Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Geopark Araripe presente na maior feira de calçados da América Latina




O Projeto Geopark Araripe tem presença marcante da Feira Couromoda, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, realizada de 12 a 15 de janeiro. A divulgação do projeto, da Universidade Regional do Cariri (URCA), tem sido cada vez mais intensificada em todos os recônditos do país, no intuito de levar ao público as belezas e riquezas regionais, o potencial natural, cultural e científico da área do Araripe. A exposição, com banners, folders e vídeos sobre a região faz parte de uma parceria firmada com a empresa Góoc, que tem à frente o empresário coreano Thai Q. Nghia. Ele esteve na região ano passado e chegou a visitar a sede do Geopark Araripe, em Crato. Dentro dessa parceria, o empresário abriu espaço para o trabalho de divulgação do projeto em todos os eventos que a Góoc marcar presença. E isso já aconteceu na feira de calçados Francal, também em São Paulo, e o Geopark Araripe chegou ser notícia no Jornal Nacional, da Rede Globo, sendo um dos destaques da feira e inspiração para a coleção da Góoc, lançada no final do primeiro semestre do ano passado. Agora, a participação na maior feira de calçados da América Latina, num estande de mais de 250 metros quadrados e totalmente estilizado. Em todos os eventos, está um dos representantes do Projeto, que vai com tudo pago pela empresa, para levar informações ao público. A visitação foi significativa durante a Couromoda, além de chamar a atenção da mídia. Com a parceria, a Góoc irá repassar nos próximos meses para o Geopark Araripe um veículo 4x4 Troller, para desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e inspeções das áreas onde estão localizados os nove geotopes, em seis municípios da região.


EXPOSIÇÕES

Várias exposições nacionais e internacionais estão previstas para divulgação do Geopark Araripe, uma delas em Boston, nos Estados Unidos. No meio do ano, há perspectiva de uma grande exposição temática no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte. Entre os meses de novembro e dezembro foi realizada no Dragão do Mar, em Fortaleza, uma exposição sobre o Geopark, que contou com um público de mais de 25 mil pessoas.

Brasil alfabetizado

Os professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado participarão, nos dias 22, 23, 26 e 27 deste mês, da formação inicial. A coordenadora da educação para jovens e adultos, da Secretaria de Educação do município do Crato, Fabíola Ribeiro Rocha de Oliveira, comunica que a formação inicial será realizada no Colégio Objetivo, a partir das 8h. O objetivo principal do Programa Brasil Alfabetizado é erradicar o analfabetismo, proporcionando oportunidade às pessoas, com idade a partir dos 15 anos, a retornar à sala de aula. Não existe limite máximo de idade para quem que participar do programa. O núcleo de educação de jovens e adultos, da Secretaria de Educação, informou que serão formadas 144 turmas, sendo que na zona rural, cada sala terá que apresentar no mínimo 14 alunos, enquanto que na zona urbana, este número aumenta para 20 alunos. O prefeito Samuel Araripe e o secretário de Educação, Valentim Dantas têm aplicado os recursos destinados a este Programa, de uma forma eficaz, tanto é que sempre no final de cada etapa, os resultados têm sido positivos, comentou Franci Freire de Oliveira Brito, uma das responsáveis pelo EJA.

SAAEC fará licitação

A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato – SAAEC realizará licitação para compra de diversos materiais, necessários para que a empresa continue prestando seus bons serviços à população. De acordo o presidente da SAAEC, José das Graças Procópio da Silveira, a licitação se dará na área de combustíveis, serviço de engenharia, materiais de escritório, material elétrico e hidráulico e equipamentos eletromecânicos para capitação de água. Os interessados deverão procurar a comissão de licitação, na sede da SAAEC, a Av. Teodorico Teles, 30 – Centro, no horário comercial. CEP – 63. 100 – 160.

Vestibular da Urca registra maior concorrência para curso de enfermagem

Continua hoje com as provas de Matemática, Biologia e História, o Vestibular 2009.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA). Segundo o presidente da Comissão Executiva de Vestibular (CEV), todo o procedimento de aplicação das provas está acontecendo dentro do previsto, sem anormalidades. O índice de abstenção é baixo e os alunos podem ter acesso ao gabarito das provas através do site da Universidade (www.urca.br) e na própria sede da CEV, a partir de 13h30.
Estão envolvidos nos trabalhos 449 pessoas, entre fiscais de salas, fiscais de trânsito, coordenadores de área, supervisores de unidades, supervisores de atendimento e adjunto e secretárias de unidades. São 6.134 candidatos realizando provas nos municípios de Crato (2.396); Juazeiro do Norte (1.669); Barbalha (466); Brejo Santo (294); e em Iguatu (1.309). O curso mais concorrido é o de Enfermagem, com 22,30 candidatos por vaga. Em segundo lugar vem o curso de Direito, noturno, em Crato, com 16,30. No município de Iguatu, Centro-Sul do Estado, onde se inicia uma nova fase da URCA, com a implantação do Campus de Iguatu, com sede própria, onde estão os cursos de Direito e Enfermagem, a preferência dos candidatos foi para o curso de Direito, com 12,60 candidatos para uma vaga, enquanto Enfermagem fica com 9,88. No município ainda funcionam os cursos de Educação Física e Ciências Econômicas. O Processo seletivo será encerrado amanhã, com as provas de Língua Portuguesa e Brasileira, Língua Estrangeira e Redação.

Arte

Por conta de trabalho de recuperação das obras de arte, o Museu de Artes Vicente Leite encontra-se interditado, por tempo indeterminado. O prédio passa por uma pintura e em seguida serão restaurados os quadros, a serem encaminhado para o Centro Cultural do Araripe, que irá receber o tratamento devido de um Museu, para abrigar importantes trabalhos artísticos. A recuperação de vários quadros ficará a cargo da artista plástica Edilma Saraiva.

Romarias

Começa o trabalho de organização para a primeira romaria do ano neste município. Considerada a terceira maior do ano, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias será realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. São cerca de 300 mil fiéis no município, que participam de um dos mais belos eventos da religiosidade no município. Ontem pela manhã, foi realizada, no Circulo Operário São José, a primeira reunião da “Operação Romeiro” do ano. Setores como transporte, ambulantes espalhados por pontos mais movimentados, segurança e atendimento à saúde foram os assuntos mais enfatizados. O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, destacou a intenção da Prefeitura de proporcionar maior infra-estrutura para as romarias, trabalhando com várias frentes, a exemplo do Centro de Apoio ao Romeiro, com cobranças constantes na agilização da obra. Outro aspecto diz respeito à recepção dos romeiros. O tráfego urbano é outra preocupação e cita a idéia de construção da Avenida Beira Rio, uma opção de entrada para o Centro, desviando da Avenida Padre Cícero, hoje um dos grandes problemas na cidade, congestionando o trânsito local. Esse projeto está orçado em torno de R$ 3,5 milhões

Vítimas de raios

O primeiro óbito foi registrado na localidade de Sítio Ramada, na zona rural do Município do Crato, na Região do Cariri (a 540 quilômetros de Fortaleza). A dona-de-casa Eva Inácio Silva Farias, 43 anos, natural de Recife (PE), foi atingida pela descarga elétrica fatal quando se encontrava no quintal da casa de seus pais. Segundo apurou a Polícia, no momento em que o raio caiu não estava chovendo. Eva tentava recolher algumas roupas que estavam no varal, um longo arame que atravessava toda a extensão do quintal, quando foi atingida pela descarga elétrica. Segundo inspetor Mário Gomes, da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, a morte de Eva aconteceu no dia em que ela iria retornar para Pernambuco, onde morava. O outro caso fatal aconteceu no Centro da cidade de Catunda, na Zona Norte do Estado (a 273 quilômetros da Capital). A vítima foi o estudante Johnson Wagner Pereira Rodrigues, 16 anos. Por volta de 15h30, chovia forte naquele Município e o rapaz estava no quintal de casa, tomando banho próximo de um coqueiro, quando um raio caiu, atingiu a árvore e a descarga se dissipou pela fiação elétrica da residência, atingindo o estudante. O jovem teve morte instantânea.

Plano safra




O aumento de 73,7% dos investimentos para o Plano Safra no Ceará, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, tem explicação: “aproveitar os momentos de crise para impulsionar a economia”. O anúncio foi feito durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar do Ceará 2009, realizado na manhã de ontem, no Parque de Exposições da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza. A solenidade também contou com a participação do governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e do titular da SDA, Camilo Santana, além de representantes políticos e de federações agrícolas do Estado do Ceará. O Plano Safra 2009 destinará, ao Estado, o equivalente a R$ 782 milhões, a serem distribuídos em 16 programas do Plano. Isso representa um aumento de 73,7% em comparação com o ano anterior. E é com a filosofia “de aproveitar a crise” que, ano após ano, o Governo Federal passou a disponibilizar mais recursos para os agricultores familiares do Estado em diversos programas do Plano Safra.

Inverno

Sinônimo de folia carnavalesca, fevereiro não se resume apenas em festa, afinal, o mês também marca o início da estação de inverno no Ceará. De acordo com as previsões meteorológicas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a expectativa é de que nos próximos quatro meses, as chuvas estejam dentro da normalidade. “Este ano, teremos uma quadra bem irregular no Estado. Em relação a 2008, poderemos ter menos chuvas”, garantiu, ontem, o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, no XI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-Árido, em Fortaleza.Durante a estação de chuva do ano passado, foram registrados cerca de 791mm em todo o Estado. O cálculo dos especialistas apontava para um período de altos índices pluviométricos. E assim foi. 2008 entrou para a lista dos dez anos acima da média histórica, e o Cariri foi uma das regiões mais beneficiadas pelas águas. David Ferran relembra que a região surpreendeu por se destacar como “bem acima da média”.

Queimadas

O governo deve enviar ao Congresso projeto de lei para acabar completamente com as queimadas nos canaviais até 2020. A previsão é dar início ao plano de redução em 2010, e quem não cumprir poderá ser punido, por exemplo, com multa ou restrição de crédito. A informação é do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, depois de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. De acordo com Minc, a partir do ano que vem, a meta é reduzir as queimadas em 20%. Em 2012, a queda deverá ser de 30%. Dois anos depois, de 50%. Em 2018, 80%, e em 2020, último ano do cronograma, chegar a 100%. O plano de redução valerá também para os usineiros que já usam máquinas na colheita da cana. O ministro não soube informar se as metas são para cada produtor ou em nível nacional, porque o texto do projeto está em fase de elaboração, mas revelou que o plano deve ser anunciado em fevereiro.

Chuvas



Esta quarta-feira foi marcada pela chuva que iniciou às 4 horas na Capital e interior cearense. A Funceme registrou 65 milímetros de chuva em Fortaleza. No interior, a maior precipitação foi no município de Uruoca, região norte do Estado. Já primeiro dia de chuva forte, a Defesa Civil atendeu 39 ocorrências. A chuva forte iniciou no começo da tarde se estendendo até a noite desta quarta feira. Quem esperou o sol teve que se proteger com guarda-chuvas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Funceme, choveu na capital 65 milímetros, de 4 às 14 horas. Além disso, houve precipitações em outros 95 municípios do estado. A maior em Uruoca, na região norte, chegando a 70 milímetros, cinco a mais que a Capital. No Estado em que o sol persiste quase o ano todo, a chegada das chuvas muda a rotina de muita gente, principalmente das que moram em área de risco, em Fortaleza. Para o período do inverno a Defesa Civil já iniciou ações como monitoramento de canais e remoção de famílias para conjuntos habitacionais.

Giro pelo Brasil





O ministro da Previdência Social, José Pimentel, informou nesta quarta-feira, 21, que a projeção do ministério para o déficit do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) em 2009 é de R$ 41,1 bilhões, o equivalente a 1,3% do Produto Interno Bruto. Segundo ele, a previdência urbana deve ter um déficit de R$ 1,3 bilhão, enquanto a previdência rural, um resultado negativo de R$ 39,9 bilhões. O ministro disse que, em 2010, o déficit da previdência urbana deverá ser zerado. Pimentel evitou fazer uma análise detalhada sobre o impacto do fechamento de 654 mil postos formais de trabalho em dezembro sobre as contas da Previdência. Ele preferiu destacar o fato de que, mesmo com o desempenho ruim do mercado de trabalho, o ano teve um saldo positivo de 1,4 milhão de empregos formais. Ele também chamou a atenção para a trajetória de crescimento das adesões ao Simples Nacional. Segundo o ministro, as micro e pequenas empresas geram a maior parte dos empregos e, somente em janeiro deste ano, está havendo uma adesão média ao Simples de 15 mil empresas por dia.

O ministro da Previdência, José Pimentel, informou nesta quarta-feira, 21, que, a partir do dia 27, o governo vai passar a conceder também em meia hora aposentadoria por tempo de contribuição e salário-maternidade. A previsão inicial era que estes benefícios só teriam esse atendimento mais ágil a partir de março. Neste mês, já está valendo a concessão em até meia hora do benefício de aposentadoria por idade. Pimentel explicou, no entanto, que, por conta da alta rotatividade no mercado de trabalho, a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição em meia hora só deve beneficiar metade dos possíveis beneficiários, aqueles que têm todas as informações disponíveis no cadastro da Previdência. A outra metade continuará tendo que apresentar "todo um saco de documentos" para obter o benefício. No caso do salário-maternidade, Pimentel disse que a concessão em meia hora ocorrerá em 100% dos casos.

Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu nesta quarta-feira (21) reduzir a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, fixando a Selic em 12,75% ao ano. O Comitê não reduzia a Selic desde setembro de 2007 (quando a taxa passou de 11,50% para 11,25%). A decisão foi tomada por cinco votos a favor. Três outros membros do Copom votaram por uma redução menor, de 0,75 ponto percentual. "Com isso, o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros, sem prejuízo para o cumprimento da meta para a inflação", informou o Banco Central em nota.
Um apostador do Rio de Janeiro levou sozinho o prêmio de quase R$ 30 milhões do concurso 1041 da Mega-sena, sorteado nesta quarta-feira (21) em Maceió (AL). Confira as dezenas: 10 - 12 - 36 - 44 - 54 - 57

O prêmio principal do concurso, se aplicado na poupança, tem rendimento mensal de R$ R$ 210 mil, o que equivale a um lucro de R$ 291 por hora. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 82 sortudos acertaram a Quina e devem embolsar R$ 27.849,85 cada. Outros 8.071 apostadores fizeram a Quadra e vão receber R$ 282,95 cada. Para o próximo jogo, que será realizado no sábado (24), o prêmio estimado é de R$ 1,5 milhão.

A demolição da sede internacional da Igreja Renascer, atingida por um desabamento que deixou nove mortos e 106 feridos no domingo, deverá começar amanhã. A data foi acertada ontem durante audiência entre a Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual (MPE) e representantes da Igreja e da Subprefeitura da Sé. Como há risco de as paredes desabarem sobre casas vizinhas, será preciso fazer uma demolição manual. A previsão inicial era que os trabalhos começassem hoje, mas os planos foram alterados após avaliação de técnicos da empresa Diez Demolidora, contratada pela Renascer. A ideia é usar um guindaste para içar um operário até o topo da parede e derrubá-la “tijolo por tijolo”. Por exigência da promotora Mabel Tucunduva, a demolição deve ser acompanhada por um engenheiro.

Giro pelo mundo





O Escritório Nacional de Estatísticas da China revelou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 9% em 2008 - uma redução de 30% em relação aos 13% registrados em 2007 e o pior resultado desde 2001. O PIB chinês no ano atingiu 30,067 trilhões de yuans, o equivalente a 4,398 trilhões de dólares. As evidências de que a crise financeira global chegaram ao país da Ásia ficaram mais evidentes pela desaceleração da economia durante o ano. No quarto trimestre, o PIB cresceu 6,8% em relação ao mesmo período de 2007, bem abaixo da expansão de 9% verificada no período anterior. A previsão dos economistas é que a desaceleração prossiga nos três primeiros meses de 2009. Isso deve obrigar o governo central a aumentar as ações contra a crise.

Ontem Barack Obama almoçou às 13h (horário de Washington). O presidente dos Estados Unidos e sua família fizerão parte do grupo de 200 participantes do almoço no Capitólio, depois da cerimônia de posse. Foi uma refeição quase simples: frutos do mar, peito de pato, faisão recheado de arroz selvagem, batata doce, legumes e torta de maçã. O cardápio seria inspirado nos hábitos alimentares de Abraham Lincoln, o 16o. presidente americano, e, de certa forma, é uma celebração dos 200 anos de seu nascimento. [Ao assinar o documento que aboliu a escravidão nos Estados Unidos, o presidente Abraham Lincoln (1809-1865) conquistou um espaço mítico na história de seu país. Até hoje ele é tratado como “O Grande Emancipador. a trajetória política de Lincoln seria inspiradora, também, para Obama.]. Para começar, foi servido um cozido de camarões, vieiras e lagostas. Segundo as pesquisas, Lincoln teria uma afeição especial por frutos do mar. As protagonistas da parte principal da refeição são carnes de caça: peito de pato com chutney de cereja e faisão recheado de arroz selvagem. Entre as guarnições, batata-doce e um misto de vegetais -- a base aqui seriam os ingredientes que apareceram na dieta de Lincoln quando criança. Para sobremesa, foi servida uma espécie de torta de maçã com canela e creme. Os vinhos selecionados para escoltar os pratos são, em sua maioria, californianos, sem relação, nesse caso, com Lincoln.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fará cortes drásticos em suas estimativas de crescimento este mês e a economia global não deve voltar a ter expansão forte em pelo menos dois ou três anos, afirmou nesta quarta-feira o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn. "As coisas não estão melhorando", afirmou Strauss-Kahn em entrevista ao programa "Hard Talk" da rede britânica de televisão BBC. A última estimativa do FMI "não foi boa" e a próxima projeção, que deve ser divulgada em poucos dias, será "ainda pior", afirmou Strauss-Kahn.

O Banco do Japão decidiu manter inalterada a taxa básica de juro do país nesta quinta-feira e disse que vai avaliar a possibilidade de comprar títulos corporativos para aliviar o aperto de crédito para as empresas à medida em que a recessão enfrentada pela nação se aprofunda. decisão pela manutenção da taxa em 0,10 por cento foi unânime. O Japão entrou em sua primeira recessão em sete anos no terceiro trimestre de 2008 e deve enfrentar uma forte contração ao longo dos próximos trimestres uma vez que as exportações e a produção têm caído desde setembro do ano passado por conta da desaceleração econômica global.

A economia da Coréia do Sul afundou 5,6 por cento no quarto trimestre de 2008 em relação ao período anterior, um desempenho pior que o esperado que representa a maior queda de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 11 anos, informou o banco central do país na quinta-feira (horário local). A queda foi a maior desde a contração de 7,8 por cento do PIB registrada no primeiro trimestre de 1998, quando o país foi atingido pela crise financeira asiática. A queda atual reflete o impacto de uma profunda recessão global. Um levantamento da Reuters junto a 12 economistas havia previsto uma contração de 2,7 por cento no PIB sul-coreano para o período entre outubro e dezembro, comparado ao trimestre anterior.