Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

COMPOSITORES DO BRASIL


O SAMBA DE BREQUE

Por Zé Nilton

O Samba, ritmo bem brasileiro, cuja origem vem de muitos lugares, talvez por isto mesmo, dele derive vários sub-ritmos, ou várias pegadas de um mesmo compasso.

As culturas locais desse imenso Brasil vão lhe acentuando novos ritmos e terminam por contribuir para a diversidade de nossa música.

O gênero Samba tem essa facilidade de adaptação, e vamos encontrar diversas formas de manifestá-lo sob não poucas alcunhas, como: Samba de batido, Pagode, Samba de Breque, Samba-chulado, Samba-corrido, Samba-enrede, Samba-exaltação, Samba de morro, Partido Alto, Samba-raiado, Samba de roda, Samba de terreiro, Samba pé de serra... Afora os chamados gêneros de fusão, como Bossa Nova, Samba-canção, Samba-choro, Samba-funk, Samba de gafieira, Sambalanço, Samba-jazz, Samba-maxixe, Samba-rap, Samba-reggae, Samba-rock, Samabalada, Sambolero, Samba rumba, e vai por aí.

O Samba Chulado vem lá dos tempos do Império, com Chiquinha Gonzaga fazendo a damas e os cavalheiros perderem a pose e caírem no requebrado, no remelexo, no jogo das cadeiras...

Na década de 1950, cai na moda o Samba de Breque. Moreira da Silva (Antônio Moreira da Silva - Rio de Janeiro, 1 de abril de 1902- Rio de Janeiro, 6 de junho de 2000) resgata o ritmo que vinha se insurgindo dentro da música popular desde os tempos do grande Sinhô (José Barbosa da Silva - 18 de Setembro de 1888 - 4 de Agosto de 1930 ).

Tornaram-se tão ligados o samba de breque e Moreira da Silva que hoje quando se fala do gênero logo lembramos do grande Kid Morengueira. Alías, Miguel Gustavo construiu verdadeiras histórias fantásticas baseadas nos filmes da época, e criou o nome Kid Morengueira para cantar-falar-cantar suas belas composições.

Diz-se até que, num certo dia, Moreira da Silva ouviu de um músico que não sabia acompanhar conversa. A conversa vem sempre após uma breve parada. É o breque, do inglês Break. Há que chame de sincopado.

Bem, o Samba de Breque, no programa dessa quinta feira – Compositores do Brasil. Vamos falar desse gênero bem coisa nossa, enquanto ouviremos:

Por causa da hora, de Noel Rosa, com Noel Rosa
Acorda, amor, de Leonel Paiva e Julinho da Adelaide, com Chico Buarque
O rei do gatilho, de Miguel Gustavo, com Moreira da Silva
Acertei no milhar, de Wilson Batista e Geraldo Pereira, com Moreira da Silva
Minha Palhoça, de J. Cascata , com Ciro Monteiro
Na Subida do Morro, de Moreira da Silva e Ribeiro da Cunha, com Moreira da Silva
Baile no Elite, de João Nogueira e Nei Lopes, com João Nogueira
Tira os óculos e recolhe o homem, de Jards Macalé, com Macalé
Senhor Delegado, de Antoninho Lopes e Jaú, com Germano Mathias
O Último dos Moicanos, de Miguel Gustavo, com Moreira da Silva
Fenômeno, de Milton Moreira e Joaquim Domingues, com Jorge Veiga
Moreira na Ópera, de Henrique Batista e Marília Batista, com Moreira da Silva

Quem ouvir, verá!

Programa: Compositores do Brasil
Pesquisa, produção e apresentação de Zé Nilton
Todas as quintas-feiras, às 14 horas
Rádio Educadora do Cariri
Apoio. CCBN

Uma homenagem ao Santo mais querido do Nordeste - Por Océlio Teixeira

Em 24 de março de 1844, nascia na cidade de Crato, Cícero Romão Baptista. Portanto, há 166 anos chegou a este mundo o filho mais ilustre da Princesa do Cariri, o Cearense do Século XX. Cícero desde pequeno apresentou o desejo de ser padre. Fez voto de castidade aos 12 anos, influenciado pela vida de São Francisco de Sales. Entrou para o Semimário em 1865. Em 1870 foi ordenado e, a partir 11 de abril de 1872, passou a residir na vila de Tabuleiro Grande, que depois passou a ser chamada de Joaseiro e hoje a grande Juazeiro do Norte, uma das principais cidades do nordeste brasileiro.

Em Joaseiro Padre Cícero se tornou conselheiro e protetor dos mais pobres e humildes, desenvolvendo um tipo de apostolado diferente da maioria do clero daquela época. A decisão de ir morar em Joaseiro e de servir às pessoas carentes tem como base o sonho que Cícero teve, quando esteve naquele povoado, no natal do ano anterior. Nesse sonho, ele viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa, numa disposição que lembra a última Ceia, de Leonardo da Vinci. De repente, adentra ao local uma multidão de pessoas carregando seus parcos pertences em pequenas trouxas, a exemplo dos retirantes nordestinos. Cristo, virando-se para os famintos, falou da sua decepção com a humanidade, mas disse estar disposto ainda a fazer um último sacrifício para salvar o mundo. Porém, se os homens não se arrependessem depressa, Ele acabaria com tudo de uma vez. Naquele momento, Ele apontou para os pobres e, voltando-se inesperadamente ordenou: - E você, Padre Cícero, tome conta deles! Cícero procurou ao longo de toda a sua vida cumprir o pedido, ou melhor, a ordem a ele dada pelo próprio Filho de Deus.

Neste dia, portanto, uma singela homenagem a este homem, santo e polêmico, que é capaz de atrair, anualmente, milhares e milhares de romeiros a Juazeiro do Norte. Viva nosso Padim Ciço! Viva Juazeiro! Viva o Crato! Viva o Cariri!

Foto: Elizângela Santos

MENSAGEM DO DIA - de Luis Carlos Mazzini

Busque o que te faz bem! Busque o que faz bem aos outros!

Que no dia de hoje, você possa inventar um dia diferente! Afinal, viver é inventar o seu dia, sabia? É ficar livre da arrogância, da tristeza, das coisas ruins. Viver é reconhecer que vale muito a pena fazer da vida um lindo poema de amor!

Acredite que o bem vence o mal! Acredite que o amor é a maior força do universo. Não há outro atalho para a felicidade senão o de amar sempre e cada vez mais, a tudo e a todos.

E enfeite o seu coração com cores fortes e vivas. Viver intensamente, sempre! Seja amigo, sempre! Conquiste o maior número de pessoas leais e fiéis. Você tem todo o poder de transformar a vida das outras pessoas através de seu exemplo, seu carinho, seu perdão e através do seu amor incondicional, viu?

Você consegue transformar a dor em alegria? Claro que consegue. É só continuar vivendo! Isso mesmo: continuar seguindo a vida, o fluxo do amor! É só deixar o amor inundar o seu coração, correndo atrás dos seus sonhos, dos seus projetos, da sua inspiração. Viver é isso, pô! Simplesmente isso!

Busque o entendimento das coisas e dos acontecimentos. E esteja sempre em paz. Seja da Paz! Promova a Paz! Agradeça a Deus pelas dádivas e pelas bênçãos que você tem recebido.

E busque o que te faz bem! Busque o que faz bem aos outros! Esteja sempre jovem e continue redescobrindo as coisas belas da vida. Permaneça com o espírito jovem! Força! É bom lembrar que o sorriso é o idioma universal e que é bom ouvir músicas que acalmem a alma. Desacelere um pouco mais a sua vida e aproveite mais o tempo que você ainda tem. Viver pode ser simplesmente ver a vida com o coração!

Bom Dia. Bom Divertimento! Fique com Deus!

"Jamais desista de si mesmo"

Festa em Juazeiro do Norte



Desde a noite de ontem que os eventos em torno do aniversário de 166 anos de Padre Cícero se multiplicaram para hoje chegarem ao final. Na véspera do aniversário do sacerdote, a festa começou as 18h30min com a inauguração do relógio remissivo que assinala os dias que faltam para os 100 anos de Juazeiro. O equipamento foi colocado na Praça Padre Cícero bem na esquina do cruzamento entre as ruas São Pedro e São Francisco.

Nele, além dos números digitais, está uma espécie de urna conjugada no totem para que as pessoas possam depositar seu recado ou mensagem a serem divulgados por ocasião do Centenário. O relógio foi feito pelo técnico barbalhense, Gessimar Soares Mota, que ganhou elogios do Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, a exemplo da arquiteta Gisele Nunes responsável pelo projeto, bem como as obras estruturantes do Complexo do Centenário.

No seu discurso, ele lembrou a Praça Padre Cícero como palco da independência de Juazeiro com o grito dado pelo padre Alencar Peixoto na luta por um lugar livre, autônomo e emancipado. Segundo disse, o Centenário vai procurar homenagear esses valores do decorrer da nossa história. O vice-prefeito José Roberto Celestino também apontou àquela praça como local de grandes encontros e manifestações não só relacionados com a emancipação.

O aniversário é do Padre Cícero, mas quem igualmente ganhou homenagem foi a beata Maria de Araújo com o lançamento do romance “A Mulher sem Túmulo”. Trata-se de mais um livro da escritora Nilze Costa e Silva que foi apresentado pelo professor Renato Casimiro, presidente da Fundação memorial Padre Cícero. Logo depois começou a 22ª edição da Seresta de Padre Cícero com quase 30 apresentações de artistas em homenagem ao sacerdote.

Na virada da noite, houve o corte do bolo, canto de parabéns, show pirotécnico e a oferta do “Caldo da Nair” em momentos de muita emoção. A terça-feira começou com o encerramento do III Fórum Padre Cícero no Colégio Salesianos, onde palestraram a professora da Urca, Paula Cordeiro e o professor Renato Casimiro, respectivamente, sobre os temas: “Imaginário Religioso na constituição de Juazeiro” e “Os Fatos Pitorescos de Juazeiro”.

Hoje, Juazeiro foi acordada com uma Alvorada Festiva seguida da Missa em Homenagem aos 166 Anos de nascimento do Padre Cícero na Capela do Socorro. Pela manhã, houve a Corrida Padre Cícero, que saiu da Praça da Sé, em Crato, na direção do Terminal Intermunicipal da Rua São Francisco. As 17 horas haverá a Procissão das Flores e o Secretário Zé Carlos aproveitou para pedir a quem tiver quadro ou souvenirs de Padre Cícero que leve durante o cortejo.




Novos concursados em Juazeiro



Aconteceu na tarde de ontem, 23, na Quadra professor Santana, ao lado da sede da Secretaria de Educação de Juazeiro, a posse de 228 servidores aprovados em concurso público da Prefeitura. Na organização, a Secretaria de Administração para assinatura do termo de posse de 154 professores, 1 bibliotecário, 13 ACS's (agentes comunitários de saúde), 6 técnicos de saúde bucal, 3 fonoaudiólogos, 1 veterinário, 2 nutricionistas, 1 psicopedagogo, 2 técnicos de alimentos, 2 terapeutas ocupacionais, 9 inspetores sanitários, 3 assistentes sociais, 4 psicólogos, 20 fiscais meio ambiente e 6 guardas municipal.

O prefeito Dr. Santana, em função de compromissos inadiáveis, não compareceu sendo representado pelo Secretário de Educação, Ricardo Lima. Ainda presentes, os secretários Luciano Rodrigues, de Administração, Luciana Matos, de Saúde e os subsecretários de Educação Irinéia Sheyla e de Assistência Social, Solange Cruz.

O Secretário de Educação Ricardo Lima ressaltou o compromisso do prefeito Dr. Santana em qualificar e melhorar a máquina administrativa com a realização do concurso público.

Ritmos brasileiros em destaque no programa Instrumental & Qual - O Som da Terra nº 5

Programa radiofônico de música instrumental que será veiculado nesta quarta, dia 24/03, das 14 às 15 horas, pela Rádio Educadora do Cariri AM 1.020 e Internet (cratinho.blogspot.com).


No Brasil existem muitas manifestações musicais. Uma linha é especialmente encantadora: a música instrumental brasileira.

A mistura de samba, frevo, maracatu, xote, maxixe, xaxado, forró, baião, com o jazz, se manifestou por aqui com mais flexibilidade na chamada música instrumental brasileira, a vertente que mais comeu desse pasto e bebeu dessa fonte multicultural.

Sendo assim, vale considerar que a vanguarda do mundo no campo da música éramos nós já há 30 ou 40 anos. Isso, quando surgiram grupos como Som 4, Sambrasa Trio e Quarteto Novo. Propositadamente, a citação desses grupos deve-se ao fato de que o magistral músico instrumentista Hermeto Pascoal fez parte deles.

A música instrumental brasileira é revolucionária. Isso se constata ouvindo. Enquanto alguns estilos musicais são tão populares porque grudam logo nas primeiras audições, a improvisação musical tem como mola-mestra um caráter criador do ouvinte.

Ouvir música não deveria ser uma atividade banal. Fazer música menos ainda.

(Excertos adaptados do artigo “A música que poucos ouvem”, de Felipe Obrer).

Roteiro musical
1. Desafinado (Tom Jobim), com Eliane Elias
2. Fragile (Sting), com Freddie Hubbard
3. Forró Brasil (Hermeto Pascoal)
4. You've Got to Hide Your Love Away (Lennon e McCartney), com Rick Wakeman
5. Vira e Mexe (Luiz Gonzaga)
6. Gréia (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias), com Jefferson Gonçalves
7. I Have a Dream (Herbie Hancock)
8. Estesia (Dihelson Mendonça)
9. Bebê (Hermeto Pascoal), com Eumir Deodato
10. Honeysuckle Rose (F. Walter e A. Razart), com Toots Thielemans

Ficha Técnica
O programa Instrumental & Qual – O Som da Terra é uma produção das Officinas de Cultura e Artes & Produtos Derivados (OCA) e revista virtual Cariricult, com apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste em parceria com a Rádio Educadora do Cariri AM 1.020.
Redação e programação musical: Luiz Carlos Salatiel, Dihelson Mendonça e Carlos Rafael Dias.
Apoio logístico: Guilherme Farade e Amilton Som - CDs, DVs e Acessórios.
Apresentação: Carlos Rafael Dias.
Operador de Áudio: Iderval Silva.
Operador de transmissão: Iran Barreto.
Gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri: Lenin Falcão.
Direto da Rádio Educadora do Cariri: Geraldo Correia Braga.


Fique ligado!