Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 27 de setembro de 2011

LAMPIÃO MÍSTICO

Por Luiz Domingos de Luna:


Sendo Conhecedor de que no Sítio Coxá no município de Aurora havia uma mina de ouro o patriarca da Ordem Santa Cruz, visando preservar este patrimônio de riqueza mineral impar no Ceará, repassa a sua propriedade aos cuidados dos integrantes da Ordem Santa Cruz, assim é construído um quartel da igreja rural Laica no sitio Carro Quebrado nominado de Auto de Canudos no município de Aurora no Ceará.
A Minha querida irmandade, seguindo o rito antigo e aceito, foi informada de que bandoleiros de outras priscas viria Roubar o Bezerro de Ouro do meu superior e patriarca da Ordem, Padre Cícero Romão Batista, esses ladrões bandoleiros, já eram acostumados a devorar templos sagrados da Igreja rural Laica, verdadeiros piratas do sagrado queriam tirar o nosso "Bezerro de Ouro" que, a entrada da Ordem Santa Cruz neste município, pelos irmãos lazaristas, o numerário arrecado com a venda do “Bezerro de Ouro” serviria para construção futura da diocese, visto esta ainda, uma projeto, em processo de andamento apenas um pequeno seminário na cidade motor primeiro da civilidade no cariri - Crato - Ceará.
No século XIX, a Ordem Santa Cruz - Penitentes - Igreja Rural Laica - Santa Igreja de Roma já estava bem consolidada na região do cariri, principalmente, nas cidades de Crato, Barbalha e Aurora ainda vila, com a ameaça de bandoleiros pagãos, não restou alternativa senão convidar o simpático da Ordem, o irmão {"tonsurado"} Lampião, ainda como postulante dos votos sacros da Igreja Rural Laica no Cariri.
Com a chagada do postulante, nós da Ordem Santa Cruz, achamos por bem fazer a iniciação, o que foi feito no dia 3 de junho, 1927 na Braúna Santa – Aurora-CE - presentes solenidade litúrgica os Irmãos Izaias Arruda, Massilon Leite, Zé Cardoso e outros, bem como todas as foranias do cariri.
Houve uns problemas nosso, não da igreja secular, no Sítio Ipueiras, mas ressalte-se com prejuízo mais para os integrantes da Ordem Santa Cruz do que para a sociedade laica.
A Vigilância agora, na nossa Igreja Rural Laica- Santa Igreja de Roma – carro quebrado- Aurora-CE – O Irmão Lampião, Massilon Leite, Izaias Arruda e Ze Cardoso e outros fizeram a panelinha e colocaram as cinco pontas de defesa do bezerro de ouro de meu patriarca da Ordem Santa Cruz e hoje governador perpétuo do sertão, Padre Cícero Romão Batista, ameaçado por bandoleiros pagãos.
O Pobre do irmão Massilon Leite, sempre alimentando uma paixão sem fim, por uma ricona de Mossoró cuja família não aceitou o casamento, pois via no pobre irmão um cangaceiro, um bandoleiro. Haja Sofrimento expulso de seu estado natal, a ricona foi trabalhar em um banco e noivou com um ricão, o pobre penitente pediu ajuda aos pobres irmãos vigilantes e foram raptar a menina em Mossoró, a imprensa laica noticiou como uma invasão a querida Mossoró o que fui um show para a imprensa conservadora, os nossos irmãos não morreram por sorte, mas o irmão lampião, sofreu tantos tiros que dançava igual a uma bailarina daí o nome da igreja Rural Laica ainda ter este infeliz nome de cemitério da Bailarina.
Este rapto da ricona de Mossoró foi uma página triste para a história da Ordem Santa Cruz- Penitentes - forania do Cariri, pois, criou um cisão interna Muito grande, hoje vários de nossos decuriões estão enterrados pela distorção de ritos/ Padre Ibiapina/-Autoflagelação Padre CÍcero/-antigo e aceito, Assim, nós da ordem, pedimos sinceramente perdão a todos os queridos habitantes de nossa querida Mossoró no Rio Grande do Norte – RN. Perdão e clemência!!!
A Minas de Ouro do Coxá- Aurora – Ceará, foram entregues a Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais CPRM e, em seguida A Companhia Vale do Rio Doce.
A Propriedade da Ordem Santa Cruz foi desapropriada pelo governador Tasso Ribeiro Jereissati e entregue a Doze famílias, outrossim a Igreja Rural Laica se encontra lá sorridente, não mais com o nome de Auto de Canudos – mas cemitério da bailarina. Mas quero ressaltar que não existe cerca. O Monte Santo é cuidado, e sempre foi, com Muito zelo pelos meus irmazinhos da Ordem Santa Cruz – Penitentes – forania do cariri- Santa Igreja de Roma
Este documento foi feito pelo Mestre de Ordem - Ordem Santa Cruz – Penitentes forania do Cariri-Santa Igreja de Roma, pesquisa na oralidade perdida – Luiz Domingos de Luna, ressalte-se porém, que tem sua nulidade imediata ao toque de recolher por qualquer superior da ordem, bem como retratação imediata do autor ao chamado para se explicar – prefiro errar com a ordem do que acertar sozinho. O Não recuo de meus superiores, passa este, a ser um documento histórico oficial dos fatos ocorridos com repasse a midia para os esclarecimentos das pendências internas da sacrossanta Ordem Santa Cruz na cidade de Aurora no Estado do Ceará aos 27 dias do mês de setembro,2011 - Redator Luiz Domingos de Luna - Mestre de Ordem - Ordem Santa Cruz- Igreja Rural Laica - Santa Igreja de Roma.