Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dom Newton Holanda Gurgel completa 30 anos de episcopado


Neste dia 27 de maio, Dom Newton Holanda Gurgel – Bispo Emérito de Crato – completa 30 anos de episcopado. Dom Newton foi nomeado Bispo Titular de Gummi de Bizacena e Auxiliar da Diocese de Crato, no dia 28 de abril de 1979, no primeiro ano do pontificado do hoje Servo de Deus e, àquela época, o Papa João Paulo II.
Foi sagrado bispo em Roma – na Basílica de São Pedro – pelas mãos do mesmo Pontífice que o nomeou, Sua Santidade João Paulo II, no dia 27 de maio de 1979.
Para comemorar tão grata efeméride haverá nesta quarta-feira, às 17:00h, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha do Crato, uma Missa Solene concelebrada, presidida por Dom Newton Holanda Gurgel.

Dados sobre Dom Newton Holanda Gurgel
Nasceu no dia 1º de novembro de 1923, na cidade de Acopiara, Ceará. Foi batizado no dia 7 de dezembro do mesmo ano, na Igreja-Matriz de sua cidade natal. Foi admitido como aluno do Seminário São José de Crato no dia 13 de março de 1937. Em 1944 foi matriculado no Seminário de Fortaleza, de onde se transferiu em 1946 para o Seminário de João Pessoa - Paraíba para cursar Filosofia.
Foi ordenado sacerdote por Dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo de Crato, em 17 de dezembro de 1949, na cidade de Milagres. Na sua vida sacerdotal, Dom Newton Holanda Gurgel exerceu as seguintes funções: Vigário Ecônomo de Icó; Vigário Cooperador de Iguatu; Prefeito de Disciplina, Diretor Espiritual e Reitor do Seminário São José de Crato; Vigário Cooperador da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte (hoje Basílica Menor) e Pároco de Campos Sales, aonde recebeu a nomeação para Bispo Auxiliar de Crato.
Com a renúncia de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Dom Newton foi nomeado quarto Bispo Diocesano de Crato, função que assumiu oficialmente em 9 de janeiro de 1994 e na qual permaneceu até 29 de junho de 2001, quando passou o governo da Igreja Particular de Crato para o atual Bispo, Dom Fernando Panico.
Durante essa longa trajetória, Dom Newton Holanda Gurgel sempre deu sobejas provas de disponibilidade e desejo de servir à Igreja, fundamentos da espiritualidade inspiradas em Jesus Cristo e na intercessão de Maria, a Mãe de Jesus e, por isso, Mãe dos Apóstolos.
Tudo resumido no lema episcopal que escolheu: “Certa Bonum Certamen” (Sustenta o Bom Combate).
Texto e postagem de Armando Lopes Rafael