Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

A COMÉDIA DA MALDIÇÃO
LONGAMETRAGEM DE CACÁ ARAÚJO
INÍCIO DAS GRAVAÇÕES: JUNHO DE 2009

"A história de uma bela jovem que se amancebou com o vigário e foi condenada a uma terrível maldição: virar Mula-sem-cabeça!"
GRANDE SUCESSO NO TEATRO VAI VIRAR FILME!!!
Direção: Cacá Araújo, Jackson Bantim e Glauco Vieira
ELENCO DA CIA. CEARENSE DE TEATRO BRINCANTE
PARCERIA: SOCIEDADE CARIRI DAS ARTES, IMAGO/URCA E SECRETARIA DE CULTURA DO CRATO








Patativa, 100 anos



Muita festa, alegria e citações emocionadas sobre Patativa do Assaré marcaram a abertura das festividades dos 100 anos de nascimento do poeta. A cidade de Assaré ficou pequena para as pessoas dos mais vários lugares do Brasil, que lá estavam para participação das comemorações.

Patativa do Assaré, se vivo fosse, completaria 100 anos de vida, e com certeza, estaria nos brindando com suas belas poesias sobre o homem nordestino, valente, sofredor e imaginativo.

A programação irá até o dia 5, próxima quinta-feira, quando Fagner e Waldonys irão animar a festa de encerramento. Mais do que festa, que o momento sirva para que os caririenses reflitam um pouco mais sobre a importância de Patativa no cenário cultural e intelectual brasileiro, e a herança que ele nos deixa. A nossa obrigação maior agora, é preservar e divulgar essa herança.

Programação das festividades de 100 anos de Patativa do Assaré



Programação de hoje, a Programação Balseiro, relativa às festividades dos 100 anos de Patativa do Assaré, na sua cidade natal.

7h30min – Cantoria na Feira Livre

8 horas – Abertura das oficinas

8 horas – Apresentação de teatro e cinema no distrito de Aratama
Local: escola Antonio da Silva Leal

9 horas- Exibição de filmes no bairro Parque de Vaquejada
Local: Escola Maria Isabel

9h30min – Palestra Patativa do Assaré – Linguagem do Sertão
Professora Socorro Pinheiro
Local: Memorial Patativa do Assaré, auditório D. Belinha Cidrão

12 horas – Programa de Rádio Patativa do Assaré, Cem Anos de Poesia.
Na Rádio Patativa FM 103,9 KHz

18horas- Apresentações teatrais, no Memorial Patativa do Assaré

20h30min – Apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho, na praça Patativa do Assaré

22 horas- Os Nonatos, na Praça Patativa do Assaré

Meia-noite -Forró Primeiro Beijo, na Praça Patativa do Assaré

01h30min – Banda Mastruz com Leite, na Praça Patativa do Assaré

Seminário das vereadoras

Embora mais da metade da população brasileira seja constituída por mulheres, as políticas públicas destinadas a esse segmento da população, especialmente as de âmbito local, quando existentes, não garantem o atendimento das demandas e necessidades específicas das mulheres e, de longe, são capazes de promover sua participação cidadã na vida pública.

Prova disso é o fato de que, de acordo com os resultados das eleições municipais de 2008, as mulheres ocupam apenas 12,51% das cadeiras das Câmaras Municipais em todo o pais (TSE), embora representem 51,76% do eleitorado (TSE/outubro de 2008). A preocupação com essa questão fez nascer a iniciativa de realização do I Congresso de Vereadoras do Cariri, aí compreendidos os municípios do Cariri cearense, pernambucano e paraibano, além de outras pessoas interessadas na temática do evento, independente da questão de gênero ou da ocupação de cargo no legislativo municipal.

Para mais informações sobre o evento acesso o blog do Instituto Focus (http://institutofocus.blogspot.com) ou entre em contato conosco por e-mail ou telefone.

Mensagem de fé



NÃO DESCARTE O QUE O SENHOR LHE ENSINA

Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos deem legumes a comer e água a beber (Daniel 1.12).

A vida de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego teria sido completamente diferente se eles não tivessem tomado a decisão de não se contaminar com o manjar real. Provavelmente, deles nunca tivéssemos ouvido falar. Muitas pessoas que são de Deus também ficarão no anonimato porque não tomam decisões para não comprometer sua fé. Aqueles jovens conheciam a Lei do Senhor, a qual proibia o consumo daquele tipo de comida, e se recusaram a contaminar-se. Honrar a Deus é a melhor coisa que podemos fazer nesta vida.

José do Egito foi outro servo de Deus que decidiu não usar o caminho curto para o sucesso, a fim de não ser lançado no fogo que arderá por toda a eternidade. Teria caído no “conto do inferno” caso tivesse um envolvimento amoroso com a mulher de seu senhor (Gênesis 39.6-20). Até poderia ter tido uma boa vida no maior império do mundo daquela época, mas dele só ouviríamos falar que se desviou da Verdade.

Os jovens hebreus foram educados ao conversar com o encarregado. Não é porque somos de Deus que devemos ser arrogantes com os perdidos. Eles merecem a nossa compreensão, educação e o amor cristão. Somos os representantes do único Deus verdadeiro, o qual é amor (1 João 4.8b). Se formos sábios no tratamento com os perdidos, iremos ganhá-los para o nosso Pai.

Como sabedoria e sem esnobismo, aqueles jovens fizeram as pessoas verem que estavam certos. Sempre que estivermos agindo conforme a Palavra do nosso Deus, estaremos corretos. Não precisamos fazer força para provar quem somos. O próprio Deus irá honrar-nos quando O honrarmos.

Em qualquer situação, não se esqueça de que o Senhor está vendo tudo. Não precisamos verificar se há alguma câmera escondida que nos poderá denunciar para, então, tomarmos atitudes de cristãos. Deus vê tudo e haverá de nos recompensar se dermos o bom testemunho.

O mágico Simão, oferecendo dinheiro, fez o seguinte pedido a Pedro: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. A resposta foi que ele iria para o inferno com o dinheiro dele (Atos 8.18-25). Não aceite suborno para influenciar a obra divina. Não venda ninguém e nada que é de Deus para o inimigo.

Não descarte o que o Senhor lhe ensina. Um dia, você verá que foi a maior bênção ter aprendido algo da Palavra de Deus. Ainda que o Senhor lhe dê um ministério, o qual, para cumpri-lo, você tenha de pagar um preço alto, não desista, pois o Altíssimo abrirá as portas para você. Seja fiel ao Pai em qualquer situação.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

* O Missionário RR Soares estará no próximo dia 13 de março, no Elita´s Buffet, em Juazeiro do Norte, para realizar seu primeiro culto na região do Cariri.

Vozão leva primeiro turno cearense




O torcedor do Ceará teve muitos motivos para comemorar após o apito final do árbitro Carlos Eugênio Simon, ontem, no Castelão, quando venceu o Ferroviário pelo placar de 1x0.

Um dos motivos, é claro, foi a vitória em mais um Clássico da Paz, conquistada com um gol do reserva Luiz Maranhão, no fim, aos 47 minutos do segundo tempo. Ainda que o empate já bastasse, a torcida encontrou o êxtase em um gol que inaugurou os novos placares eletrônicos do estádio.

Enquanto saíam do Castelão, provavelmente, muitos torcedores alvinegros também lembraram que a vitória magra (porém consistente) de seu time, além de levá-los à finalíssima do Campeonato Cearense de 2009, garantia uma vaga ao clube na Copa do Brasil do próximo ano.

Então, ainda antes de entrar no carro, ou pegar o ônibus a caminho de casa, esses mesmos torcedores podem ter se apercebido que o alvinegro arrebatava mais um troféu para Porangabuçu, a Taça Estado do Ceará, e, com isso, ficaram ainda mais satisfeitos.

Prazer que aumentaria infinitamente ao fim da noite, quando relaxaram e deitaram suas cabeças nos travesseiros. Antes de cair em um sono profundo, muitos deles sentiram uma sensação que não provaram por um longo período de três temporadas e pensaram, com deleite: ´enfim, somos finalistas de novo´.

Diário do Nordeste

Futebol no final de semana



O Verdão do Cariri, mesmo tendo perdido a primeira partida do segundo turno, para o Boa Viagem, conseguiu se recompor, domingo último, com uma vitória sobre o time do Horizonte, por 3 a 0, no estádio Romeirão, para alegria da numerosa torcida icasiana. A estréia do atacante Moré também foi muita positiva, já que o jogador fez dois dos três gols do Icasa contra o time da Região metropolitana de Fortaleza. Outros destaques do time da casa, foram marcos Vinícius e o lateral Luís Carlos.

Jogando um péssimo futebol, o Guarani foi derrotado pelo Trairiense pelo placar de um a zero no Estádio Romeirão em Juazeiro do Norte, em partida válida pela Segunda Divisão Cearense 2009. O jogo foi realizado neste sábado (28) à noite com um público de 857 pagantes. O time do Cariri até que começou bem o jogo, mas após perder algumas oportunidades, acabou levando o gol através de Breno que fez boa jogada individual, acertando um belo chute de fora da área. Após o gol o Leão do Mercado, deu início a luta pelo gol de empate, mas acabou amargando a derrota dentro do Romeirão. O Trairiense foi boa partida do segundo tempo jogando apenas com dez jogadores, devido a expulsão de Evanardo.

O pálido resultado de dois a dois obtido pelo Crato Esporte Clube em pleno estádio do Mirandão, no último domingo, contra o Aracati pela segunda divisão do Campeonato Cearense de futebol, deixou seus torcedores indignados. Foi a quarta apresentação da equipe na atual competição e a primeira dentro de casa. Na estréia, o Azulão perdeu pra o Guarani de Juazeiro, dentro do Romeirão, em seguida, venceu o Maracanã lá em Maracanaú e empatou com o Tiradentes, no Elzir Cabral, em Fortaleza. Ontem no Mirandão, o jogo terminou em 2 a 2 mesmo tendo jogado em no primeiro tempo, não soube segurar a pressão do fraco time do Aracati.

foto: www.atarde.com.br

Giro pelo Brasil

Dezenove dias depois de iniciar o segundo mandato como prefeito de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), o petista Lindberg Farias, 39, começou a investir em um novo projeto: viabilizar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro em 2010. De olho nos 3 milhões de nordestinos que moram no Estado, ele se tornou um dos apresentadores do programa "Nação Nordeste", veiculado pelas rádios Metropolitana AM e Bandeirantes AM. "O objetivo é criar um canal de comunicação com os nordestinos e entre eles, além de divulgar a cultura do Nordeste", afirma Lindberg. Ele admite que pode "render dividendos eleitorais", mas diz que "não é a prioridade". Anthony Garotinho, governador entre 1999 a 2002, também foi beneficiado pela exposição que teve como radialista.

Agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem de madrugada a fazenda Espírito Santo, em Eldorado do Carajás (sul do Pará), que está sob o controle da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A. _um dos braços do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. O coordenador estadual do MST, Charles Trocate,disse que cerca de 280 famílias invadiram a área. Segundo ele, a invasão foi para chamar a atenção para os latifúndios no Pará. O gerente da fazenda, Oscar Boller, afirmou que o grupo manteve cinco funcionários reféns, das 4h às 9h, sob a mira de armas de fogo. O MST nega.


fonte do Giro..: jornal Folha de Sâo Paulo

Giro pelo Mundo

O PNV (Partido Nacionalista Basco) venceu neste domingo as eleições regionais no País Basco --região autônoma no norte da Espanha-- e pode se manter no poder, segundo uma pesquisa de boca-de-urna para a rede de televisão nacional espanhola (RTVE). De acordo com esta pesquisa do instituto Ipsos, os socialistas perderam sua aposta de conquistar uma vitória histórica no País Basco espanhol, dirigido há 29 anos pelos nacionalistas moderados do PNV. Na Galícia (noroeste da Espanha), os socialistas e seus aliados regionalistas do BNG, no poder, estão em empate técnico com os conservadores do PP (Partido Popular), que ainda têm chances de recuperar o poder nesta região, segundo uma sondagem do mesmo instituto.

Exército da Colômbia anunciou na noite de sábado a descoberta de um complexo de grutas no Departamento (Estado) de Meta onde teria se escondido o chefe militar da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). As grutas onde Jorge Briceño --mais conhecido como "Mono Jojoy"-- se refugiou são semelhantes às utilizadas pelos talebans, declarou a jornalistas o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, depois de visitar o local. Jorge Briceño é considerado o líder das operações militares das Farc. Tropas de elite do Exército colombiano estão atrás dele há anos. O complexo de 11 grutas foi encontrado graças às revelações de uma guerrilheira que desertou recentemente, frisou o chefe de Estado-Maior do Exército da Colômbia, Freddy Padilla. Segundo o exército, o líder militar das Farc sofre de diabetes.

O premiê de Israel, Ehud Olmert, ameaçou neste domingo dar uma resposta "dolorosa, forte e inflexível" aos grupo armados palestinos que lançam foguetes da faixa de Gaza contra o sul do território israelense. Israel responderá aos projéteis palestinos "até que as organizações terroristas entendam que Israel não está disposto a aceitar essa forma de terrorismo", disse Olmert no começo da reunião semanal dos ministros israelenses. "Israel tem um amplo leque de opções que pode empregar" e as "utilizará até que a tranquilidade chegue ao sul" do país, acrescentou. Até agora, o Exército israelense responde aos foguetes bombardeando os túneis subterrâneos entre Gaza e Egito, usados para o contrabando de armas e de alimentos e artigos básicos em falta devido ao bloqueio imposto à faixa de Gaza.

Caças canadenses interceptaram um avião bombardeiro russo no Ártico quando se aproximava do espaço aéreo do Canadá, às vésperas da visita do presidente Barack Obama, na semana passada, a Ottawa, disse nesta sexta-feira o ministro da Defesa do Canadá. Peter MacKay informou que o bombardeiro não chegou a entrar no espaço aéreo do Canadá, mas ele disse que os dois jatos canadenses CF-18 entraram em contato com o avião russo no espaço aéreo internacional e enviaram um "forte sinal de que deveriam se afastar".

Giro pelo Nordeste

Um posto de teste rápido anti-HIV do Ministério da Saúde montado no carnaval de Salvador detectou 14 resultados positivos entre os 609 foliões que fizeram o exame. O percentual de diagnósticos positivos, 2,3%, é o maior já registrado em uma ação do Fique Sabendo em eventos culturais, estratégia de mobilização do Programa Nacional de DST/aids para ampliar a testagem. A média era de 0,7%. O posto do Fique Sabendo funcionou durante os cinco dias da festa em frente à Escola de Medicina da Bahia, no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. A mobilização teve o apoio das Secretarias Estadual de Saúde da Bahia e da Municipal de Saúde de Salvador. A direção do programa informou que o resultado não significa que Salvador tenha um índice maior de infecção entre as capitais que já receberam o programa.Segundo o Ministério da Saúde, uma das prioridades para 2009 no enfrentamento da epidemia de aids é aumentar o número de pessoas testadas. Serão enviados aos estados 3,3 milhões de testes rápidos. De acordo com o Ministério, estima-se que 630 mil brasileiros tenham o vírus da aids, mas 225 mil desse total desconhecem que são portadores do HIV porque nunca fizeram o exame.

Foi enterrado, na manhã deste domingo (1/02), no Recife, o corpo do perito pernambucano Maurício Barreto da Silva Júnior, de 37 anos, morto na última sexta-feira após uma explosão na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) do Amazonas, em Manaus. Maurício foi uma das três vítimas fatais do incidente que está sendo investigado pelo Instituto Nacional de Criminalística. Durante o sepultamento, amigos e familiares prestaram várias homenagens ao perito, que deixa esposa e uma filha de quatro meses. De acordo com o policial federal Lehi Sudy, responsável pelo traslado do corpo de Manaus para Recife, Maurício - que foi transferido para Manaus há um ano e sete meses - era um "profissional muito experiente". Muito abalados, os familiares não quiseram dar entrevistas.Uma quarta vítima da explosão, o policial Marcos Antônio Mota Ferreira, sofreu apenas ferimentos leves e foi liberado no sábado. O acidente aconteceu quando seis peritos inspecionavam um cilindro que poderia conter drogas com um maçarico.