Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Coluna política de Donizete Arruda

Trapalhada de Raimundão
Determinado a concorrer a um novo mandato, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PSDB), foi aconselhado por influentes dirigentes estaduais do PSDB que torcem por seu nome na disputa contra o deputado Manoel Salviano a cercar-se dos melhores profissionais nas áreas de comunicação e marketing. Macedo ouviu os conselhos e compreendeu o significado do conselho. Fez contatos, mas, ao analisar as propostas de profissionais com larga experiência em campanhas nacionais dos tucanos, as definiu como indecorosas e indecentes. Raimundo Macedo achou absurda a proposta feita pelo marqueteiro político Antonio Lavareda, que coordenou todas as campanhas do então governador e hoje senador Tasso Jereissati, no valor de R$ 40.000,00 por mês.

Rejeitando o mago
Raimundo Macedo poderia ter simplesmente mantido a proposta sob reserva em respeito ao mago das pesquisas Antonio Lavareda e também aos tucanos que se expuseram para ajudá-lo na corrida pela reeleição. Mas, Macedo preferiu falar demais. A consultoria de Lavareda, um dos nomes mais requisitados no marketing político do Brasil, é valiosa para a cúpula regional tucana. Porém, Macedo não gostou do preço, embora, mensalmente, gaste, pelo menos, R$ 230.000,00 em comunicação e propaganda. Novamente Macedo se aconselhou mal para refugar a proposta de Lavareda com o publicitário da Propter, Fabner Winter. O episódio deve ter conseqüências, pois o senador Tasso Jereissati não toma decisões políticas sem ouvir os conselhos de Antonio Lavareda.

Importação pernambucana
O prefeito de Barbalha, Romel Feijó, já decidiu quem irá cuidar de sua campanha à reeleição. Será um tal de Juarez. Mais detalhes, favor procurá-lo em Petrolina(PE), onde estaria localizada a sede de sua empresa e onde ele reside. Esse mesmo Juarez, que ninguém sabe informar o sobrenome, coincidentemente ganhou o direito de organizar a Festa de Santo Antonio. Juarez é um profissional completo. Organiza eventos, realiza pesquisa eleitoral, produz programas de rádio no guia eleitoral, define marcas e slogans, ajuda a viabilizar o financiamento de campanhas de seus candidatos. Os adversários de Romel já organizam um dossiê sobre a sua relação com esse Juarez Pernambucano.

Aceita desafios
O advogado eleitoral Aroldo Mota esteve no Crato em reunião com o ex-prefeito Walter Peixoto. No encontro, tranquilizou Waltinho assegurando que ele terá condições de ser candidato a prefeito em outubro. Segundo Mota , não será complicado conseguir uma decisão na Justiça que viabilize a legalidade da candidatura de Walter Peixoto. Com o respaldo do advogado Aroldo Mota, Waltinho agora acredita que será candidato. Só que seus adversários na oposição, que trabalham para impedir sua candidatura, continuam dizendo justamente o contrário: Waltinho é inelegível.

Sem interlocução
O deputado federal Manoel Salviano perdeu quase que por completo sua interlocução com o senador Tasso Jereissati. O motivo desse esfriamento foi a atitude de Salviano de deixar o PSDB. Salviano foi obrigado a recuar por conta da lei da fidelidade partidária imposta pelo TSE. E esse episódio criou fraturas na relação dele com Tasso que até hoje ainda não foram totalmente cicatrizadas. Por isso, a tese de um tercius na disputa entre Macedo e Salviano ganha adeptos todos os dias.

Jogar pesado
O governador Cid Gomes quer eleger o novo prefeito de Juazeiro do Norte. As chances dele endossar uma candidatura de Raimundo Macedo são mínimas. Se o candidato tucano for Salviano, seriam ainda menores. Cid articula para fortalecer a candidatura do petista Manoel Santana, que terá como vice, o empresário Roberto Celestino. Santana é uma prioridade do PT, a ponto de não estar descartada uma ida do próprio presidente Lula para lançar obras do PAC, mas na verdade para dar um empurrão, e se esse empurrão vier, será um vendaval de votos na candidatura de Santana. Esse evento, provavelmente em Juazeiro do Norte, deverá ocorrer em junho.

Lula também em Barbalha
A presença do presidente Lula no Cariri fortalecerá também a candidatura do secretário Camilo Santana a prefeito de Barbalha. O governador Cid Gomes, que tem uma amizade pessoal com o pai de Camilo, o ex-deputado Eudoro Santana, tem o maior interesse em elegê-lo prefeito de Barbalha. Caberá ao prefeito Romel Feijó torcer desde agora para que a agenda de Lula o impeça a comparecer ao Cariri, e se ele vier, Romel terá que implorar ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, que é do seu partido, o PTB, para que convença Lula a não colocar a mão no ombro de Camilo. Se Lula abraçar a candidatura de Camilo a prefeito, Romel pode começar a ficar preocupado, muito preocupado e com razão para se preocupar.

Ninguém se entende
O Partido dos Trabalhadores (PT) do Crato implodiu. O ex-vereador Valdetário Brito perdeu a disputa interna e agora acusa o superintendente do Incra, Amadeu de Freitas, de traição. Aliado histórico de Valdetário, Amadeu rompeu com o amigo e se aliou aos contrários à candidatura própria do PT para endossar o nome do candidato do PV, André Barreto. O PT vai rachado apoiar Barreto. É o tipo de aliança que mais ajuda a perder votos. O verde André Barreto terá que passar boa parte da campanha se explicando que argumentos usou para convencer Amadeu de Freitas a trair seu velho camarada de lutas Valdetário Brito.

Disse me disse

• O deputado estadual Sineval Roque afirma ser candidato a prefeito do Crato, e garante que terá o apoio do governador Cid Gomes. E indaga: como Cid não pediria votos para o candidato de seu partido, PSB?
• Inábil politicamente, Sineval Roque pediu apoio a Walter Peixoto, por não acreditar em sua candidatura. Ocorre que esse apoio só serve a Roque, se ele não tiver que aceitar Carmem Peixoto como sua vice. Prefere ceder a secretaria de Saúde a um apadrinhado de Walter Peixoto e aí Roque aceita nomear Carmem.
• Como se nota, a Saúde do Crato virou moeda de troca entre o deputado estadual Sineval Roque e o ex-prefeito Walter Peixoto. Registre-se que Waltinho mantém-se candidato a prefeito.
• Desculpe a ignorância, que argumentos André Barreto usou para atrair o apoio de Amadeu de Freitas a sua candidatura?

Coluna do jornalista Donizete Arruda publicada semanalmente no Jornal do Cariri

Um comentário:

Salete Maria disse...

Senhor Tarso Araújo, vou lhe pedir, pela última vez, que EXIMA-SE DE DIVULGAR NOTÍCIAS INVERÍDICAS SOBRE MINHA PESSOA em seu blog ou em qualquer outro veículo do qual o senhor seja partícipe. O senhor sabe que jamais me procurou para conversar ou conhecer minha versão acerca de fatos que anda noticiando. Tenho comprovante de que EU SOLICITEI À OAB DE JUAZEIRO DO NORTE APURAÇAO SOBRE O USO DE CORRESPONDENCIA MINHA PARA FINS QUE NÀO ÀQUELE A QUE ELA SE DESTINAVA. Tenho COMPROVANTE DE QUE EU SOLICITEI AO REITOR DA MINHA IES A APURAÇAO DOS FATOS QUE O SENHOR ANDA DIVULGANDO. Quero lhe lembrar que tais questões dizem respeito ao âmbito da Universidade e da OAB e não à sanha de pessoas que afirmam o que nao sabem e divulgam o que desconhecem. Portanto, procure, para que suas noticias tenham credibilidade, escrever baseado na oitiva de ambas as partes,limitando-se a noticiar o que de fato venha interessar à sociedade do Cariri e nao apenas a sua pessoa ou a amigos seus. Por fim, permita-me lhe perguntar: O que o senhor realmente tem contra minha pessoa? A que se destina esta exploraçao demasiada de questao interna à URCA? Por que o senhor nunca noticiou questões ligadas às irregularidades denunciadas por mim? Por que o seu interesse em me desqualificar como profissional inventando que sou candidata a reitora? Procure informar seu leitor sobre os importantes projetos de minha autoria que estao se desenvolvendo dentro da Universidade. Diga que enquanto o senhor dissemina boatos sobre meu nome eu estou distante, fora do estado e, muitas vezes, fora do país procurando elevar o nome da nossa instituiçao. Não haja de forma levianda falando de alguém que nao está presente para apresentar sua versao. Procure ser ético e honrando em sua profissao, pois infelizmente nao tenho tempo para acompanhar todas as injúrias que o senhor profere contra mim. Felizmente, tenho uma tese muito importante em desenvolvimento e, caso um dia o senhor se interesse, estarei a sua disposiçao para conversa sobre o alcance e importancia deste trabalho para o Cariri e para o Brasil.

Salete Maria da Silva

P.S: Envio para este blog uma vez que tem sido frequenta o uso do blog do senhor Tarso Araújo e côngeneres para fins de disseminar notícias inverídicas envolvendo meu nome. Como não me encontro na Regiao do Cariri para adotar as medidas cabíveis, passarei procuraçao para que um colega advogado possa fazê-lo.