Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 6 de maio de 2008

Quarteto gaúcho Camerata Brasileira apresenta o show “Noves Fora” no programa Palco Instrumental

O quarteto gaúcho Camerata Brasileira apresenta o show “Noves Fora”, na próxima quinta-feira, 8, às 12h e 18h30, dentro do programa Palco Instrumental, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).

O show “Noves Fora”, assim como o álbum homônimo, é uma celebração da amizade entre as regiões Sul e Nordeste, pois foram concebidos durante uma temporada de espetáculos do grupo em Pernambuco.

Criada em Porto Alegre (RS), a Camerata Brasileira chega ao seu quinto ano de existência, mantendo uma proposta pouco convencional, apontando novas direções para o Choro, estilo geralmente preso a conceitos puristas.

As composições próprias e releituras de clássicos e contemporâneos da música brasileira, a cargo de Moysés Lopes (violão e baixo), Edgar Araújo (bateria e percussão), Rafael Ferrari (bandolim de 10 cordas) e Rodrigo Siervo (saxofones e flautas), desafiam qualquer rótulo, movimento ou tendência.

Samba, jazz, baião, improvisação, pós-modernidade, experimentalismo e até mesmo psicodelia, além de “bossa” quase-rock. Pixinguinha, Garoto, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Baden Powell, Jacob do Bandolim e os argentinos Ariel Ramirez y Astor Piazzolla, mas, principalmente, generosas doses de música e liberdade.
O grupo toma o choro como ponto de partida para um trabalho intrigante e provocativo, no qual os frutos são tão importantes quanto as raízes.


A Camerata Brasileira – que já tem no currículo os elogiados CDs “Deixa Assim...” (2004) e “Noves Fora” (2006) – colhe os frutos de sua turnê por Cuba, preparando os discos com o grupo de rap cubano Cuentas Claras e com a orquestra de cordas Camerata Romeu, ambos de Havana.

Para o público do CCBNB-Fortaleza, o grupo apresenta o show “Noves Fora”, concebido a partir do repertório do CD homônimo, e gestado durante uma temporada de shows que fizeram em Olinda e Recife no carnaval de 2006.

Um CD impregnado pela atmosfera mágica da cultura do mangue, com direito a maracatus, alfaias, orquestra de frevo e muita, muita diversão.
O resultado está aí: disco e show que representam a celebração da amizade, uma ponte cultural entre o Sul e o Nordeste deste imenso País.

Programa
01. Berimbau (Baden Powell e Vinícius de Moraes)
02. Pra vocês (Rafael Ferrari)
03. Assanhado (Jacob do Bandolim)
04. Menino Hamilton (Rafael Ferrari)
05. Noves fora (Rafael Ferrari)
06. Hermeteando (Camerata Brasileira)
07. Cochichando (Pixinguinha)
08. Tumaracá (Camerata Brasileira)
09. Brasileiro (Hamilton de Holanda)
10. Descendo a serra (Pixinguinha)

Ficha Técnica
Bateria e Percussão – Edgar Araújo
Violão e baixo – Moysés Lopes
Bandolim de 10 cordas – Rafael Ferrari
Sax e Flauta – Rodrigo Siervo


ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
• Thaís Aragão (produção do Camerata Brasileira) – (85) 9999.9095 / 3081.4447 – thais@geradorcultural.com.br
• Thaís Andrade (produção dos dois shows no CCBNB-Fortaleza) – (85) 9997.7378 – caldeiraodasartes@yahoo.com.br
• André Marinho (coordenador do programa Palco Instrumental) – (85) 3464.3181 / 9111.1090 – andreluismm@bnb.gov.br
• Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Nenhum comentário: