro
Autor: Alex Costa / Jord Guedes
Intérprete: Jord Guedes
Local: Fortaleza/CE

8. Sobejo dos Meus Sonhos
Autor: Firmino Neto
Intérprete: Firmino Neto
Local: Barro/CE

9. Regaço
Autor: Simone Sousa / Daniel Escudeiro
Intérprete: Simone Sousa
Local: Fortaleza/CE


10. Tudo Acaba bem no Final
Autor: Henrique Alencar
Intérprete: Banda B’haves
Local: Crato/CE

Clique AQUI para ir para o blog do Festival