Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sábado, 5 de junho de 2010

O REGIONALISMO ESQUECIDO - POR PEDRO ESMERALDO

Observamos a queda de projeções do regionalismo do Cariri.

Às vezes ficamos pensativos e perplexos com a queda cultural e dos costumes populares da cidade do Crato. Tudo isso é causado pelas alterações de valores grupais conseguido pela tradição. Não obteremos mais aqueles hábitos do passado que, com certeza, nos davam prazer em conservar as nossas tradições comparativas dentro de métodos populares e que usávamos com maneiras de exercer as relações de amor profundo nas conservação das tradições e de amizade.

Olhando sistematicamente pela maneira de ordenar as ações, segundo esses princípios, notamos que houve uma reviravolta no sistema de produção, já que a nossa economia era predominada pelas agricultores de cana-de- açúcar e de algodão. Devido á modernização das indústrias, houve um baque em nossa economia rapadureira, ocorrendo a plantação do modernismo que visava somente o lucro e como também contribuiu com a retirada em massa do homem do campo para as cidades e, conseqúentemente, afastou-se do meio rural as tradições folclóricos; contribuindo para dilacerar os efeitos tradicionais folclóricas do Crato. Com o advento da energia elétrica, observamos uma serie de mudança de costumes regionais, quer pelos hábitos da palavra, quer pelos hábitos dos vestiários e alimentícios etc.

Lembramos que, outrora os engenhos de cana foram os pontos de partida para a expansão do folclore regional: como maneiro pau, reisado, coco, xaxado etc. Para se ter uma ideia ampla e irrestrita, relembramos todos os acontecimentos passados fixando os olhos em regiões de costumes alterados que teem como consequência a nacionalização usual do comportamento humano.
Desse termo, principalmente do terceiro milénio, determinamos que houve uma mudança bruscas em todas as atividades pessoais que, ás vezes, permanecem perplexidade diante desses costumes modernos e que nem podemos acreditar, pois, ficamos remoendo estes ditos costumes quando vemos desaparecer os costumes antigos.

Não ficamos somente por ai, pois esse cargo de aculturação da nossa região do período moderno aconteceu mais serenamente com aproximação do rádio e da televisão, já que houve uma completa aculturação alimentícios como: O churrasco, feijoadas, outras variedades de alimentos que não podemos enumerar devido a ocupação de espaço bem prolongado.

Notem ainda que o folclore é o estudo da tradição popular através do povo civilizado, é sustentado pelo esforço dos intelectuais, que mesmo pessoas acompanham o seu valor estimável já que este tipo de costume antigo como: reisado, maneiro pau, banda cabaçal e outros andam se arrastando por que há uma influência melíflua com a dança extemporânea como: lambada, roque e outros.Atualmente, os intelectuais tentam conservara as tradições observando o retraimento da camada popular desse meio ante a valorização do tradicionalismo e agora retrai, mudando o seu comportamento de costumes extemporâneos.

Para se ter uma ideia, falando do esforço dos filhos do mestre Dedé Luna, que lembra o grande mestre folclorista do reisado do Crato, lutam com trabalho pessoas alheias a fim de sustentar a tradição cultural colocando as mulheres em vez de homens para preservar a tradição, pois os homens teem vergonha de enfrentar essa brincadeira ingénua. Notamos que a maioria de povo desconhece o folclore regional, por exemplo: antigamente tínhamos nosso vocabulário próprio, que hoje está alterado, ex: antigamente dizíamos bigu, que significa carona (hoje desconhecido da mente do povo); assim por diante fomos perdendo o costume vocabulário regional só assim mostramos as dificuldades que possui os intelectuais em conservar o folclore, queremos que permaneça o uso do vocabulário nosso e também conserve todas as atividades folclóricas da nossa região.
Crato - CE, 31 de maio de 2010.

URCA EM NOTÍCIAS

Sede do escritório do Geopark será centro de visitação neste sábado

Cerca de 200 pessoas devem visitar o escritório do Geopark Araripe neste sábado, 05, como parte da programação da XI Conferência do Distrito LEO LA-4, promovida pelo Lions Clube do Crato. São estudantes, pesquisadores e interessados em conhecer mais sobre as ações do Geopark. Para recebê-los uma equipe ficará a disposição. Uma palestra de apresentação do Geopark Araripe está programada para às 10 horas, na sede do Geopark Araripe, em Crato, pelo Geólogo do Geopark, Francisco Idalécio de Freitas. Com o tema “Responsabilidade Social: Propondo idéias, buscando mudanças”, a XI Conferência do Lions começou ontem, 04, e se estende até hoje, 05. Várias atividades estão sendo oferecidas como palestras, ações na Praça da Sé e visitações.

Geopark Araripe desenvolve ações na Semana do Meio Ambiente
O Geopark Araripe desenvolveu, durante esta semana, diversas atividades voltadas ao dia do meio ambiente, comemorado hoje, dia 05. Dentro da programação, de 31/05 a 05/06, promovida em parceria entre Secretaria de Meio Ambiente de Crato (SEMAC) e com a ONG Aquasis, foram feitas palestras sobre observação de pássaros. Oficinas, gincanas e circuito de visitação ao patrimônio histórico, cultural e ambiental da Chapada do Araripe também integram a programação. Outros municípios caririenses também tiveram atividades do Geopark. Nos municípios de Jardim e Barbalha foram ministradas palestras, na ocasião da apresentação do projeto do Pau da Bandeira. Parte das atividades esteve aberta ao público em geral.

Encerradas inscrições para bolsas de monitoria universitária
Encerrado o prazo de inscrição dos Professores Efetivos da URCA para o Projeto de Monitoria Universitária. A PROAE informa que se inscreveram sete professores. O Professor José Cavalcanti, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, disse que o projeto tem sido de grande relevância para o estudante, estimulando o aluno para a docência superior. Além de proporcionar o conhecimento, o aluno tem direito a uma bolsa no valor de R$150,00.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1213
e-mail urca.imprensa@gmail.com
site www.urca.br

TEATRO NAS RUAS DO CRATO!!!

ESPETÁCULO "A COMÉDIA DA MALDIÇÃO" E REISADO DEDÉ DECOLORES DEDÉ DE LUNA DO MURITI
SÁBADO, DIA 5 DE JUNHO DE 2010 - 19 HORAS - TERREIRO DEDÉ DE LUNA - MURITI - CRATO-CE



A Cia. Cearense de Teatro Brincante - Ponto de Cultura do Brasil - está desenvolvendo o projeto "COMÉDIA NA RUA DAS TRADIÇÕES".

Em sua primeira etapa, tem a circulação do espetáculo teatral “A Comédia da Maldição”, escrito e dirigido por Cacá Araújo, na modalidade “teatro de rua”, em praças públicas e terreiros de mestres da cultura tradicional do município de Crato, durante os meses de maio e junho de 2010, oportunidade em que se dá a integração/vivência com folguedos e artistas populares.

A estreia aconteceu no dia 30 de maio passado, com apresentação da peça no terreiro do Mestre Cirilo, com a participação do Maneiro Pau e de grande público, no distrito da Bela Vista.


“A Comédia da Maldição” é a fantástica e misteriosa história de uma bela jovem que se amancebou com um padre e foi condenada a uma terrível maldição: virar mula-sem-cabeça! Uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo de rua para todas as idades...





AGENDA: CRATO-CE

MAIO/2010

- Dia 30 (domingo) – 19 horas – Distrito da Bela Vista (Vila Padre Cícero - Terreiro do Mestre Cirilo)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Maneiro Pau do Mestre Cirilo.

JUNHO/2010

- Dia 05 (sábado) – 19 horas – Bairro Muriti (Terreiro do Mestre Dedé de Luna)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti.

- Dia 09 (quarta-feira) – 19 horas – Bairro Gisélia Pinheiro (Batateiras)
Espetáculo a “Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação do Coco das Mulheres da Batateiras.

- Dia 12 (sábado) – 20 horas – Praça da Sé
Espetáculo “A Comédia da Maldição”, da Cia. Cearense de Teatro Brincante, com a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.


FICHA TÉCNICA:

Atores/Personagens

Cacá Araújo: Tandô
Carla Hemanuela: Mãe Luzia
Charline Moura: Irmã Francilina
Jardas Araújo: Cantador
Edival Dias: Padre Sebastião
Joênio Alves: Dono da Bodega
Jonyzia Fernandes: Ana Expedita
Joseany Oliveira: Leide Zefa
Josernany Oliveira: Brincante da Mula
Lílian Carvalho: Beata Carmélia
Lorenna Gonçalves: Cibita
Márcio Silvestre: Vigário Felizberto
Mariana Nunes: Zulmira
Orleyna Moura: Viúva Fantina
Paulo Henrique Macêdo: Fotógrafo Jorjão
Samara Neres: Ladra

Músicos

Lifanco (viola) e elenco (percussão)

Participação Especial


Maneiro Pau do Mestre Cirilo da Bela Vista
Reisado Decolores Mestre Dedé de Luna do Muriti
Coco das Mulheres da Batateira
Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto

Técnica

Texto e Direção Geral: Cacá Araújo
Assistência de Direção: Orleyna Moura
Cenografia: França Soares
Sonoplastia: Cacá Araújo
Iluminação: Danilo Brito
Maquiagem: Carla Hemanuela e Joênio Alves
Figurino: Orleyna Moura e Carla Hemanuela
Guarda-Roupa: Luciana Ferreira
Operação de Som: Gabriela Melo / Eveline Limaverde
Operação de Luz: Danilo Brito
Música: Lifanco e Cacá Araújo
Produção Executiva: Mônica Batista
Produção Geral: Sociedade Cariri das Artes


APOIO:

Secretaria de Cultura do Município do Crato
Prefeitura Municipal do Crato
Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
Governo do Estado do Ceará
Ministério da Cultura – Programa + Cultura / Cultura Viva
Governo Federal
Circo-Escola Alegria
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo
Coletivo Camaradas
Imprensa
Blogues