Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CAOS E BARBÁRIE NO CEARÁ

Quando eu era criança tinha medo de Papa-Figo, Miguel Preto que virava bicho, tremia só de ouvir falar em Belquior e no Bandido da Lanterna...

Hoje, adulto, não sei se sinto medo ou revolta ou decepção. Estou pensando na barbárie que se instalou no Ceará, impedindo o cidadão de sair de casa, trabalhar, se divertir, visitar parentes e amigos.

Essa greve dos policiais, que considero justa, foi a evidência derradeira da degenerescência do modelo político-administrativo implementado por Cid Gomes no Ceará, infelizmente apoiado pelas forças de esquerda, enganchadas no poder, outrora eficientes na defesa dos interesses populares. Seu domínio e ingerência sobre o judiciário e o legislativo denunciam a indecência e maculam a imagem dos poderes instituídos.

Sou professor. Lembro-me como fomos tratados no curso de nossa gloriosa greve. Violência. Diálogo zero, salvo quando era para comunicar as imposições governamentais. Corrupção de lideranças sindicais, ameaças a colegas, compra de votos na nossa própria assembleia por seus prepostos das CREDE's.

Sou cidadão. Estou à mercê da generosidade dos bandidos que tomaram de conta do Ceará, enquanto nosso governador curte férias na Europa e despreza a todos nós, soldados das ruas, quartéis, dos hospitais, das salas de aula... profissionais da rede pública!  

Neste momento, crianças e mulheres podem estar sendo estupradas, casas e comércios assaltados, vidas ceifadas, sonhos rompidos no limiar de seu alvorecer, tudo com o mão omissa daquele que foi ungido pelo povo para a tarefa de promover o bem comum, a segurança, a responsabilidade, o desenvolvimento, o correto uso das verbas públicas e governar segundo a necessidade e o interesse de todos o povo.

Cidadãos cearenses,

Nossas armas são as grandes mobilizações sociais e populares, as orações, o voto e, mais importante, nosso espírito indômito que teima em prosseguir na conquista da felicidade!  

Rumemos, então, grande exército que somos, unidos na edificação da verdadeira dignidade na política e na administração pública!

Construamos, irmãos e irmãs deste caro torrão, o ímpeto revolucionário que pode alavancar a vitória da justiça, da honestidade, da igualdade, do respeito ao cidadão e à cidadã, ao trabalhador e à trabalhadora!

Somente a vida honrada nos interessa!  

Cacá Araújo

Aurora - Do Menino Deus a Santa Popular-

Luiz Domingos de Luna*

Da fazenda logradouro aos dias atuais este nome porta um mistério que dos mais distintos períodos da historiografia do cariri, estudiosos, pesquisadores, historiadores a decifrar o porquê: uma corrente foi buscar explicações e para isto colocaram logo uma venda, uma senhora para como proprietária, a mulher ficou sem nome, daí surgiu a mulher da venda, a fazenda logradouro ganhou o nome de venda, a outra corrente resolveu tirar a venda da senhora, ao tirar a venda a ilustre senhora começou a ver o sol, daí surgiu o nome de Aurora. Na verdade ninguém ainda a esta altura sabia o nome da mulher, assim se buscou outras alternativas, mas a cada investida, mais indagações surgiram, mas complicado ficava, até que resolveram dizer que o habitante da época Benedito José dos Santos fora ao Rio de Janeiro e lá, finalmente, a Princesa Isabel, resolvera de fato o imbróglio, dando o nome da localidade de Aurora, os historiadores se calaram, mas os poetas não, pois o maior poeta de Aurora, Francisco Leite - Serra azul, afirmou categoricamente que o nome Aurora tinha sido dado por ele para completar uma rima de sua Poesia: Aurora ( Antiga venda). Assim o nome de Aurora surgiu de uma poesia de Serra Azul. Os historiadores acordaram para o nome Aurora, a “guerra” entre os historiadores e poetas continua. Quem vai trazer a verdade, os fatos, os historiadores, os poetas, ou o mistério continua. O Nome Menino Deus O Padroeiro de Aurora – Menino Deus- é uma grande pesquisa para os historiadores, e uma grande certeza para os poetas, pois para os poetas antes de Aurora, o Menino Deus já era padroeiro de Aurora. A Poesia é simples assim. A Santa Popular de Aurora Os historiadores já cansados de tanto pesquisar, diante da santa popular de Aurora, se uniram aos poetas e junto com o povo numa união perfeita somente a aclamar!!! Deixaram a pesquisa, esquecera a historia, a poesia fugiu para aos pés da Mártir Francisca, o povo construir sua santa e a poesia terminar.
(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.

O OLHO DE VIDRO DE BOLA BANTIM


O experimentado cineasta e fotógrafo cratense Jackson Bantim faz chegar ao deleite dos nossos olhos, para afago de nossa sensibilidade e memória, sua mais nova criação: o álbum fotográfico “Meu olho de vidro”.

Homem de talento irrefutável, cuja obra é semeada com a inventividade destinada aos gênios, já é referência no seleto grupo dos grandes artistas cearenses da contemporaneidade.

Para abrir o apetite dos apreciadores, vai aqui uma amostra tentadora:







Projeto No Terreiro dos Brincantes deverá buscar parcerias em 2012

O Projeto No Terreiro dos Brincantes desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e o Coletivo Camaradas deverá buscar novas parcerias em 2012 para possibilitar a sua continuidade.


O projeto foi criado em fevereiro de 2010 e consiste na produção de documentários de curta duração com mestres e grupos da cultura popular e na realização de eventos que reúnem o estudos acadêmicos e o saberes populares dos brincantes.


Já foram produzidos quatro documentários e estão sendo finalizados mais quatro. A intenção é que a partir de fevereiro deste ano, esse os oito documentários estejam sendo distribuído nas escolas públicas da região do Cariri.


De acordo com o coordenador do Projeto, o professor Alexandre Lucas será preciso criar condições de continuidade do Projeto e de circulação dos vídeos produzidos. Ele destaca que será iniciada uma série de conversações com as secretarias de educação e de cultura da Região. Lucas enfatiza que os vídeos são uma contribuição à memória do povo brasileiro e que devem ser disponibilizados na internet para que um maior número de pessoas possam ter acesso. “O nosso povo tem que conhecer a nossa diversidade cultural, e a escola e a Internet são caminhos”, finaliza o professor.

A Mídia não está interessada em Ética, Arte ou Cultura - Apenas Dinheiro ! - Por: Dihelson Mendonça


Por isso é preciso construir e utilizar outros tipos de mídia

Foi-se o tempo em que o rádio e a televisão eram considerados guardiães da moralidade, em programas informativos que serviam como veículos para a propagação dos grandes valores que moldaram a nossa civilização. Mesmo fora do quadro televisivo, ainda existia uma certa postura no meio jornalístico em tentar preservar a honra, a educação, os costumes, a tradição, as artes e a cultura do povo Brasileiro. Isso funcionou até meados da década de setenta, talvez por ainda naquela época, vivermos num período de regulação dos meios de comunicação pela chamada "ditadura militar", que de qualquer forma, ainda tinha um certo aprêço ao velho lema da Tradição, Família e Propriedade. Isso foi algo bom, porque o público podia desfrutar de um certo padrão de qualidade e uma postura educativa da mídia.

A realidade hoje é algo bastante diferente. Embora não se restrinja apenas à mídia brasileira, o que tem acontecido nos últimos anos no Brasil em termos de massificação, causa espanto aos maiores observadores e críticos da sociedade de consumo.

Ao abrir o facebook nesta manhã, deparei-me com uma mensagem de um grande músico, instrumentista, da cidade de Fortaleza-CE, a reclamar que no seu programa de Ano Novo, a Rede Globo de Televisão, iria trazer como representante máximo da música produzida no Ceará, a banda "Aviões do Forró". Reclamava da grande discriminação que a mídia tem feito aos artistas de qualidade e da boa música como um todo.

Embora este instrumentista esteja coberto de razão, esquece-se que hoje em dia a grande mídia não está interessada em promover Arte e Cultura. Muito menos Ética, valores morais, etc...A mídia está interessada simplesmente em ganhar dinheiro, faturar alto, nem que para isso, os diretores de TV e proprietários de emissoras de rádio precisem enforcar a própria mãe. A mídia se comporta como uma espécie de prostituta, onde quem paga mais, tem vez. Isso vale também para as posturas políticas, para a Música e para todas as outras atividades humanas.

A verdade é que não se pode mais usar qualquer informação divulgada pela imprensa como princípio de verdade. Tudo virou publicidade. Tudo pode ser vendido e é vendido. Nada aparece na TV por acaso. A mídia que aí está, pertence aos grandes cartéis, aos magnatas das cercanias do poder. Quase todos os canais de TV e rádio do Brasil pertencem a alguma agremiação política, distribuídos cautelosamente pelos congressistas para os seus padrinhos, que lhes dão todo o suporte necessário a fim de que possam se perpetuar no poder.

No lado artístico, não se pode obter também, qualquer juízo de valor pelo que aparece na televisão brasileira e no rádio. Tudo virou um imenso mercado, onde inescrupulosos e ávidos proprietários de bandas de forró eletrônico, Funkeiros de rua, Axé Music e todo tipo de lixo cultural de fácil assimilação, empurrem goela abaixo de um povo massificado e moldado desde a infância em valores falsos.

O que se pode esperar de uma sociedade onde milhões zumbis seguem fielmente a cartilha dos cartolas da TV brasileira, a última dança de rua da Bahia, ou a última fofoca acontecida nos bastidores do BBB ( Big Brother Brasil ) ? O que se pode esperar de um povo que permitiu que seus governantes relegassem a educação geral do indivíduo ao último plano ?

Saiu na imprensa ( E isso também é de se duvidar ), que o Brasil teria ultrapassado o Reino Unido, tornando-se a sexta economia do planeta. Seria mais proveitoso se não ocupássemos a 73ª posição no IDH ( Índice de desenvolvimento humano ), atrás do Gabão (com IDHAD de 0,543), Sri Lanka (0,691) e Uzbequistão (0,549) e superássemos o Reino Unido em Educação, Saúde, Segurança e Incentivo às Artes.

Vivemos num país onde a verdadeira arte e cultura tem pouquíssimos espaços na mídia, por isso mesmo é necessário que aqueles que as produzem, comecem a repensar a estratégia, construindo e utilizando cada vez mais as mídias alternativas como a própria internet, como uma forma de interagir e de formar platéia, já que é impossível a democratização dos meios de comunicação no país, pois como se sabe, que quem tem o poder, não irá abrir mão.

Os Artistas e as pessoas que ainda possuem algum entendimento acima dessa balbúrdia desordenada que chamamos de Brasil de hoje, precisam compreender que cada um é a sua própria mídia. A tecnologia veio nesse auxílio. Podemos juntos construir um futuro melhor, se todas as cabeças pensantes se unirem no sentido de preservar e renovar os grandes valores, as artes e a cultura brasileira, e se isso não for feito com extrema rapidez e de forma ordenada, acaberemos por sucumbir num mar de besteirol, na cultura da vulgaridade que a mídia perversa impõe de forma contínua, idiotizando a massa, quando então será tarde demais, pois existirá apenas a cabeça e a cultura dos Macacos.

Por: Dihelson Mendonça

PARALIZAÇÃO DA POLÍCIA: RAÇA DE FORTES, POVO DE BRAVOS!!



Entra hoje para a história do Ceará, e de forma memorável para história do Cariri, a parada geral das atividades dos policias militares. O Serviço de Segurança Pública do Estado entra num verdadeiro colapso, de norte a sul de leste a oeste os PMs param e se aquartelam em unidades militares. Essa situação, provocada pela desmotivação dos praças e oficiais das policias vem se arrastando em todos os estados brasileiros , baixos salários, abuso da carga horária de trabalho,promoções empacadas por décadas, policias com 20 anos sem uma promoção se quer, um regulamento arcaico, que descreve a face mais cruel da ditadura militar, por aprisionar o homem, e segregá-lo da sociedade.

O resultado da falta de diálogo do governo com essa categoria de profissionais de segurança pública ganhou grande musculatura, quando de forma arbitrária retiraram da chamada “ mesa permanente de negociação” os representantes dos policiais militares, levando-os a uma situação de plena marginalização do processo de discussão sobre suas carreira.

Todas as viaturas de Juazeiro , Crato, Missão Velha, Jardim, estão mantidas paradas com seus pneus esvaziados, o policiamento de Crato, Juazeiro e Iguatu aderiram ao movimento paredista, bem como as pequenas cidades subordinadas a essa unidades e subunidades militares, como resultado da falta de diálogo entre governo e a categoria quem pagará os efeitos deletérios dessa situação, será a sociedade cearense e o povo do Cariri, As agências bancárias não abrirão, o comercio não abrirá suas portas, a onda de insegurança tomará guarita nas terras do cariri.

Um verdadeiro desastre assola o povo caririense pela, ingerência de um só homem, que tenta a todo custo, menosprezar as categorias de servidores públicos do Estado do Ceará, a Educação foi a primeira, desrespeitando a lei do piso dos profissionais do magistério, na Saúde, ainda não elaborou um plano de cargos e carreiras para seus profissionais, na Segurança Pública, tripudia com os profissionais da Polícia Civil e Militar sem garantir-lhe suas reivindicações de reposição salarial, hoje as polícias do ceará se mantém com um dos piores salários do Brasil , perdendo inclusive para estados que detém uma economia infinitamente menos aquecida que a nossa no caso de Piauí e Sergipe, viaturas novas não resolvem o problema da segurança, é preciso se investir no homem que presta o serviço, garantir-lhe bons salários,garantia de um serviço de saúde que proteja seus familiares, uma política de promoção que valorize o tempo e o desempenho na prestação do serviço policial, não se pode permitir que a sociedade cearense seja penalizada pela arrogância, prepotência dos que gestão a segurança publica em nosso Estado.

Prof. Samuel Duarte Siebra
Professor do Estado do Ceará
Ex-Policial Militar
Presidente do PCdoB - Crato