Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Biblioclastia


Quando regime ordenou, aos livros com sabedoria perigosa
Queimar em público, carretas os levaram às fogueiras,
E todos os bois foram forçados a faze-lo, mas
Um dos poetas perseguidos ao analisar, com cuidado,
A lista dos queimados, ficou estupefacto, pois seu livro
Fora esquecido. E foi voando com as asas da ira
a seu escritório e escreveu uma carta às autoridades.
"Queimem-me"!, escreveu com grande pesar. "Queimem-me"!
Não façam isso comigo! Não disse
Sempre a verdade em meus livros?
E agora me tratam vocês como se fosse mentiroso!
Ordeno: Queimem-me!

Die bücherverbrennung, de Bertolt Brecht, escrito logo após saber que seus textos foram destruídos.

Transcrito do livro História universal da destruição dos livros - Das tábuas sumérias à guerra do Iraque. Fernando Báez. Ediouro.

Nenhum comentário: