Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Missa volta a ser celebrada em latim (matéria publicada no "Diário do Nordeste")




Diário do Nordeste - Fortaleza-Ceará, 21 de abril de 2008


SÃO JOÃO DO TAUAPE
Missa em latim atrai fiéis aos domingos


Manter a tradição: padre celebra a Missa Tridentina de costas para os fiéis de várias paróquias


“Glória tibi, domine” — glória a ti, Senhor — entoa o padre Samuel Brandão durante a missa das 11 horas, celebrada na Igreja São João do Tauape. A cerimônia é rezada em latim desde novembro do ano passado e vem atraindo fiéis de várias paróquias a cada domingo.

De acordo com o padre, a decisão de voltar a celebrar em latim, abolida depois das reformas do Concílio que durou de 1962 a 1965, foi em atenção a um grupo de 100 católicos da paróquia que deseja manter a tradição. “Ela é chamada de Missa Tridentina em alusão ao Concílio de Trento, realizado no século XVI”, explica ele.

A reabilitação da cerimônia foi feita pelo papa Bento XVI, em julho do ano passado.A Missa Tridentina tem palavras em grego também. Nela, o padre fica de costas para os fiéis. Sua rigidez não deixa margem para personalização.Mesmo celebrada em latim, os fiéis não perdem uma palavra do sacerdote. “Não tem como nos confundirmos”, afirma a dona-de-casa, Daíse Menezes. Ela conta que não perde uma missa porque gosta de acompanhar.

Nenhum comentário: