Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 16 de março de 2010

Música ao vivo no Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 5


Programa radiofônico de música instrumental que será veiculado nesta quarta, dia 17/03, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com) .

Roteiro musical (composições e intérpretes)
1. Bourée (Jethro Tull)
2. Woodward Avenue (Yusef Lattef)
3. Maracangalha (A Cor do Som)
4. Mountain (Chick Corea e Béla Fleck)
5. Um bilhete pra Didi (Novos Baianos)
6. Verano Porteño (Astor Piazzolla)
7. 1x0 (Pixinguinha)
8. I Wish (Najee Rasheed)
9. Serenata no Joá (Leo Gandelman)
10. Peter Gunn (Henry Mancini)
11. Trenzinho do Caipira (Egberto Gismonti)

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Farade e Amilton Som - CDs, DVs e Acessórios.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Direto da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.

Fique ligado!

Escola Polivalente recebe oficina do artista Júnior Érre

Reaproveitar revistas velhas para fazer arte é um dos intuitos oficina ministrada pelo artista plástico Júnior Érre que está sendo realizada na EEFM Polivalente Governador Adauto Bezerra no Crato. A oficina teve início nesta terça-feira e se prolongará até o dia 19 deste mês. A oficina é fruto da parceria entre o Ponto de Cultura Mestre Noza, Coletivo Camaradas e direção da Escola.

Júnior Érre é um dos grandes nomes das artes visuais do Estado do Ceará, além de artista plástico, ele é poeta, compositor, músico e produtor cultural. Formado pelas ruas como costuma dizer, publicou seus trabalhos em muros e asfaltos, depois em fanzines como Séquiço, Fome, Ovni, Jornal Censurado e cartões poéticos. Ele é um dos artistas que tem uma preocupação técnica e discursiva nos seus trabalhos. Desde a década de oitenta, Júnior vem contribuindo para a arte e com os artistas na região do Cariri, desde a organização de eventos artísticos como na luta política da categoria.

Junior Érrer já realizou e participou de várias exposições coletivas e individuais no Ceará e em outros estados brasileiros.

A direção da escola tem o objetivo com aproximar a arte para do cotidiano dos alunos. Ainda serão realizadas outras oficinas, como teatro, xilogravura, rodas de conversa com artistas e foi criado recentemente o Coletivo de Estudos e Vivências em Arte Contemporânea – COLEPOLI.

Pinacoteca (Foto: Chagas)


N.E.: Chagas, poeta e fotógrafo, colaborador deste blogue, nasceu em Crato e estar radicado em São Paulo.

RAPADURA CUTURARTE Nº 03

“Negar a cultura popular é
rasgar a nossa própria identidade”
Eloi Teles


Convite

Convidamos a todos para prestigiarem a próxima apresentação pública do projeto Rapadura Culturart. Na ocasião será comemorado o aniversário do nobre coordenador do referido projeto, professor Jorge carvalho.

Data: 27 de março de 2010 (Dia do Teatro).
Local: Praça da Sé.
Horário: 8 horas.


Dedicado aos bairros Alto da Penha e São Miguel.
Tributo ao Trio Nortista.
Tributo de saudade a Jonas de Andrade, 15 anos de saudade.

Programação

1. Histórico dos Bairros e Medalha de honra ao mérito aos homenageados e apresentações culturais dos bairros.
2. O Teatro na formação cultural de um povo (comentário: Prof. Cacá Araújo).
3. Distribuição de 100 pães para famílias carentes.
4. Leitura dos cordéis:
- Programa Rapadura Cultural – Paulo Ernesto
- Jorge Carvalho do Rapadura Cultural – Maria do Rosário
5. Comemoração dos 70 anos de Luzimar Soares (18/03/1940) e dos aniversários de Luiz Pé de Pato (29/03) e Zeuda Sousa (27/03).
6. 20 anos do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (31/03/1990) - Comentário: Prof. Junior Matos.
7. Dupla de Violeiros: Silvio Grangeiro e Francinaldo Oliveira, seresta com o grupo Cheiro de Saudade e apresentação da banda Os Três do Ceará (tributo a Jonas de Andrade).
8. Entrega de diploma de Honra ao Mérito e Gratidão a Jonas de Andrade.
9. Homenagem ao aniversário da Rádio/TV Verde Vale (24/03)

“Um país sem cultura popular,
nunca será uma nação”
Candéia

A mulher sem túmulo


Nilze Costa e Silva, autora de livros de contos, crônicas e ensaios, escreve o romance A Mulher sem Túmulo - vida romanceada de Maria de Araújo, famosa beata dos fenômenos ocorridos em Juazeiro, que deram ensejo a um dos episódios mais controversos da história do Ceará em fins do século XIX, o chamado “Milagre de Juazeiro”.

Com uma linguagem marcada pela precisão e concisão, características da boa literatura, a autora desenha cenários, apresentando personagens reais e fictícios (Padre Cícero, aqui coadjuvante), ao desfiar o fio da trama ao leitor.

A figura da beata deixa teses e ensaios sócio-historiográficos, conduzida pelas mãos hábeis da escritora que lhe refaz a jornada, desde a sacrificada infância aos acontecimentos que culminariam no famoso milagre.

Lançamento dia 23.3. 2010
Local: Praça da Capela do Socorro
Juazeiro do Norte, Ceará
Hora: 20 horas
Fone: (88) 511.4487 - Memorial Pe. Cícero

Lei Maria da Penha


Conhecida como Lei Maria da Penha, a Lei nº 11.340 foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006, e já no dia seguinte o primeiro agressor foi preso, no Rio de Janeiro, após tentar estrangular a ex-esposa.

A Lei cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.


A farmacêutica Maria da Penha dar nome à lei contra a violência doméstica.O caso nº 12.051/OEA, de Maria da Penha (também conhecida como Letícia Rabelo) Maia Fernandes, foi o caso de homenagem à lei 11.340. Ela foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.


Em razão desse fato, o Centro pela Justiça pelo Direito Internacional (Cejil) e o Comitê Latino-Americano de Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), juntamente com a vítima, formalizaram uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que é um órgão internacional responsável pelo arquivamento de comunicações decorrentes de violação desses acordos internacionais.

A lei
A lei alterou o Código Penal brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos. A nova lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

Resumo de Pontos Importantes da Lei
1. Aplica-se à violência doméstica que cause morte, lesão, sofrimento físico (violência física), sexual (violência sexual), psicológico (violência psicológica), e dano moral (violência moral) ou patrimonial (violência patrimonial);
1.1.No âmbito da unidade doméstica, onde haja o convívio de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;
1.2. No âmbito da família, formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.
1.3. Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação;
2. Aplica-se também às relações homossexuais (lésbicas);
3. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor;
4.Quando a agressão praticada for de pessoa estranha, como por exemplo vizinho, prestador de serviço ou médico, continuam os velhos TERMOS CIRCUNSTANCIADOS;
5. Garantir proteção policial, quando necessário, comunicando de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário;
6.Informar à ofendida os direitos a ela conferidos;
7. Feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade, de imediato:
7.1. Ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar arepresentação a termo, se apresentada;
7.2. Colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato;
7.3. Remeter no prazo de 48 horas expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas;
7.4. Expedir guia de exame de corpo de delito e exames periciais;
7.5. Ouvir o agressor e testemunhas;
7.6. Ordenar a identificação do agressor e juntar aos autos sua folha de antecedentes;
8. O pedido da ofendida deverá conter: qualificação da ofendida e do agressor, nome e idade dos dependentes, descrição sucinta do fato e das medidas protetivas solicitadas pela ofendida, e cópia de todos os documentos disponíveis em posse da ofendida.

Fonte: Wikipédia

Há 20 anos, Collor anunciava confisco das contas correntes e da poupança

Há exatamente 20 anos, uma tentativa sem sucesso de conter a hiperinflação resultou numa das intervenções mais radicais na economia do país. Um dia depois de tomar posse, o então presidente Fernando Collor de Mello e a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, anunciaram o confisco de parte das contas correntes e da poupança dos brasileiros.

A medida passou para a história como a principal novidade do Plano Collor. Oficialmente chamado de Plano Brasil Novo, o pacote econômico acabou reduzido, na memória nacional, ao bloqueio do dinheiro da população. Em muitos casos, economias ao longo de uma vida ficaram congeladas no Banco Central.

Com o Plano Collor, 80% de todos os depósitos das contas correntes, das cadernetas de poupança e do overnight (modalidade em que o investidor aplicava no fim do dia e recebia os juros no dia seguinte) acima de 50 mil cruzados novos foram congelados por 18 meses. O governo prometeu corrigir o dinheiro pela inflação da época, mas na prática apenas metade dos recursos foi devolvida.

No estudo As Origens e a Gênese do Plano Collor, o professor Carlos Eduardo Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), afirma que o confisco teve respaldo de setores acadêmicos. A ideia, segundo ele, era impedir que situações como a do Plano Cruzado, em 1986, se repetissem: com a queda da inflação, o dinheiro que voltou a circular criou uma euforia que superaqueceu a economia e pressionou os preços para cima.

De acordo com o professor da PUC-SP, a proposta do confisco havia sido discutida durante as eleições presidenciais de 1989 pelas assessorias dos candidatos do PMDB, Ulysses Guimarães, e do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirma que o bloqueio poderia ter sido adotado por outro presidente da República, mesmo que vinculado a planos econômicos diferentes.

Além do confisco, o Plano Collor caracterizou-se por medidas de liberalização econômica que visavam a tornar a economia brasileira mais dinâmica. As principais medidas nesse sentido foram a abertura do comércio, com o fim de restrições à importação e subsídios às exportações, e o fechamento e a privatização de empresas estatais, que resultaram na demissão em massa de servidores públicos.

Uma lei de 1994 anistiou os servidores demitidos durante o governo Collor, mas não garantiu a reintegração aos postos de trabalho. Em 2007, uma comissão especial composta por vários ministérios autorizou a readmissão de parte dos funcionários, conforme as necessidades de quadros e a disponibilidade de vagas nos órgãos federais.
Fonte: Agência Brasil

Pensamento para o Dia 16/03/2010



“O verdadeiro Ugadi é o dia em que o ser humano abandona as más qualidades, preenche seu coração com amor e toma o caminho do sacrifício. Não limite a celebração do Ugadi apenas ao uso de roupas novas e o oferecimento de alimentos deliciosos. Você pode usar uma camisa nova hoje, mas por quanto tempo ela estará nova? Amanhã ela se tornará velha. O jornal de hoje torna-se papel inútil amanhã. Nossa vida é como um jornal. Depois de ter lido um jornal, você não gosta de lê-lo de novo e de novo. Você recebeu esse nascimento, que é como um jornal, e passou por experiências variadas de prazer e dor. Basta! Você deve orar: ‘Oh, Deus! O Senhor me deu esse ‘jornal’ e eu passei pelas experiências dessa vida’. Eu não quero ter outro nascimento".”
Sathya Sai Baba

Ciência e Tecnologia em mesa de debate nesta quarta, durante Conferência Regional

Será aberta nesta quarta-feira, 17, às 8 horas, no Salão de Atos da URCA, a II Conferência Regional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, destaca a relevância desse momento e dos debates que serão realizados. A abertura contará com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (SECITECE), Professor René Barreira, além do Reitor, e a secretária Adjunta da SECITECE, Teresa Mota.

Segundo o Reitor, é um momento de importância fundamental para a reflexão em torno da vida, do futuro da Educação, e da Universidade a serviço do desenvolvimento sustentável de nossa Região. Nesse sentido, reitera da participação de todos que integram a Universidade.

No evento, estarão reunidos diversos segmentos da esfera governamental, acadêmica e civil em torno de discussões sobre o atual e o futuro cenário da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior do Estado. No Cariri, a abrangência dos trabalhos envolve representações de 43 municípios do Cariri e Centro Sul.

A II Conferência Regional marca momento preparatório para a Conferência Estadual, a ser realizada em Fortaleza, dias 8 e 9 de abril. Também estarão presentes no evento, gestores universitários e representantes regionais. Com o tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Superior para o Desenvolvimento Sustentável do Ceará”, a Conferência Estadual irá traçar demandas que serão incorporadas a um Documento Final, contendo recomendações para uma Política Estadual de CTI&ES. O relatório será encaminhado para apreciação do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, presidido pelo Governador Cid Gomes.

Estão à frente dos trabalhos de organização e divulgação professores da Universidade Regional do Cariri e representantes de outras instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal do Ceará (UFC), FATEC, CENTEC, Sebrae e SENAC. A coordenação geral está a cargo da professora Francisca Clara de Paula Oliveira, representando o Centro de Educação (CED) da URCA, que está se reunindo continuamente com o grupo, no sentido de mobilizar a sociedade para se integrar neste importante momento de discussão, voltado ao desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, dento do contexto educacional, além de expor as atualidades nesse campo.

Também faz da comissão organizadora, a equipe formada pelo Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT da URCA; Professora Antonia Ladislau de Sousa, da PROESIQ, da URCA; Professora Cláudia Araújo Marco, da UFC - Campus Cariri; Diogo de Sousa Aquino, representando o SEBRAE. Além dele, professor Raimundo de Sá Barreto Grangeiro, da FATEC, de Juazeiro do Norte - CENTEC; Professora Maria Aparecida Brito Lima, do SENAC; Professor Cristiano Saraiva Marques, do SENAC, e Professora Célia Augusta Lopes Ferreira, da Fundação Cariri. Na comunicação do evento, está a jornalista Elizangela Santos, representado a Universidade Regional do Cariri.
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br
Crato, 14 de Março de 2010.