Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Preso acusado de matar mulher em Crato

O agricultor Raimundo Gomes Dias, 35 anos, acusado de assassinar a mulher, Marilene Maria dos Santos, 29 anos, na noite de ontem, no Sítio Quebra, em Crato, na frente de uma criança de 4 anos de idade, foi preso na casa de um irmão que o convenceu a se entregar. Ao delegado regional do Crato, Jurandir Costa, Raimundo alegou legitima defesa e disse que a mulher queria lhe matar a todo custo.

Segundo o acusado, ele vivia maritalmente com a vítima há cerca de quatro meses e nos últimos dias, após ela começar a freqüentar um terreiro de macumba perto da localidade onde o casal residia, Marilene mudou de comportamento. "Ela a noite mudava a voz e a todo instante dizia que ia me matar. Ontem a noite pegou o pé de cabra que uso para esticar as cercas de arame farpado e partiu pra cima de mim como se estivesse com o cão nos couros", disse Raimundo, alegando que se defendeu para não morrer porque a mulher estava com a força de dois homens e falava de maneira esquisita.

Demonstrando está bastante arrependido, Raimundo Dias assegura que "era eu ou ela. Se eu não tivesse acertado em cheio na cabeça dela, do jeito que ela estava tinha me esbagaçado", disse o acusado, ressaltando que "depois do que aconteceu seguiu para a casa do meu irmão levando a criança. E foi meu irmão que ligou para a polícia dizendo onde eu estava".

Sem esboçar nenhuma reação Raimundo Gomes Dias foi conduzido do sítio até a delegacia do Crato e autuado em flagrante pela morte de Marilene Maria dos Santos. Agora a tarde será encaminhado a cadeia pública e ficará a disposição da justiça.

fonte Site Miséria

Relatório de prejuízos causados pelas chuvas entregue a Defesa Civil

O Município do Crato contabiliza vários prejuízos em virtude das chuvas registradas no município. No final de abril, o secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos, Nivaldo Soares, participou de reunião na Assembléia Legislativa. Na ocasião, foi apresentado relatório sobre os danos causados na cidade com os respectivos números das perdas. Segundo o secretário, estiveram presentes representantes dos 30 municípios mais prejudicados, incluindo o Crato. Também participaram representantes de sindicatos.

Os deputados do Estado, ao tomarem conhecimento da situação dos municípios, solicitaram recursos de forma urgente, principalmente direcionados à recuperação das estradas vicinais e moradias. No Crato, as perdas agrícolas de feijão chegam a cerca de 40%. No caso do milho, a perda é de 25%. De amendoim chega a 30%. Já no plantio consorciado de milho/feijão, as perdas registradas equivalem a cerca de 25%.

Na parte de infra-estrutura estão comprometidas 22 passagens molhadas e estradas foram danificadas em vários trechos, tanto na zona rural como na sede do município. Isso, conforme o secretário tem prejudicado o acesso de veículos a diversas localidades, comprometendo os serviços de assistência à saúde da população.

Pelo menos 221 casas tiveram algum tipo de dano, com comprometimento em função das chuvas. Chega a 19 mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas. Cerca de 3.900 estudantes estiveram sem aulas, durante o período mais crítico. Algumas escolas ainda não tiveram suas aulas reiniciadas, por conta da dificuldade de acesso dos transportes escolares.

Os municípios fizeram encaminhamento da documentação à Defesa Civil do Estado e Comissão da Assembléia Legislativa, para que essas perdas sejam avaliadas e haja encaminhamento dos documentos aos governos do Estado e Federal, no sentido de serem liberados recursos para minimizar os prejuízos causados. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, no último dia 4 de abril decretou Estado de Calamidade Pública no Município, em função das perdas. O decreto é válido por 90 dias e poderá ser renovado.

Destaques do futebol cearense em 2008



Os destaques do Campeonato Cearense de 2008 foram homenageados ontem à noite no Centro Cultural Sesc - Luiz Severiano Ribeiro. Foram apresentados ao público o craque da galera, eleito em votação pela internet e os melhores do Estadual, apontados por 234 cronistas esportivos.

A noite festiva foi aberta pelo diretor geral de programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, que falou da satisfação do SVM em transmitir os jogos do Campeonato Cearense, o que acarretou um fortalecimento do futebol e do esporte locais.

O superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto, o diretor de telejornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide, o diretor comercial da TV Verdes Mares, Antônio Vidal e o diretor superintendente do jornal Diário do Nordeste, Antônio de Pádua Lopes recepcionaram os presentes e distribuíram as medalhas aos melhores. Foi apresentada a Seleção do Campeonato: Jéfferson; Izaquiel, Da Silva, Preto e Márcio Azevedo; Dedé, Serginho, Paulo Isidoro e Júnior Cearense; Rômulo e Luiz Carlos.

