Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Urca Notícias

XIV Semana de Ciência e Tecnologia da URCA será aberta nesta terça-feira
 O evento contará com a participação de 500 inscritos da URCA e faculdades da região
Será aberta hoje,18, às 8 horas, no Salão de Atos, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a XIV Semana de Iniciação Científica, que contará com a participação de mais de 500 trabalhos inscritos, com diversas instituições de ensino superior da região. A Semana que irá até o dia 23, terá como objetivo divulgar a produção científica e tecnológica da URCA, junto à comunidade do Cariri e Centro-Sul Cearense, em especifico para a comunidade acadêmica e alunos de escolas públicas e privadas, proporcionando ao público participante maior conhecimento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 O evento contribui para a realização da comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, procurando interiorizar as ações nessa perspectiva, realizando eventos junto à sociedade, em especial comunidade acadêmica e das escolas públicas e privadas que estão em seu entorno.
A XIV Semana de Iniciação Científica contará com apresentação de trabalhos orais em dois turnos durante a semana, nos campi Crajubar Tarde e Pimenta I – Manhã; palestras sobre Ética e Pesquisa – ministrada pela Dra. Vitória Nicássia Sousa Félix; palestra sobre Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, ministrada pela Dra. Arlene Pessoa, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA. Também haverá palestra sobre Geopark Araripe e Espaços Territoriais Protegidos – estratégia de desenvolvimento sustentável para o Araripe; exposição de pesquisa e resultados com acompanhamento de pesquisadores para explicações e apresentação, com três stands.
A Semana de Iniciação Científica contará com oficinas de reciclagem de papel, reaproveitamento de garrafas PET, produção de sabão, composteira, réplica de Fósseis.
 As oficinas contarão com público de professores da região. Serão abertas 50 vagas por para cada uma. A meta é capacitar docentes para serem multiplicadores, junto aos seus alunos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da URCA

O ESPETÁCULO MAIS ESPERADO DO ANO!!!


A ambição desmedida do homem rico, a ganância cruel do norte-americano e a trama infernal vinda das trevas ameaçam o Sítio Fundão, importante reserva ecológica brasileira. 

As forças do mal, lideradas pelo Bode-Preto, entram em disputa ferrenha pelo domínio da área, mas são enfrentadas pela legião do bem, liderada pela Caipora, deusa protetora da natureza.

Somente o amor pode salvar o sítio da destruição total. Um enigma, proferido pela esfinge de Seu Jefrésso, contém todo o segredo do universo, capaz de restabelecer a paz e a harmonia. 

Donzela Flor, símbolo de pureza, precisa ser desencantada. O cangaceiro Edimundo Virgulino, valente e destemido, luta com bravura para salvar o sítio e conquistar o coração da donzela. 

"A DONZELA E O CANGACEIRO"
!!!Mais uma superprodução da Cia. Cearense de Teatro Brincante!!!

Ao abordar a ecologia e o meio ambiente a partir de motivo factual doméstico, neste caso a luta pela preservação do Sítio Fundão, importante reserva ecológica na zona urbana na cidade do Crato-CE ameaçada de extinção, o espetáculo "A Donzela e o Cangaceiro" amplia o foco ao propor uma leitura da gana imperialista capitaneada pelos EUA, usurpadores das riquezas alheias. Envereda também pelo universo histórico e mítico do homem nordestino e universal, revisitando o cangaço e o mito da Caipora numa história fantástica, mas embrenhada “na” e “de” realidade. 

"A Donzela e o Cangaceiro", obra premiada pela Funarte em 2007, é um projeto teatral que dá prosseguimento à determinação do dramaturgo Cacá Araújo em buscar a afirmação de uma dramaturgia nordestina e universal alinhada ao resgate e à difusão da cultura tradicional popular, fundada na expressão do imaginário do povo, nas lendas, nos mitos, nos causos, nas aventuras, nos romances, na história, nos mistérios que habitam a alma afoita e brincante do sertanejo, cujo sangue saltitante se perpetua no riso e na dor, na graça e no sofrimento, na desventura e na esperança. 

ELENCO
Personagem – Ator (em ordem de entrada)

Mateus – Cacá Araújo
Catirina – Kelvya Maia
Pafúncio Pedregôso – Franciolli Luciano
Cafuçú – Paulo Henrique Macêdo
Feiticeira Catrevage – Jonyzia Fernandes
Vicença – Rosa Waleska Nobre
Dona Colombina – Samara Neres
Donzela Flor – Charline Moura
Caipora – Orleyna Moura
Troncho Sam – Márcio Silvestre
Edimundo Virgulino – Emerson Rodrigues
Bode-Preto – Joênio Alves
Seu Jefrésso – Jardas Araújo

TÉCNICA
Texto e Direção – Cacá Araújo
Assistência de Direção – Orleyna Moura
Cenografia, Iluminação e Sonoplastia – Cacá Araújo
Cenotécnica – Saymon Luna e França Soares
Figurino e Maquiagem – Joênio Alves
Adereços – Cristiano de Arajara e Mestre Galdino
Ritualística Corporal – Joênio Alves e Kelyenne Maia
Criação Musical – Lifanco
Instrumentistas – Lifanco e os atores
Criação e execução de efeitos sonoros – Lifanco e os atores
Operação de Luz – Paulo Fernandes
Operação de Som – Raquel Silva
Confecção de Figurino – Ariane Morais
Cinegrafia – Antonio Wideny (Toyota)
Fotografia – Gessy Maia
Xilogravura do Cartaz – Carlos Henrique
Designer – Felipe Tavares
Contra-Regra – Mauro Silvestre
Produção Executiva – Kelvya Maia
Produção – Sociedade Cariri das Artes

PARCERIA
Sociedade de Cultura Artística do Crato
Secretaria de Cultura do Crato
Casa Harmônica
Circo-Escola Alegria
Coletivo Camaradas
Ed Alencar

PATROCÍNIO
Governo do Estado do Ceará / Secretaria Estadual da Cultura - através do VI Edital de Incentivo às Artes, Lei 13.811 de 20 de agosto de 2006.
Prefeitura Municipal do Crato - através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.