Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pesquisa sobre a Antártida é tema de palestra no Geopark Araripe


A comunidade caririense poderá conhecer um pouco mais das pesquisas que o Brasil realiza na Antártida. Na próxima quarta-feira, 18/07, o geólogo e professor da Universidade Estadual Paulista-UNESP, José Alexandre de Jesus Perinotto, fará a palestra “ Experiências  brasileiras sobre a Antártida”.

A palestra está marcada para as 19h30 no auditório do Geopark Araripe e abordará as pesquisas sobre Geologia Glacial das quais Perinotto faz parte. Ele é integrante da expedição científica brasileira que realiza pesquisas na Antártida.

No Cariri, o pesquisador,  juntamente com consultores da UFPE, UFPR, Unicamp, UEM, URCA/Geopark Araripe, realiza pesquisas geológicas ligadas a estratigrafia (estudo das camadas de rochas) da região.

Assessoria de Comunicação Geopark Araripe

Homenagem dos conterrâneos de Luiz Gonzaga hoje, na ExpoCrato


O stand da Universidade Regional do Cariri (URCA), que este ano faz uma homenagem ao Rei do Baião, com o tema ‘(en) cantos: Natureza e Cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga’, recebe nesta sexta-feira, às 15 horas, uma comitiva de conterrâneos do cantor, que vêm visitar o espaço. O grupo é composto pela comissão do centenário, da cidade de Exu, mais pessoas que colaboraram com doação de fantasias, para a exposição, da escola campeã do carnaval do Rio de Janeiro, Unidos da Tijuca, que este ano homenageou os cem anos de Luiz Gonzaga.

A noite será de homenagem ao Rei do Baião por cidadãos de Exu, com apresentação de grupos musicais no III Palco Sonoro, com artistas pernambucanos. O primeiro a se apresentar será às 18 horas, com Alegria de Pé-de-Serra, com os Forrozeiros Mirins. Em seguida, será a vez Os Cabas de Gonzaga, contando também com as apresentações de Seguidores do Rei e  Chá-Cutuba chegou, com Chá-Cutuba. Todos os grupos são de Exu-PE. O palco Sonoro encerra as apresentações neste sábado, com Recital de Cordel, com João Dantas, de Barbalha; Toque da Zabumba canta “Seu Luiz”, com Toque da Zabumba, Trio Flor do Piqui e Herdeiros do Rei, de Crato.

Oficina de xilogravura - Crianças e adolescentes aprendem ofício da xilogravura, talhando na madeira. O primeiro momento da oficina, aconteceu na tarde de ontem, no stand da URCA, na ExpoCrato. O trabalho foi ministrado pelo xilógrafo, Cícero Lourenço. 25 crianças e adolescentes participaram dos trabalhos. Os temas estiveram relacionados à cultura e à natureza regionais, entre eles o pássaro raro do sopé da Chapada do Araripe, o Soldadinho-do-Araripe. O trabalho continua durante a tarde de hoje.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

III Palco Sonoro URCA 2012

 Programação de hoje, Quinta, 13/7

Tradição e traduções da obra gonzaguiana
Local: Stand da URCA na Expocrato

Homenagem dos conterrâneos do Rei
18h00 - Alegria de Pé-de-Serra, com os Forrozeiros Mirins (Exu)
19h00 - Os Cabas de Gonzaga (Exu)
20h00 - Seguidores do Rei (Exu)
21h00 – Chá-Cutuba chegou, com Chá-Cutuba (Exu)