Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Grupo vocal e instrumental As Filhas da Mãe faz dois shows no programa Cultura Musical

Vigor e suavidade são traços que se complementam e se harmonizam em performances de tirar o fôlego de qualquer platéia. Elas são As Filhas da Mãe, grupo vocal e instrumental do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que se apresenta na próxima quarta-feira, 7, às 12h e 18h30, dentro do programa Cultura Musical, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Formado por bolsistas de iniciação artística da FUNCAP, o grupo As Filhas da Mãe se apresenta, desde 2005, em espaços culturais de Fortaleza e outros estados do Brasil, realizando pesquisas e arranjos originais para músicas brasileiras, específicos para vozes femininas. O grupo tem a orientação da cantora e professora Ms. Consiglia Latorre, dentro do projeto de laboratório de Arranjos e Performances do Canto Popular.

Em 2006, elaboraram um repertório abrangendo composições diversas de Edu Lobo e Chico Buarque. Com músicas rearranjadas, apresentaram esse espetáculo em vários espaços culturais da cidade, com destaque para a I Mostra Petrúcio Maia, promovida pela Funcet – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura de Fortaleza.
Já em 2007, com uma nova formação, a pesquisa foi direcionada a música popular dos cancioneiros, incluindo composições de Tom Jobim (homenageando os 80 anos do seu nascimento), Luiz Gonzaga e Lauro Maia. Participaram da XIX Mostra Cariri das Artes no Crato, do Encontro Nacional de Corais em Natal e da IX Semana de Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Considerando que o Ceará possui uma rica tradição de grupos vocais e corais, conforme atesta a história da vida musical do Estado, este grupo retoma tal tradição, trazendo para os palcos um repertório que mistura pop com bossa, bebendo da fonte de nossos cancioneiros e visitando clássicos de nossa Música Popular Brasileira.

Ouvindo o canto de As Filhas da Mãe, facilmente se percebe uma profusão de sons que seduz de imediato por conduzir à percepção das mais diversas respirações musicais, sem perder a condução das vozes e o destino que a melodia ostenta, reproduzindo um estado de euforia e imersão nessa linguagem musical tão envolvente que o grupo formatou. As vozes em uníssono se misturam e se alteram numa amplidão perfeita, como se cada compasso fosse composto de tons, cores e texturas diferentes, que estimula várias sensações a cada momento.

Programa
01. Cordão (Chico Buarque)
02. Meu namorado (Edu Lobo e Chico Buarque)
03. Circo místico (Edu Lobo e Chico Buarque)
04. Samba do avião (Tom Jobim)
05. Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
06. A violeira (Tom Jobim e Chico Buarque)
07. Sebastiana (Jackson do Pandeiro)
08. Upa neguinho (Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri)
09. Deixa a menina (Chico Buarque)
10. Samambaia (César Camargo Mariano)
11. Incompatibilidade de gênios (João Bosco e Aldir Blanc)
12. Valsa dos clowns (Edu Lobo e Chico Buarque)
13. A bela e a fera (Edu Lobo e Chico Buarque)

Ficha técnica:
Vozes: Ana Maria Sousa, Consiglia Latorre, Jacqueline Sidney e Joyce Horn.
Vozes e arranjos: Luciana Costa e Lucile Horn.
Percussão e violão: Rebeca Cabral.
Violão: Dudu Holanda.
Direção artística: Consiglia Latorre.


ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Rabeca Cabral (percussionista e violonista do grupo As Filhas da Mãe) – (85) 8876.1121
• Consiglia Latorre (diretora artística do grupo) – (85) 9904.3328 / 3226.8414 – consiglialatorre@uol.com.br
• Linda Mascarenhas (produtora dos dois shows) – (85) 8660.9040 / 9990.9300 – linda.mascarenhas@gmail.com
• André Marinho (coordenador do programa Cultura Musical) – (85) 3464.3181 / 9990.1090 – andreluismm@bnb.gov.br
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário: