Seja colaborador do Cariri Agora

CaririAgora! é o seu espaço para intervir livremente sobre a imensidão de nosso Cariri. Sem fronteiras, sem censuras e sem firulas. Este blog é dedicado a todas as idades e opiniões. Seus textos, matérias, sugestões de pauta e opiniões serão muito bem vindos. Fale conosco: agoracariri@gmail.com

segunda-feira, 2 de março de 2009

Giro pelo Nordeste

Um posto de teste rápido anti-HIV do Ministério da Saúde montado no carnaval de Salvador detectou 14 resultados positivos entre os 609 foliões que fizeram o exame. O percentual de diagnósticos positivos, 2,3%, é o maior já registrado em uma ação do Fique Sabendo em eventos culturais, estratégia de mobilização do Programa Nacional de DST/aids para ampliar a testagem. A média era de 0,7%. O posto do Fique Sabendo funcionou durante os cinco dias da festa em frente à Escola de Medicina da Bahia, no Pelourinho, no centro histórico de Salvador. A mobilização teve o apoio das Secretarias Estadual de Saúde da Bahia e da Municipal de Saúde de Salvador. A direção do programa informou que o resultado não significa que Salvador tenha um índice maior de infecção entre as capitais que já receberam o programa.Segundo o Ministério da Saúde, uma das prioridades para 2009 no enfrentamento da epidemia de aids é aumentar o número de pessoas testadas. Serão enviados aos estados 3,3 milhões de testes rápidos. De acordo com o Ministério, estima-se que 630 mil brasileiros tenham o vírus da aids, mas 225 mil desse total desconhecem que são portadores do HIV porque nunca fizeram o exame.

Foi enterrado, na manhã deste domingo (1/02), no Recife, o corpo do perito pernambucano Maurício Barreto da Silva Júnior, de 37 anos, morto na última sexta-feira após uma explosão na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) do Amazonas, em Manaus. Maurício foi uma das três vítimas fatais do incidente que está sendo investigado pelo Instituto Nacional de Criminalística. Durante o sepultamento, amigos e familiares prestaram várias homenagens ao perito, que deixa esposa e uma filha de quatro meses. De acordo com o policial federal Lehi Sudy, responsável pelo traslado do corpo de Manaus para Recife, Maurício - que foi transferido para Manaus há um ano e sete meses - era um "profissional muito experiente". Muito abalados, os familiares não quiseram dar entrevistas.Uma quarta vítima da explosão, o policial Marcos Antônio Mota Ferreira, sofreu apenas ferimentos leves e foi liberado no sábado. O acidente aconteceu quando seis peritos inspecionavam um cilindro que poderia conter drogas com um maçarico.

Nenhum comentário: