Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Livro faz reflexão sobre imperialismo



Dentro da Programação da Mostra desUSA de Artes Visuais, o CEBRAPAZ lançará publicação na URCA, no próximo dia 25 de abril. Com 68 páginas, o livro “O antiimperialismo - caminho para a libertação dos povos” traz uma coletânea de textos atuais relacionados às grandes lutas pela paz e contra as guerras imperialistas.

Escrito em linguagem direta, os textos de José Reinaldo Carvalho, diretor de comunicações do Cebrapaz, constituem “uma peça fundamental à análise aguda da conjuntura internacional, com seus traços de instabilidade, crise e insegurança emanados dos desequilíbrios estruturais e sistêmicos do capitalismo e da política belicista e tirânica do imperialismo estadunidense”, conforme consta na própria apresentação do livrete.

A publicação traz quatro artigos. O primeiro ensaio, Derrotar o imperialismo, por um mundo de paz, foi preparado especialmente para o seminário Capitalismo contemporâneo e a nova luta pelo socialismo. Nele, o autor analisa as condições em que foram deflagradas as “guerras preventivas” contra o Afeganistão e o Iraque e os atos agressivos da atual Administração dos EUA no contexto do que se convencionou chamar de “doutrina Bush”, bem como as fragilidades do sistema multilateral e a impotência dos organismos internacionais diante da brutalidade do governo dos EUA e da violação do direito internacional em nome dos interesses da potência imperialista.


Recorrendo a instrumental teórico das teorias sobre relações internacionais, o autor expõe em seu primeiro ensaio as grandes tendências geopolíticas e chama a atenção para a formação de um cenário de conflitos políticos e sociais, no qual se destacam as potencialidades revolucionárias das lutas de caráter antiimperialista que estão em curso no mundo.


Esta edição traz também o artigo Comemorar Outubro preparando a nova Primavera dos Povos, apresentado por José Reinaldo durante a conferência de celebrações do 90º aniversário da Revolução Socialista Soviética, realizada em Minsk, Belarus, no dia 7 de novembro de 2007. Neste artigo, o autor tira algumas lições do que considera ter sido “o mais importante acontecimento da história mundial até o momento”.

Ainda inédito no Brasil e originalmente publicado na revista Contexto Latino-americano (Cuba, 2007), consta do livrete o ensaio A defesa da soberania e do desenvolvimento na política externa de Lula, que justifica o apoio a essa política desde a ótica da esquerda e do movimento popular.

A publicação traz ainda o artigo Internacionalismo e Patriotismo, em que o autor demonstra a vocação internacionalista da esquerda brasileira, que se concretiza através do exercício da solidariedade com todos os povos e se entrelaça com as grandes lutas nacionais, pela soberania do país, o aprofundamento da democracia e o progresso social.

Ao prosseguir na edição da coleção Solidariedade e Paz o Cebrapaz dá sua modesta contribuição para a luta de idéias e para firmar em nosso país a cultura da luta antiimperialista, da solidariedade internacional e da paz.

Para adquirir o livro, que custa apenas R$ 5,00, entre em contato conosco através do e-mail cebrapaz@uol.com.br ou pelo telefone (11) 3266-5805.

Chuvas comprometem acervo em museu (matéria do "Diário do Nordeste")

Na edição deste 21 de abril, o "Diário do Nordeste" alerta para os estragos que vêm sendo feitos em valiosas peças do Museu Vicente Leite, mantido pela Prefeitura de Crato. A matéria afirma que quadros da pintora Sinha D'Amora estariam entre as obras ameaçadas. Cabe a comunidade cratense encetar urgente campanha para salvar um dos ícones da cultura caririense. o blog Cariri Agora cumpre sua parte, divulgando a reportagem feita pelo repórter Antônio Vicelmo.
Uma das salas do Museu Vicente Leite, em Crato. (foto de Antônio Vicelmo)

Um trecho da reportagem:

"O Museu de Arte Vicente Leite, instalado num prédio antigo da Casa da Câmara deste município, na Praça da Sé, onde já funcionaram a Prefeitura Municipal e a Cadeia Pública, vem sendo danificado ao longo dos anos. Este ano, com as fortes chuvas, as goteiras estão destruindo o seu rico acervo formado por mais de 225 peças, entre as quais, quadros de Sinhá D’Amora e Bruno Pedrosa e da escultora Celina Vaccani, fundadores do museu.“Pelo menos, 15 quadros precisam ser restaurados.
Outros estão necessitando de molduras”, admite a coordenadora do Museu, Rosana Xenofonte".

Missa volta a ser celebrada em latim (matéria publicada no "Diário do Nordeste")




Diário do Nordeste - Fortaleza-Ceará, 21 de abril de 2008


SÃO JOÃO DO TAUAPE
Missa em latim atrai fiéis aos domingos


Manter a tradição: padre celebra a Missa Tridentina de costas para os fiéis de várias paróquias


“Glória tibi, domine” — glória a ti, Senhor — entoa o padre Samuel Brandão durante a missa das 11 horas, celebrada na Igreja São João do Tauape. A cerimônia é rezada em latim desde novembro do ano passado e vem atraindo fiéis de várias paróquias a cada domingo.

De acordo com o padre, a decisão de voltar a celebrar em latim, abolida depois das reformas do Concílio que durou de 1962 a 1965, foi em atenção a um grupo de 100 católicos da paróquia que deseja manter a tradição. “Ela é chamada de Missa Tridentina em alusão ao Concílio de Trento, realizado no século XVI”, explica ele.

A reabilitação da cerimônia foi feita pelo papa Bento XVI, em julho do ano passado.A Missa Tridentina tem palavras em grego também. Nela, o padre fica de costas para os fiéis. Sua rigidez não deixa margem para personalização.Mesmo celebrada em latim, os fiéis não perdem uma palavra do sacerdote. “Não tem como nos confundirmos”, afirma a dona-de-casa, Daíse Menezes. Ela conta que não perde uma missa porque gosta de acompanhar.