Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Lançada campanha para obra da praça dos romeiros




Uma campanha de revitalização da praça da matriz de Juazeiro do Norte foi lançada pelo pároco do Santuário Nossa Senhora das Dores, padre Paulo Lemos. "Praça do Romeiro, zela por ela, Juazeiro" é o título da campanha que tem o objetivo de conseguir recursos para melhorar a infra-estrutura do espaço destinado às grandes celebrações. A área foi doada à Diocese, em fevereiro passado, pela prefeitura do Município, e o plano da administração da paróquia é cercar com grades o espaço, evitando o acúmulo de vendedores ambulantes, construir banheiros e manter a estrutura para os eventos religiosos.

"Queremos salvaguardar o espaço sagrado em frente ao Santuário que agora se tornou, oficialmente uma Basílica Menor, por determinação da Santa Sé", lembra o padre Paulo Lemos. No dia 22 de abril passado, o bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, anunciou a decisão do papa Bento XVI em titular o santuário como Basílica Menor. No Ceará, apenas a matriz de Canindé, dedicada a São Francisco das Chagas, tem esse título. As Basílicas Maiores só existem em Roma.

Doação
Nas missas e outros eventos religiosos de Juazeiro do Norte estão sendo distribuídos envelopes da campanha para que os fiéis depositem quantias em dinheiro. "Pode ser qualquer valor, o importante é a colaboração", diz o pároco. Também foram feitos cartazes e panfletos que são levados às comunidades pedindo que façam suas doações. "Em setembro, quando haverá a romaria de Nossa Senhora das Dores, gostaríamos de estar com a praça dos romeiros toda estruturada", complementa o padre Paulo.

Será na festa da Mãe das Dores, padoeira de Juazeiro do Norte, no dia 15 de setembro, que o bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, vai fazer o anúncio aos romeiros sobre a elevação da matriz a Basílica Menor. "Virão autoridades civis e religiosas de vários locais do País", anuncia o pároco da igreja matriz. Segundo ele, na praça dos romeiros, cabem entre 100 mil a 120 mil pessoas. "É o único local adequado para as concelebrações", concluiu.


SERVIÇO

As pessoas que desejem olaborar com a revitalização da praça também podem fazer suas doações através do Banco do Brasil. O número da agência é 433-2 e a conta corrente é: C/P 17879-9. Mais informações na casa paroquial pelo telefone: (88) 3511 2202

Fonte(foto e texto): Jornal O Povo

Nenhum comentário: