Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

domingo, 4 de março de 2012

O CARIRI - UM CELEIRO DE ARTISTAS ( Por: Dihelson Mendonça )


O Cariri é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por ser um verdadeiro Celeiro de Artistas e de Cultura. Destas terras já brotaram e brotam dezenas e até centenas de personalidades fantásticas que com seu nome e a sua obra se destacam e se destacaram nas mais diversas formas artísticas. Somos abençoados por pertencermos a uma região que é modelo para o Brasil, quando se refere à produção de arte. A prova disso é a programação inesgotável que temos do Centro Cultural Banco do Nordeste e dos SESC da região, que não conseguem "dar vencimento", mesmo trabalhando todos os dias no sentido de mostrar o que o Cariri tem de melhor através de exposições, shows e oficinas. O Cariri tem o privilégio de nunca ter dependido de qualquer fonte de inspiração externa, muito menos das capitais para ter a sua própria identidade cultural e artística. Pelo contrário! Daqui é que exportamos para o mundo por sermos verdadeiro manancial e capital das artes.

Outro dia, a cantora Janinha Brito tentava relacionar as pessoas que desenvolveram e desenvolvem trabalhos nas diversas áreas das artes e que pertencem ao Cariri. A própria confecção da lista em si, mostrou-se inexequível, dada a imensa quantidade de nomes que foram aparecendo nas mais diversas áreas e as sugestões dos próprios participantes da lista, que lembraram de outros nomes ainda maiores. Aliás, diga-se de passagem, o site Cultura no Cariri, comandado pela Janinha, é um ponto de referência. Recomendo!

Só a título de curiosidade, há uns 2 anos houve uma confraterminação no Crato Tênis Clube, organizada pelo L. C. Salatiel e Carlos rafael, onde se pretendeu premiar os artistas do cariri que se destacaram em suas respectivas áreas, e fazer justiça aos grandes trabalhos. Chegou-se a uma lista de mais de 500 pessoas atuantes e atuando no mundo das artes no Cariri. A quantidade de artistas plásticos, escritores, poetas, músicos de alcance nacional é simplesmente fantástica considerando o pequeno espaço geográfico.

Portanto, quando às vezes vejo certos comentários de pessoas que nem moram por aqui dizerem que o Cariri tem "poucos grandes artistas" só podemos compreender isso como a mais patente comprovação de ignorância, de uma visão míope e distorcida das coisas, daqueles que só tem acesso ao Cariri através das lentes deturpadas de pessoas mais desinformadas ainda, que fornecem dados incorretos sobre o que de fato, é o Crato e o Cariri hoje.

Gostaria de fazer um brinde aos artistas maravilhosos, verdadeiros representantes da cultura genuinamente caririense, exportada para o mundo. A lista seria imensa ( mais de 500 ) e nem caberia neste pequeno comentário. Porém gostaria de saudar de forma simbólica, pelo menos uma meia-dúzia de pessoas que se destacam. O meu abraço para Joseny Lacerda, Ulisses Germano, Mestre Aldeny, Bola Bantim, Rosemberg Cariry, Tiago Santana ( Cratense, um dos maiores fotógrafos Brasileiros, reconhecido mundialmente ), Pachelly Jamacaru ( Além de compositor, ainda é o maior Fotógrafo nascido em terras Caririenses que reside na região ), Cacá Araújo nas artes cênicas, José Flávio Vieira, Emerson Monteiro, Antonio Morais, Luiz Domingos Luna, escritores...Viva esse gênio das artes visuais chamado "Reginaldo Farias" ( que pouca gente conhece ), viva ainda Daniel Bloc Boris, Artista George Macário, Claude Bloc, a grande poetisa... Antonio Sávio ( Poeta )...Abração para os promotores culturais, para gente que sempre representou bem o Cariri, como Divani Cabral, e viva as dezenas de xilogravuristas, poetas, Pintores, Escultores, Cordelistas, Escritores, Compositores, Músicos, viva o nosso Abidoral Jamacaru, nome reconhecido nacionalmente, grandes músicos do Cariri como Cleivan Paiva, João do Crato, Manel D´Jardim, e tantos outros que circulam com seus shows pelo Brasil afora. A lista seria imensa e peço desculpas pelo exíguo espaço e pelo pequeno exemplo.

No Cariri, certamente que temos uma das maiores concentrações de artistas por metro quadrado do Brasil. Quando alguém desconhece este fato ou não reconhece a sua existência existência, de duas uma:

01 - Ou essa pessoa esta completamente desinformada acerca do que acontece no Brasil
02 - Ou está muito mal intencionada.

Salve, Artistas Caririenses - Grandes e Maravilhosos.
Ah! você se acha diferente por produzir arte ? Venha para o Cariri e entre na FILA !

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

CARTA ABERTA DAS MULHERES DA REGIÃO DO CARIRI

A violência doméstica e de gênero no Cariri faz parte de uma cultura deturpada que ganha força pela impunidade, pela falta de combate dos órgãos de segurança e pela morosidade da justiça. Isso se confirma com o alto índice de mulheres assassinadas nos últimos 10 anos na Região do Cariri, num total de 198. Deste número, 7 já foram este ano.

Cabe aqui perguntar por quanto tempo ainda veremos nossas mães, filhas, netas, irmãs, primas, noras, colegas de trabalho e amigas serem espancadas, humilhadas, estupradas e assassinadas?! Infelizmente, o clamor da pergunta não dá conta da resposta, porém, o Movimento de Mulheres da Região do Cariri reivindica do Poder Público e do Poder Judiciário do Estado do Ceará, as ações abaixo relacionadas e conclama toda sociedade a se envolver na luta pelo combate a esta violência, que tanto nos indigna, nos envergonha e nos entristece.

Na tentativa de encontrar respostas para a pergunta acima, apresentamos as seguintes reivindicações:

1. Garantir o funcionamento das Delegacias de Mulheres de Crato e Juazeiro do Norte em tempo integral incluindo os finais de semana e feriados, destinando mais uma viatura, uma subdelegada e ampliando o numero de escrivãs e agentes nestas delegacias.

2. Realizar concurso público para delegadas/os, e demais servidores/as das delegacias de mulheres.

3. Construir Sedes das Delegacias de Mulheres de Crato e Juazeiro do Norte.

4. Agilizar a construção do presídio do cariri com celas especificas para mulheres em situação carcerária.

5. Criar Núcleos de Atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos municípios da Região do Cariri, onde não têm Delegacia de Atendimento as Mulheres.

6. Apoiar a criação de Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres em todos os municípios do cariri onde ainda não existem.

7. Realizar uma campanha estadual de combate a violência praticada contra as mulheres e de esclarecimento sobre a “Lei Maria da Penha”, destacando sua ultima alteração.

8. Promover Cursos de Formação para todos/as os/as profissionais da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência no Cariri.

9. Criar uma vara específica para apurar os crimes de assassinatos de mulheres, ou alterar a lei dando prioridade a estes processos, visto que das 198 mulheres assassinadas na Região do Cariri, não tem 50% dos assassinos na prisão).

10. Instalar Centros de Referência de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar.

11. Recomendar a criação de Comitês de Mortalidade Materna nos municípios.

12. Instalar Casas Abrigo para mulheres vítimas de violência e ameaçadas de morte pelos seus agressores.
13. Recomendar a criação de Procuradorias de Mulheres nos municípios.

14. Implantar o Sistema de Notificação de Mulheres Vítimas de Violência doméstica e familiar em toda rede de atendimento às mulheres.

Acreditando no compromisso de Vossa Excelência no que diz respeito aos problemas que afligem a população e principalmente no combate a violência doméstica e familiar, as mulheres do Cariri esperam ser atendidas nas suas mais justas reivindicações e apresentam os sinceros agradecimentos.

Assinam,

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER CRATENSE
CASA LILÁS
COLETIVO CAMARADAS
COLETIVO DE MULHERES DA FETRAECE
GRUNEC
CÁRITAS
CCDS
SESC CRATO
DEFENSORIA PÚBLICA DO CRATO
CASA DE MEDIAÇÃO
ACB – ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE BASE
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Crato/CE, 28 de Fevereiro de 2012.


PROGRAMAÇÃO DE LUTA

CONVITE


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense - CMDMC, a Casa Lilás, o Coletivo Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETRAECE, GRUNEC, CÁRITAS, SESC Crato e demais entidades parceiras, realizarão neste mês de Março atividades referentes ao “08 de Março – Dia Internacional da Mulher”, cuja temática é “O PROTAGONISMO DA MULHER NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA”.

Convidamos toda sociedade a se envolver na luta pelo combate a violência praticada contra as mulheres e reivindicar do Poder Público, ações eficazes para eliminação desta violência.

PROGRAMAÇÃO 08 DE MARÇO 2012
 Ato Público Regional, seguido de caminhada contra violência pelas ruas da cidade do Crato e Atendimento Jurídico com o Núcleo de Defensoria Pública do Crato
Local: Praça São Vicente
Horário: 7h às 12h

 Seminário sobre Violência e Lei Maria da Penha
Local: Sesc Crato
Horário: 14h

PARTICIPE, ESTA LUTA É DE TODAS E TODOS!

De 03 a 31 de março acontecerão várias atividades em Crato e demais municípios da Região do Cariri.

REALIZAÇÃO: CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER CRATENSE, CASA LILÁS, COLETIVO DE MULHERES DA FETRAECE, GRUNEC, CÁRITAS E SESC CRATO.

ENTIDADES PARCEIRAS: NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA URCA, STTR DE CRATO, OUVIDORIA DO HOSP. SÃO FRANCISCO, SINTESEF, MANDATO DA VEREADORA MARA GUEDES, CCDS, NÚCLEO DE DEFENSORIA PÚBLICA DO CRATO, SECRETARIA DE SAUDE CRATO, SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO CRATO, COLETIVO CAMARDAS.

Contatos CMDMC
88.9217.7347 (Laura Viera – Presidente)
88.9614.0367 (Elenir Brito – 1ª Secretária)
88.9218.8309 (Francisca Alves - Tesoureira)
88.9650.0005 (Mara Guedes – 2ª Secretária)

Zé do Alumim será lançado no Crato agora em março



Agora em março será lançado mais um filme de Franciolli Luciano (agurdem a divulgação da data). O ator, radialista, teatrólogo e cineasta Franciólli Luciano lançará em março o filme “Zé do Alumin”, um longa de 60 min. rodado em Antonina do Norte na região do Cariri-CE, nos meses de outubro e novembro de 2011.





Todo cearense é batalhador e acostumado às adversidades da vida, buscando sempre um meio honesto de levar conforto para seus familiares, chegando a superar barreiras para muitos intransponíveis superando-as e alcançando êxito em suas empreitadas. Esta é a história do filme Zé do Alumin do cineasta Franciólli Luciano que terá sua avan premier em Crato no Teatro Municipal Salviano Arraes.





O filme é estrelado por:Adelmir Barbosa, Valdirene Cordeiro,Paula Samara Amorim,Jiliciano Lima e Fábio Lemos. Participações especiais; Franciólli Luciano e Fabiana Vieira e do povo de Antonina do Norte.





O filme conta a estória de um vendedor de alumínio, que anda os sertões afora vendendo suas panelas e outros produtos para as donas de casa.





Zé do Alumin, vivido pelo ator Adelmir Barbosa é do tipo que está sempre alegre e encanta seu público fazendo suas performances em cordel, oferecendo seus produtos e alegrando a todos por onde passa.
É muito querido pelos seus colegas de trabalho e pelo seu patrão por ser um excelente vendedor, porém está sempre devendo a firma, conseqüência dos vales feitos quase que diariamente, fazendo seus colegas pensarem que se trata de “mulheres” ou farras constantes.





Zé sempre desconversa quando é questionado sobre os constantes vales e resolve guardar consigo o real motivo dos vales e atrasos na firma.





Se seu problema é sério, ele guarda a sete chaves, achando que todos já têm seus problemas para resolver e por isso não deve levar mais um e causar preocupações.





O fato é que sua mãe sofre de uma doença grave e ele, entre suas horas de folga do trabalho dedica-se a tratar dela indo aos postos de saúde e as farmácias comprar remédios na tentativa de curá-la e nas em que está junto a ela dando seus remédios, aproveita para estudar, alimentando o sonho de um dia ser médico.





Tudo desanda para o Zé do Alumin, quando sua mãe morre uma vez que ela era tudo que ele tinha e sem animo para viver Zé vira mendigo e perambulando pelas, faminto encontra uma moça que um dia lhe dera um caldeirão que lhe dá um copo de leite salvando lhe da fome e com uma frase ela reacende a vida do Zé “Deus disse fazei o bem sem olhar a quem que em dobro vem”!





Zé some das ruas em que vendia seus alumínios e elas agora são vazias dos versos e da alegria que levava as donas de casa e até mesmo seus colegas de trabalho sentem sua falta sem saber do seu paradeiro.





Tempos depois a mesma moça que ganhára do Zé um caldeirão, encontra-se internada em um para curar a sua doença e que no final de tudo, depois de curada recebe a conta e no final das notas está escrito: tudo pago, há muito tempo com um copo de leite! assinado; dr. Zé do Alumin.