Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Geraldo Junior - Amor Treme-Terra (Revolução Cabaçal)

Geraldo Junior - Mais Tarde, Mais Forte.avi

O Nascimento da Consciência Ecológica

O Nascimento da Consciência Ecológica
Luiz Domingos de Luna*
deuteronomioarte@ig.com.br
O cheiro dos seres humanos é algo muito forte, via de regra, usamos os nossos sentidos como janelas para o mundo individual, de fato, a silhueta do homo sapiens corrobora para a o egocentrismo do nosso ser, nós somos meros captadores e consumidores de meio externo, porém, não há uma preocupação com a natureza, até parece, que esta despreocupação está timbrada no nosso DNA, em prosseguimento, as formas sociais vão desenhando o espaço pensamental de cada um, pois, vive-se numa eterna fábrica de seres humanos, ou desumanos, o circulo cultural permeado, tem um potencial modificador, capaz inclusive, de mascarar o direcionamento biológico na conspiração cotidiana de destruição do espaço, ao custo de reclames da mãe natureza, a chorar eternamente em berço esplêndido. Por enquanto e até quando?O Contrato Social é a base, ou motor primeiro, para a harmonia do homem no espaço tempo, vez que, um contrato obsoleto cria sempre a preocupação com o substrato dos seres humanos na fixação no planeta terra, masmorras para sociedade, ou presilhas inoportunas, que inviabilizam a harmonia na floresta humana e, na maioria das vezes, um deserto árido para o meio ambiente.O Nascimento pleno da consciência ecológica nasce, quando o ser humano for capaz de colocar a sua objetiva para o mundo exterior, observar a paisagem existencial geográfica, observar que o disforme ecológico, é uma coletânea dos disformes individuais e sociais, a elasticidade do tempo, esta geléia vai ganhando corpo, solidez e unicidade. É este monstro que assusta a sociedade e a coletividade humana como um todo - O Homem como o centro de destruição do planeta terra. Falta ao ser humano o pigmento radioativo do bem comum, em todas as suas dimensões, desde o menor tecido sociológico ao maior.
Desde o mais frágil ecossistema(...) Enquanto não existir uma conscientização de contrato social que dê a legitimidade, a legalidade as inúmeras espécies que formam a variante do conjunto da totalidade, do todo em partes, da biodiversidade existencial, das forças internas presente em cada um, para a disposição, da aptidão do estar sempre a serviço do bem comum e, do crescimento com sustentabilidade ecológica, por que no final das contas, somos a massa humana planetária em movimento, num carrossel giratório, na roldana deste tapete tortuoso – todo planeta sofre, se abala e chora.
(*) Professor- Aurora -Ceará
(*) Colaborador do Blog Cariri Agora

Blog é coisa séria – por Armando Lopes Rafael



Outro dia, conversando com uma respeitável senhora da sociedade cratense, ela comentava o fato de um blog local ter virado espaço desregrado, licencioso e indisciplinado para postagens explícitas libidinosas e libertinas de genitálias. E eu acrescentei: dá abrigo, também, para matérias contra crenças religiosas, o que é proibido pela Constituição.
O preâmbulo acima foi necessário para chamar a atenção para uma notícia divulgada ontem na Internet, segundo a qual o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral–TSE, decidiu multar em dez mil reais dirigentes do PSDB por causa de comentários de leitores veiculados no site do partido Gente que Mente (www.gentequemente.org.br). O relator concordou com a ação do Ministério Público Eleitoral segundo a qual os cinco comentários feitos numa matéria com críticas à Dilma Rousseff ferem a legislação eleitoral.
Daí porque é pura ingenuidade dizer que os blogs podem ser feitos sem censuras ou sem firulas. Ou que os colaboradores dos blogs podem postar o que quiserem, sem serem vigiados ou amordaçados.

Os blogs – os chamados diários da Internet – surgiram há cerca de cinco anos, numa evolução do que era usado apenas pela garotada para buscar relacionamentos ou expor sua intimidade. Em algumas nações ainda submetidas a ditaduras, os blogs transformaram-se numa trincheira da liberdade de expressão. Daí o medo que os ditadores têm dos blogs. Isso vem acontecendo em Cuba, na China e na Venezuela, dentre outros países onde a força das armas silencia a manifestação do pensamento.
Hoje os blogs viraram coisa séria. Os chamados “blogueiros” conquistaram espaço na mídia. Suas atividades são acompanhadas pela sociedade. Daí a exigência de responsabilidade e seriedade tanto para quem posta, como para quem faz comentários no blogs.
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael