Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DISCUTIRÁ SOBRE ARTISTAS LOCAIS NA EXPOSIÇÃO DO CRATO



Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 7 de junho de 2010, na sede da Secretaria da Cultura, o pleno do Conselho Municipal de Cultura do Crato, tratou das seguintes questões:
- Preparação de Fórum Municipal de Arte e Cultura, momento em que todos os segmentos que fazem a cultura local discutirão acerca do plano e fundo municipal de cultura;
- Publicação de cartilha orientando artistas e demais interessados em como utilizar os recursos do Fundo Municipal de Cultura;
- Possibilidade de se realizar evento cultural, no período da Exposição do Crato, como instrumento de divulgação e afirmação do potencial artístico-musical do município e região, traduzido na obra de artistas que verdadeiramente constroem a identidade do Cariri e não tem espaço naquela que deveria ser a principal vitrine dos artistas caririenses. Para tanto, uma reunião será articulada envolvendo artistas e instituições de fomento.
- Foi escolhida a Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Cultura do Crato, composta como segue: PRESIDENTE – Danielle Esmeraldo; Vice-Presidente – Cacá Araújo; Secretária Executiva – Ingrid Alidiane; Suplente da Secretária Executiva – Lorena Tavares.


O Conselho se reunirá novamente na próxima segunda-feira, dia 14, às 16 horas, na sede da Secretaria da Cultura, desta feita com convidados de variados segmentos culturais, para importantes deliberações, inclusive a formação de comissões setoriais de trabalho.

A VIRTUOSA E DIFÍCIL TRAVESSIA ENTRE A REALIZAÇÃO E A AUTOREALIZAÇÃO


Todos querem se realizar e ser feliz de uma forma ou de outra: no casamento, no trabalho, na vida social, no plano político, no meio acadêmico etc. Mas, o que poucos sabem é que a realização simplesmente é o ponto de partida para algo maior essencial e invisível. Nesse contexto, o caminho é estreito e a porta pequena (é semelhante à trajetória dos espermatozóides): poucos alcançam a realização almejada e desejada – plenamente! A maioria fica no meio do caminho. É porque nos desviamos com as propostas, avisos, convites e sugestões utilitárias subliminares.

Uma multidão inconsciente segue na escuridão em busca de uma luz que a oriente para o destino certo e correto. E nesse processo de busca inconsciente de uma realização plena nos contentamos com a realização parcial e pequena. O grande pedaço da realização fica intocável a espera da energia adequada e concentrada para o sucesso real. E assim nos distraímos psicologicamente com um mundo de prazeres e afazeres de segundo plano, de segunda importância e de pequeno mérito. Perdemos desse modo a noção de prioridade e identidade na busca da realização que de fato nos preencha e nos encante de vez. E por isso mesmo, passamos acreditar que o consumo de bens e qualidades externas é o parâmetro principal a ser perseguido, como referência, a qualquer custo.

Nos entregamos de corpo e alma para alcançar esse objetivo menor.

Uma vida inteira se passa na busca da realização que antecede e é interrompida quase sempre na morte certa sem ser alcançada de fato. Nesse sentido, a maioria persegue a realização visível e possível dentro dos padrões normais e culturais entre o nascimento e a morte física do ser. As tentativas de mudanças de percurso são variadas e sofridas de acordo com a sociedade e a cultura herdada dos antepassados. Nos tornamos cativos, portanto, da beleza, do sucesso, do poder, do sonho, da novidade e da esperança de uma realização calcada em bases materiais, sociais e culturais moldadas pelo tempo e lugar. Inevitavelmente acabamos por definir os objetos do desejo, no lugar da felicidade plena, como metas a serem alcançadas e que reflitam o esforço de chegada e conquista. E raros são aqueles que se aventuram buscar por outra avenida diferente na louca corrida de prazeres, compensações e competições desenfreadas.

A medida que o tempo passa nossas energias vão se acabando junto com os cabelos brancos acumulados. Os bens e as qualidades conquistadas vão ficando para trás nas lutas entre classes, religiões, ideologias, filosofias, crenças, culturas e organizações corporativas. Acreditamos que sairemos vencedores nos conflitos projetados inconscientemente. Aprendemos acumular no futuro o que no passado desejamos conquistar como realização: carros, motos, sitios fazendas, poupanças, viagens, emoções, momentos “felizes” etc.

Quanto mais acumulamos mais vazios nos tornamos daquilo que é essencial para as nossas vidas. E esse vazio aumenta quando a realização não se torna de fato presente no aqui e agora. E por isso nos esquecemos de qual realização devemos apostar nossas energias e consciências. Ela já nos foi apresentada pelos costumes e hábitos da nossa época. Romper com esse paradigma cultural e existencial é o desafio que não estamos de todo consciente. Isto porque a verdadeira realização é ao mesmo tempo um caminho, uma verdade e uma vida de conquista e mérito pessoal: a autorealização sem perder de vista a nossa necessidade pessoal e a dos nossos semelhantes preservando a natureza e amando a beleza da criação humana.

Um desafio incalculável, poderoso e paradoxal!

Perguntaram ao Dalai Lama...
O que mais te surpreende na humanidade?

E ele respondeu:

“Os homens...Porque perdem a saúde para juntar dinheiro,
Depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro,
Esquecem do presente de tal forma que acabam
Por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como nunca fossem morrer....
....e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Bernardo Melgaço da Silva
Prof. e Pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Espiritualidade e Filosofia – NECEF/URCA (Universidade Regional do Cariri)
HTTP://bernardomelgaco.blogspot.com