Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 3 de março de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


HAROLDO BARBOSA
Por Zé Nilton

Quem assistisse aos primeiros grandes programas humorísticos no rádio desde o final da década de 1950, sem dúvida encontraria o nome de Haroldo Barbosa na direção, juntamente com outro monstro sagrado em redação e direção humorística, e ainda vivo, Max Nunes.

Com o advento da televisão todos os grandes programas criados por ele migram para a telinha, continuados pelo parceiro Max Nunes. Por exemplo, os tipos e as caricaturas de um Chico Anísio, de um Jô Soares, vieram do rádio e firmaram-se na televisão, sendo aplaudidos ainda hoje.

Haroldo Barbosa, como tantos e tantos, entra para a cena artística através do rádio. O rádio no Brasil começa lá pelos começos dos anos 1920. Chega ao auge a partir da década de 1930/40. Nele se firma não só como humorista, mas também como fino compositor e excelente músico.

Alguns clássicos da bossa nova saíram de suas criações e foram gravados por artista como João Gilberto, Lúcio Alves, Aracy de Almeida, Rosa Passos, Elizeth Cardoso, os Cariocas, e continuam atualizando-se nas vozes de grandes cantores do presente.

Nesta quinta-feira a nossa homenagem a Haroldo Barbosa, que não está mais entre nós, mas que deixou sua marca indelével e definitiva no panteão da Música Popular Brasileira que, enquanto houver um violão, um barzinho e ouvidos sensíveis à música que toca ao coração e desperta o espírito para as coisas boas da vida, decerto a música de Haroldo Barbosa tocará (falará) mais alto.

Vamos falar um pouco de sua obra enquanto ouviremos:

De conversa em conversa, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto gravação original de 1943;
Nossos momentos, de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Rumba de Jacarepaguá, de Haroldo Barbosa, com Emilinha Borba, 1945;
Bar da noite, de Haroldo Barbosa e Bidu Reis, com Nora Ney, 1945;
Tin Tin por tin tin, de Haroldo Barbosa, com João Gilberto, gravação original de 1946
Canção da manhã feliz, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1962;
Não se aprende na escola, de Haroldo Barbosa, com Aracy de Almeida, 1950;
Eu quero um Samba, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Demônios da Garoa, 1961;
Só vou de mulher, Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961;
Pra Que Discutir Com Madame, de Haroldo Barbosa e Janet de Almeida, com Rosas Passos, 1975;
Meu nome é ninguém (a lâmpada apagou) Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Doris Monteiro, 1961;
Notícia de Jornal de Haroldo Barbosa, com Chico Buarque, 1975,
Palhaçada. Haroldo Barbosa e Luiz Reis, com Miltinho, 1961.

Quem ouvir, verá!

Informação:
Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Rádio Educadora do Cariri
Sempre às quintas-feiras, às 14 horas
Apoio Cultural: CCBN

COMUNICADO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CARIRI

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CARIRI informa a todos os bancários que está ingressando com AÇÃO de cobrança de restituição de Imposto de Renda sobre 1/3 (um terço) constitucional de férias, para aqueles que venderam 10 dias de férias nos últimos dez anos.

Documentos necessários
- Comprovante onde conste a retenção do IR (10 últimos anos);
- Cópia da CTPS (folhas: foto, qualificação, anotação de férias)
- Cópia do CPF e RG;
- Comprovante de residência;
- Procuração e declaração (o sindicato dispõe do modelo).

Maiores esclarecimentos pelos telefones: 3251.2466 – 3521.3717 (Maria ou Ambrósio) ou pelo Email seebcariri@veloxmail.com.br.

Atenciosamente,

Departamento Jurídico
SEEB/CARIRI

Pensamento para o Dia 03/03/2010



“Suas tarefas diárias (Samskaras) constroem ou arruínam sua vida. Essas são as etapas que conduzem todos os seres a seus objetivos. As más ações que você faz resultam em perda e aflição. Somente pelas boas ações é possível alcançar o Senhor. Assim, cada indivíduo deve estar inteiramente empenhado em fazer boas ações. Desempenhar suas funções sinceramente é a forma autêntica de adoração. É a melhor forma de lembrar-se do Senhor. É o mais elevado canto devocional (Bhajan). Espalha amor sem qualquer distinção ou diferença. Seus deveres diários não são nada além de atos de serviço. Envolva-se neles, lembrando-se de forma ininterrupta do objetivo de alcançar o Senhor. Esse é o caminho real para o seu sucesso.”
Sathya Sai Baba

Reunião da Associação Cearense de Forró


Ontem, dois de março, aconteceu a primeira reunião da ACF - Associação Cearense de Forró aqui na região do Cariri. O evento, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, teve lugar no auditório do Centro Cultural do Araripe (RFFSA) e contou com a presença de boa parte de artistas da região do Cariri. Na realidade sentimos a falta ainda de muitos artistas, produtores e empresários do ramo da música, mas as pessoas que lá tiveram puderam conferir os propósitos que tem a ACF e quais os projetos futuros que se pretende implantar no Ceará. Na oportunidade foi marcada uma nova reunião, no mesmo local, para o dia 10 de março, quarta-feira, onde procuraremos fazer maior mobilização do setor da música caririense, já que não foi possível a presença da grande maioria, o que foi totalmente entendido por todos, pela urgência com que foi marcada essa primeira reunião. Portanto, fica aqui já feito o convite para o nosso próximo encontro e gostaríamos muito da presença de todos os envolvidos.
"Obrigado ao Kaika pelo convite e pela oportunidade de estar aqui presente e creio que esse é começo de uma nova realidade que está se dando ao verdadeiro forró cearense", afirmou o poeta e músico Ermano Morais, um dos participantes da reunião de ontem, assim como o Galvão, Saraiva, Expedito e outros.
Dissemine essa idéia e participe desse momento super importante para a preservação do nosso verdadeiro forró.