O goleiro menos vazado é Jéfferson, do Horizonte. Receberam ainda premiação, o Fortaleza como bicampeão, o artilheiro Paulo Isidoro, junto com Esquerdinha, do Boa Viagem, ambos com 14 gols, o Icasa e o Horizonte, afora o Caucaia, campeão cearense no I Campeonato Feminino do Estado. O ex-atleta Marciano recebeu o troféu Pedro Basílio.

fonte: Diário do Nordeste

CREAS do Crato realiza ações para o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual




Próximo dia 18 de maio será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. Para lembrar a data, o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – CREAS está mobilizando todas as escolas municipais e estaduais do Crato na participação do concurso de desenhos e frases intitulado: “Crescer sem violência”. Desse concurso serão escolhidos uma frase e um desenho que irão estampar a campanha do dia 18 de maio, através de cartazes, bonés e camisas.

Programação:

Dia 6 de maio com a escolha do desenho e da frase vencedores.
Local: CREAS (CSU), às 08h 30min. A escolha será feita por uma comissão julgadora.
Dia 14 de maio acontecerá blitz nos bairros e no centro da cidade em favor do combate ao abuso e exploração sexual
Dia 16 de maio haverá uma grande caminhada contra a violência sexual contra crianças e adolescentes e no combate abuso e exploração sexual. A caminhada sairá da AABB de Crato às 8 horas.

Canal Futura mapeando entidades que fazem trabalho cultural ou social

O Canal Futura, em parceria com a Fundação Casa Grande, deseja mapear as instituições que realizam algum trabalho interessante no Cariri: seja ele social ou cultural. Assim, pretende reunir estas instituições para apresentar seu projeto, e ao mesmo tempo, saber um pouco mais sobre elas e mais adiante tê-las tanto como fonte, quanto como colaboradoras.

Para isso, está enviando uma ficha de cadastro, que deve ser preenchida pelos responsáveis interessados em participar do evento, ainda sem data marcada.

O prazo para envio é 17/05/2008.

Contatos com a Fundação Casa Grande

Mariana Albanese
Assessoria de imprensa
Fundação Casa Grande - Nova Olinda - CE

88 9622-0999
88 3521-8133
www.fundacaocasagrande.org.br

Grupo vocal e instrumental As Filhas da Mãe faz dois shows no programa Cultura Musical

Vigor e suavidade são traços que se complementam e se harmonizam em performances de tirar o fôlego de qualquer platéia. Elas são As Filhas da Mãe, grupo vocal e instrumental do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que se apresenta na próxima quarta-feira, 7, às 12h e 18h30, dentro do programa Cultura Musical, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Formado por bolsistas de iniciação artística da FUNCAP, o grupo As Filhas da Mãe se apresenta, desde 2005, em espaços culturais de Fortaleza e outros estados do Brasil, realizando pesquisas e arranjos originais para músicas brasileiras, específicos para vozes femininas. O grupo tem a orientação da cantora e professora Ms. Consiglia Latorre, dentro do projeto de laboratório de Arranjos e Performances do Canto Popular.

Em 2006, elaboraram um repertório abrangendo composições diversas de Edu Lobo e Chico Buarque. Com músicas rearranjadas, apresentaram esse espetáculo em vários espaços culturais da cidade, com destaque para a I Mostra Petrúcio Maia, promovida pela Funcet – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Fortaleza.
Já em 2007, com uma nova formação, a pesquisa foi direcionada a música popular dos cancioneiros, incluindo composições de Tom Jobim (homenageando os 80 anos do seu nascimento), Luiz Gonzaga e Lauro Maia. Participaram da XIX Mostra Cariri das Artes no Crato, do Encontro Nacional de Corais em Natal e da IX Semana de Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Considerando que o Ceará possui uma rica tradição de grupos vocais e corais, conforme atesta a história da vida musical do Estado, este grupo retoma tal tradição, trazendo para os palcos um repertório que mistura pop com bossa, bebendo da fonte de nossos cancioneiros e visitando clássicos de nossa Música Popular Brasileira.

Ouvindo o canto de As Filhas da Mãe, facilmente se percebe uma profusão de sons que seduz de imediato por conduzir à percepção das mais diversas respirações musicais, sem perder a condução das vozes e o destino que a melodia ostenta, reproduzindo um estado de euforia e imersão nessa linguagem musical tão envolvente que o grupo formatou. As vozes em uníssono se misturam e se alteram numa amplidão perfeita, como se cada compasso fosse composto de tons, cores e texturas diferentes, que estimula várias sensações a cada momento.

Programa
01. Cordão (Chico Buarque)
02. Meu namorado (Edu Lobo e Chico Buarque)
03. Circo místico (Edu Lobo e Chico Buarque)
04. Samba do avião (Tom Jobim)
05. Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
06. A violeira (Tom Jobim e Chico Buarque)
07. Sebastiana (Jackson do Pandeiro)
08. Upa neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)
09. Deixa a menina (Chico Buarque)
10. Samambaia (César Camargo Mariano)
11. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
12. Valsa dos clowns (Edu Lobo e Chico Buarque)
13. A bela e a fera (Edu Lobo e Chico Buarque)

Ficha técnica:
Vozes: Ana Maria Sousa, Consiglia Latorre, Jacqueline Sidney e Joyce Horn.
Vozes e arranjos: Luciana Costa e Lucile Horn.
Percussão e violão: Rebeca Cabral.
Violão: Dudu Holanda.
Direção artística: Consiglia Latorre.


ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Rabeca Cabral (percussionista e violonista do grupo As Filhas da Mãe) – (85) 8876.1121
• Consiglia Latorre (diretora artística do grupo) – (85) 9904.3328 / 3226.8414 – consiglialatorre@uol.com.br
• Linda Mascarenhas (produtora dos dois shows) – (85) 8660.9040 / 9990.9300 – linda.mascarenhas@gmail.com
• André Marinho (coordenador do programa Cultura Musical) – (85) 3464.3181 / 9990.1090 – andreluismm@bnb.gov.br
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Quarteto gaúcho Camerata Brasileira apresenta o show “Noves Fora” no programa Palco Instrumental

O quarteto gaúcho Camerata Brasileira apresenta o show “Noves Fora”, na próxima quinta-feira, 8, às 12h e 18h30, dentro do programa Palco Instrumental, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

O show “Noves Fora”, assim como o álbum homônimo, é uma celebração da amizade entre as regiões Sul e Nordeste, pois foram concebidos durante uma temporada de espetáculos do grupo em Pernambuco.

Criada em Porto Alegre (RS), a Camerata Brasileira chega ao seu quinto ano de existência, mantendo uma proposta pouco convencional, apontando novas direções para o Choro, estilo geralmente preso a conceitos puristas.

As composições próprias e releituras de clássicos e contemporâneos da música brasileira, a cargo de Moysés Lopes (violão e baixo), Edgar Araújo (bateria e percussão), Rafael Ferrari (bandolim de 10 cordas) e Rodrigo Siervo (saxofones e flautas), desafiam qualquer rótulo, movimento ou tendência.

Samba, jazz, baião, improvisação, pós-modernidade, experimentalismo e até mesmo psicodelia, além de “bossa” quase-rock. Pixinguinha, Garoto, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Baden Powell, Jacob do Bandolim e os argentinos Ariel Ramirez y Astor Piazzolla, mas, principalmente, generosas doses de música e liberdade.
O grupo toma o choro como ponto de partida para um trabalho intrigante e provocativo, no qual os frutos são tão importantes quanto as raízes.


A Camerata Brasileira – que já tem no currículo os elogiados CDs “Deixa Assim...” (2004) e “Noves Fora” (2006) – colhe os frutos de sua turnê por Cuba, preparando os discos com o grupo de rap cubano Cuentas Claras e com a orquestra de cordas Camerata Romeu, ambos de Havana.

Para o público do CCBNB-Fortaleza, o grupo apresenta o show “Noves Fora”, concebido a partir do repertório do CD homônimo, e gestado durante uma temporada de shows que fizeram em Olinda e Recife no carnaval de 2006.

Um CD impregnado pela atmosfera mágica da cultura do mangue, com direito a maracatus, alfaias, orquestra de frevo e muita, muita diversão.
O resultado está aí: disco e show que representam a celebração da amizade, uma ponte cultural entre o Sul e o Nordeste deste imenso País.

Programa
01. Berimbau (Baden Powell e Vinícius de Moraes)
02. Pra vocês (Rafael Ferrari)
03. Assanhado (Jacob do Bandolim)
04. Menino Hamilton (Rafael Ferrari)
05. Noves fora (Rafael Ferrari)
06. Hermeteando (Camerata Brasileira)
07. Cochichando (Pixinguinha)
08. Tumaracá (Camerata Brasileira)
09. Brasileiro (Hamilton de Holanda)
10. Descendo a serra (Pixinguinha)

Ficha Técnica
Bateria e Percussão – Edgar Araújo
Violão e baixo – Moysés Lopes
Bandolim de 10 cordas – Rafael Ferrari
Sax e Flauta – Rodrigo Siervo


ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Thaís Aragão (produção do Camerata Brasileira) – (85) 9999.9095 / 3081.4447 – thais@geradorcultural.com.br
• Thaís Andrade (produção dos dois shows no CCBNB-Fortaleza) – (85) 9997.7378 – caldeiraodasartes@yahoo.com.br
• André Marinho (coordenador do programa Palco Instrumental) – (85) 3464.3181 / 9111.1090 – andreluismm@bnb.gov.br
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Acidente na estrada de Santa Fé

Um acidente hoje pela manhã na estrada que liga o Crato ao distrito de Santa Fé deixou o saldo de uma pessoa morta e duas feridas. A vítima fatal foi identificado apenas por "Pelé", era agricultor do sítio Boa Vista e tinha pego uma carona até o Crato. O veículo era uma camionete D-20 de placas HUB-3655, dirigida pelo agricultor Perônio Roberto Teles Lima Verde que saiu ferido no rosto e nas pernas. Com ele viajava na cabine uma mulher de nome Maria Mirian Faustino que também saiu ferida. Ambos foram socorridos pelos Bombeiros.

Segundo apurou a perícia, o condutor da camionete percebeu que o veículo estava sem freios e foi de encontro a uma árvore no acostamento da estrada. A vítima fatal estava na carroceria do veículo e com o impacto bateu com a cabeça, tendo morte imediata. O local do acidente é uma curva a esquerda após a descida da serra que é muito íngreme. Como a camionete começou a ganhar velocidade, o motorista não teve outra saída se não tentar jogar o veículo fora da estrada para evitar fazer a outra curva e ganhar mais velocidade.

site Miséria

Selo Unicef e a cultura

Campanha Selo UNICEF Município Aprovado 2008, tem como tema base a convivência com o semi-árido. No âmbito da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato a proposta a ser trabalhada é a valorização da cultura afro-brasileira e indígena.

Em agosto de 2007 a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude começou a desenvolver atividades voltadas para essas duas temáticas. Em 2008 as ações continuam e esse é o momento de difundi-las e socializá-las junto às pessoas e entidades comprometidas com a promoção sociocultural da nossa juventude.

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de reconhecimento étnico-cultural que já desenvolvemos e ao mesmo tempo inserir novas cabeças pensantes em nosso grupo estamos convidando as pessoas interessadas em participar da nossa equipe de trabalho e pesquisa diante dos elementos que configuram a nossa cidade como portadora em potencial das duas culturas. Desvendar e valorizar esse potencial só nos engrandecerá enquanto reconhecedores das bases que fundamentam a nossa formação cultural.
Portanto, aguardamos a presença de vocês com a convicção de que poderemos desenvolver um grande trabalho de pesquisa de forma agradável e de valor histórico incontestável.


Vicente de Paulo 'Fuisca' S. Souza
Mobilizador da Equipe Pró-Selo UNICEF para a Cultura

Crato disponibiliza ações no Selo Unicef

No próximo dia 8 de maio, às 8h no Teatro Salviano Arraes Saraiva será realizado o Seminário Criança e Adolescente, que faz parte das ações do Selo Unicef 2008.

Trata-se de uma reunião prévia onde os secretários municipais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes disponibilizarão informações acerca desses trabalhos.

No próximo dia 13, no Teatro Salviano Arraes Saraiva das 8 às 12h será realizado o Fórum Comunitário de Avaliação, uma reunião de representações das diversas entidades do município que serão consultadas sobre a qualidade das políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.
A articuladora do Selo UNICEF, em Crato, Sophia Helena ressalta que nesse evento haverá a presença de um mediador do selo. Esses dois eventos serão coordenados pelo CMDCA - Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Crato.

Juazeiro: Cultura apresenta esboço da programação para o Juaforró

A Secretaria de Cultura de Juazeiro já está adotando providências em relação à oitava edição do Juaforró. O período está definido sendo de 14 a 28 de junho, no Parque de Eventos Padre Cícero. O prefeito Raimundo Macedo anunciou o desejo de fazer o maior São João de todos os tempos com 15 noites de festa.

Ontem foi dado a conhecer um esboço da programação, que ainda não é oficial: Dia 14 - Domiguinhos e Forró Sacode. Dia 15 – Santana, Banda Líbanos é Chico Pessoa. Dia 16 – Aviões do Forró e Luisinho de Irauçuba. Dia 17 - Garota Safada e Flavio Leandro. Dia 18 - Mastruz Com Leite, Forró do Mela Pinto e Baby Som. Dia 19 - Magníficos, Mela Pinto e Baby Som. Dia 20 – Forró dos Play's e Collo de Menina. Dia 21 - Amelhinha e Geraldo Azevedo. Dia 22 - Lagosta Bronzeada e Beto Barbosa. Dia 23 – Fábio Carneirinho, Jota Farias e Zé de Benona. Dia 24 - Forró Real e Canários do Reino. Dia 25 – Furacões do Forró, Jorge de Altinho e Joquinha Gonzaga.
Dia 26 - Zé Ramalho, Forró Tropicália e Forró Lenhada. Dia 27 – Felipão e Forró do Muído. Dia 28 - Mala Sem Alça, Nando Cordel, Namoro Novo e Joãozinho do Exu.

Lançada campanha para obra da praça dos romeiros




Uma campanha de revitalização da praça da matriz de Juazeiro do Norte foi lançada pelo pároco do Santuário Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos. "Praça do Romeiro, zela por ela, Juazeiro" é o título da campanha que tem o objetivo de conseguir recursos para melhorar a infra-estrutura do espaço destinado às grandes celebrações. A área foi doada à Diocese, em fevereiro passado, pela prefeitura do Município, e o plano da administração da paróquia é cercar com grades o espaço, evitando o acúmulo de vendedores ambulantes, construir banheiros e manter a estrutura para os eventos religiosos.

"Queremos salvaguardar o espaço sagrado em frente ao Santuário que agora se tornou, oficialmente uma Basílica Menor, por determinação da Santa Sé", lembra o padre Paulo Lemos. No dia 22 de abril passado, o bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, anunciou a decisão do papa Bento XVI em titular o santuário como Basílica Menor. No Ceará, apenas a matriz de Canindé, dedicada a São Francisco das Chagas, tem esse título. As Basílicas Maiores só existem em Roma.

Doação
Nas missas e outros eventos religiosos de Juazeiro do Norte estão sendo distribuídos envelopes da campanha para que os fiéis depositem quantias em dinheiro. "Pode ser qualquer valor, o importante é a colaboração", diz o pároco. Também foram feitos cartazes e panfletos que são levados às comunidades pedindo que façam suas doações. "Em setembro, quando haverá a romaria de Nossa Senhora das Dores, gostaríamos de estar com a praça dos romeiros toda estruturada", complementa o padre Paulo.

Será na festa da Mãe das Dores, padoeira de Juazeiro do Norte, no dia 15 de setembro, que o bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, vai fazer o anúncio aos romeiros sobre a elevação da matriz a Basílica Menor. "Virão autoridades civis e religiosas de vários locais do País", anuncia o pároco da igreja matriz. Segundo ele, na praça dos romeiros, cabem entre 100 mil a 120 mil pessoas. "É o único local adequado para as concelebrações", concluiu.


SERVIÇO

As pessoas que desejem olaborar com a revitalização da praça também podem fazer suas doações através do Banco do Brasil. O número da agência é 433-2 e a conta corrente é: C/P 17879-9. Mais informações na casa paroquial pelo telefone: (88) 3511 2202

Fonte(foto e texto): Jornal O Povo

“O Pecado de Clara Menina” traz a temática sertaneja-universal-popular

O Cariri, mais especificamente, o município do Crato, sempre foi destaque em relação à arte e ao belo trabalho de seus artistas. Dentro desse contexto de talento nato, estão grupos como Cia. Cearense de Teatro Brincante, Cia. Teatral Boca de Cena e Grupo Cênico que já fazem parte da história da dramaturgia local.
A mais recente novidade desses grupos é o espetáculo teatral “O Pecado de Clara Menina”, de Cacá Araújo, que estréia, nese sábado, dia 10. A peça é inspirada no poema de origem lusitana medieval “O Romance de Clara Menina com Dom Carlos de Alencar”, e, segundo o autor Cacá Araújo, trata-se de uma iniciativa de levar novamente aos palcos um espetáculo teatral de temática sertaneja-universal-popular que revisita o universo nordestino em suas cores, na mística do amor proibido, na ambição, no pecado, na luxúria, nos excessos dos poderosos, e, principalmente, na narrativa brincante, alegre e versificada dos cantadores e poetas populares.
A realização da peça se reveste de singular importância porque propõe o fortalecimento da tendência de valorizar a cultura tradicional popular nordestina como leitmotiv (O leitmotiv é um tema, ou um motivo associado a um personagem ou assunto, em um contexto cênico como: peça de teatro, filme, programa televisivo ou ópera. Toda vez que o assunto ou personagem está em evidência, o tema é reapresentado) nas variadas linguagens artísticas.

Neste caso particular da comédia “O Pecado de Clara Menina” na viabilização de uma dramaturgia alinhada ao resgate e à difusão de tradições fundadas na expressão do imaginário popular, nas lendas, nos causos, nas aventuras, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança. E, sendo um projeto popular e com perspectiva de povo, também se justifica por beneficiar a comunidade regional através do encontro e reencontro com suas raízes profundas, resultado que é da fusão de três mundos originais que nasceram de outros, revelando-nos o caráter universal de qualquer gesto humano.
De acordo com Orleyna Moura, uma das atrizes da peça e um dos ícones da cena teatral caririense, a comédia é um espetáculo maravilhoso, “Estou no Teatro desde 1977, já participei de várias montagens, inclusive ressalto a parceria com Cacá Araújo, na "Comédia da Maldição" (encenada em 2005, conta a fantástica e misteriosa história de uma bela jovem, que se amancebou com um padre e foi condenada a uma terrível maldição: virar mula-sem-cabeça! Uma das mais tradicionais lendas brasileiras recontada num grande espetáculo para todas as idades).” É importante frisar que Orleyna foi fundadora do 1º. Curso de Teatro, na Sociedade de Cultura Artística do Crato, bem como fundadora do 1º. Grupo infanto-juvenil de Teatro do município e do Grupo Cênico, tendo trabalhado por 25 anos no Teatro Rachel de Queiroz. A atriz fala em aposentadoria, mas a arte fala mais alto e Orleyna não abandona os palcos. Fato esse que poderemos comprovar na encenação de “O Pecado de Clara Menina” todo o seu talento e versatilidade.
Também faz parte do elenco o jovem ator Joênio Alves, que atua e é o figurinista da peça. “Para mim é maravilhoso atuar. Nesse espetáculo em especial, colocarei todos os meus conhecimentos em relação ao teatro, o clássico, o erudito, o popular e vou aliar a atuação com a minha experiência em dança” diz.
Segundo Cacá Araújo - que faz questão de destacar o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude - uma das pretensões do espetáculo é oportunizar a formação de platéias, inspirando o senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens artísticas. Cacá revela que a ação teatral não é desprovida de propósitos. “No mesmo caminho trilhado com nosso espetáculo anterior, “A Comédia da Maldição”, temos como objetivos: a difusão de valores do folclore e da cultura nordestina através de estética dramática sertaneja que remonta aos processos iniciais de formação do povo brasileiro; formação de platéias, especialmente juvenis, inspirando senso crítico e auto-estima em termos de identidade cultural, potencializando-as para o convívio e interação com outras culturas e linguagens, em condições de respeito e soberania; estimular a congregação de estudiosos, pesquisadores, produtores, atores, encenadores, mestres da cultura tradicional popular, brincantes, autores e técnicos em torno da discussão de proposta estética de leitura e releitura da história, das tradições e do imaginário do sertão nordestino como fonte inspiradora de criação em artes cênicas, literatura, música, dança e noutros processos de manifestação da alma indômita do artista nordestino” conclui.
O fato de espetáculos teatrais oportunizarem a formação de platéias merece ser aplaudida de pé, pois a arte é um dos pontos mais intensos de nossa cultura. E que o caminho seja a consolidação de parcerias que viabilizem o crescimento no campo das artes em nossa região.

Serviço-
Dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Maio de 2008 – 20 horas
TEATRO RACHEL DE QUEIROZ
Rua Dom Quintino, 913 – Crato-CE
Tel.: (88) 3523.2168 - (88) 8801.0897
INTEIRA: R$ 6,00 – MEIA: R$ 3,00
INDICAÇÃO: 14 ANOS

texto: Hermínia Rachel Saraiva
Editoria de Cultura

Jornal do Cariri

Coluna política de Donizete Arruda

Trapalhada de Raimundão
Determinado a concorrer a um novo mandato, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PSDB), foi aconselhado por influentes dirigentes estaduais do PSDB que torcem por seu nome na disputa contra o deputado Manoel Salviano a cercar-se dos melhores profissionais nas áreas de comunicação e marketing. Macedo ouviu os conselhos e compreendeu o significado do conselho. Fez contatos, mas, ao analisar as propostas de profissionais com larga experiência em campanhas nacionais dos tucanos, as definiu como indecorosas e indecentes. Raimundo Macedo achou absurda a proposta feita pelo marqueteiro político Antonio Lavareda, que coordenou todas as campanhas do então governador e hoje senador Tasso Jereissati, no valor de R$ 40.000,00 por mês.

Rejeitando o mago
Raimundo Macedo poderia ter simplesmente mantido a proposta sob reserva em respeito ao mago das pesquisas Antonio Lavareda e também aos tucanos que se expuseram para ajudá-lo na corrida pela reeleição. Mas, Macedo preferiu falar demais. A consultoria de Lavareda, um dos nomes mais requisitados no marketing político do Brasil, é valiosa para a cúpula regional tucana. Porém, Macedo não gostou do preço, embora, mensalmente, gaste, pelo menos, R$ 230.000,00 em comunicação e propaganda. Novamente Macedo se aconselhou mal para refugar a proposta de Lavareda com o publicitário da Propter, Fabner Winter. O episódio deve ter conseqüências, pois o senador Tasso Jereissati não toma decisões políticas sem ouvir os conselhos de Antonio Lavareda.

Importação pernambucana
O prefeito de Barbalha, Romel Feijó, já decidiu quem irá cuidar de sua campanha à reeleição. Será um tal de Juarez. Mais detalhes, favor procurá-lo em Petrolina(PE), onde estaria localizada a sede de sua empresa e onde ele reside. Esse mesmo Juarez, que ninguém sabe informar o sobrenome, coincidentemente ganhou o direito de organizar a Festa de Santo Antonio. Juarez é um profissional completo. Organiza eventos, realiza pesquisa eleitoral, produz programas de rádio no guia eleitoral, define marcas e slogans, ajuda a viabilizar o financiamento de campanhas de seus candidatos. Os adversários de Romel já organizam um dossiê sobre a sua relação com esse Juarez Pernambucano.

Aceita desafios
O advogado eleitoral Aroldo Mota esteve no Crato em reunião com o ex-prefeito Walter Peixoto. No encontro, tranquilizou Waltinho assegurando que ele terá condições de ser candidato a prefeito em outubro. Segundo Mota , não será complicado conseguir uma decisão na Justiça que viabilize a legalidade da candidatura de Walter Peixoto. Com o respaldo do advogado Aroldo Mota, Waltinho agora acredita que será candidato. Só que seus adversários na oposição, que trabalham para impedir sua candidatura, continuam dizendo justamente o contrário: Waltinho é inelegível.

Sem interlocução
O deputado federal Manoel Salviano perdeu quase que por completo sua interlocução com o senador Tasso Jereissati. O motivo desse esfriamento foi a atitude de Salviano de deixar o PSDB. Salviano foi obrigado a recuar por conta da lei da fidelidade partidária imposta pelo TSE. E esse episódio criou fraturas na relação dele com Tasso que até hoje ainda não foram totalmente cicatrizadas. Por isso, a tese de um tercius na disputa entre Macedo e Salviano ganha adeptos todos os dias.

Jogar pesado
O governador Cid Gomes quer eleger o novo prefeito de Juazeiro do Norte. As chances dele endossar uma candidatura de Raimundo Macedo são mínimas. Se o candidato tucano for Salviano, seriam ainda menores. Cid articula para fortalecer a candidatura do petista Manoel Santana, que terá como vice, o empresário Roberto Celestino. Santana é uma prioridade do PT, a ponto de não estar descartada uma ida do próprio presidente Lula para lançar obras do PAC, mas na verdade para dar um empurrão, e se esse empurrão vier, será um vendaval de votos na candidatura de Santana. Esse evento, provavelmente em Juazeiro do Norte, deverá ocorrer em junho.

Lula também em Barbalha
A presença do presidente Lula no Cariri fortalecerá também a candidatura do secretário Camilo Santana a prefeito de Barbalha. O governador Cid Gomes, que tem uma amizade pessoal com o pai de Camilo, o ex-deputado Eudoro Santana, tem o maior interesse em elegê-lo prefeito de Barbalha. Caberá ao prefeito Romel Feijó torcer desde agora para que a agenda de Lula o impeça a comparecer ao Cariri, e se ele vier, Romel terá que implorar ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, que é do seu partido, o PTB, para que convença Lula a não colocar a mão no ombro de Camilo. Se Lula abraçar a candidatura de Camilo a prefeito, Romel pode começar a ficar preocupado, muito preocupado e com razão para se preocupar.

Ninguém se entende
O Partido dos Trabalhadores (PT) do Crato implodiu. O ex-vereador Valdetário Brito perdeu a disputa interna e agora acusa o superintendente do Incra, Amadeu de Freitas, de traição. Aliado histórico de Valdetário, Amadeu rompeu com o amigo e se aliou aos contrários à candidatura própria do PT para endossar o nome do candidato do PV, André Barreto. O PT vai rachado apoiar Barreto. É o tipo de aliança que mais ajuda a perder votos. O verde André Barreto terá que passar boa parte da campanha se explicando que argumentos usou para convencer Amadeu de Freitas a trair seu velho camarada de lutas Valdetário Brito.

Disse me disse

• O deputado estadual Sineval Roque afirma ser candidato a prefeito do Crato, e garante que terá o apoio do governador Cid Gomes. E indaga: como Cid não pediria votos para o candidato de seu partido, PSB?
• Inábil politicamente, Sineval Roque pediu apoio a Walter Peixoto, por não acreditar em sua candidatura. Ocorre que esse apoio só serve a Roque, se ele não tiver que aceitar Carmem Peixoto como sua vice. Prefere ceder a secretaria de Saúde a um apadrinhado de Walter Peixoto e aí Roque aceita nomear Carmem.
• Como se nota, a Saúde do Crato virou moeda de troca entre o deputado estadual Sineval Roque e o ex-prefeito Walter Peixoto. Registre-se que Waltinho mantém-se candidato a prefeito.
• Desculpe a ignorância, que argumentos André Barreto usou para atrair o apoio de Amadeu de Freitas a sua candidatura?

Coluna do jornalista Donizete Arruda publicada semanalmente no Jornal do Cariri

Racha no PT muda cenário da pré-campanha em Crato

A sucessão no Crato tomou maior dimensão nos últimos dias de abril. O vereador licenciado André Barreto Esmeraldo, atual Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado, partiu na frente pela formação de uma frente política com vistas às eleições municipais deste ano. O Partido dos Trabalhadores decidiu por maioria simples, em seu encontro municipal, aprovar o apoio à candidatura de André Barreto (PV). Com essa decisão, foi retirada a pré-candidatura do ex-vereador Valdetário Brito. Mesmo não sendo consensual o rumo adotado pelo PT, a decisão confirma que André Barreto será mesmo candidato à sucessão do prefeito Samuel Araripe (PSDB). A disputa pela Prefeitura tem, ainda, como pré-candidatos Sineval Roque (PSB) e Walter Peixoto (PMDB). O prefeito Samuel Araripe é candidato à reeleição.

Para o pré-candidato do PSB, deputado estadual Sineval Roque, todos têm direito de externar a vontade de ser candidato a prefeito, mas, em sua opinião, o ideal seria a unificação do bloco de oposição, formado por partidos aliados do Governador Cid Gomes (PSB). Nos bastidores políticos em Fortaleza, Cid Gomes teria externado sua vontade de ir ao Crato somente se houver um acordo entre PT, PV, PMDB, PC do B e PMDB.

O ex-prefeito Walter Peixoto (PMDB) é pré-candidato, mesmo sofrendo desgastes devido às contas de seu governo terem sido desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. De acordo com o advogado Vicente Aquino, em entrevista ao JC, quem tem contas desaprovadas dificilmente poderá conseguir o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Em contato com a reportagem do JC, Amadeu de Freitas (profissão e função do Amadeu), dirigente do PT, disse que o partido defende a união do bloco governista desde que o candidato a prefeito seja André Barreto (PV). Outro nome inviabilizaria essa aliança, de acordo com fontes do PT.
O atual prefeito Samuel Araripe é candidato à reeleição. Samuel disse ao Jornal do Cariri que já trabalha a formação de uma frente situacionista com oito partidos políticos. “O PSDB é um partido organizado em Crato, sem divergências e o diretório me dá total apoio para formar alianças”, afirmou. O PC do B, um dos partidos com menos influência no bloco governista, já participou de reuniões com dirigentes do PV e do PT. Os comunistas ainda não definiram quais rumos adotarão na sucessão municipal do Crato.

Jornanl do Cariri

Ficção e realidade



Ficção é criação ou invenção de coisas imaginárias; fantasia.(Dicionário Aurélio). Realidade, ao contrário, é aquilo que existe efetivamente, que é real. A realidade inspira a ficção. Esta, por sua vez, sugere a realidade. Surgem daí as paixões humanas, das quais o fanatismo é a pior. Pode levar os mais pacatos espíritos às mais violentas atitudes. Basta ligar a TV. Cada emissora que entrar no écran estará por certo em uma das duas circunstâncias, ou em ambas, tal a mistura de ficção e realidade.
Sou de um tempo quando jogar criança pela janela era coisa de história de polichinelo. Mesmo assim havia sempre uma fada madrinha no jardim, que aparava e salvava a menininha. Hoje é diferente, a menina morre na queda, a ficção vira realidade, é como dizer: “quem não quiser mais o filho, jogue-o pela janela.” Impossível aceitar! Você se aborrece e muda de canal. São outros cenários e os figurantes. As circunstâncias se repetem, cresce a dúvida e vem de novo a pergunta: “Ficção ou realidade? Essas pessoas perderam o senso ou eu estou ficando burro?”
Não dá mesmo para saber. Indivíduos se desentendem. Em vez de acenar com a compreensão, partem para agredir. Agressão oral, para começar o rolo. Chalaças, palavrões, ofensas. Conforme as circunstâncias, troca de tapas e bofetões, lançamento de objetos uns nos outros. É nos filmes e nas novelas, nos vídeos e nas TVs. Ninguém sabe mais o que é. Aparece a realidade dentro da ficção. Permanecem o exemplo e o estímulo subliminares.
Pensando bem, a discordância entre as pessoas parece ser cultural. Não se conhece as razões que levam duas pessoas a agredir-se, ato que parece decorrer do baixo nível de compreensão. A razão cede seu lugar à paixão, o estopim da explosão. Alguns agem em cima de emoções falsas, como se elas fossem verdades demonstradas. Nada, entretanto, justifica a agressão gratuita a inocentes, principalmente em se tratando de crianças indefesas, que agora de exceção passou a ser regra geral. O infanticídio este ano pintou e bordou.
Quando a ficção ameaça tornar-se realidade, é porque chegou a hora de parar para raciocinar. Nem tudo que se pensa ou se sente pode ser tomado como real, sem que seja confirmado pela razão. Ficam no ar as perguntas:
- Quem matou Isabela Nardoni?
- Quem será a próxima vítima?

Olival Honor
Cronista e escritor


Texto publicado na edição de hoje do Jornal do Cariri.

Sociedade deve ser consultada sobre a questão da segurança

Esse Texto não é só para criticar, mas refletir. O Governador Cid Gomes (PSB) este ano de 2008 já assinou ordem de serviço para a construção de duas delegacias no Cariri. Um a em Juazeiro e outra em Mauriti. Até aí tudo bem. Entretanto, está faltando o governo cearense equipar as delegacias que estão em funcionamento. Mais ainda, contratar pessoal e capacitar os futuros policiais. Tem muita gente despreparada na Polícia ponde em risco a vida de cidadãos cearenses. É preciso que o governador abra uma grande discussão com a sociedade acerca da necessidade de melhoria da segurança pública. A sociedade precisa ser escutada sobre a segurança. Quais as prioridades, problemas, apontar soluções. O Governador bem que poderia, via as secretarias de Justiça e Segurança abrir esse diálogo com a sociedade via as entidades como OAB, universidades, movimento comunitário e sindical, e realizar uma conferência para discutir com a sociedade cearense o assunto.

MULHER MORTA NA FRENTE DO FILHO

O que está acontecendo mesmo no Cariri? Porque tantas mulheres são mortas por esposos, namorados, amantes ou companheiros? A violência atine essas famílias, filhos ficam órfãos... E a Justiça? Pergunto a Justiça enquanto poder constituído que não dá as respostas que a sociedade aguarda nesses casos de violência.

Falando com as militantes do Movimento de Mulheres o clima é de revolta e ao mesmo tempo de perplexidade. Às vezes dá até para não acreditar nessa violência, mas é a pura e dura realidade no Cariri, terra que parece ser “sem dono”, sem lei, nem Justiça.

Veja abaixo notícia veiculada no site Miséria hoje coma informação de mais uma mulher morta no Cariri.


A agricultora Marilene Maria dos Santos, 29 anos, residente no Sítio Quebra, em Crato, foi assassinada por volta das 18h de ontem na frente do filho de 4 anos de idade. O acusado do crime é o agricultor Raimundo Gomes Dias de 35 anos que usou como arma um "pé de cabra" de ferro com cabo de madeira. Após esmagar a cabeça da mulher com todos os requintes de perversidade, fugiu levando a criança.

A Polícia Militar foi acionada logo que o crime aconteceu e ainda seguiu a rota de fuga do criminoso que passou na casa dos familiares levando o menino. O crime chocou os vizinhos diante da crueldade cometida por Raimundo, que morava numa casinha humilde com a mulher e o filho. O perito Antonio Barbosa esteve no local e constatou a crueldade praticada por Raimundo que chegou a quebrar o cabo do "pé de cabra" na cabeça da mulher.

O sargento Simplício fez os primeiros levantamentos do local para tentar prender o criminoso que é muito conhecido nas redondezas onde mora. O corpo de Marilene foi transportado pelo rabecão até o Instituto Médico Legal – IML, onde será necropsiado. Em menos de 15 dias está é a segunda mulher assassinada brutalmente na zona rural do Crato e a nona executada este ano na região do Cariri. Policiais militares estão a caça do acusado e a ordem do major Santos, comandante da PM em Crato é prender o autor do crime o mais rápido possível.

Após perseguição ainda na noite de ontem, a polícia conseguiu apreender o acusado do crime, na residência de um irmão.