Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

Festa em Juazeiro do Norte



Desde a noite de ontem que os eventos em torno do aniversário de 166 anos de Padre Cícero se multiplicaram para hoje chegarem ao final. Na véspera do aniversário do sacerdote, a festa começou as 18h30min com a inauguração do relógio remissivo que assinala os dias que faltam para os 100 anos de Juazeiro. O equipamento foi colocado na Praça Padre Cícero bem na esquina do cruzamento entre as ruas São Pedro e São Francisco.

Nele, além dos números digitais, está uma espécie de urna conjugada no totem para que as pessoas possam depositar seu recado ou mensagem a serem divulgados por ocasião do Centenário. O relógio foi feito pelo técnico barbalhense, Gessimar Soares Mota, que ganhou elogios do Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, a exemplo da arquiteta Gisele Nunes responsável pelo projeto, bem como as obras estruturantes do Complexo do Centenário.

No seu discurso, ele lembrou a Praça Padre Cícero como palco da independência de Juazeiro com o grito dado pelo padre Alencar Peixoto na luta por um lugar livre, autônomo e emancipado. Segundo disse, o Centenário vai procurar homenagear esses valores do decorrer da nossa história. O vice-prefeito José Roberto Celestino também apontou àquela praça como local de grandes encontros e manifestações não só relacionados com a emancipação.

O aniversário é do Padre Cícero, mas quem igualmente ganhou homenagem foi a beata Maria de Araújo com o lançamento do romance “A Mulher sem Túmulo”. Trata-se de mais um livro da escritora Nilze Costa e Silva que foi apresentado pelo professor Renato Casimiro, presidente da Fundação memorial Padre Cícero. Logo depois começou a 22ª edição da Seresta de Padre Cícero com quase 30 apresentações de artistas em homenagem ao sacerdote.

Na virada da noite, houve o corte do bolo, canto de parabéns, show pirotécnico e a oferta do “Caldo da Nair” em momentos de muita emoção. A terça-feira começou com o encerramento do III Fórum Padre Cícero no Colégio Salesianos, onde palestraram a professora da Urca, Paula Cordeiro e o professor Renato Casimiro, respectivamente, sobre os temas: “Imaginário Religioso na constituição de Juazeiro” e “Os Fatos Pitorescos de Juazeiro”.

Hoje, Juazeiro foi acordada com uma Alvorada Festiva seguida da Missa em Homenagem aos 166 Anos de nascimento do Padre Cícero na Capela do Socorro. Pela manhã, houve a Corrida Padre Cícero, que saiu da Praça da Sé, em Crato, na direção do Terminal Intermunicipal da Rua São Francisco. As 17 horas haverá a Procissão das Flores e o Secretário Zé Carlos aproveitou para pedir a quem tiver quadro ou souvenirs de Padre Cícero que leve durante o cortejo.




Nenhum comentário: