Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Trocadalhos do Carilho

O que é um cigarro de maconha feito com papel de jornal?
Baseado em fatos reais.

Qual é o fim da picada?
Quando o mosquito vai embora.

O que são dois pontos pretos no microscópio?
Uma blacktéria e um pretozoário.

Qual é a comida que liga e desliga?
O Strog-ON-OFF.

Como se faz para ganhar um Chokito?
É só colocar o dedito na tomadita.

Qual o vinho que não tem álcool?
O_vinho de Codorna.

O que é que a banana suicida falou?
Macacos me mordam!

Qual é o doce preferido do átomo?
Pé-de-moléculas.

O que é uma molécula?
É uma meninola muito sapécula.

Como o elétron atende ao telefone?
Próton!

O que um cromossomo disse para o outro?
Oh! Cromossomos felizes!

Como as enzimas se reproduzem?
Fica uma enzima da outra.

Qual é a parte do corpo que cheira bacalhau?
O nariz.(Pensou que fosse outra coisa, né?!)

O que é um ponto marrom no pulmão?
Uma brownquite.

O que é um pontinho vermelho no meio da porta?
Um olho mágico com conjuntivite.

O que o canibal vegetariano come?
A planta do pé e a batata da perna.

O que o espermatozóide falou para o óvulo?
Deixa eu morar com você porque a minha vida é um saco.

Por que a vaca foi para o espaço?
Para se encontrar com o vácuo.

Por que as estrelas não fazem miau?
Porque Astro-no-mia.

Hoje é Dia de Cleivan Paiva


CLEIVAN PAIVA NO CARIRI ENCANTADO DE HOJE, A PARTIR DAS 14 HORAS NA RADIO EDUCADORA AM 1020 E NO IV FESTIVAL BNB DE MÚSICA INSTRUMENTAL, A PARTIR DAS 19 HORAS, NO CCBNB-CARIRI, EM JUAZEIRO

Hoje, literalmente, é Dia de Cleivan Paiva. O instrumentista e compositor cratense (apesar de ter nascido em Simões, Piauí), será duplamente atração no meio musical da região.

Às 14 horas, Cleivan será o entrevistado do programa Cariri Encantado (Rádio Educadora AM, 1020), quando apresentará ao vivo novas composições suas, bem como comentará sua rica obra que será veiculada a partir de triagem dos seus três discos. Cleivan falará também sobre sua longa, respeitada e profícua carreira artística, iniciada nos anos de 1970, quando foi projetado pelos festivais regionais da canção e pela sua participação na antalógica banda de baile Azes dos Ritmo (é com "z" mesmo).

Depois, às 19 horas, Cleivan Paiva fará o espetáculo de hoje do IV Festival BNB da Música Instrumental, no teatro do Centro Cultural BNB Cariri, em Juazeiro do Norte. Entrada franca.

O programa Cariri Encantado de hoje será apresentado por Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias. Se ligue!

Cariri Debate Discriminação Racial


Encontro de iniciativas Negras reúne, no Cariri, representantes
de vários Estados do Brasil. Os debates acontecem nas cidades
do Crato, Juazeiro e Barbalha (Foto: Antônio Vicelmo)

O "II Curso de Extensão Iniciativas Negras, Trocando Experiências" acontece, no Cariri, até dia 18

Crato. Pesquisadores, professores e ativistas dos movimentos sociais negros estão reunidos na Universidade Regional do Cariri (Urca) com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre diversas experiências, que visem combater a discriminação racial. É o "II Curso de Extensão Iniciativas Negras, Trocando Experiências", que foi aberto no dia 8 e termina no dia 18. O evento, que tem participação de representantes da maioria dos Estados do Brasil, é realizado em Crato, Juazeiro e Barbalha.

A proposta do curso é de ampliar informações, discussões e reflexões no campo da integração social, procurando estabelecer um diálogo para além dos limites geográficos das capitais e de algumas grandes cidades do território nacional, com enfoque no Ceará. O representante da Prefeitura de Fortaleza, Luiz Bernardo, diz que, de acordo com levantamento das organizações negras, 67% dos cearenses são de cor morena, afrodescendentes. Somente 3% desse contingente assumem a condição de negros.

Entre os vários temas discutidos destacam-se a luta contra a desigualdade e preconceito racial no Brasil, luta pela democratização do poder e distribuição igualitária de renda e de terra, direitos humanos, gênero, saúde, redação de projetos, captação de recursos, ação afirmativa, história e cultura afro-brasileira, arquivo documental.

A professora, Joselina da Silva, coordenadora do curso, uma das palestrantes, avalia que o Brasil, embora tenha conquistado alguns avanços, continua sendo um País "preconceituoso" contra a raça negra. "O preconceito não é apenas individual, é principalmente estrutural, marginalizando o negro à base da pirâmide", diz. Ela reforçou que, embora o Brasil seja um País democrático, sempre foi governado por "brancos".

"Buscamos o intercâmbio, a divulgação e a difusão do conhecimento e da produção científica, no combate ao racismo e ao sexismo", justifica a ativista Verônica Neves, presidente do Conselho Municipal da Mulher Cratense, destacando que, neste sentido, a metodologia empregada é de organização de painéis, de condução de oficinas, grupos de estudos, mesas redondas, visitas de intercâmbio a projetos comunitários e turismo histórico e cultural.

Uma das preocupações da coordenação do curso, segundo Verônica, é atingir uma maior abrangência regional.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri
Rua Cel Antônio Luís, 1161
Pimenta - Crato
(88) 3102.1202

ANTÔNIO VICELMO - REPÓRTER
Fonte: www.diariodonordeste.com.br - REGIONAL - 16/10/2009

Barbalha é contemplada com programa da ONU


Barbalha enfeitada para a festa de S. Antônio.
No projeto apresentado ao Pnud, foram enfocados
a cultura e o turismo (Foto: Elizângela Santos)

Barbalha, junto com três cidades brasileiras, é referência no Projeto de Fortalecimento de Capacitação

Barbalha. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), depois de escolher Barbalha como único município do Nordeste como referência no Projeto de Fortalecimento de Capacitação para o Desenvolvimento Humano Local, realiza a primeira oficina envolvendo os setores público municipal, privado e sociedade civil.

O evento aconteceu na manhã de ontem, após de reuniões específicas com esses setores, no auditório do Hospital Santo Antônio, com os consultores do Pnud e técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Além de Barbalha, também foram selecionados no Brasil as cidades de Abaetetuba (Paraná); Jaguarão (Rio Grande do Sul); Marliéria (Minas Gerais). Houve uma seleção inicial de 160 cidades, nos 5.563 municípios brasileiros. Doze deles ficaram para a escolha final.

A reunião de ontem teve a finalidade de definir a data de lançamento do projeto, no dia 5 de novembro. Várias propostas foram apresentadas, já dentro dos princípios que irão nortear o desenvolvimento dos trabalhos, voltados principalmente para qualificação humana. Um dos pontos essenciais será a capacitação, fortalecimento e qualificação para a elaboração de projetos em setores que a cidade já possui uma vocação natural, como a agricultura, o turismo ecológico e cultural. Esse trabalho estará focado na captação de recursos para investimentos nessas áreas por meio das diversas instituições públicas ou privadas de nível nacional e internacional.

Para a oficial do Pnud e coordenadora do Programa, Ieva Lazareviciute, para a escolha de cada município houve critérios principalmente voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanas locais, prevendo uma continuidade após os dois anos de desenvolvimento do programa. Ela afirma que este é um desafio para o Pnud, por ser um programa piloto no Brasil, pela primeira vez envolvendo vários segmentos dentro dos municípios como o público, privado e a sociedade civil.

Nos quatro municípios serão investidos US$ 1,8 milhão. Não se tem uma definição do valor aplicado em cada cidade. Segundo Ieva, isso irá depender das necessidades que se apresentarem. Após o lançamento do programa, ela afirma que as primeiras equipes que atuarão nos trabalhos serão capacitadas, já que um trabalho de diagnóstico, com levantamentos de informações sobre a cidade e todos os estudos possíveis, para reunir um banco de dados, será feito. Outro ponto importante, diz a consultora, será o envolvimento das cidades do entorno, como Crato e Juazeiro do Norte, que serviram também de critério de escolha, já que são cidades onde estão focados investimentos tanto do Governo Federal como do Governo do Estado.

Em agosto, a equipe esteve em Barbalha e manteve contato com diversos setores para perceber a disponibilidade dos munícipes em receber o projeto e a capacidade de mobilização. Ela afirma que esse foi um ponto muito importante, por ser relevante para o desenvolvimento das ações de capacitação.

Cada projeto, durante esses dois anos, desenvolvido por meio do município, terá o acompanhamento de um consultor do Pnud. Segundo o prefeito local, José Leite, esse projeto vem suprir uma deficiência, possibilitando a capacitação dos funcionários da administração pública, além dos outros setores, facilitando a captação dos recursos para investimentos no município, hoje um dos grandes problemas enfrentados pelas administrações públicas do País.

Para ele, as prioridades se direcionam para maior qualificação do turismo local, geração de emprego e renda para a população, além do desenvolvimento agrícola, que se fortalece com a Central de Abastecimento, em construção na cidade, e a reativação da Usina Manoel Costa Filho, fortalecendo o cultivo da cana-de-açúcar. Ele afirma que está sendo definida a forma de gestão da usina. Ele ressalta outro projeto, que serviu de referência para a escolha de Barbalha, que é a inserção do município no Plano de Aceleração do Crescimento - Cidades Históricas, em andamento.

Para Ieva, a intenção é, principalmente, formar municípios referência em boas práticas de desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também foi observado pelos técnicos, já que Barbalha está um pouco abaixo da média nacional. "O comprometimento e articulação demonstrados foram essenciais, porque a concorrência entre as cidades do País foi muito acirrada". Durante o período de desenvolvimento dos trabalhos, serão elaborados programas, buscando parcerias com as agências internacionais que destinam recursos para as ações de desenvolvimento.

No dia 29 de outubro, os quatro prefeitos dos municípios selecionados estarão em Brasília para a assinatura do convênio, junto com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios e os representantes das Nações Unidas.

O item que Barbalha enfocou no projeto apresentado aos técnicos do Pnud foi o turismo. "Nós focamos o potencial turístico ecológico, a cultura, os casarões históricos, a infraestrutura na parte de ecologia, com as fontes de águas perenes e minerais, nos Distritos do Caldas e de Arajara", diz Leite.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Barbalha
Rua Princesa Isabel, s/n
Centro
(88) 2101.1919

ELIZÂNGELA SANTOS - REPÓRTER
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/ - REGIONAL – 16 / 10 / 2009

Síntese histórica da Escola Rotary de Crato

A Escola Rotary do Lameiro foi criada pelo Rotary Club de Crato com base em um de seu s princípios: o “ideal de servir” e com o objetivo do Ensino de Primeiro Grau, tendo como foco a comunidade do Lameiro. A escola foi inaugurada em 23 de dezembro de 1954, e entregue ao município do Crato em 01 de Janeiro de 1956, pela Lei 355 municipal de 02 de dezembro de 1955, assinada pelo então Prefeito Ossian de Alencar Araripe. Porém, todo o patrimonio (prédio e terreno), pertencem ao Rotary Club de Crato. Apenas a sua administração, por força da mencionada lei passou a ser exercida pelo município do Crato através da Secretaria de Educação.

Construída em terreno doado ao Rotary Club de Crato pelo ex-prefeito do Crato, Sr. José Horácio Pequeno em 01 de outubro de 1953, a área do terreno medindo 33m, na linha de frente, igual dimensão na linha de fundos e 92,40m de comprimento por ambos os lados; encerrando uma área total de 3.049,20 m2, encravado na Avenida José Horacio Pequeno nº 1557 - Bairro Lameiro neste município. Escrituras lavradas em nome do Rotary Club de Crato no Livro 52/A fls., 164/166 de 01/10/1953, registrado no Cartório do 2º Oficio desta Comarca do Crato sob n 02/9. 716, fls., 01 do livro de Registro Geral em 16/12/1987. Pelo que consta nos arquivos do Rotary, na época da doação era Presidente do Rotary Club do Crato o médico Dr. Thadeu de Paula Brito e na época da inauguração era Presidente do Clube o advogado Dr. Raimundo de Oliveira Borges e sua primeira diretora foi Dandinha Vilar.
A Escola funciona em três turnos com a média de 400 alunos, onde essas crianças têm a oportunidade de construir as bases do saber para a caminhada da vida e as profissões das mais diversas. A diretora atual é a Dra. Maria Leonia Ribeiro Barbosa

Os recursos para sua construção vieram de campanhas promovidas pelo Rotary, perante aos Rotarianos. A prefeitura teve sua participação através da Lei nº 285 de 23 de março de 1954, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo então Prefeito Dr. Décio Teles Cartaxo, que era Rotariano e ex-presidente do Clube, na época o município fez uma doação em moeda da época valor de Cr$ 30.000,00 (trinta mil cruzeiros) para ajudar na construção da Escola Rotary, o restante veio de campanha do clube junto à comunidade do Crato.

Em 21 de abril de 1996, o Rotary, sob a presidência do Dr. Joaquim Alexandre Arraes Neto, e na presidência da Casa da Amizade sua esposa Dra. Liane Mota Arrais, com recursos angariados de campanhas junto aos rotarianos, a Fundação José Horácio Pequeno e a Comunidade, foi construído o anexo, agregado a escola, onde hoje funciona a Creche Jefferson Albuquerque.

A conservação da parte física da escola e da creche foi por muito tempo por conta da Secretaria de Educação, através de convênios em obediências as leis municipais citadas, entretanto, atualmente vem sendo feita com recursos vindos de campanhas junto à comunidade com o apoio do Rotary, Casa da Amizade e principalmente da Fundação José Horácio Pequeno (instituição pertencente ao Rotary Club de Crato).



O Jornalista J. Lindemberg de Aquino em pronunciamento que fez no dia 22 de junho de 2007 por ocasião da inauguração da Praça Audir de Araújo disse o seguinte: “O rotariano Audir de Araújo Paiva considera a Escola Rotary a Pupila dos Olhos do Rotary Club de Crato. Audir é um grande defensor para o Rotary incluir definitivamente em seus planos de atividades anuais, projetos em benefícios desta unidade educacional. Audir, quando foi presidente do clube no período de 1981 a 1982, entre outros grandes feitos de sua administração idealizou projetor e iniciou a construção da sede própria do clube, além de ter promovido diversas ações em benefícios da Escola Rotary. A administração de Audir Paiva foi o marco divisor para aquela instituição que vivia dependente exclusivamente da administração pública municipal e que muitas vezes a deixou no esquecimento, sobrevivendo apenas com o trabalho e a boa vontade do seu corpo docente.

A Fundação José Horácio Pequeno sob a presidência do Dr. João Correia Saraiva, atendendo a insistentes reivindicações de Audir tem feito grandes investimentos em benfeitorias na escola. Cito o exemplo desta belíssima Praça que tem o nome Audir de Araújo. A praça foi construída na administração do Professor Carlos Rafael Dias que governou o clube no período de 2006 a 2007.

Depois do exemplo e a luta do rotariano Audir Paiva todos os presidentes vêm investindo naquela unidade educacional. Realizando benfeitorias e ações rotárias, levando à comunidade serviços gratuitos dos mais diversos.

A Escola Rotary juntamente com as intuições de apoio, a dedicação do seu corpo docente, dos seus alunos, dos servidores e da comunidade foi construindo essa oficina educacional a qual o Rotary tem o dever de mantê-la viva.

Portanto, o clube deve continuar a luta pela permanência dos convênios com os entes públicos e pela inclusão de dotação no orçamento do município com a finalidade de sua manutenção, conservação e ampliação. Principalmente o apoio da Fundação José Horácio Pequeno. Para a Escola Rotary continuar a sua trajetória de servir e educar. E assim, continuar a construção de uma sociedade mais ética, consciente e participativa”.

Fonte: Site do Rotary Club do Crato

Clã Brasil, O Melhor Grupo de Forró Autêntico da Atualidade apresenta-se amanhã, sábado, no CRATO

O melhor grupo de forró da atualidade, o Clã Brasil, vai se apresentar no Crato amanhã, no Centro Cultural do Araripe, Largo da Rffsa, a partir das 22 horas. A apresentação faz parte do Festival de Música Instrumental, promovido pelo centro Cultural do Banco do Nordeste.

Abaixo, o Cariri Agora transcreve a biografia um artigo sobre o grupo, de autoria do crítico mujsical, poeta e produtor Ricardo Anísio, publicado no site oficial do Clã Brasil.


"Analisar o grupo Clã Brasil é fugir da metáfora sem destrancar-nos da poesia. Realidade cristalina, as meninas que formam esse núcleo de sublime construção musical são ao mesmo tempo doces, amorosas e guerreiras. São flores que têm lá seus espinhos guardiões da sua compreensão musical: a defesa inegociável das legítimas tradições estéticas oriundas de mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antônio Barros, Jacinto Silva, Gordurinha, Elino Julião, entre outros.

Levemos em conta também o fato de que o quarteto fantástico não caiu na pauta musical de pára-quedas. As quatro garotas são estudiosas, freqüentam os bancos acadêmicos e têm plena noção de teoria e prática na arte que escolheram por empunhar como suas espadas de peso justo. Não devemos ouvi-las com mas-mas e nem poréns. Devemo-las sagrar como realidade, conscientes de que é uma realidade que ainda evoluirá bastante, e que, excetuando mudança de ventos, será uma realidade nacional e, quiçá, internacional.

Jovens, sim, jovens. Mas não as tratemos como menininhas prodígios que merecem atenção apenas pela pouca idade. Poucos são os marmanjos que tocam como elas, hoje em dia.

Louvemo-las como grandes artistas desabrochadas e bafejadas pelo plenilúnio criativo. Elas sempre me emocionam. Seja no forró seja no chorinho o Clã Brasil é a fortuna musical que o Nordeste esperava para negar definitivamente as falsas bandas de forró. O diálogo musical aqui está em outro nível, as meninas catam inspiração nas nuvens alvas divinais. Não são mercenárias e nem se deslumbram. A música é Paixão e Sacerdócio para elas. E ninguém mais as represará. Porque, sem a menor dúvida, Deus está tocando com elas. E elas são tocadas por Deus".


SERVIÇO:
Apresentação única do grupo Clã Brasil no Cariri
Dia 17 de Outubro, Sábado, 22h
Largo da RFFSA - Crato
Apoio Banco do Nordeste

Reações sobre a viagem de Lula ao São Francisco

O PSDB vai protocolar nesta semana na presidência da República pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vale do São Francisco, no Nordeste do país. Irritados com o que chamam de “propaganda política” supostamente realizada pelo presidente durante a viagem em favor de candidatos da base governista ao Palácio do Planalto, a oposição acusam Lula de usar dinheiro público para dar visibilidade aos seus aliados.

Segundo a nota: a transposição é uma obra que ainda está dando os seus “primeiros passos” antes de ser concluída. “O orçamento para a transposição é de R$ 1,7 bilhões em 2009. Este ano, só gastaram pouco mais de R$ 62 milhões. "O presidente faz estardalhaço em cima de um blefe, só usou 3,7% do planejado. Está lá com a trupe fazendo estardalhaço político às custas do dinheiro público.”

Nota da postagem por José Sales: se estes números estão corretos trata-se do mais puro ilusionismo com todos nós, os eleitores. 3,7% significa a mesma coisa que nada.

Postado por José Sales no Blog do Crato

Entrevista com o prefeito do Crato, Samuel Araripe - por Dihleson Mendonça (Blog do Crato)


O Jornal OnLine Chapada do Araripe entrevistou ontem ( 14 de Outubro ), o prefeito Samuel Araripe, que através de gráficos e estatísticas, demonstrou que a cidade poderia se desenvolver bem mais, se o Governo Federal pudesse corrigir os repasses para os municípios. Apontou a falta destes, como o maior entrave para os investimentos altamente necessários ao desenvolvimento do Crato.
Chapada do Araripe - Bom Dia, Sr. Prefeito. Primeiramente, gostaríamos de agradecê-lo por esta entrevista concedida ao nosso Jornal Online Chapada do Araripe e ao Blog do Crato, que por sinal, está comemorando a marca de 35.000 acessos médios mensais. Desde a fundação deste espaço há 4 anos, já acumulamos quase 1 milhão de acessos totais, sendo o maior site de internet da região do Cariri.

O CENTRO DE CONVENÇÕES
A nossa primeira pergunta é relativa ao motivo questionado por alguns dos nossos leitores e a própria população do Crato, sobre a pausa nas obras do Centro de Convenções. Qual o motivo desta parada e a especulação na cidade ?

Samuel Araripe - A licitação foi feita no último ano do governo Lúcio Alcântara, e a obra só começou neste ano. A construtora Marquise que venceu o sertame, quer que o governo faça um realinhamento de preços porque a obra só começou 3 anos após. Então esse é o impasse, mas o Governador, Dr. Cid, no governo itinerante em Barbalha, me garantiu que o secretário do Turismo, que é o Bismark Maia, já estaria mantendo um contato com a construtora, e que em breve a obra vai reiniciar. Então, o problema é apenas essa questão de realinhamento de preços. A intenção do governo é de continuar o quanto antes ( a obra ) e a da construtora também, e eles estão conversando para definir.

O CRATO E A CRISE
Chapada do Araripe - Sr. prefeito Samuel Araripe, como as cidades têm sido afetadas com a queda de repasses para os municípios, e especialmente a cidade do Crato?

Samuel Araripe - A situação é Pré-falimentar nos municípios. Participei de uma reunião em Brasília, há 15 dias atrás, com aproximadamente 3.000 prefeitos de todos os partidos e de todos os estados da federação, e lá ficou dito, ficou acertado que no dia 23 de outubro haverá uma manifestação a nível nacional. Os 5700 municipios farão ações para chamar a atenção dos deputados estaduais, dos deputados federais, dos senadores da república, dos governadores, e do presidente da república. Porque o que vem acontecendo de fato, é que a receita dos municípios é composta de 3 grandes grupos: A arrecadação própria, as transferências estaduais e as transferências federais. Os municípios e o Governo do Estado fizeram o dever de casa. O governo Federal está longe de fazer. Para você ter uma idéia, o crescimento da arrecadação própria, a média do Brasil foi 11 por cento. Aqui no Crato a nossa arrecadação até setembro cresceu 65% ( local ), provando que o município do Crato vem fazendo o seu dever de casa. Isso representa pouco porque os valores são muito defasados, o valor do IPTU e etc, mas o município do Crato vem fazendo o seu dever de casa, em plena crise a arrecadação municipal cresceu 65 por cento. Quando você chega na parte do estado do Ceará, o governo do estado também fez a sua parte, porque a arrecadação do ICMS creceu 6,23 por cento. O governo do estado também fez a sua parte. A Arrecadação cresceu.


A QUEDA NAS TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS

Entretando quando você chega nas transferências federais, é aí que o bicho pega, porque? porque você pega alguns recursos, como por exemplo, o fundo especial do petróleo, você comparando 2009 com 2008, teve uma redução de -29 por cento. Quando você pega a CIDE, a Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, comparando 2009 com 2008, caiu 67,7 por cento. Quando você pega a lei Khandir, que é a desoneração do ICM, quando o governo resolve desonerar algum produto, essa lei diz que desonera, mas o repasse para compor o Fundo de Participação dos Municípios, ( FPM ), ele tem que se manter, aí por conta de uma sére de coisas, não teve acréscimo nenhum. O repasse de 2009 foi idêntico ao de 2008. Quando você pega os Royalties ( do petróleo ), que todos os municípios ganham um pouquinho, a redução foi da ordem de 30,16 por cento. Quando voce pega o fundo de participação em si, que é o maior repasse dos municípios, até o mês de agosto, a queda foi de -12,2 por cento. Que é que eu quero dizer com isso:

Esses dados, que eu estou passando aqui nesta entrevista, foram fornecidos por uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios. Então, esse é o retrato do Brasil. Municípios em situações complicadíssimas, porque esse pacto federativo tem que mudar. Por exemplo, se ouve muito falar na merenda escolar. O repasse do governo federal para os municípios adquirirem a merenda escolar é 22 centavos por dia por aluno. O que é, Meu deus do céu, que você pode comprar com 22 centavos por dia? Quando você chega na área da saúde, o repasse por munícipe, 18 reais por ano, e você tem que pegar e tem que administrar e ofertar a saúde para os munícipes e isso chegou a um ponto que não tem para onde se correr, ou o Governo Federal socorre os municípios ( e porque aqui eu to sempre repetindo o Governo Federal ? ) é por conta da divisão do bolo: 64 por cento de tudo que é arrecadado no Brasil fica coma união. 23 por cento de tudo que é arrecadado no Brasil, fica com estados, e apenas 13 por cento fica com municípios. Como ninguém mora na união nem no estado,todo mundo mora no município, ficamos nós prefeitos com o pires na mão, pedindo por amor de Deus, que o Governador ou o Presidente da República nos socorra. Isso deveria ser um repasse... por exemplo, a constituição diz o FPM será composto de 22 por cento da arrecadação, então 22 por cento deveria ser repassado para os municípios. Só vem sendo repassado 17 por cento. Quando você chega nos créditos judiciais, a união já tem uma dúvida com os municípios da órdem de 4 bilhões de reais. Veja que a medida provisória que veio agora para socorrer os municípios foi de 1 bilhão. 4 bilhões, a união deve aos municípios, somente de créditos judiciais.

Chapada do Araripe - Quanto desse bilhão vem para o Crato ?

Samuel Araripe - Nem um real. O Crato foi apenado duplamente. Porque nós provamos ao IBGE que o Crato vinha recebendo a menor, porque se enquadrou na alíquota 3.2. E nós mostramos que o cálculo como isso é dividido de acordo com a população do município, nós provamos que o Crato deveria se enquadrar no patamar 3.4. Repetindo: O ano passado nós recebemos 3.2, quando deveria ser 3.4. Ai nós provamos que o Crato era 3.4. Nem recebemos o recurso o ano passado, e quando você acessar o site aqui da CNM, tem a relação de todos os municípios do Brasil, e o Crato vai receber 00000. Juazeiro recebeu 1 milhão e 200. Farias Brito, aproximadamente 200.000. Barbalha também pagou o mesmo preço do Crato, nenhum tostão. Apenas 6 municípios do estado do ceará não receberam nada, me recordo que foi Lavras da Mangabeira, Barbalha, Crato e mais alguns... mas eu quero que o meu amigo Dihelson acesse aí o site da CNM, que lá tem a relação município por município, tem lá pra você verificar que o Crato não recebeu absolutamente nada desse 1 bilhão que foi creditado. Outra coisa, o acertado era que essa medida provisória viria recompor as perdas de uma só vez. O governo Federal dividiu em 6 parcelas e aí estão dizendo que na próxima parcela o Crato vai entrar. Estamos chegando aí ao fim do ano, lei de responsabilidade fiscal duríssima, as contas tem que fechar, não posso passar de um exercício para o seguinte com dívida, posso até passar com dívida, mas dizendo em qual conta tem o valor equivalente. E aqui eu quero enaltecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma boa lei, gestor tem que gerenciar é com o que tem. Ele não pode fazer como outrora, que o camarada gastava mais do que o que arrecadava, e isso se vinha causando um desequilíbrio nas contas desse país, que chegou aonde chegou. Foi preciso vir o plano Real, pra se estabilizar e sancionar a lei de Responsabilidade Fiscal, pra que a coisa viesse a acontecer. Então, eis os dados, Dihelson, situação dificílima, dificílima, agora, eu acredito que o Congresso Nacional vai apresentar uma emenda. Esse movimento do dia 23 é nesse sentido. Movimento supra-partidário, quero lá deixar bem claro, que todas as prefeituras de qualquer partido estão imbuídas de resolver esse problema, e a redação a princípio é bem simples. Seria uma redação dizendo que a União passaria aos municípios 22 por cento de tudo aquilo que for arrecadado, o que nós queremos é apenas isso, que já está na constituição e que nunca foi regulamentado. Aí você diz, mas como assim de tudo? É muito simples:

Outra coisa que vem acontecendo há muitos anos no Brasil, que prejudica os municipios são as contribuições. O governo cria as contribuições e essa contribuição não faz parte do Fundo de participação. Quer ver um exemplo ? A CPMF. A união arrecadou bilhões de reais, e aquilo ali não veio um real para compor o fundo de participação. Então, quando eu digo assim são 22 por cento de tudo são dos tributos e das contribuições, então o movimento será forte. Estou dando essa entrevista já seguindo a orientação da Confederação Nacional dos Municípios, pedindo que se dê ampla publicidade de tudo o que está acontecendo, não é justo os municípios pagarem um preço que não devem, porque realmente a situação é crítica, então no dia 23, manifestação nacional em defesa dos municípios.

REFLEXOS DA CRISE MUNDIAL

Chapada do Araripe - Prefeito Samuel: A que o Sr. Atribui essa mudança do governo federal nesses repasses. Que benefício é imaginado para que se siga essa política?

Samuel Araripe - Bom, a crise é uma coisa que todo mundo já tomou consciência. Ela não nasceu no Brasil. Nasceu nos Estados Unidos, mas que ela teve uma dimensão mundial, e o que está acontecendo com essa queda dos repasses, é fruto da crise. O Governo teve que tomar algumas medidas corretas, mas que refletiu diretamente nos repasses, porque deveria ter tomado as medidas, mas deveria ter mandado uma medida provisória também compensando aquilo que os municípios perderam como por exemplo, com a isenção do IPI. Deveria ter se calculado...foi certa a isenção do IPI, pra aquecer o mercado, as vendas, mas aquilo ali afetou diretamente os repasses dos municípios. Por exemplos, teve um jogo contábil na Petrobrás, que afetou diretamente os repasses da CIDE. Como eu disse aqui, a queda da CIDE é de 67.7 por cento. Aí devido basicamente a uma manobra contábil executada pela petrobrás afetou diretamente uma coisa que era importantíssima, isso aqui é pra gente fazer calçamento, fazer pequenos saneamentos, eu passei 4 anos fazendo isso. Fiz calçamento em muitas localidades com esse fundo aqui. Agora, da noite para o dia cair 67,7 por cento... então o que é que acontece, a Crise está arrefecendo, só que o reflexo dela se dá nos municípios alguns meses, o Brasil administrou bem essa crise, agora precisamos chegar vivos em 2010, e ainda falta o resto do mês de outubro, novembro dezembro e janeiro, pode-se dizer também, então esse movimento é nesse sentido, agora o congresso nacional tem que ser chamado à responsabilidade. O Pacto Federativo tem que ser revisto. Não pode a União ficar com 64 por cento da arrecadação, os estados com 23 por cento e os municípios com 13 por cento. Isso é impossível você gerenciar, e esse problema é relativo: Cidade pequena sofre, cidade média sofre, cidade grande sofre. Todos os municípios sofrem, porque os repasses são proporcionais, e os problemas também. Então você veja que tudo é relativo. Os problemas do Crato são infinitamente maiores do que os problemas de Salitre. E os problemas de São paulo infinitamente maiores do que os do Crato...

A CARGA TRIBUTÁRIA PARA A POPULAÇÃO

Chapada do Araripe - O Sr. sabe que saiu na Folha de São Paulo edição de hoje ( dia 14 de outubro ), que o governo já estuda o aumento de 358 por cento no IPTU ?

Samuel Araripe - Sabe o que é isso ? A população também pagando um preço também que não merece, porque como as receitas do Brasil ficam concentradas na união, que é os prefeitos precisam fazer: Aumentar sua arrecadação própria: IPTU, ISS, Imposto de transmissão sobre bens e imóveis, e alvarás, e os prefeitos estão ficando literalmente acuados, porque? porque o pacto federativo tem que ser revisto. Oh, Samuel qual será o percentual ? Não sei, vamos sentar estudar, o congresso está aí pra isso. Vamos reconhecer que as estradas estão destruídas, vamos reconhecer que a saúde está um caos, vamos reconhecer que a educação também...e não adianta tá botando a culpa no prefeito A, B ou C.... Dihelson, como é que você pode alimentar bem uma criança quando o repasse do governo federal é 22 centavos por aluno ? Como é que o município, já que municipalizaram a saúde cuidar bem da saúde de sua população se o repasse per capita é 18 reais por ano, não é por mês esse repasse. É por ano! E olha que a mortalidade infantil do Crato está abaixo da do Ceará e do Brasil. A do Ceará e do Brasil, 20 por 100.000 habitantes, e a do Crato, 13 por 100.000. Então veja que a gente tem feito um esforço extraordinário. Agora, sem recursos, não vai. E não adianta querer resolver os problemas das cidades endividando os municípios, muito pelo contrário, todas as ações que eu tomo aqui... pra você ter uma idéia, a Lei de Responsabilidade Fiscal fica no meu birô, o orçamento e a lei de responsabilidade fiscal. Quando você for ao meu gabinete, porque os gestores todo o tempo estarem atentos. Minhas contas de 2005 aprovadas, as de 2006 também, as de 2007 estão prontas aí para chegar e eu quero levar nossa administração de responsabilidade.

A lei não fala de responsabilidade fiscal ? Gostaria muito de resolver todos os problemas do Crato com uma varinha de condão, mas a coisa não se resolve assim. O caro ouvinte aqui, basta fazer uma retrospectiva que eu por uma questão de ética não vou citar nomes, mas faz uma retrospectiva pra ver as contas dos gestores anteriormente à nossa administração. E aí, ele vai ter uma consciência de que a coisa não é fácil. Administrar não é fácil. Não adianta empurrar com a barriga, não adianta você querer resolver os problemas do mundo todo.

AS BOAS NOTÍCIAS: Milhões de Reais foram conseguidos recentemente para o Crato por outros meios

Mas só há notícia ruim...? Não! o que é que eu fiz: Como eu sou um técnico, e minha equipe é composta de técnicos, verificamos assim que o ano de 2009 seria um ano muito difícil, dificílimo, fizemos projetos. Fizemos projetos e entregamos ora no governo estadual, ora no governo federal. Por exemplo: Já temos aí garantidos para calçamentos, uma boa notícia, 3 milhões de reais. Já temos aí para recuperar estradas, e passagens molhadas e talvez aí algumas pontes que a gente quer fazer na zona rural, mais 3 milhões. Já temos recursos assegurados para recuperar o estádio Mirandão. Já temos em conta 7 milhões e 500 mil, para resolver os problemas de água do Crato para os próximos 20 anos e começar a fazer o saneamento básico que é uma coisa também que há muitos anos não se faz....

A Estrada de Santa Fé Já Garantida

E Eu falo noutra obra também que é reivindicada "há 500 anos" aqui, que é a estrada da Santa Fé. Uma estrada super importante, porque liga a sede do município a dois distritos e ao município de Nova Olinda. Sede, Santa Fé, Monte Alverne e Nova Olinda. A prefeitura fez o projeto, que é a parte que eu tenho condições de fazer: 4 milhões e 200 é o projeto, e já entregamos ao governo do estado, agora precisamos pressionar o governo do estado pra que libere. Eu ontem vi uma coisa interessante numa Rádio...só fala de ruim essa Rádio, mas é até bom porque a gente fica esperto. Se o repórter fosse uma pessoa bem informada e bem intencionada, porque não é nem uma coisa, nem outra, ele é altamente desinformado e muito mal intencionado, ele deveria estar pressionando o governo do estado, porque minha parte eu já fiz, porque um repórter bem informado ele sabe que o município não tem com arrecadação própria, já que a gente falou qui, 4 milhões e 200 mil para gastar só na estrada de Santa Fé. Um repórter bem informado sabe que aquela estrada tem que ser feita ou pelo estado ou pelo município. Agora, como tudo na vida é parceria, todas essas obras que você viu aqui são parcerias, então tudo bem, vamos pressionar o município para fazer o projeto, aí eu aceitaria... Fizemos o projeto, já está tudo pronto, e eu acredito no Governador. Foi prefeito de Sobral por 8 anos, sabe das dificuldades do município, recebeu o projeto, então ele tá bem intencionado, eu acho que quando ele tiver dotação orçamentária porque ele também tá pagando o preço lá, porque a União também caiu os repasses para o Estado. Caiu para os municípios e para o Estado. Então eu acredito piamente que o governador vai atender o nosso pedido e vai fazer a estrada da Santa Fé.

Jornal Chapada do Araripe: Muito Obrigado, Sr. Prefeito.

Samuel Araripe - Obrigado, Dihelson.

Produção: Dihelson Mendonça
Para o Jornal OnLine: Chapada do Araripe


Postado por Dihelson Mendonça no Blog do Crato

Pensamento para o Dia 16/10/2009


“O peregrino deve atravessar e ultrapassar os extensos desertos dos desejos mundanos, superar os crescimentos excessivos, densos e sujos de raiva e ódio, e transpor os despenhadeiros do ego e da malícia, de modo que possa relaxar nos pastos verdes e exuberantes da harmonia e do amor. Assim, tendo se tornado mestre de seus inimigos internos, ele deve descansar no silêncio de seu próprio coração, com todas as agitações de seu interior apaziguadas. Quando o buscador está, dessa maneira, fixo na serenidade tranqüila de sua consciência profunda, a chama do despertar acende-se nele. Nesse momento, o buscador compreende que é uno com o Universo, que ele é o Indivisível Brahman.”

Sathya Sai Baba