Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Projeto de reforma do Romeirão será apresentada



Acontece amanhã, às 17h30min, no Memorial Padre Cícero, a apresentação do projeto de reforma e ampliação do Estádio Romeirão.

A solenidade contará com a presença do prefeito Dr. Santana e do secretário de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, Aurélio Matias.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Roberto Bezerra e contemplará melhorias no conjunto arquitetônico do estádio, deixando aquela praça esportiva nos moldes exigidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A apresentação será o momento para que a sociedade juazeirense apresente suas idéias, propostas e mudanças no projeto elaborado.

O secretário Aurélio Matias lembra que o projeto de reforma e ampliação do Romeirão está orçado em 18 milhões de reais.

Secretário de Turismo de Juazeiro acompanha doação de acervo ao Centro de Referência e Memória da UFC



O secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, participou na manhã desta terça-feira da entrega do acervo dos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker ao Centro de Referência e Memória da Cidade de Juazeiro do Norte. A solenidade aconteceu no Campus Avançado da UFC no Cariri que fez festa para receber a doação e incorporar ao centro que será vinculado ao Laboratório de Ciência da Informação do Curso de Biblioteconomia.

Na opinião de Zé Carlos, foi um ato de desprendimento e bastante sensibilidade de Renato e Daniel ao confiar a Universidade Federal do Ceará o resultado dos seus 46 anos de coleta, pesquisas e arquivamento. Nessa primeira etapa, foram 549 livros, 219 periódicos técnicos diversos; 2.525 folhetos de cordel; 1.528 jornais e 2.226 xilogravuras. “Por isso, ganharam festa com merecimento por parte da UFC”, acrescentou o titular da Setur.

Ele lembra que o Centro de Referência e Memória chega nos braços da festa pelos 100 anos de Juazeiro e será inaugurado em 2011 numa homenagem ao centenário de emancipação política. De acordo com o secretário, que é coordenador executivo da comissão organizadora do centenário, o Centro de Referência se constituirá um espaço de disseminação da cultura e da história do Cariri se voltando para o desenvolvimento sócio-cultural de Juazeiro e da região nos campos da ciência e da pesquisa.

Biblioclastia


Quando regime ordenou, aos livros com sabedoria perigosa
Queimar em público, carretas os levaram às fogueiras,
E todos os bois foram forçados a faze-lo, mas
Um dos poetas perseguidos ao analisar, com cuidado,
A lista dos queimados, ficou estupefacto, pois seu livro
Fora esquecido. E foi voando com as asas da ira
a seu escritório e escreveu uma carta às autoridades.
"Queimem-me"!, escreveu com grande pesar. "Queimem-me"!
Não façam isso comigo! Não disse
Sempre a verdade em meus livros?
E agora me tratam vocês como se fosse mentiroso!
Ordeno: Queimem-me!

Die bücherverbrennung, de Bertolt Brecht, escrito logo após saber que seus textos foram destruídos.

Transcrito do livro História universal da destruição dos livros - Das tábuas sumérias à guerra do Iraque. Fernando Báez. Ediouro.

Marina rompe com sua história e passado ao aliar-se ao PSOL



O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) afirmou nesta terça-feira que a senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência, revela o caráter não programático de sua candidatura ao admitir que tem mantido "conversas informais" com líderes do PSOL.

"Ao aliar-se ao PSOL, a senadora coloca-se na oposição radical não só ao governo Lula, como ao PT. Rompe, assim, totalmente com o seu passado e revela o caráter não programático de sua candidatura. Suas alianças irão do PSOL ao PSDB, passando pelo DEM", diz Dirceu em seu blog.

Marina Silva admite que negocia apoio do PSOL
Lula quer confronto com Serra, diz PSDB
Juiz dá prazo para Chalita se manifestar

Marina disse ontem que a definição das alianças está a cargo de uma comissão montada pela direção do PV. A senadora citou como seus interlocutores "pessoais", além de Heloísa Helena (PSOL-AL), os deputados federais Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) e o senador José Nery (PA).

A senadora disse que apoiará Heloísa, caso ela confirme a candidatura ao Senado por Alagoas. "São as pessoas que a gente convive. (...) Mas ainda está se discutindo como vamos desdobrar essas questões. E, obviamente, [um apoio] terá de ser em cima de programas, de ideias. São conversas informais, não tem nada formalizado ainda", disse.

Segundo Dirceu, com essa posição, Marina "rompe com sua história e com questões que ela tanto criticou, como a busca dos partidos por alianças para obtenção de maior tempo de campanha na TV e aproximações com o empresariado, que ela está adotando".

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/brasil - 03.11.2009

NOTA: A QUESTÃO É SABER QUEM DE FATO ROMPEU COM SUA HISTÓRIA E PASSADO: SE A MARINA OU O ZÉ DIRCEU E O PT. Pelo visto a Marina começou a incomodar o todo poderoso Dirceu. Isso é muito bom.

Psquisadores de Juazeiro doam acervo histórico para a UFC

O Curso de Biblioteconomia da UFC Cariri, realizará no dia 03 de novembro de 2009, às 9:00h da manhã no Campus Avançado da UFC no Cariri, a cerimônia de recepção dos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker bem como de parte do acervo doado por eles ao Centro de Referência e Memória da cidade de Juazeiro do Norte.

O Centro de Referência e Memória será inaugurado em 2011, em comemoração ao centenário da cidade de Juazeiro do Norte e será mais um espaço de disseminação da cultura e da história da Região do Cariri, e está vinculado ao Laboratório de Ciência da Informação do Curso de Biblioteconomia da UFC – Cariri.

O Evento será realizado pela Empresa Junior de Biblioteconomia em parceria com a Universidade Federal do Ceará e o SESC. Na ocasião haverá um show com a banda Sol na Macambira, apresentando músicas regionais.

Companhias de Teatro realizam Guerrilha no Cariri

O Cariri será banhado pelas produções cênicas internacionais e regionais no mês de novembro. O Teatro Rachel de Queiroz, no Crato será o palco da Guerrilha do Ato Dramático Caririense.
Cacá Araújo - Idealizador da Guerrilha (foto)


Os grupos de teatro e dança da região do Cariri se uniram para realizar no período de 07 a 22 de novembro a Guerrilha do Ato Dramático Caririense. O evento reunirá 16 espetáculos de dança e teatro direcionado para o público infantil e adulto. A abertura da Guerrilha acontecerá no próximo sábado, 07, a partir 16 horas, com uma procissão de artistas e brincantes saindo da Praça São Vicente e em direção ao Teatro Rachel de Queiroz , local aonde será o Quartel General dos guerrilheiros do ato dramático.


A Guerrilha é uma iniciativa da Sociedade Cariri das Artes e Sociedade de Cultura Artística do Crato, ambas Pontos de Cultura do Brasil, em parceria com grupos e companhias teatrais em atividade na região do Cariri cearense, e se caracteriza pela gestão cooperativada e pelo caráter expositivo da produção teatral caririense em suas variadas tendências estéticas. Outorgado a todos os grupos/espetáculos participantes da “Guerrilha...” o “Troféu Juscelino Lobo Júnior” é uma homenagem a Juscelino Leal Lobo Júnior, membro fundador da Sociedade Cariri das Artes, amante do folclore e das artes cênicas, integrante do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato e do Coral Canta Família, falecido em 2007.


De acordo com o projeto do evento a denominação Guerrilha a uma terminologia que indica tática revolucionária de combate e resistência a partir de pequenos focos, com o fim de unir grandes massas em defesa de uma causa libertária comum. Para o idealizador do Projeto, o dramaturgo Cacá Araújo a intenção é alertar para uma prática revolucionária de afirmação e defesa da cultura nacional tendo como centro prioritário a expressão da diversidade e pluralidade de cada região, sem desconsiderar a universalidade de todos os gestos humanos, nem se fechar ao intercâmbio com outras regiões, povos e nações.


Cacá Araújo destaca que a coincidência parcial da programação da Guerrilha com a da Mostra SESC foi providencial, uma vez que a demanda de público é imensurável, época em que o Crato e o Cariri recebem turistas que vêm respirar teatro, dança, música e artes visuais. Ele frisa “procuramos nos posicionar de modo que alguma réstia de luz que emana da grande e grandiosa Mostra SESC possa nos iluminar, dando visibilidade aos tantos trabalhos elencados em nossa programação, fortalecendo artistas e produtores, além de animar o público local”


O Coletivo Camaradas é um dos apoiadores desta ação que vem contribuir para a consolidação e o fomento da produção e circulação cênica das companhias da região.