Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quinta-feira, 12 de março de 2009

Notícias de Juazeiro do Norte

Prefeitura ampliará número de ambulâncias em Juazeiro



A Secretaria de Saúde investirá recursos da ordem de R$ 270 mil para aquisição de três ambulâncias zero quilômetro. “Estamos seguindo a determinação do Prefeito Manoel Santana de encetar todos os esforços para melhorar cada vez mais a assistência médica de urgência e emergência e essa é mais uma prova”, informa o Secretário Giovanni Sampaio. As ambulâncias serão do tipo S-10 e o processo de compra já está em fase de licitação. Dr. Santana quer em curto espaço de tempo apresentar a frota renovada e ampliada. Quatro veículos estão passando também por reforma completa.



Urgência e emergência têm funcionado a contento no Santo Inácio



Pode ser avaliado como bastante positivo o trabalho desenvolvido em termos de urgência e emergência no Hospital Santo Inácio em Juazeiro desde que houve a intervenção da Prefeitura. O Hospital já é visto como uma referência no curto espaço de tempo em que oferta essa modalidade de atendimento. O Secretário de Saúde Giovanni Sampaio lembra que no caso de emergência o paciente pode ser levado diretamente para o Santo Inácio, sem a obrigatoriedade de passar pelo Hospital Tasso Jereissati (Stephânia Rocha Lima). “Sendo do nosso município pode ir sem receio que o atendimento é garantido. Se em função da urgência não for possível levar no momento a guia, isso pode ser providenciado posteriormente” lembra o Secretário. Desde que passou para gerenciamento do município foram realizadas 28 intervenções cirúrgicas em casos de ferimento com armas de fogo e brancas e nenhum óbito foi registrado, felizmente no atendimento. “Esses dados comprovam que agimos acertadamente em decretar a intervenção no Hospital, visto que possibilitamos realmente um atendimento como a população reivindicava e merece”, informa o Prefeito Manoel Santana.



Prefeitura irá informatizar distribuição de medicamento



A Secretaria de Saúde de Juazeiro está realizando a distribuição de todos os medicamentos para atenção básica nas 59 equipes do Programa Saúde da Família. Na última semana chegou mais um caminhão com um grande lote de medicamento. A distribuição é feita de forma a atender todos os postos de saúde podendo haver em alguns casos certo atraso. Por esta razão a Prefeitura pretende informatizar o sistema de distribuição interligando todos os PSF’s com a CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico). Isso possibilitará um controle mais rigoroso na distribuição além de fazer com que seja antecipado o envio de um medicamento para um posto de saúde, onde por ventura, tenha sido maior a prescrição médica e a consequente retirada do paciente que procura a atenção básica. Junto aos PSF’s há distribuição de medicamentos básicos contra tuberculose, hanseníase, diabetes e os imunobiológicos (vacinas e soros).

Nenhum comentário: