Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 12 de março de 2009

Juazeiro do Norte recebe loja do maior atacadista do Brasil

A região do Cariri ganhou a uma nova oportunidade de comprar barato.O maior grupo atacadista do Brasil, inaugurou na manhã de hoje, sua primeira loja, em Juazeiro do Norte e a primeira no estado do Ceará. O Atacadão, mania de vender barato, está presente em treze estados brasileiros e também no Distrito Federal, perfazendo, já com Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, 51 operações.

A nova loja abre suas portas com uma estrutura moderna, climatizada, disponibilizando uma oferta variada de produtos, com um mix de mais de dez mil itens. O empreendimento possui uma área construída de 16.635m 2 , sendo 6.300 m 2 de área de loja, oferecendo 532 vagas de estacionamento, levando conforto e economia aos seus clientes. A instalação da rede Atacadão, no município, gerou 300 empregos diretos e mais de 650 indiretos, representando um incremento significativo no comércio de toda a região.

Para atender aos diversos segmentos do comércio, a presença do Atacadão, visa garantir o abastecimento aos comerciantes em geral de toda a região, como, mercearias, bares, restaurantes, redes de fast-food, mercadinhos, padarias, churrascarias, hotéis, hospitais e, inclusive, grandes consumidores, dentre outros. O preço justo, qualidade, atendimento e a variedade de itens, se soma à diversidade de produtos e ao grande estoque que permite ainda mais facilidade e economia de tempo. A grande variedade de produtos inclui alimentos em geral, conservas e enlatados, frios e laticínios, carnes e peixes, hortifrutigranjeiros, bebidas e refrigerantes, doces e biscoitos, cereais, higiene pessoal, limpeza, têxtil, utilidades domésticas, produtos automotivos e, também, pet shop.
Dentre suas facilidades, o Atacadão conta com a praticidade de seu amplo horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 21h, domingos e feriados, das 7h às 14h.

Responsabilidade Social com o Meio Ambiente

Para estimular o reaproveitamento de material reciclável e contribuir para a preservação do Meio Ambiente, o Atacadão incentiva os consumidores que levem suas sacolas reutilizáveis ou outro tipo de embalagem para transportarem suas compras. Aqueles que não quiserem, podem comprar na loja a preços simbólicos, sacolas feitas com material oxi-biodegradável. A receita líquida, com a venda das sacolas, é revertida a ONG Doutores da Alegria, que há 17 anos levam alegria a crianças hospitalizadas. Esta parceria tem gerado doações significativas para a ONG continuar o seu trabalho.

MOSCAS-DAS-FRUTAS

As moscas-das-frutas são a principal praga de plantas frutíferas em todo o mundo, pois além do dano direto causado na polpa dos frutos também é responsável por barreiras quarentenárias impostas por países importadores de frutos frescos.
No Brasil a MOSCAMED , fábrica de inseto estéril localizada na Bahia, é a responsável pelo projeto. O Ceará tem um projeto piloto no município de Maurití, em parceria com o Banco do Nordeste. Por iniciativa da Adece – Agência de Desenvolvimento do Ceará e Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, o presidente da Biofábrica Aldo Malavasi, está desde o dia 09 no Ceará, apresentando o projeto aos produtores principalmente de fruticultores de áreas irrigadas. No dia 11 estará em Limoeiro do Norte e no dia 12, quinta-feira, haverá reunião na sede da SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário, reunindo os participantes da Câmara Setorial de Fruticultura e técnicos engajados nessa atividade. A reunião terá inicio às 8 horas e deverá prolongar-se até às 18.

Semana Padre Cícero



O Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, anunciou a programação oficial elaborada para festejar os 165 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista. O aniversário do sacerdote é no dia 24 de março, mas as comemorações já começam no dia 18 e se estendem durante uma semana. A expectativa da Prefeitura é ver um grande número de fiéis e admiradores do religioso participando desses eventos. A programação será aberta com a quinta edição da ExpoCícero às 19 horas do dia 18 de março, no Memorial Padre Cícero. Haverá apresentações da Banda de Música, do Coral Fênix e de uma Banda de Pífaros. No mesmo dia, também será abertura a Feira de Artesanato. Na quinta-feira, dia 19, o destaque ficará por conta de uma palestra a ser proferida pelo padre José Venturelli, no Memorial, sob o tema: "A Biblioteca do Padre Cícero". Em seguida, apresentação cultural do artista Ciço Gnomo, na Praça do Socorro.

PATATIVA DO ASSARÉ SERÁ HOMENAGEADO NA ASSEMBLÉIA

A Assembléia Legislativa realizará nesta quinta-feira (12), às 15 horas, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Patativa do Assaré, que transcorreu no último dia 5 de março. No hall da Casa, serão exibidas em um grande painel fotos e trechos de poesias de Patativa, além da distribuição de uma cartilha sobre a vida do poeta. Para o deputado estadual, Vasques Landim, Patativa soube como ninguém relatar em versos, a realidade vivida no sertão nordestino. Ele disse mais que, no conteúdo da sua poesia, Patativa trazia o apelo popular, a voz daqueles que mais sofriam, dos desempregados do campo e da cidade. Apesar de ter sido um homem de pouco estudo, que sobreviveu da agricultura, o poeta recebeu o título Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pela Universidade Regional do Cariri (Urca). O deputado lembrou que a obra de Patativa foi estudada até pe los teóricos da Universidade de Sorbonne, na França.

Rapadura cultural



Surgido da alma popular em forte inquietação, o Programa Rapadura Cultural, criado e dirigido pelo professor e folclorista Jorge Carvalho Alves de Sousa, já conta com quase 10 anos de ininterrupta ação de resgate, defesa e divulgação dos valores regionais, especialmente daqueles artistas do povo que seguem fora da grande mídia e dos grandes eventos. Tece, nas praças, a nossa identidade a partir das mais legítimas manifestações da cultura popular, aglutinando seresteiros, folguedos, cordelistas, forrozeiros, compositores, mamulengueiros, palhaços, poetas marginais, gente humilde que conta e faz história.

Há três anos, foi-lhe acrescentada uma programação anual de caráter especial denominada DE ADERALDO A PATATIVA, sempre no dia 14 de março (Dia do Poeta), na qual são homenageados poetas e cantadores de todos os tempos.

Este ano de 2009, exatamente na 3ª Edição do evento, será homenageado o maior poeta do Ceará, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, em virtude do transcurso de seu centenário de nascimento. Nascido em Assaré-CE, em 5 de março de 1909, faleceu em 8 de julho de 2002. É o segundo filho de Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Foi casado com D. Belinha, de cujo consórcio nasceram nove filhos. Publicou Inspiração Nordestina, em 1956, Cantos de Patativa, em 1966. Em 1970, Figueiredo Filho publicou seus poemas comentados Patativa do Assaré. Tem inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e jornais. Está sendo estudado na Sorbonne, na cadeira da Literatura Popular Universal, sob a regência do Professor Raymond Cantel. Patativa do Assaré era unanimidade no papel de poeta mais popular do Brasil. Para chegar onde chegou, tinha uma receita prosaica: dizia que para ser poeta não era preciso ser professor. 'Basta, no mês de maio, recolher um poema em cada flor brotada nas árvores do seu sertão', declamava.

Cresceu ouvindo histórias, os ponteios da viola e folhetos de cordel. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Com oito anos trocou uma ovelha do pai por uma viola. Dez anos depois, viajou para o Pará e enfrentou muita peleja com cantadores. Quando voltou, estava consagrado: era o Patativa do Assaré. Nessa época os poetas populares vicejavam e muitos eram chamados de 'patativas' porque viviam cantando versos. Ele era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade.

Filho de pequenos proprietários rurais, Patativa inspirou músicos da velha e da nova geração e rendeu livros, biografias, estudos em universidades estrangeiras e peças de teatro. Também pudera. Ninguém soube tão bem
cantar em verso e prosa os contrastes do sertão nordestino e a beleza de sua natureza. Talvez por isso, Patativa ainda influencie a arte feita hoje. O grupo pernambucano da nova geração 'Cordel do Fogo Encantado' bebe na fonte do poeta para compor suas letras. Luiz Gonzaga gravou muitas músicas dele, entre elas a que lançou Patativa comercialmente, 'A triste partida'. Há até quem compare as rimas e maneira de descrever as diferenças sociais do Brasil com as músicas do rapper carioca Gabriel Pensador. No teatro, sua vida foi tema da peça infantil 'Patativa do Assaré - o cearense do século', de Gilmar de Carvalho, e seu poema 'Meu querido jumento', do espetáculo de mesmo nome de Amir Haddad. Sobre sua vida, a obra mais recente é 'Poeta do Povo - Vida e obra de Patativa do Assaré' (Ed. CPC-Umes/2000), assinada pelo jornalista e pesquisador Assis Angelo, que reúne, além de obras inéditas, um ensaio fotográfico e um CD.

Como todo bom sertanejo, Patativa começou a trabalhar duro na enxada ainda menino, mesmo tendo perdido um olho aos 4 anos. No livro 'Cante lá que eu canto cá', o poeta dizia que no sertão enfrentava a fome, a dor e a miséria, e que para 'ser poeta de vera é preciso ter sofrimento'.

Patativa só passou seis meses na escola. Isso não o impediu de ser Doutor Honoris Causa de pelo menos três universidades. Não teve estudo, mas discutia com maestria a arte de versejar. Desde os 91 anos de idade com a saúde abalada por uma queda e a memória começando a faltar, Patativa dizia que não escrevia mais porque, ao longo de sua vida, 'já disse tudo que tinha de dizer'.


PROGRAMAÇÃO

09:00 horas – Abertura
09:30 horas – Reisado Decolores Dedé de Luna do Muriti
10:00 horas – Viola e Repente: Sílvio Grangeiro e Francinaldo Oliveira
11:00 horas – Recital Patativa do Assaré com o Mestre Luciano Carneiro
11:30 horas – Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto
12:00 horas – Encerramento

LOCAL: EM FRENTE À PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS

Por prof. Francisco Jorge Carvalho Alves de Sousa
Coordenador do Rapadura Cultural

PCCV dos professores universitários do Ceará

Os sindicatos das universidades estaduais cearenses (SINDURCA, SINDIUVA e SINDUECE) realizaram nos dois últimos meses três reuniões com as Comissões de Regulamentação do PCCV, para as quais foram convidadas as comissões da URCA, UVA e UECE. O intuito é fazer com que esta etapa do PCCV seja encerrada, pois avaliamos que o governo
não tem mostrado disposição em finalizar está regulamentação;


O SINDURCA, o SINDIUVA e o SINDUECE estão construindo uma pauta de reinvindicações conjunta para ser apresentada a SECITECE, com os seguintes pontos iniciais:


- Concurso Público para Professor Efetivo, que possa suprir todas
as carências existentes;

- Correção dos Salários dos Substitutos;

- Encaminhamento dos processos de ascensão, progressão e Dedicação Exclusiva
que se encontram parados, por falta de regulamentação do PCCV;

- Agilidade do Governo na regulamentação do PCCV;

- Disponibilidade de Bolsas de Mestrado e Doutorado da FUNCAP, para professores das univeridades estaduais que realizam seus estudos em qualquer estado do território brasileiro.

A reunião de negociação ainda não tem data definida.

Exposição Cabaré gera expectativa e curiosidade

Depois de várias etapas incluindo oficinas, intervenções urbanas, rodas de conversas, produção de cartões postais, livreto e de um documentário será aberta nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 18 horas no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte, a Exposição “Cabaré Memórias de Uma Vida” proposta pelo Coletivo Camaradas.

A exposição retrata a memória da antiga zona de Prostituição do Crato conhecida como “Cabaré do Gesso”. O intuito do trabalho consiste no resgate e na denúncia do processo de exclusão e degradação social que teve inicio em 1952, numa decisão arbitraria do Poder Judiciário de sitiar as profissionais do sexo. Mas que uma zona de prostituição o Cabaré do Gesso, foi espaço de sobrevivência de famílias, de sonhos e de exclusão social durante todo esse período o isolamento e a falta de políticas publicas impostos pelas elites locais macularam a história de trabalhadores e trabalhadoras que residiam no Gesso. A exposição ficará aberta ao público no período de 13 de março a 15 de abril, das 13 horas às 21 horas, no Centro Cultural do Banco do Nordeste.

Crato quer voltar à liderança da segundona



Com sessenta e três por cento de aproveitamento, foram três vitórias, dois empates e uma derrota, o Crato Esporte Clube trabalha para voltar à liderança da Segunda Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. O jogo do próximo domingo será contra o Uniclinic, atual líder com 100 por cento de aproveitamento, numa partida que matematicamente vale seis
pontos.

O Azulão do Cariri realizou atividades nos dois expedientes na última terça-feira. Na quarta, somente trabalho físico pela manhã e, nesta tarde, volta para o coletivo provavelmente com a participação do treinador João Francisco Maçal, que esteve em Fortaleza tratando de assuntos particulares.

Dois jogadores não participaram de treinamentos nesta semana: o goleiro Carlos Luna, alegando infecção intestinal, e o atacante Assisinho sentindo dores na virilha. Ambos são aguardados para o treinamento hoje à tarde, no Mirandão.

Nos últimos dias, duas novidades no Crato Esporte Clube, o meia esquerda Davi Rodrigues, que estava no Serra do Espírito Santo, e o lateral direito Procópio, ex-Coruripe de Alagoas, com passagem pelo futebol paulista e sul matogrossense. Os dois jogadores foram indicados pelo treinador cratense e aguardam a regularização da documentação junto à Federação Cearense de Futebol. Por isso, não devem nem constar na relação dos atletas que enfrentarão o time do Uniclinic, também conhecido por Águia da Precabura.

Lucion Oliveira
Repórter
Rádio Princesa FM

Notícias de Juazeiro do Norte

Prefeitura ampliará número de ambulâncias em Juazeiro



A Secretaria de Saúde investirá recursos da ordem de R$ 270 mil para aquisição de três ambulâncias zero quilômetro. “Estamos seguindo a determinação do Prefeito Manoel Santana de encetar todos os esforços para melhorar cada vez mais a assistência médica de urgência e emergência e essa é mais uma prova”, informa o Secretário Giovanni Sampaio. As ambulâncias serão do tipo S-10 e o processo de compra já está em fase de licitação. Dr. Santana quer em curto espaço de tempo apresentar a frota renovada e ampliada. Quatro veículos estão passando também por reforma completa.



Urgência e emergência têm funcionado a contento no Santo Inácio



Pode ser avaliado como bastante positivo o trabalho desenvolvido em termos de urgência e emergência no Hospital Santo Inácio em Juazeiro desde que houve a intervenção da Prefeitura. O Hospital já é visto como uma referência no curto espaço de tempo em que oferta essa modalidade de atendimento. O Secretário de Saúde Giovanni Sampaio lembra que no caso de emergência o paciente pode ser levado diretamente para o Santo Inácio, sem a obrigatoriedade de passar pelo Hospital Tasso Jereissati (Stephânia Rocha Lima). “Sendo do nosso município pode ir sem receio que o atendimento é garantido. Se em função da urgência não for possível levar no momento a guia, isso pode ser providenciado posteriormente” lembra o Secretário. Desde que passou para gerenciamento do município foram realizadas 28 intervenções cirúrgicas em casos de ferimento com armas de fogo e brancas e nenhum óbito foi registrado, felizmente no atendimento. “Esses dados comprovam que agimos acertadamente em decretar a intervenção no Hospital, visto que possibilitamos realmente um atendimento como a população reivindicava e merece”, informa o Prefeito Manoel Santana.



Prefeitura irá informatizar distribuição de medicamento



A Secretaria de Saúde de Juazeiro está realizando a distribuição de todos os medicamentos para atenção básica nas 59 equipes do Programa Saúde da Família. Na última semana chegou mais um caminhão com um grande lote de medicamento. A distribuição é feita de forma a atender todos os postos de saúde podendo haver em alguns casos certo atraso. Por esta razão a Prefeitura pretende informatizar o sistema de distribuição interligando todos os PSF’s com a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico). Isso possibilitará um controle mais rigoroso na distribuição além de fazer com que seja antecipado o envio de um medicamento para um posto de saúde, onde por ventura, tenha sido maior a prescrição médica e a consequente retirada do paciente que procura a atenção básica. Junto aos PSF’s há distribuição de medicamentos básicos contra tuberculose, hanseníase, diabetes e os imunobiológicos (vacinas e soros).

PALESTRA COM PRESIDENTE DA SAAAEC

O Governo Municipal do Crato, A Sociedade Anônima de Água e Esgoto – SAAEC e o Clube de Diretores Lojistas - CDL Crato, convidam a comunidade cratense a participar da palestra sobre “Estratégia de Desenvolvimento Sustentável: A Eficiência da SAAEC No Abastecimento de Água e Coleta de Esgoto Em CRATO”, que será proferida pelo presidente da SAAEC, Engenheiro José Procópio da Silveira, que é Pós - Graduado em Engenharia Urbana, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Integrada de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas. A Palestra acontecerá na sede do CDL Crato, no próximo dia 13, sexta-feira, as 19h30 e terá como temas a legislação pertinente ao uso da água; Panorâmica gerencial SAAEC, de 2005 a 2009; A evolução patrimonial da SAAEC; Estratégias de gerenciamento Técnico-operacional; Políticas de Saneamento em médio e longo prazo. É de suma importância o comparecimento da comunidade.