Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Barbalha é contemplada com programa da ONU


Barbalha enfeitada para a festa de S. Antônio.
No projeto apresentado ao Pnud, foram enfocados
a cultura e o turismo (Foto: Elizângela Santos)

Barbalha, junto com três cidades brasileiras, é referência no Projeto de Fortalecimento de Capacitação

Barbalha. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), depois de escolher Barbalha como único município do Nordeste como referência no Projeto de Fortalecimento de Capacitação para o Desenvolvimento Humano Local, realiza a primeira oficina envolvendo os setores público municipal, privado e sociedade civil.

O evento aconteceu na manhã de ontem, após de reuniões específicas com esses setores, no auditório do Hospital Santo Antônio, com os consultores do Pnud e técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Além de Barbalha, também foram selecionados no Brasil as cidades de Abaetetuba (Paraná); Jaguarão (Rio Grande do Sul); Marliéria (Minas Gerais). Houve uma seleção inicial de 160 cidades, nos 5.563 municípios brasileiros. Doze deles ficaram para a escolha final.

A reunião de ontem teve a finalidade de definir a data de lançamento do projeto, no dia 5 de novembro. Várias propostas foram apresentadas, já dentro dos princípios que irão nortear o desenvolvimento dos trabalhos, voltados principalmente para qualificação humana. Um dos pontos essenciais será a capacitação, fortalecimento e qualificação para a elaboração de projetos em setores que a cidade já possui uma vocação natural, como a agricultura, o turismo ecológico e cultural. Esse trabalho estará focado na captação de recursos para investimentos nessas áreas por meio das diversas instituições públicas ou privadas de nível nacional e internacional.

Para a oficial do Pnud e coordenadora do Programa, Ieva Lazareviciute, para a escolha de cada município houve critérios principalmente voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanas locais, prevendo uma continuidade após os dois anos de desenvolvimento do programa. Ela afirma que este é um desafio para o Pnud, por ser um programa piloto no Brasil, pela primeira vez envolvendo vários segmentos dentro dos municípios como o público, privado e a sociedade civil.

Nos quatro municípios serão investidos US$ 1,8 milhão. Não se tem uma definição do valor aplicado em cada cidade. Segundo Ieva, isso irá depender das necessidades que se apresentarem. Após o lançamento do programa, ela afirma que as primeiras equipes que atuarão nos trabalhos serão capacitadas, já que um trabalho de diagnóstico, com levantamentos de informações sobre a cidade e todos os estudos possíveis, para reunir um banco de dados, será feito. Outro ponto importante, diz a consultora, será o envolvimento das cidades do entorno, como Crato e Juazeiro do Norte, que serviram também de critério de escolha, já que são cidades onde estão focados investimentos tanto do Governo Federal como do Governo do Estado.

Em agosto, a equipe esteve em Barbalha e manteve contato com diversos setores para perceber a disponibilidade dos munícipes em receber o projeto e a capacidade de mobilização. Ela afirma que esse foi um ponto muito importante, por ser relevante para o desenvolvimento das ações de capacitação.

Cada projeto, durante esses dois anos, desenvolvido por meio do município, terá o acompanhamento de um consultor do Pnud. Segundo o prefeito local, José Leite, esse projeto vem suprir uma deficiência, possibilitando a capacitação dos funcionários da administração pública, além dos outros setores, facilitando a captação dos recursos para investimentos no município, hoje um dos grandes problemas enfrentados pelas administrações públicas do País.

Para ele, as prioridades se direcionam para maior qualificação do turismo local, geração de emprego e renda para a população, além do desenvolvimento agrícola, que se fortalece com a Central de Abastecimento, em construção na cidade, e a reativação da Usina Manoel Costa Filho, fortalecendo o cultivo da cana-de-açúcar. Ele afirma que está sendo definida a forma de gestão da usina. Ele ressalta outro projeto, que serviu de referência para a escolha de Barbalha, que é a inserção do município no Plano de Aceleração do Crescimento - Cidades Históricas, em andamento.

Para Ieva, a intenção é, principalmente, formar municípios referência em boas práticas de desenvolvimento. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também foi observado pelos técnicos, já que Barbalha está um pouco abaixo da média nacional. "O comprometimento e articulação demonstrados foram essenciais, porque a concorrência entre as cidades do País foi muito acirrada". Durante o período de desenvolvimento dos trabalhos, serão elaborados programas, buscando parcerias com as agências internacionais que destinam recursos para as ações de desenvolvimento.

No dia 29 de outubro, os quatro prefeitos dos municípios selecionados estarão em Brasília para a assinatura do convênio, junto com o presidente da Confederação Nacional dos Municípios e os representantes das Nações Unidas.

O item que Barbalha enfocou no projeto apresentado aos técnicos do Pnud foi o turismo. "Nós focamos o potencial turístico ecológico, a cultura, os casarões históricos, a infraestrutura na parte de ecologia, com as fontes de águas perenes e minerais, nos Distritos do Caldas e de Arajara", diz Leite.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Barbalha
Rua Princesa Isabel, s/n
Centro
(88) 2101.1919

ELIZÂNGELA SANTOS - REPÓRTER
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/ - REGIONAL – 16 / 10 / 2009

Nenhum comentário: