Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Notícias de Copenhague - por José do Vale Pinheiro Feitosa

Se não fosse a ida do Governador José Serra a Copenhague a humanidade estaria afogada em caldos quentes de temperatura. O governador salvou a Conferência trazendo evidências marcantes do efeito estufa sobre as margens e marginais do Tietê.

Outro grande nome foi o Arnold Suástinague e seu extermínio de futuro. A nossa gratidão de1 brasileiro é que pelo seu prestígio cinematográfico deu margem para que o grande líder José Serra pudesse mostrar ao que viera.

A nota triste é a Dona Dilma voltando aos anos setenta, aquela década que definitivamente enterrou Freud e sua psicanálise individual. Onde já se viu coisa mais antiga do que “ato falho”? Quando o espírito jovial do Jornal Nacional nos chamou a atenção, abri a janela para ver se o psicanalista da minha rua estacionara seu velho Mercedes e descia com seu cachimbo e cachecol em pleno verão carioca. O vinho não, custa caro todo dia.

E nossa Madre Marina de Onde é que está? Dá um tostão para o bilionário que assim ele fica humilhado e solta algum mihão. Pois é de milhão em milhão as ONGs ambientais se tornam multinacionais.

E os americanos pousando de dedo duro: o culpado são os emergentes. Eles que não cresçam. E vocês americanos? Qual é a contribuição? É deste criminoso do Irã que só pensa em Bomba Atômica. E o Chávez? Este eu não falo pelo petróleo que me vende. Deixo que revistas e jornais digam.

E Mrs. Clinton que errou na missão do pirulito? Veio uma estagiária e a reduziu a apenas um projeto do marido. Pronto, suporte a humilhação ou desista da sua importância. Na semana do clima saiu pela mídia dando trovoadas, ameaçando quem convidasse o governo do Irã para o jantar. Depois foi lá em Copenhague e atendeu ao governador José Serra e à Marina: eu dou, mas só se os emergentes derem.

Na sexta feira de azar a conferência promete outra conferência para decidir sobre a conferência. Também mandaram o Lula e o Minc para lá com as velhas práticas do PT.

Mas e o bilhão do Serra para o clima? O Aécio Neves desistiu da sua candidatura a presidência da república pelo PSDB.

O pior de tudo são as estrelas que fulguram nos céus das lideranças mundiais. O melhor exemplo é o Obama, ganha o prêmio da paz com a guerra justa; é a favor do combate ao aquecimento global mandando os outros esfriarem seus fogões econômicos e ainda vai ditar regras sobre s importância de sua nação.

Eu já telefonei para o meu amigo João de Barros que mora no sítio Batateira: João vamos roer caroço de piqui até os espinhos espetarem nossa língua. Língua só presta para conferência.

A PARANORMALIDADE E A OUTRA VIDA ALÉM DESSA VIDA: FATOS INCOMPREENSÍVEIS DA MINHA VIDA

Desde garoto fui instigado, por experiência própria, em saber mais sobre o que estava além dessa vida. Então, com meus doze ou treze anos de idade tive a minha primeira experiência que me abalou profundamente sobre se existia ou não seres vivendo em outros mundos invisíveis. Assim, aconteceu na minha presença onde minha madrasta foi repreendida por uma entidade espiritual, incorporada numa menina de 13 anos de idade, caso continuasse com as agressões físicas e morais sobre minha natureza humana. E o que afirmou a entidade sobre o que iria acontecer com ela caso continuasse com as agressões – o que de fato aconteceu um pouco tempo depois! Por volta de 15 anos de idade novamente um fato aconteceu que me deixou perplexo e envergonhado por ter que admitir algo que nenhum olho humano poderia ver. Uma entidade espiritual viu a minha alma chorando e me denunciou na frente de várias crianças num dia de São Cosme e São Damião. E aos 18 anos, mais ou menos, um fenômeno espiritual me deixou assustado e depois curioso em querer saber mais sobre um ser que se manifestou, quando eu estava tentando acordar por volta das 6 horas da manhã, na minha frente com as características de um fantasma (sem um rosto definido e todo branco – muito branco!).

E aos 27 anos, mais ou menos, “vi” e fui orientado espiritualmente por um ser que se incorporou na minha (segunda) madrasta na frente da minha família reunida na sala da nossa casa (caso raro e incomum de acontecer). Essa entidade afirmou algo que eu estava pensando há meses e que ninguém mais sabia: por que Deus era tão passivo diante das guerras, tragédias, desastres, injustiças e doenças no mundo humano? O ser espiritual, então, disse para mim: “Não coloque Deus como responsável de tudo isso que você vem apontando. Tudo o que acontece de mal na Terra é consequência das ações humanas. Deus não tem nada a ver com isso. Foram vocês que criaram esse mundo assim. Por favor, pare de pensar dessa forma”.

E aos 36 anos de idade depois de tantos sinais paranormais ou espirituais finalmente tive a experiência mística do Eu Cósmico se manifestando nas profundezas da minha consciência. E como conseqüência dessa vivência deslumbrante tive, a experiência rara do Amor Divino explodindo no centro do meu peito. E tudo aconteceu quando orei e implorei de joelhos para saber a Verdade Dele, e depois comecei a investigar a diferença entre ser e não-ser, razão e intuição, razão e fé, ser superior e ser inferior, energia negativa e energia positiva em mim mesmo de forma implacável. Vivenciei tanta coisa bonita que quase me desliguei do mundo social para querer viver isolado numa floresta ou caverna. Fiquei sem chão!

Eu não sabia mais afirmar com convicção o que era a vida humana. Até hoje vivo uma polaridade existencial (Eu social e Eu Universal). Em minha consciência duas vidas e duas vozes preenchem a minha condição humana. Um lado meu, humano, sofre e se angustia por sentir que o livro da minha vida humana já está nas últimas páginas da leitura. E por outro lado, não-humano, diz: “Não turbe seu coração...tudo passará...confie em mim...Sou Deus em você mesmo”.

Assim, o rio da vida corre no seu rumo com as ondas sendo guiadas por duas margens: a dor e o Amor. É preciso ter muita fé e suportar o destino onde as águas do rio cósmico nos leva para um outro lugar ou dimensão. É preciso aprender que a vida não se resume apenas viver num lado da margem do rio, mas que precisa fluir e oscilar docemente ao sabor dos ventos físicos e metafísicos sutis.

Então, o que é a vida para mim? É aceitar que nada tem início e fim. Só existe o caminho do meio no fluir dos acontecimentos,transformações, sabores, dissabores e descobertas que fazemos a cada dia. O discernimento de QUEM SOMOS NÓS é o mais elevado grau de sabedoria. Pois, no final de tudo descobriremos que sempre fomos deuses em estágios diferentes de aprendizagem. E nesse percurso os erros e acertos contarão pontos e méritos na escalada da consciência cósmica de Deus.

A Verdade é o Amor indizível, mas que pode ser vivenciada por cada um num encontro (casamento)cósmico metafísico e interior (da alma desejosa em querer se descobrir e amar incondicionalmente).

Bernardo Melgaço da Silva

Mui Amigas... Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Estamos quase chegando à semana da festa do Natal. O momento é propício para refletirmos sobre o amor, a amizade, a solidariedade e o perdão. Podemos então nos questionar se estamos sendo bons pais, filhos, amigos e cônjuges. Estamos sendo fiéis aos nossos amigos?

Esse é também um momento de entrarmos em sintonia com Deus e pedirmos para sermos melhores. Deixar morrer o nosso coração de pedra e nascer um coração novo, de carne. E que esse coração novo seja capaz de receber todas as graças de Deus e se abrir para o perdão. A chegada do menino Jesus nos faz entrar na magia de um novo renascer. Renascer para uma nova vida de pratica do bem, de ser capaz de entender e perdoar pessoas que achamos não merecer nosso perdão. É difícil perdoar quem nos tratou mal. E se nós imitássemos o coração manso e humilde de Jesus? Talvez fosse possível.

Foi nesse clima de Natal que me lembrei das falsas amizades. Na Bíblia, em Eclesiástico 6,14-15, encontramos: “Um amigo fiel é um refúgio poderoso, e quem o encontra, achou um tesouro.” “Amigo Leal não tem preço e nada se iguala ao seu valor.” A amizade verdadeira é um sentimento muito gratificante para todo ser humano. Todos gostam de ter amigos. Tem também um ditado que diz “É melhor um amigo na praça do que dinheiro na caixa”. Tudo isso pela importância de se ter um amigo.

Muitos já foram traídos, mas mesmo assim não perderam a fé nos amigos, pois alguns são merecedores de toda nossa confiança. Também sabemos que o ser humano não é uma ilha, gosta de conviver com outras pessoas e usufruir de uma boa amizade.

A história que vou narrar ocorreu comigo, quando eu estava me preparando para o vestibular do curso de História da Faculdade de Filosofia do Crato. Devido a minha juventude, eu confiava cegamente nas pessoas e achava que todos que se aproximavam de mim e agiam como amigos seriam incapazes de me causar qualquer decepção.

Duas vezes por semana, eu freqüentava um curso de inglês. Foi nessas aulas, que conheci duas colegas que eu pensava serem minhas amigas. Através da convivência, a amizade foi se solidificando, pensava eu. Mas não foi isso que se passou com essas duas colegas. Elas, assim como eu, iam fazer vestibular, não para o curso de história, mas para outros cursos.

Saí de casa numa sexta feira à tarde, em direção ao centro da cidade, com o objetivo de comprar um livro. Já estava chegando à Rua João Pessoa, quando encontrei com essas duas amigas. Uma delas me convidou para passar uma semana numa fazenda de uma tia. Informou-me que iríamos nós três e que lá era um lugar bastante sossegado, ideal para estudar. Respondi que iria combinar com meus pais. Conversamos mais um pouco, depois nos separamos, e eu fui à livraria comprar o livro.

Ao Chegar à minha casa, falei com meus pais que me autorizaram a ir. Então eu telefonei para elas e ficou tudo combinado. A viagem foi marcada para a próxima segunda feira às três horas da tarde. Seria apenas duas horas de viagem.

No dia marcado arrumei a mala e fiquei esperando. Esperei tanto que o dia já estava anoitecendo, quando outra colega, uma verdadeira amiga me ligou e perguntou por que eu não tinha viajado. Acho que ela já sabia da traição. Expliquei que até àquela hora elas não tinham me dado notícia nenhuma. Então ela me disse que elas viajaram no horário marcado. Fiquei chocada com tal atitude. Foi uma grande falta de educação e deslealdade. Pelo menos elas deveriam ter dado qualquer desculpa, mas me deixarem esperando...

Essa minha amiga, que me telefonou e, que ainda hoje eu a considero como grande amiga me convidou para um sítio dos pais delas no Lameiro, onde fui muito bem acolhida. Estudamos com muita vontade e passamos no vestibular. Ainda hoje não entendo a atitude daquelas duas ex-amigas, pois tenho certeza que eu não merecia. Mas consegui perdoá-las, o que é mais importante.

Tudo que acontece na vida serve para o nosso amadurecimento. O desencanto com essas duas pessoas, não me desanimou, pois a atitude da amiga certa, me fez acreditar que ainda existem pessoas boas e amigas.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

Cores do entardecer - Por Emerson Monteiro

A Permanência do "Filho Pródigo"

Por Pedro Esmeraldo

É triste, muito triste, quando deparamos com pessoas inconformadas querendo se promover à força, mesmo sem ter nenhuma condições essenciais para alcançar esse intento.
A sociedade cratense está estarrecida com a atitude de alguns políticos, (talvez aventureiros), desejando emancipação de alguns distritos, que não têm a mínima condição de serem elevados à categoria de cidade. O que mais nos dói é que esses políticos que vivem sonhando à toa, querendo aparecer, causam mal ao povo que lhe deu abrigo.

Não queremos transformar esta cidade tão auspiciosa e trabalhadora numa comunidade pateta. Queremos vê-la dotada de homens públicos sérios, que façam um bom trabalho em prol da população. Considere-se as dificuldades financeiras da administração pública, pois o pouco imposto arrecadado se presta "com pouquíssima exceção para a aquisição de veículo de luxo dando cobertura ao prefeito" (esta frase foi tirada de um recorte do Diário do Nordeste em 10/12/09). No mesmo dia, tiramos outra frase desse mesmo jornal, onde consta que dos 184 municípios do Ceará, “162 estão à margem da lei, no que se refere ao preceito constitucional, já que nenhum funcionário pode receber menos de um salário mínimo e isso não vem acontecendo.

O dinheiro público vem se prestando aos “maiorais”. Esquisito não é?

No dia 12 deste mesmo mês, tiramos outro recorte do mesmo jornal que diz: a arrecadação (juntando IPTU, Fundo de Participação dos Municípios etc), não é suficiente para sustentar esses pobres lugarejos. Ora, o Ceará mal pode com 184 municípios, pois a grande maioria vive com o pires na mão e sem estrutura. Por que vai criar mais vinte municípios? Isso só vai acarretar prejuízos para o povo.

Concluímos nosso pensamento afirmando que : nós – os cratenses autênticos – não desejamos desmerecer esse povo lutador, abnegado e afeito ao trabalho. Pelo contrário, queremos bem a todos e almejamos que saiam da linha da pobreza. Mas desejamos que não coloque o carro à frente dos bois. Avancem com os pés no chão. Utilizando a segurança e tecnologia moderna.

Temos conhecimento que um professor desse distrito, possuidor de mente equilibrada e visão de futuro vive a dizer: “Prefiro um distrito organizado do que uma cidade pobre e desorganizada. Ao mesmo tempo solicito aos políticos: já basta de enviar migalhas. Queremos um trabalho eficiente e melhor qualidade de vida para a população. Pessoal devemos tomar cuidado a fim de permanecermos no centro gravitacional da produção e do progresso ordenado. Neste caso, temos de pensar um pouco diferente: alertamos ao povo para abrir os olhos, para não cairmos no ridículo. Ponta da Serra já é beneficiado pela administração cratense. Não precisa mais se expandir sem poder. Precisamos cobrar mais dos senhores administradores do Crato com o intuito de elevarmo-nos e promovermo-nos a um estágio de futuro bairro elegante do Crato”.

Foto: Dihelson Mendonça

Centro Cultural BNB Cariri – Programação Diária


Dia 18 de dezembro, sexta-feira

- 14h PROGRAMA DE RÁDIO: Cariri Encantado, com Luiz Carlos Salatiel e Carlos Rafael Dias.

Programa de Rádio semanal que destaca a cultural emblemática da região do Cariri Cearense. No programa de hoje, além da produção musical e literária da região, a presença do gerente do CC BNB Cariri, Lenin Falcão, que falará sobre o seu trabalho à frente deste importante equipamento cultural para o Cariri.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

- ESPECIAIS - CURSO - ARTE RETIRANTE

15h A Bossa Nova, A Bossa Nossa. 240min.

Local: Campos Sales

- CINEMA - CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE


15h História e Estética do Videoclipe. 80min.

- ATO COMPACTO

18h O Auto do Divino Nascimento, com a Cia. de Teatro Livre Mente (Juazeiro do Norte -CE)

O Auto do Divino Nascimento de José Mapurunga retrata o nascimento do menino Deus em um universo moderno e humanístico. Com os personagens vivendo engraçadas situações políticas a trama se desenvolve de forma cômica sem perder a seriedade o encantamento sutil inerente a todas as representações natalinas. A divertida montagem da Cia. Livre Mente,com direção de Jean Nogueira e música de Francisco de Freitas, faz um passeio pelas tradicionais lapinhas do Cariri. Classificação indicativa: Livre. 60min.

Local: Praça Padre Cícero


Fonte: Centro Cultural BNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte)