Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Racha no PT muda cenário da pré-campanha em Crato

A sucessão no Crato tomou maior dimensão nos últimos dias de abril. O vereador licenciado André Barreto Esmeraldo, atual Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Governo do Estado, partiu na frente pela formação de uma frente política com vistas às eleições municipais deste ano. O Partido dos Trabalhadores decidiu por maioria simples, em seu encontro municipal, aprovar o apoio à candidatura de André Barreto (PV). Com essa decisão, foi retirada a pré-candidatura do ex-vereador Valdetário Brito. Mesmo não sendo consensual o rumo adotado pelo PT, a decisão confirma que André Barreto será mesmo candidato à sucessão do prefeito Samuel Araripe (PSDB). A disputa pela Prefeitura tem, ainda, como pré-candidatos Sineval Roque (PSB) e Walter Peixoto (PMDB). O prefeito Samuel Araripe é candidato à reeleição.

Para o pré-candidato do PSB, deputado estadual Sineval Roque, todos têm direito de externar a vontade de ser candidato a prefeito, mas, em sua opinião, o ideal seria a unificação do bloco de oposição, formado por partidos aliados do Governador Cid Gomes (PSB). Nos bastidores políticos em Fortaleza, Cid Gomes teria externado sua vontade de ir ao Crato somente se houver um acordo entre PT, PV, PMDB, PC do B e PMDB.

O ex-prefeito Walter Peixoto (PMDB) é pré-candidato, mesmo sofrendo desgastes devido às contas de seu governo terem sido desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. De acordo com o advogado Vicente Aquino, em entrevista ao JC, quem tem contas desaprovadas dificilmente poderá conseguir o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.
Em contato com a reportagem do JC, Amadeu de Freitas (profissão e função do Amadeu), dirigente do PT, disse que o partido defende a união do bloco governista desde que o candidato a prefeito seja André Barreto (PV). Outro nome inviabilizaria essa aliança, de acordo com fontes do PT.
O atual prefeito Samuel Araripe é candidato à reeleição. Samuel disse ao Jornal do Cariri que já trabalha a formação de uma frente situacionista com oito partidos políticos. “O PSDB é um partido organizado em Crato, sem divergências e o diretório me dá total apoio para formar alianças”, afirmou. O PC do B, um dos partidos com menos influência no bloco governista, já participou de reuniões com dirigentes do PV e do PT. Os comunistas ainda não definiram quais rumos adotarão na sucessão municipal do Crato.

Jornanl do Cariri

Nenhum comentário: