Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Projeto de Welington valoriza o homem do campo




Visando valorizar o homem do campo e o meio ambiente, o deputado Welington Landim (PSB), apresentou projeto de indicação que inclui a disciplina Educação Agroecológica nas escolas estaduais do ensino fundamental e médio localizadas na Zona Norte dos municípios cearenses. A proposição insere, junto às disciplinas convencionais, a abordagem agroecológica aliando o resgate e a valorização do saber popular, com o conhecimento e instrumental técnico-científico. Neste sentido, busca aumentar a capacidade e formas de convivência com as condições do semi-árido.

O desafio de contribuir par a a formação da consciência social e agroecológica, junto com a população da região do semi-árido cearense, contribui para a construção de uma educação crítica (especialmente no ensino fundamental) no meio rural, com qualidade, abrangência e continuidade para servir de referencial às administrações públicas municipais e estaduais, enfatizando a educação contextualizada.

No que se refere à metodologia as escolas incluirão, na proposta pedagógica, blocos temáticos sobre Agroecologia, Saúde, Humanismo, Cultura, Comunicação e Organização Comunitária. Esses blocos integrados têm como objetivo fazer com que as novas gerações aprendam a valorizar a terra, utilizar tecnologias apropriadas à convivência com o semi-árido, viver em comunidade com solidariedade, priorizar a saúde preventiva, valorizar a cultura como identidade pessoal e comunitária e aceitar a natureza como fonte de vida.

Segundo ainda o líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB, são desenvolvidas também aulas práticas de agroecologia, que envolvem atividades normais ao cotidiano da agricultura familiar e introduz novos aprendizados como reciclagem e aproveitamento de materiais, atividades artísticas como teatro, dança, canto, artes plásticas e artesanato e também atividades recreativas e esportivas. A escola buscará fazer um trabalho conjunto com as famílias dos alunos para que elas adquiram a função primordial de participar ativamente na vida de seus filhos, através da promoção de atividades extra-classe, palestras de interesses dos pais e participação em reuniões para discussão e encaminhamento do cotidiano escolar.

Com isso espera-se que, a partir de uma nova perspectiva de Educação para o Semi-árido, as famílias agricultoras possam avançar em relação ao estigma de que a seca é catástrofe, como ta mbém dos velhos conceitos e preconceitos, construídos ao longo da história em torno da miséria no Semi-árido e possam expressar as diversas capacidades e possibilidades de convivência com os efeitos da seca.

Crato no festival de Guaramiranga



O Projeto Verde Vida Ações Culturais Para Povos Rurais colheu frutos durante todo ano de 2008. Alunos do projeto receberam aulas de música instrumental sob orientação de Geovany Brasil e agora terão a oportunidade de mostrarem ao Brasil o seu talento.

Adolescentes da ONG Verde Vida participam da programação do Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga no Projeto Novos Talentos. Os músicos Jefferson Gonçalves e Kleber Dias ministraram uma oficina nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro para 15 alunos, e destes, foram escolhidos cinco para formar o grupo de blues ou jazz que participará do evento.No dia 21|02 subirão ao palco pela primeira vez dentro do festival de jazz e blues de Guaramiranga.

Por meio deste projeto novos talentos jovens, estudantes de música do Ceará participarão do festival em Guaramiranga representando a sua cidade. O Crato estará representado pelos alunos do Verde Vida no cenário da musica instrumental.

Criado em 2006, o projeto novos talentos é uma ação de responsabilidade social e inclusão do festival. O mesmo visa atender a uma demanda de jovens que não têm muitas oportunidades de capacitar-se ou mostrar seu talento.

E com grande alegria que a ONG Verde Vida e seus parceiros: CMDCA. Crato, Petrobras Distribuidora, Prefeitura Municipal do Crato, recebem os músicos Jefferson Gonçalves e Kleber Dias que tem reconhecimento internacional do seu trabalho e sempre buscam inspiração para compor suas músicas no Cariri.

Saiba mais informações. www.jeffersongoncalves.com.
www.jazzeblues.com.br

Fonte Assessoria de imprensa
Projeto Verde Vida
88.35239262

Notícias de Juazeiro do Norte



Recadastramento fica encerrado na sexta.

A Secretaria municipal de administração, está convocando servidores para atualização cadastral junto aos setores que os mesmos estão lotados. Os convocados devem apresentar os seguintes documentos: currículo atualizado, formulário de recadastramento preenchido (fornecido no local), titulo acadêmico (ultimo curso), com cópia autenticada.O período de recadastramento fica encerrado nesta sexta-feira, dia 13. O titular da pasta, José Ivan da Silva informa que, o não comparecimento acarretará em providências administrativas previstas na Lei.


Moradias populares vão beneficiar 4 bairros

A prefeitura de Juazeiro do Norte deu inicio aos serviços de terraplenagem, para a construção de 336 casas populares, distribuídas em quatro bairros: Timbaúbas, Limoeiro, Parque Antônio Vieira e São José, beneficiando pessoas que residiam ou residem em área de risco. A informação é do secretário Edmar Tavares.
O Bairro Timbaúbas será contemplado com 64 moradias, Limoeiro, com 100, Parque Antônio Vieira com 32 e bairro São José com 140. Cada unidade habitacional terá 58 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha e banheiro. O prefeito Santana informa que o volume de recursos a ser investido é da ordem de R$ 10 milhões.

Estagiários para área esportiva

Estão abertas as inscrições para seleção de estagiários de educação física e agentes sociais do esporte em Juazeiro do Norte. Para educação física, os candidatos deverão comprovar matrícula no 4º semestre da graduação, com disponibilidade de tempo para estagiar em um dos turnos ofertados, manhã ou tarde. Já para os agentes sociais do esporte, são exigências: ter idade mínima de 16 anos, comprovar experiência de, no mínimo, dois anos como monitor, histórico escolar e currículo.
Outras informações podem ser obtidas na secretaria de esporte e juventude de Juazeiro do Norte, Rua Catulo da Paixão Cearense, S/N, Ginásio poliesportivo, fone: 3571: 3244.


www.juazeiro.ce.gov.br

OPERAÇÃO PRÓ-VIDA: APREENSÃO DE VEÍCULOS E CONDUÇÃO DE MENORES EM JUAZEIRO DO NORTE



Por Anamaria Duarte
Editoria de Cidades

A Polícia Militar de Juazeiro do Norte, juntamente com o comando do 2°BPM, realizou de 06 a 08 de fevereiro mais uma Operação Pró-vida. A operação tem como principal objetivo diminuir a criminalidade na cidade.

Segundo o Tenente Cel. Erik Oliveira Onofre, comandante do 2° BPM, os resultados obtidos na operação foram os seguintes: 15 veículos apreendidos, prisão de apenado por descumprimento da pena, condução de dois menores ao juizado da infância e adolescência por trabalho infantil e de um menor por uso de bebida alcoólica.

A operação trabalha de forma integrada com a Companhia de Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária, Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Departamento Municipal de Trânsito, (DEMUTRAN), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Juizado da infância e da Juventude, Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Comando Tático Motorizado (COTAM) e a Guarda Municipal de Juazeiro do Norte.

Curso de Abordagem tática é realizado pela polícia de Juazeiro

O segundo batalhão da Polícia Militar de Juazeiro do Norte estará realizando de 16 a 20 de fevereiro um curso sobre abordagens táticas, objetivando a qualificação dos policiais militares da região, que segundo o Cel. Onofre, “serve para que eles possam prestar serviço de segurança pública de qualidade para a população”.

Além dos Militares das Companhias de Crato, Brejo Santo, Iguatu e Campos Sales, PM’s do Estado da Paraíba e Guardas Municipais de Juazeiro do Norte irão participar do curso. As aulas serão sobre Direitos humanos; Armamento e tiro; Patrulhamento de Alto Risco; Abordagens a pessoas, carro de passeio, ônibus e caminhões e Defesa pessoal.


site Jornal do Cariri
www.jornaldocariri.com.br

Rapadura cultural: 10 anos en defesa do artista popular

No próximo dia 25 de maio o rapadura cultural completará dez anos de realização em praças publicas e bairros do Crato. Com o objetivo de divulgar e preservar viva a cultura popular caririense o programa é realizado sempre nos últimos sábados de cada mês. Durante a apresentação, enquanto o publico assiste as atrações artísticas, são servidas comidas típicas da região como, mancunzá, aluá com bolo,raparola e a nossa deliciosa rapadura.

O rapadura cultural alem de ser um espaço reservado aos artistas populares locais e regionais como , repentistas, cordelistas, poetas, escritores , cantores... o programa presta homenagem com entrega de medalhas de honra ao mérito a personalidades como o ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde do Ceará, Dr. Humberto Macário de Brito á pessoas mais simples da sociedade como Chica da Mãozinha.

O programa não tem roteiro definido, ele é apresentado de improviso e na improvisação está o lado irreverente, conta seu idealizador e apresentador o professor e radialista Jorge Carvalho. O rapadura cultural começou em 1999 nos estúdios da radio comunitária FM São Francisco de Crato, espelhado em um programa semelhante apresentado em Iguatu pelo repentista Chico Alves, revelou Jorge Carvalho.

Temos levado o rapadura cultural para as cidades de Juazeiro onde na praça Padre Cícero um grande publico se fez presente e Iguatu, onde no mês de janeiro passado homenageamos os compositores locais Humberto Teixeira e Eleazar de Carvalho, disse o apresentador.

Doações ao Coletivo Camaradas

Projeto Educação Solidária, da Universidade Regional do Cariri – URCA, coordenador pelo professor Alexandre Magno doou para o Coletivo Camaradas uma série matérias
para serem utilizados em oficinas de artes que incluem cartolinas, réguas, pinceis para quadro branco, apagadores e cola. Esses matérias serão aproveitados no Projeto "Coletivo na Periferia" que visa levar arte e discussão estética para as periferias das cidades da Região do Cariri. O Coletivo Camaradas recebe doações para o projeto, como: pinceis, tesouras, estiletes, martelos, alicates, tendas, tintas, pinceis, lápis de cor, papeis, colas, réguas, acertado, livros e revistas sobre
arte. Os interessados em contribuir podem entra em contato pelo e-mail: coletivocamaradas@gmail.com

Oficinas na comunidade do Gesso, em Crato

Dentro do Projeto da Exposição "Cabaré: Memórias de uma vida", proposta pelo Coletivo Camaradas ao Centro Cultural do Banco do Nordeste, a comunidade do Gesso, na cidade do Crato será beneficiada com duas oficinas sobre Arte e Cidadania, com dois dias de duração cada uma. A primeira oficina terá inicio nesta quarta-feira, dia 11, a partir das 18 horas. O objetivo da oficina é favorecer a aproximação do grande público com o fazer e pensar da arte engajada a partir da linguagem contemporânea. A estratégia pedagógica utilizada será o uso de imagens do cotidiano como forma de refletir sobre a realidade social. A segunda oficina será realizada no período de 04 a 05 de março. Já nesta sexta-feira, dia 13, O Coletivo realizará uma reunião na comunidade do Gesso a parti das 15 horas, no Salão do Projeto Nova
Vida, aonde os "Camaradas" apresentarão e discutirão com a comunidade o teor da exposição "Cabaré: Memórias de uma vida".

POLÍTICA

Aproveitando a visita do governador Cid Gomes ao Cariri, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, conversou com o mesmo sobre política. Disse que já havia se desfiliado do PSDB e que estava analisando qual o melhor caminho a seguir para poder viabilizar a sua candidatura como deputado federal no pleito do próximo ano. Na conversa deixou claro que, hoje, as chances maiores são para o seu ingresso no PMDB, mas ainda depende de uma conversa que terá com os seus correligionários.

Cid Gomes esteve com Raimundão na solenidade de assinatura da ordem de serviços para a construção do Hospital Regional do Cariri. O ex-prefeito aproveitou para agradecer as parcerias firmadas com o seu governo quando esteve à frente da prefeitura. O atual governador foi seu colega quando ocupou uma vaga na Assembléia Legislativa. Raimundo Macedo confessou ter ficado muito feliz diante dos aplausos da multidão no momento em que teve o seu nome citado por Cid Gomes no seu pronunciamento.

Exposição Ninho expõe trabalhos de detentos no Fórum do Crato

No período de 16 a 20 de fevereiro será realizado no Fórum Hermes Parayba, na cidade do Crato a Exposição Ninho, a qual se trata de trabalhos produzidos por detentos e detentas das cadeias públicas das cidades do Crato e de Várzea Alegre. Os trabalhos de arte e artesanato foram confeccionados durantes oficinas de Percepção de Imagem, Marmorização, Pintura em Cerâmica Quebrada, Peças de Papel Jornal, Crochê, Corte e Costura. Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subsecção Crato,Hermano José de Sousa, o intuito é provocar a discussão sobre o papel da reeducação e resocialização dos detentos e detentas com vista a reinserção social. A concepção da exposição foi realizada pelo Coletivo Camaradas que faz um questionamento e colocar o discurso do encarcerado como parte integrante do repensar sobre o sistema prisional.

Rádio Educadora do Cariri completa 50 anos neste 15 de fevereiro




A Rádio Educadora do Cariri vem sendo – há meio século – fiel ao lema: “Porta-Voz da Diocese de Crato na difusão do útil, do bem e da verdade”.
Em 1º de julho de 1958, o Diário Oficial da União publicava o Decreto nº. 43.931, assinado pelo Presidente da República, Juscelino Kubitschek, outorgando concessão a Rádio Sociedade Educadora Cariri Ltda. “para estabelecer na cidade de Crato, Estado do Ceará uma estação de ondas médias, destinada a executar serviço de radiodifusão”.
Essa concessão coroava meticuloso e organizado trabalho feito por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, à época bispo - auxiliar da Diocese de Crato. Cumpria-se assim o desejo manifestado pelo jovem bispo, o qual – desde sua chegada a Crato em 1955 – almejava utilizar os modernos meios eletrônicos de comunicação na missão de evangelizar, instruir e educar. Dom Vicente Matos previa a implementação de um conjunto de práticas socioeducacativas por meio do rádio, dentre elas práticas escolares, ou seja, as aulas radiofônicas dirigidas à população da zona rural do Cariri. Tudo fundamentado nas palavras de Jesus Cristo: “Ide, pois e ensinai a todas as nações.” (Mt 28,19).
Homem visionário e superior ao seu tempo, Dom Vicente Matos antecipava-se assim às diretrizes mestras traçadas pelo Decreto Inter mirifica (1963), o primeiro dos documentos produzidos pelo Concílio Vaticano II, que recomendava fosse “[...] criada e desenvolvida uma imprensa católica que, sob a direção direta da autoridade eclesiástica ou de pessoas católicas, [que propusesse, sustentasse e defendesse] pública e explicitamente o que está de acordo com o direito natural e com a doutrina católica.”.
No dia 21 de novembro de 1958 a Rádio Educadora do Cariri entrava em fase experimental. Sua inauguração oficial ocorreu a 15 de fevereiro de 1959, com a presença do representante do Presidente da República, o ministro da Saúde Mário Pinotti.
Daquela data, até os dias atuais, a Rádio Educadora do Cariri vem sendo – há meio século – fiel ao lema: “Porta-Voz da Diocese de Crato na difusão do útil, do bem e da verdade”.